Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alexandre almeida

    Vai piorar... e muito.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Eremildo escreve sua coluna sobre um tal "tratamento de exceção", como se a exceção-- aquela que persegue os rivais e faz vista grossa aos parceiros -- atualmente não tenha convertido-se em regra. Mas, afinal de contas, Eremildo é um jornalista conceituado em uma terra de espalhafatos, onde a mídia tradicional só funciona se render homenagens àqueles que usam o Poder para chantagens ardilosas usadas para cronistas escreverem aquilo que convém aos seus patrões fantasiados de Mecenas.

    Responda
  3. João Faria

    Ótimo artigo. Mas cabe uma reflexão. Quais são os culpados por termos eleito estes novos governantes e estarmos sujeitos a ação de seus auxiliares? Óbvio que o PT é o maior culpado. Mas temos outros, a mídia e seus formadores de opinião, o judiciário seletivo e tendencioso, os péssimos políticos. Quanto a Mouro, acabou de sujar sua biografia.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Os culpados são os que elegeram esses novos governantes.

    2. João Faria

      Você não entendeu.

    3. Ricardo Borges

      O PT, pessoa jurídica, não vota, logo, não elege ninguém. Quem elegeu foram as pessoas baseadas nas suas reações emocionais em relação ao PT. Assumamos nossa responsabilidade eleitoral em relação ao que vier a ocorrer nesse novo governo; no que der certo palmas para a maioria, no que der errado, admitam, se penitenciem e aprendam - diferentemente do PT que até hoje não fez isso em relação aos seus erros.

    4. Pedro Leon

      O mandato do novo presidente já começou? Não. Vai ter resultado neste mar de lama no primeiro semestre? Alguns. Já querem crucificar o homem antes que ele comece a fazer alguma coisa oficialmente. Por que não fala das maravilhas que o governo atual vai deixar, ou deixou, que o jornalista prefere se isentar a fazer prognósticos tipo mãe diná.

  4. Adriano de Souza Gonçalves

    Será mesmo o que definiu os rumos da última eleição foi a liberação do depoimento de Palocci ou foi o ato contra a vida do candidato eleito. Colunista trabalhe mais na apuração dos fatos e ponha os pesos destes nas suas respectivas relevâncias. Ademais ainda é cedo demais para tomar qualquer posição sobre está eleição, tão demolidoras de conceitos.

    Responda
  5. Adriano de Souza Gonçalves

    Será mesmo o que definiu os rumos da última eleição foi a liberação do depoimento de Palocci ou foi o ato contra a vida do candidato eleito. Colunista trabalhe mais na apuração dos fatos e ponha os pesos destes nós suas repectivos relevâncias. Ademais ainda é cedo demais para tomar qualquer posição sobre está eleição, tão demolidoras de conceitos.

    Responda
  6. Jonas Santiago

    Comentários bolsomínicos, cheios de ódio e nenhuma capacidade mínima de cognição, mostram que vivemos as trevas na nossa educação. Demonstram que a leitura é prática de pouquíssimas pessoas por aqui. Uma pena. Excelente o artigo e servirá para a reflexão, como sempre. Aos bolsominions, pêsames pela incapacidade de pensar.

    Responda
  7. João Pedro Sousa

    muito bom o artigo !

    Responda
  8. João Pedro Sousa

    muito bom o artigo !

    Responda
  9. João Pedro Sousa

    muito bom o artigo !

    Responda
  10. NELSON PRADO ROCCHI

    Gaspari tem todo direito de espernear. Onde irá trabalhar quando a Folha falir?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A Folha foi fundada em 1921, já enfrentou muita coisa e certamente vai sair mais forte dessa situação. Avante Folha de São Paulo!

    2. Marcos Roberto Banhara

      Falir? Falaram isto em 64...

    3. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

      Se no Brasil não houver espaço para alguém com o talento do Élio Gaspari, então o problema eh com o Brasil e não colunista.

    4. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

      Se no Brasil não houver espaço para alguém com o talento do Élio Gaspari, então o problema eh com o Brasil e não colunista.

    5. Regina Izabela

      Leitores censores, também. Pior que o mito são seus Bolsominius. Anos de chumbo pela frente.

    6. Regina Izabela

      Leitores censores, também. Pior que o mito são seus Bolsominius. Anos de chumbo pela frente.

    7. Regina Izabela

      Leitores censores, também. Pior que Bolsonaro sāo os discípulos do mito. Anos de chumbo pela frente.

  11. Eder Rizotto

    "Porque a folha não publica o caderno de teses do PT?" Eu também gostaria de ver um editorial da F.S.P . escreve se tanto sobre as possíveis peripécias do futuro governo de Bolsonaro. Por favor F.S.P. detalhe para nós, leitores da folha, os cadernos de teses do pt. Estamos sedentos de conhecimentos.

    Responda
    1. Ricardo Borges

      O PT está fora do governo há dois anos e não ganhou as eleições, por que seria interessante o caderno de teses deles agora? Quem deverá mostrar a que veio são aqueles que pleitearam e venceram as eleições com um discurso repleto de ódio ao que antes existia e montado em um monte de fake news (Ursal, kit gay, chupeta fálica...)

  12. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Porque a folha não publica o caderno de teses do PT? Seria uma ótima oportunidade para que seus leitores possam se esclarecer e saber o que é democracia que o PT prega e o que é comunismo que o PT é. Se a folha não publicar e algum leitor quiser se esclarecer, entre no You Tube para conhecerem o pensamento da direção deste partido. Se vocês concordarem com o que está exposto favor se filiarem no partido.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Que fixação, Adhemar! Muda de assunto. Em todos artigos que leio , lá está essa postagem histérica.

    2. SERGIO VICENTIN

      Que fixação, Adhemar! Muda de assunto. Em todos artigos que leio , lá está essa postagem histérica.

  13. Maria Lopes

    Um prazer de leitura. Como sempre. Devia ser uma página inteira.

    Responda
  14. ALEXANDRE MATONE

    A Cosa Nostra está em polvorosa ! Os direitos dos manos serão trocados pelos direitos dos humanos direitos. Ai que medo!

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Pessoal do time dos humanos direitos = aqueles que são iguais a mim mesmo. O narcisismo da classe média é algo fantástico.

  15. Mauricio Rios Caputo

    Pelo visto a melhor estratégia é deixar tudo como está.

    Responda
  16. JAQUES BRAND

    Beleza de crônica, Gaspari, mas o capítulo sobre o Volcker precisaria de egiptólogo pra perfeita decifração.

    Responda
    1. Soraia Lins

      Os manos vão perder direitos e os humanos vão ganhar, Gaspari, tem vaga no notícias populares

    2. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      Acho que está relacionado ao capítulo inicial, uma vez que se configura como ação política que tem possibilidade de interferir nos rumos de uma eleição - de natureza econômica no caso dos EUA de Reagan e, jurídica no caso "Bolsomoro"