Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    Prolixo e redutor, no seu modelito acadêmico. É um mal da academia. A ascensão de Bolsonaro deve-se a muitos fatores, não só à rejeição da maior parte da classe média ao petismo. Os erros da estratégia lulo-petista, o apoio eficaz dos principais líderes evangélicos, o efeito da tal facada, a adoção de táticas trumpeanas como a fake news do kit gay, o financiamento indireto da campanha por empresários que pagaram as campanhas whatsapp, tudo isto tb explica o fenômeno bolsonarista.

    Responda
  2. Juarez Linhares de Souza

    O mesmo mimimi dos perdedores, dão voltas, buscam paralelos, mas não conseguem aceitar o resultado das urnas. Os mesmo eleitores que já votaram em Lula agora votaram em Bolsonaro. A pergunta é o porquê. Na economia os ventos a favor das commodities e pré-sal não teriam efeito se antes não houvesse o plano real. A melhor forma de distribuição de renda são preços estáveis. O sim a Bolsonaro é menor que o não ao modelo político perdedor. Em 2013 o grito não foi de direita, foi de indignação.

    Responda
  3. José Ricardo G de S

    Nos Estados Unidos e em parte da Europa a emergência de lideranças políticas conservadoras se deve ao medo de uma influência deletéria do incremento de populações estrangeiras em seus pais: emprego, violência, ou às vezes apenas o preconceito. No Brasil, no fundo, a corrupção não é o problema mais grave para a maioria das pessoas, mas os efeitos dela. O alto índice de desemprego, os níveis de violência, a "invasão" de venezuelanos são vistos como consequências diretas da corrupção.

    Responda
  4. Marcos Molina

    Prolixo em demasia.

    Responda
    1. Maria Aparecida

      Pois é, tudo isso pra dizer que Bolsonaro é fruto de um fenômeno diferente na direção conservadora que o mundo toma.

  5. Hercilio Silva

    O centro se omitiu, e alguns optaram pelo que venceu. Caso se confirmem os temores de autoritarismo o centro será tragado, pois sequer espera esse risco, vai negá-lo até ser tarde demais.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    São globalizaçoes as comunicações, costumes, economia, e ate mesmo a de poder que e feita pela uniao de nacões em grupos se dizendo representante de economia. Na economica e feita atraves do comercio mas sobretudo atraves da expansão do capital pelo mundo quebrando fronteiras nacionais a inves de uni-las como faz a pretensa globalização d Brexit, p. ex., ou os grupos de paises multilaterais no comercio. E a globalização economica esta sendo barrada pelos estados nacionais.

    Responda