Ilustríssima > Eleição de Bolsonaro marca fim da Nova República, diz historiadora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho péssima a existência de Bolsonaro na presidência, mas que tal vocês entrevistarem pessoas do Brasil para fazer esses diagnósticos?
Temos às duzenas. É só vc dar um gúgol
A História está sempre sendo escrita e hoje não há lugar para visionários que na maioria das vezes erram ao fazer prognósticos nos eventos históricos. O Brasil de hoje vive numa democracia plena evidenciada na lisura do processo eleitoral como o que elegeu o atual presidente deste paÃs. O que falta a muita gente é o respeito a escolha de uma maioria mesmo contrariando uma minoria.
Lisura? A apuração é limpa e eficiente. Mas a disseminação pensada de notÃcias falsas pelo zap, induzindo milhões de pessoas a erro? Bolsonaro usou estratégia velha, embora por meios recentÃssimos: caprichou na demagogia moral para passar, por baixo da japona, uma pauta assustadoramente conservadora na economia. Vamos ver se algum dos eleitores dele (salvo os milionários) vai aguentar o tranco da reforma da Previdência e do arrocho salarial. Fraude... ideológica.
Lisura do processo eleitoral pq ganharam né? Pq se tivessem perdido o discurso da fraude já estava pronto nas fake news do fascismo. Mas vcs realmente pensam que todo mundo é ingênuo pra engolir estes discursinhos manjados né? Elegeram um despreparado que vai nos jogar num governo autoritário e anti democrático, além de ser o continuÃsmo natural do Temer... aff..
Senhorita historiadora, não se esqueça que vivemos tempos e espaços distintos da época do regime militar, eram outros os tempos, hoje estamos vivemos na maior revolução tecnológica, dos tempos e como se não bastasse, o povo brasileiro se acostumou a expressar sua voz, as multidões vão as ruas em protestos. Acho muito difÃcil o restabelecimento da ditadura, as mÃdias, as redes sociais, nossa Constituição. Vamos aguardar e, acreditar que o presidente governará dentro dos limites das Leis.
Está acontecendo uma onda de retrocessos autoritários e todo mundo, o Brasil não está blindado contra isso e os sinais que temos recebido do novo governo são ameaçadores, infelizmente.
..Na história do continente, as Ditaduras ditas de Direita terminaram. As ditaduras ditas de Esquerda Não Terminam e se mostram dispostas, para se Perpetuar no Poder, a expor seu povo a Sofrimentos imensos na forma de Desorganização econômica e Perda de bem-estar. A dita Esquerda, se quiser continuar a pertencer ao Campo democrático, terá de abandonar suas Narrativas Mentirosas e buscar os Fatos.*** *Alguém acredita que LullaLá, candidato VitalÃcio, é um Democrata de Raiz ou Epidérmico?! Rarará
Os bolsonaristas são, de modo geral, semialfabetizados em polÃtica, infelizmente.
Petistas são fluentes ? Agora isso, o que vai dar na próxima Mega Sena ? A propósito, anulei o meu voto.
"O PT não é importante para nossa democracia, como “isentões” do tipo de Helio Schwartsman pensam. O PT é um câncer em nossa democracia. O PT só faz mal ao paÃs, só causa destruição, atraso, corrupção. Pedir “reflexão” para gente assim é uma piada de mau gosto, uma ingenuidade romântica patética, ou então conivência ideológica. O PT não tem como mudar. Ele nasceu torto, vai morrer torto. O PT deve simplesmente ser extinto!" Rodrigo Constantino
Essa entrevista teve a mesma qualidade da "entrevista" do Temer ao Roda Viva. O Jornal precisa saber de antemão quais são os problemas do paÃs (fiscal, produtividade, educação, representatividade, accountablity, corrupção e etc) e levar os entrevistados a enfrenta-los. Do jeito que está parece conversa de boteco.
Discordo de você. Sua fala é a dos bolsonaristas que não admitem alertas e crÃticas. Essa é uma entrevista polÃtica, não econômica. E também na área da economia o novo governo vai frustrar seus eleitores, ao mesmo tempo que irá reprimir manifestações sob o pretexto, que por si já não é válido, de que são manifestações da esquerda. A questão é de respeitar os valores democráticos, e Bolsonaro pertence ao grupo dos autoritários ressentidos. É uma bomba prestes a explodir.
Discordo de você. A sua fala é a dos bolsonaristas que jamais enfrentam alertas e crÃticas. Essa é uma entrevista polÃtica, não econômica. E é também na área da economia que o novo governo vai frustrar os seus eleitores, a maioria, infelizmente, politicamente semianalfabeta. Não se trata de torcer contra o governo. Trata-se de prever com base nos dados existentes.
Escrevem tanto, tanto, tentando justificar isso ou aquilo. Mas não vão a fundo em explicar o fracasso da esquerda que se auto intitula democrática. Democracia é alternância de poder. Sempre foi assina na história da humanidade. A alternância entre conservadores e progressistas. Mas não foi assim aqui. Há sim um desejo de mudança, simplesmente por que nada funciona. A administração pública ineficiente e irresponsável. Não há direita e esquerda. Há má gestão e desejo de mudar.
Com relação à alternância, José. Eu não creio mais na direita e esquerda, ao menos no planeta. Historicamente há dois grupos, os progressistas e os conservadores. Ambos tem vantagens e desvantagens. A grosso modo, conservadores normalmente são mais eficientes, mas com menos sensibilidade social. Os progressistas são sensÃveis as causas sociais, mas são ineficientes. A alternância nunca ocorre por questões ideológicas, mas econômicas. Não tivesse Dilma quebrado o paÃs, não haveria Bolsonaro.
José, o Bolsonaro não negou a democracia. Ele negou a ditadura. Parece a mesma coisa, mas não é. E não haverá retrocesso, não será decretado um novo AI5 ou qualquer coisa semelhante. As instituições são maiores que os indivÃduos. Quanto a preparo, bom, qual experiência administrativa tinham Lula ou FHC? Preparo polÃtico ele deve ter, afinal, está no congresso há mais de 20 anos. Uma coisa é o discurso de campanha, outra coisa é sentar na cadeira e governar. Ele terá que caminhar para o centro.
Que haja alternância de poder. Mas o desastre é o de eleger um governo que nega a democracia, que a despreza e tende a destruÃ-la. Bolsonaro não está preparado e não vai se preparar nunca para o convÃvio democrático. Nem pessoalmente nem politicamente. E isso não tem nada a ver com alternância de poder. Quem não preza a democracia não pode se valer dela. É esse o problema. Ele vai respeitar as regras? Ou vai atropelá-las? Vamos ver.
Não sei se o MST eh uma organização terrorista mas é certamente eh uma organização criminosa. Invadir propriedade alheia com certeza eh crime, e isso para não falar na destruição de máquinas e equipamentos e na matança de animais. Nenhum paÃs democrático tolera esse tipo de coisa.
Vc não sabe nada da história do MST! Não conhece seu organograma, és como seu "mito". O MST é um movimento de massa que luta pela justiça no campo. Estes latifúndios são todos frutos de invasões e grilagens de terras acobertadas pelos judiciários locais. O êxodo rural perpetrado pela ditadura só agravou o quadro. O que vc come ai na sua mesa meu caro é 90% agricultura popular, não é agronegócio criminoso não viu? Estude um pouquinho só!
A democracia esta morta. O enterro está marcado para o dia 01 de Janeiro de 2019.
Espero que Bolsonaro mude! Na duvida comprei uma arma para me defender dos fascistas.
Eu acredito na democracia brasileira e não vejo risco de ditadura nos próximos quatro anos. As instituições funcionam bem tanto que conseguiram contrabalançar os Ãmpetos autoritários da esquerda brasileira nos seus anos de governo. Essas mesmas instituições tb o faram agora se houver riscos à democracia no próximo governo. Para quem tem memória fraca, a mesma sensação de apocalipse existia no inÃcio do governo de esquerda.
Mais uma esquerdista especialista que sabe tudo. Esquerda mal amada. Não sabem perder. Vai fazer doutrinamento para sua turma. Vai lamber sabão!!!!
Mais um cidadão de bem incapaz de contrapor ideias com argumentos e se valendo da medÃocre estratégia retórica de atacar o argumentador achando que isso muda os fatos
Mais um cidadão de bem incapaz de contrapor ideias com argumentos e se valendo da medÃocre estratégia retórica de atacar o argumentador, achando que isso muda os fatos
Duas nações de governos autoritarios, mas, de ideologias opostas: Venezuela e Brasil. Como será a relação entre as duas? Tenho receio de que serão beligerantes. A Venezuela, militarmente, está melhor armada. Não devemos provocá-la.
Cheguei a conclusão que no Brasil existem 58 milhões de loucos. Credo. Essa moça da esquerda caviar francesa vai ter de se retratar ao fim do governo Bolsonaro. Agora entendo o motivo do capitão ter perdido a eleição na França, nos demais paÃses foi uma lavada para o 17. É a corrupção nenhum comentário? Roubar o povo para si e para um projeto de poder já pode? Na França admitem isso? Onde é a mamata querida?
O Celso acha que a direita não consegue conviver com o contraditório, mas para a esquerda até libertário é fas cis ta.
Seu capitãozinho é um grande intelectual né? Mas nunca vão aprender a conviver com o contraditório mesmo... eita racinha chucra viu?
A mamata vai continuar, Ronaldo, só que agora com requintes de crueldade fÃsica.
Não fosse o absoluto monopólio da Esquerda nas narrativas da História ensinada no Brasil, os últimos 13 anos de governo seriam apropriadamente denominados de "República Cleptocratica."
Essa senhora precisa de camisa de força. Nunca ouvi tanta bobagem de alguém que se diz tão qualificada.
Historiadora ou vidente? Pobre esquerda paranóica, limitada a analfabetos funcionais e desonestos intelectuais
A Moderação não me deixou usar a expressão "semianalfabetos"... Mas o José Tadeu dos Santos a utilizou. Onde viu, Tadeu, desonestidade na entrevista? Talvez ela exagere, talvez seja pessimista... Mas desonesta não é. Os bolsonaristas morrem de medo de se frustrar. E não se trata de torcer contra o novo governo. Trata-se de raciocinar a partir dos dados existentes. Isso que está prestes a assumir é um pesadelo...
A historiadora chega a comentar fatos futuros, e cita datas! Vamos aguardar.
Em toda sua trajetória, o Capitão deu manifestações claras de apoio ao autoritarismo mais sórdido. Pode ser que mude. Um Hitchock moderno transformaria isso em um grande suspense. Parece roteiro de livro de terror do Stephen King.
Estudiosos dizem isso estudiosos dizem aquilo, a prática vai muito além de estudos e observações distantes, em um boa observação ou análise há de se considerar muitÃssimos fatores além dos óbvios. Para uma análise mais assertiva vossa pesquisadora deve considerar o fator humano mutável moldável pouco previsÃvel, além do mais deixar de ser parcial coisa que é praticamente impossÃvel para um ser humano.
José Fernandes Marques do mesmo modo que esta eleição foi democrática, a pesquisadora não pode afirmar com tanta certeza que tudo vai dar errado. Um bom pesquisador pondera e analisa, não solta previsões sem ao menos considerar o contraditório, falta a ela conceitos de métodos cientÃficos, coisa que talvez você desconheça.
Ela não é parcial, é democrática. Não terá sido você que votou errado?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Eleição de Bolsonaro marca fim da Nova República, diz historiadora Voltar
Comente este texto