Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elisabeth Beraldo Faria

    E a vida segue e seguirá! Vamos ver à frente qtos vão chorar o desatino. Democracia tem esses intempéries. Será que nesse ínterim vamos poder exerce-la? Será que daqui a quatro anos vamos ser mais humanos ou não restará nenhum vermelho, gay, preto,professor...Será que seremos extintintos ou vamos resistir?

    Responda
  2. Luciene Costa de Castro

    Lúcia Helena Rubie, o resultado é soberano, no sentido de que ele tomará posse no dia marcado; mas isso não o coloca acima de críticas, principalmente em uma democracia. Você ilustra a contradição que aponto: dizem votar nele por não quererem que o Brasil "vire uma Venezuela" e, ao mesmo tempo, comportam-se como Chávez e Maduro, querendo eliminar a oposição e as críticas. Lembre-se de que 47 milhões de brasileiros votaram em Haddad e 42 milhões não votaram em ninguém.

    Responda
  3. Ricardo Botto

    Neste mundo, metade do mal é fruto dos que insistem em se sentir importantes. Eles não querem fazer o mal, mas tampouco se importam com o perigo do mal. Talvez eles nem o vejam ou, se o justificam, é porque estão absortos na infindável luta que travam para pensar bem de si mesmos.(T.S. Eliot)

    Responda
  4. Pedro Fernandes Costa

    Lamentavel o artigo. Folha e Cia cada pior. Falta bem pouco para cancelar minha assinatura... Ja nao mereceria ler o artigo quando comecou " coma camisa de Haddad"... pessoal insiste que estamos numa democracia... onde a maioria elegeu Bolsonaro... com os todas qualidades e defeitos que ele tem... como tinha Lula... Dilma... FHC... Conselho: aceita e comeca a buscar outro emprego... porque "com essa pegada" nem como youtuber vai ter audiencia e credibilidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Querido! Só para lembrar, já que você fala em democracia, Haddad teve 47 milhões de votos e mais 40 milhões de eleitores não votaram em nenhum candidato, portanto, fique tranquilo que o emprego de escritores do quilate do Bernardo de Carvalho está garantido.

  5. Francisco Sobreira

    Só agora leu "Os Sertões", companheiro? Ah, esses novos escritores. Escritores?

    Responda
  6. MARCIO OLIVEIRA

    O problema nao somos nos, o problema é voce, nobre autor, e o regime que por mais de uma decada saqueou os cofres publicos e nos trouxe ate aqui.

    Responda
    1. Ana Carolina Torrens

      Juntamente com o partido do PP, em que o futuro presidente fazia parte por 12 anos e só mudou de sigla em 2016 para nao ser ligado aos esquemas de corrupçao de seu partido.

  7. Paulo Henrique Andrade

    Bolsonaro fará o melhor governo dos últimos 50 anos. E digo mais: o casamento homossexual já está sacramentado por decisão do Supremo, e não será objeto de análise da gestão Bolsonaro. Quanto à criminalização da homofobia, poderá ser feita dentro dos limites da lei 7716/89 que trata do racismo, e neste caso contará com o apoio da maioria da bancada bolsonariana. Nesse sentido já há o Projeto PLS 515 de 2017, que não contém o ovo de serpente do PL 122 (pois este queria criminalizar a opinião).

    Responda
  8. Brízido Galeano

    O colunista é autor do livro "Simpatia pelo Demônio". E, também, simpatia pelos 16 anos de poder que ora está se encerrando. Temer faz parte do mesmo lado da moeda. Todos esses anos, resumindo com a maior corrupção do planeta e, o autor querendo mais 4 anos desse Shangri-lá fantástico e absurdo. Sebastianista fanático! Sonha com a volta do messias Lulinha Paz e Amor. Poderia ser até com Haddad. Mas eis que surgiu o inesperado Jair Messias. Caro Bernardo: Ying e Yang!

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Onde estavam os geniais eleitores do Bozo no primeiro turno quando havia opções a ele e ao PT? Qualquer outro venceria Haddad no segundo turno, mas os bolsonaristas preferiram a barbárie.

  9. Paulo Henrique Andrade

    O colunista vive no Mundo de Nárnia, onde pululam monstros homofóbicos e unicórnios malignos prontos a devorá-lo. Cai na real, cara. Bolsonaro nunca foi homofóbico. Já elogiou o deputado Clodovil Hernandez e tem vários vídeos abraçado a gays. Ao contrário, tem no YouTube vídeo de Lula dizendo que a cidade de Pelotas RS é "exportadora de veados". Bolsonaro não gosta é dos gayzistas, que são hipócritas. Jean Wyllys elogia Che Guevara, um genocida que fuzilou gays, e promove o Islã, que odeia gays.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Claro que Bozo não é homofóbico, ele só preferiria um filho natimorto a um gay, ou se nascido e apresentasse tais inclinações bastaria dar um couro na criança para acabar com isso. Mais puro afeto aos homossexuais. Tenha paciência, parece argumento de criança, se Lula fez afirmação homofóbica, Bozo também pode. "....mamãe, foi ele que começou".

  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    O Bernardinho é daqueles que possuem dupla personalidade.

    Responda
  11. José Gaspar

    Por todos os comentários dos seguidores de Bolsonaro fica evidente a falta de capacidade de ouvir uma crítica, de ouvir outra opinião que não as deles!! Lamentável...

    Responda
    1. Severo Duarte

      Por ter opinião contrária, Cristóvão Buarque,Fernando Gabeira etc,foram expulsos do pt,fica evidente a falta de capacidade de ouvir outra opinião que não seja do guru enclausurado em Curitiba.

    2. JOSE ALBERTO LAKATOS

      enfim uma voz sensata.

  12. José Gaspar

    Por todos os comentários dos seguidores de Bolsonaro fica evidente a falta de capacidade de ouvir uma crítica, de ouvir outra opinião que não as deles!! Lamentável...

    Responda
  13. SAMUEL ROCHA DE MELLO

    Bernardo Carvalho, jornalista, amigo. Agradeço seu texto. O diagnóstico é mais - muito mais - do que perfeito. Efetivamente somos nós. Desafortunadamente, somos nós. E a utilização do texto do seu livro é uma descrição raramente oportuna daquilo que estamos vivendo. É com esse tipo de gente que a FSP vai calar o 'coiso'. Acabará jamais. Abraço forte e comovido. .

    Responda
    1. Lúcia Helena Hubie

      Desculpe Samuel achei o texto um "o", já cansamos de tantas análises de inteligentes que não dizem nada com coisa alguma, e a defesa Duma retorica ultrapassada, mídias modernizessem por favor, merecemos mais de vcs. E FSP precisa repensar sua linha editorial sob pena de perder o bonde da história.

  14. Udibel José da Costa

    Nós quer dizer! Nós jornalistas? Se for creio que sim.Esse bordão jornalístico de citar trechos de livros de escritores, filósofos, etc,como se fosse verdade, não"cola" mais. Este ódio, este ressentimento lançado a nós é como o sopro do dragão.

    Responda
  15. NELSON PRADO ROCCHI

    Não, não precisam ir para a Venezuela, podem ir para algum Estado muçulmano praticar saltos de prédios. Afinal sabemos que gostam de dar pulinhos, podem experimentar lá.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Quando os pastores acólitos do Bozo mandarem no Congresso, não precisará mais ir para nenhum estado muçulmano, teremos nossa própria xaria.

  16. renato zendron

    Sempre vão aparecer dois ou três eleitores do bolsonaro com dificuldade de interpretação de texto. Há sempre certo fetiche por Cuba, Venezuela e Lula (que está preso).

    Responda
  17. renato zendron

    Sempre vão aparecer dois ou três eleitores do bolsonaro com dificuldade de interpretação de texto. Há sempre certo fetiche por Cuba, Venezuela e Lula (que está preso).

    Responda
  18. Miro Costa

    A sugestão segue de pé: vão para a Venezuela! Também tem Cuba, uma maravilha. Tiveram quase uma década e meia para por em prática seus experimentos nefastos e tiveram quer ser expulsos antes que a venezualização se consumasse. E NÓS, os democratas, esperamos nossa vez, porque para NÓS - mas não para VOCÊS - os perdedores numa eleição aceitam que perderam.

    Responda
    1. Bruno Pimenta

      Um eleitor de Bolsonaro se auto denominar democrata é como um pedófilo ser professor de escola infantil.

  19. Luiz Zonta

    Tudo isso só aconteceu devido à nossa "magnífica" classe política que por anos pisoteou no povo e teve como cereja do bolo a administração PT e seus partidos "co-quadrilhados". O povo revoltou-se e o fim é está tragédia que está por vir.

    Responda
  20. André Silva de Oliveira

    Vou enumerar algumas razões do antipetismo - que o articulista não citou : a) corrupção estatal sistêmica e robusta; b) irresponsabilidade fiscal (o orçamento público foi estourado); c) a demonização dos adversários políticos cominado com messianismo político (os "fascistas", "coxinhas", etc.); d) apoio irrestrito às ditaduras de esquerda (como Venezuela, Cuba, Nicarágua e Coreia do Norte); e e) populismo fiscal exacerbado (Haddad prometeu reduzir o preço do gás à metade).

    Responda
  21. Luciene Costa de Castro

    Bernardo, além das consequências negativas que essa eleição trará para a vida cotidiana de inúmeras pessoas e para a saúde do tecido social, essa contradição entre o que dizem os apoiadores do eleito e o que fazem é mesmo digna de uma distopia: dizem não querer que o país se transforme em uma ditadura latino-americana e votam exatamente no ditadorzinho latino-americano. Não fosse triste, trágico, funesto, seria cômico.

    Responda
    1. Lúcia Helena Hubie

      Acho Luciene cômico sua análise nada republicana, criticando o resultado soberano das urnas de 57 milhões de brasileiros, isso e coisa pequena mesmo. Esses mesmos brasileiros devem estarem muito preocupados com seu ponto visto, não devem nem dormir hj. Vc pode ser melhor em prol do Brasil vamos lá.

  22. MARIA ALVES

    É verdade. O problema é uma sociedade que caminha alegremente para o abismo. O problema é a gritante omissão dos que se dizem luminares do pensamento brasileiro. Resistir é nosso destino.

    Responda
  23. Reinaldo Cunha

    A questão que não é dita é que grande parte dos eles de Bolsonaro votaram basicamente contra o PT com receio do retorno da corrupção, aparelhamento de Estado, apoio a grupos extremistas de esquerda, política econômica irresponsável e por aí vai. Infelizmente a análise da última eleição deveria ser menos maniqueísta do que ando lendo em diversas colunas da Folha.

    Responda
  24. MANOEL PASSOS

    Como censurar meu comentário sob a afirmação de que tem palavras que merecem censura. Digam quais as palavras. sejam honestos, a Folha não exerce a democracia, depois fica a condenar o Bolsonaro quando se reclama de sua radical oposição.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Percebo o mesmo problema, caro Manoel Passos. A Folha deve parar de tratar seus eleitores/assinantes como crianças irresponsáveis. Esse tipo de censura deslegitima a Folha como jornal democrático e plural.

    2. André Silva de Oliveira

      Percebo o mesmo problema, caro Manoel Passos. A Folha deve parar de tratar seus eleitores/assinantes como crianças irresponsáveis. Esse tipo de censura deslegitima a Folha como jornal democrático e plural.

    3. André Silva de Oliveira

      Percebo o mesmo problema, caro Manoel Passos. A Folha deve parar de tratar seus eleitores/assinantes como crianças irresponsáveis. Esse tipo de censura deslegitima a Folha como jornal democrático e plural.

  25. MANOEL PASSOS

    O problema não somos nós, são vocês, que pensam que são os únicos que pensam, que se acham intelectuais, que querem dominar as massas dizendo-se democratas, mas, na verdade, são apenas sectários de um prisioneiro corrupto. Não, não vem com essa conversa não, querendo dizer que é superior, pois não é.

    Responda
  26. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Esquerdista mal amado e rancoroso. Vocês não sabem perder. O Lula e a Dilma estavam preparados para assumir a presidência da república? O Cid Gomes foi muito feliz com sua frase: vocês são uns babacas o Lula está preso!!!! Vocês mentem na cara dura, pregam democracia sendo que seu norte é o caderno de teses do P T. Para bom entendedor, meia palavra basta. Vão lamber sabão!!!!!

    Responda
  27. AIMAR MATOS

    Meu caro, ninguém se importa se você tem companheira ou companheiro. Não destile seu ódio contra aqueles que não votaram no seu candidato!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Não custa lembrar que Haddad disse que Bolsonaro era "um antihumano que tem que ser varrido da face da Terra". Muy democrático.

  28. Joseberto R Cruz

    Mas é cada uma, já vi antes de Bolsonaro inúmeras manifestações dessa natureza, provocações gratuitas sobre sexualidade continuarão a existir mesmo depois de Bolsonaro... Essa cultura do coitadinho, da auto-vitimação, do frágil sou eu, até entendo pelo caráter pueril desses espíritos que acolhem esse "sofrimento", mas, sinceramente, fariam um bem melhor a si mesmos, se apenas rissem, debochadamente dessas cafonices, como fazia Clodovil. Xingar gay na rua, hoje, já é algo cafona.

    Responda
  29. valéria vaz

    perfeito! teve coragem para dizer o que ninguém disse até agora. a conivência de muitos grupos da sociedade, inclusive dos veículos de comunicação ajudaram a eleger este daí. a história cobra.

    Responda
  30. Hildebrando Teixeira

    Nós vírgula, fale por você cara pálida, apenas.

    Responda