Hélio Schwartsman > A revolta dos oprimidos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lendo a coluna e os comentários vejo a imagem do movimento brauniano.
Talvez a manifestação de democracia mais louvável, é dar aos eleitores o poder de mandar para casa ou para a cadeia,os governantes que os enganam e se corrompem.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
É muita teoria sem fundamento.Esses teóricos deveriam ir as ruas veem mais de perto as situações das pessoas, sentir,presenciar,pegar ai sim vão ter uma real verdade do que está acontecendo.
"Cientistas polÃticos ainda não sabem bem por que as democracias funcionam, não é pela sabedoria dos eleitores, mas desconfiam de que as liberdades intrÃnsecas ao sistema tenham algo a ver com isso." Democracia não era mesmo aquele sistema em que os eleitores acham que escolhem seus lÃderes, e seus lÃderes eleitos acham que governam?... Posso estar errado... Pelo menos minha opinião, não sei se inteligente, é uma "liberdade intrÃnseca ao sistema"...
"... o habitante médio do planeta viu sua riqueza multiplicar-se por dez, chegando a 30 nos paÃses desenvolvidos —isto é, nas democracias mais maduras." Médias sempre mentem, caro Hélio. Na média somos todos felizes, mas os miseráveis que ficam sempre abaixo da média, sempre são presa fácil dos populistas, seja de esquerda, de centro ou de direita...
"É um populismo que tende à direita, tem fortes traços de anti-intelectualismo e pendor por uma retórica mais efusiva, para não dizer violenta." Fala sério?!...
Cristiane, acredito que o mesmo vale para a direita e para a esquerda radicais.
e o que está errado nessa parte?
Acabei de ler a entrevista do Aloizio mercadante em O Globo. O PT não aprende nada. Não reconhece seus erros. Só declarações em defesa da democracia mas com a quadr,ilha petista. Helio, foi a vitória do popular, não do populismo caviar. A folha acabou?
Mais um que se coloca como mais inteligente e capaz do que a população...e se auto denomina intelectual.Agora a culpada é a democracia.
Caro Hélio, já sobrevivemos a alguns populistas autoritários, um deles se encontra hoje encarcerado em Curitiba, evidência do nosso avanço institucional.
No Brasil, os mesmos das eleições de 89 que elegeram Collor e não Lula se juntaram aos das ´eleições`` de 13 de março de 2016 que alçaram ao ´pudê`isso que está aà e votaram no que vem aÃ. Cuidado! Cheiro de 89 no ar. Tens dindim no Banco? Bom! Como não acredito em guru, e menos ainda em hiper-super-mega-ultraneoguru, já estou me cuidando. Patas&Patos, tremei-vos!
Hélio, o mundo próspero que você vê, no caso do Brasil, só existia para a Burocracia Petista e a politicalha a ela associada, se banhando no Ofurô da Corrupção, enquanto o brasileiro medio era escorchado atraves dos impostos. Para essa casta, vivÃamos uma livre, plena e satisfatória democracia. Esses ainda não entenderam o que o povo queria.
Não dá para polÃtico enganar mais as pessoas. Não tem sido éticos, honestos e corretos com as pessoas. O que fazem e propõe por trás e entre eles hoje aparece rapidamente. Alem disto os cientistas polÃticos não estão analisando corretamente. Analisam conforme o bonde estar andando, de forma que esta ciência, não é ciência. É um amontoado de disse não disse, para justificar o comportamento dos polÃticos. Tem que mudar seu pensamento. Da mesma forma os jornalista, que (re)agem ideologicamente.
Nas últimas décadas o cenário mundial recebeu avanços tecnológicos nunca antes visto e, com isso as mudanças ocorre a cada momento, as informações são renovadas a cada minuto, vivemos nos tempos da tecnologia avançada. Há mais de duas décadas que no Brasil ocorreu inúmeras oportunidades para as pessoas se qualificar melhor, quem teve coragem e, inteligência seguiu de acordo com os novos tempos, quem só esperou milagres estão ai fazendo parte da exclusão e, fazendo péssimas escolhas.
"A feliz conjunção da revolução tecnológica com governos democráticos proporcionou à humanidade uma era de prosperidade e segurança como nunca se viu na história." OU a evolução tecnológica proporcionou à humanidade uma era de prosperidade e segurança como nunca se viu na história, apesar dos governos social-democráticos? Fato: a social democracia europeia está derretendo, a evolução tecnológica, não.
Alguém acredita que daqui a quatro anos a brutal desigualdade de renda existente no Brasil terá sido diminuÃda, com a polÃtica ultraliberal que será implantada por Paulo Guedes? Não nos esqueçamos que a maioria da população vive na base da pirâmide social e está cada vez mais sendo achatada pelos ricos. Basta ver o IDH do Brasil. Será que Bolsonaro vai melhorar tal condição em que vivem os mais pobres?
Neto, não sei se o próximo governo conseguirá avanços expressivos na distribuição de renda. Mas uma coisa sei: a recessão, o corrupção, a indeficiencia do Petismo, o financiamento do socialismo na America Latina com dinheiro do povo , a irresponsabilidade fiscal dos governos Lula-Dilma e o enriquecimento da Burocracia Petista deixaram os nossos pobres mais pobres. E parece que esse descalabro do Petismo está no fim.
“...mas desconfiam de que as liberdades intrÃnsecas ao sistema tenham algo a ver com isso”. Seria que é aà que a balança do sistema funciona, peso e contra-peso ? A balança: os celulares.
Esquerda, direita, burguesia, elite, conservadores, liberais, mercado, classe media, ricos, pobres, globalização, neoliberalismo, pós-capitalismo, etc. Conceitos superados com o desenvolvimento da tecnologia da informação.
O que o colunista cita como motivo de insatisfação tem nome, notadamente nos paÃses mais avançados, é neoliberalismo, o qual se dedica a destruir o ganho de renda que cita para a classe média e classes trabalhadoras. O estranho aqui é eleger quem promete aprofundar a causa da piora no nÃvel de vida. Jovens que não viveram perÃodos piores acham que os últimos 3 anos são o pior, não viram nada ainda.
A renda média do trabalhador americano é igual a de 79 enquanto a de altos executivos subiu 1.000%. Trump aplica um programa de vies Keynesiano com forte uso de dinheiro do estado.
A é ?! ... a Europa continental está com o problema migratório, de modo que não serve de parâmetro. Porém, Escandinávia, Inglaterra, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Chile, e até o Paraguai, são hoje paÃses de forte ou absoluto viés liberal e, resguardadas as proporções, a coisa vai bem melhor do que nos 'socialistas'. Até o nÃvel de emprego e renda dos EUA, com o papagaio troglodita na presidência evoluÃram inegavelmente. Capitalismo liberal, meu caro.
E, infelizmente, existem grupos que se veem ainda mais oprimidos com a subida ao poder de populistas da extrema-direita. A elite cultural tende a ter visões mais progressistas no campo dos costumes e isso é bom para a convivência social com a diversidade real entre as pessoas.
Porque a folha não publica o caderno de teses do PT? Seria uma ótima oportunidade para que seus leitores possam se esclarecer e saber o que é democracia que o PT prega e o que é comunismo que o PT é. Se a folha não publicar e algum leitor quiser se esclarecer, entre no You Tube para conhecerem o pensamento da direção deste partido. Se vocês concordarem com o que está exposto favor se filiarem no partido.
Eu prefiro ver como revolta contra o poder. Democracia ñ e sistema de governo, mas de limite ao poder e tem fracassado com o gigantismo estatal. Um fenômeno cÃclico. Ñ é o capitalismo que tem crise, mas o poder pela sua contradição intrÃnseca: seus valores são improdutivos e qto mais cresce mais coloca a sociedade em cheque. A satisfação seria uma relação entre o que o individuo tem pelo que a sociedade oferece. Assim podemos ter muito, mas pouco em relação ao que se oferece.Gera insatisfação.
Todo mundo conhece a frase do velho Churchill "A Democracia é um péssimo sistema de governo, exceto todos os outros". Menos conhecida é a que criou momentos depois de conversar com um popular: "O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com um eleitor mediano". Winston Churchill
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A revolta dos oprimidos Voltar
Comente este texto