Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    "A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Das 10 maiores economia do planeta o Brasil é a que menos deve na relação dívida/PIB. Japão 200%, Itália 135%...etc. Ainda somos o 4º maior credor externo individual dos EUA (no Google: mayor treasuries holders )e temos US$ 381 bilhões em reservas internacionais. E Bancos com hiper-super-mega-ultraneolucros no mercado int para taxar.

    Responda
    1. José Antônio

      A ´Margaret`vem aí de camisa amarela. Não quiseram o ´Blair.`Patas&Patos escolheram ´ela`. "Neoliberalismo, codinome ilusionismo. No neoliberalismo, o Estado é um capacho dos mega-ricos" (Adhemar Bahadian - Ex-embaixador do Brasil na Itália - No JB.)

  2. Rogério de Mendonça Lima

    Boa análise. A FSP está voltando a sí, depois do tombo no banheiro?

    Responda
  3. marcio mira

    Quando esse povo que elegeu Bozo perguntar "onde está minha aposentadoria" daqui alguns anos, vai descobrir o tamanho da fria que entrou!

    Responda
    1. ERNANDES VIANA DE OLIVEIRA

      Não creio que isso vá acontecer. Aliás, só agora descobrimos que fria entramos lá atrás.

    2. ERNANDES VIANA DE OLIVEIRA

      Não creio que isso vá acontecer. Aliás, só agora descobrimos que fria entramos lá atrás.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os netos desse povo agradecerão.

  4. jose carlos toledo junior

    O Brasil é assim pobre, atrasado, e injusto porque é absolutamente desigual. Precisamos de redistribuição de riquezas. Taxar superricos, corporações e bancos, na previdência, tributos, nos lucros e financiar educação, saúde, infra-estrutura. Crescimento sustentável exige inovação que, por sua vez, exige educação e conhecimento. Esquerda ou a direita não importa, desde que distribua riqueza. Direita, 500 anos e contando; Esquerda, 13 anos e contando.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO GARCIA

      Além disso, é preciso lembrar que o nosso grande problema não é a desigualdade entre pessoas que herdam fortunas ou não herdam nada, mas aquela desigualdade patrocinada, bancada pelo Estado. Quando os juízes foram reclamar para Angela Merkel que ganhavam o mesmo que as professoras primárias, ela respondeu: "Mas os senhores querem que eu pague menos para aquelas que levaram os senhores até onde chegaram?" Imagine aqui...

    2. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Vade retro Satanás !

    3. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Vade retro Satanás !

  5. celso bittencourt

    A centro-esquerda brasileira ganhou o seu deserto para cruzar enquanto reflete.***Caso não se afaste do Messianismo de LullaLá e seus discípulos, a chance de encontrar um Oasis será remota!

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Análise tendenciosa, de caráter esquerdista e tecnicamente infundada. O PT nunca foi liberal, só precisou de um tempinho no mandato de Lula para criar coragem e piorar a meio socialista meio liberal política econômica de FHC (ainda assim bem melhor que a do desmoralizado Sarney); ou o colunista já se esquerceu do crescimento de 7% do PIB às vésperas de eleição e à base de manipulação estatística e muita gastança de dinheiro público? Mas ler a Foice é assim mesmo, é um convite à desinformação.

    Responda
  7. Juarez Linhares de Souza

    Discordo da última frase. A esquerda não reflete. Para que refletir se são donos únicos da verdade e da democracia? Tal e qual clérigos pregam "só o Meu deus é verdadeiro" e, "só alcançará a salvação através de mim". A sociedade sabe muito bem que é impossível discutir ou negociar com um deus. A esquerda se comporta como a Igreja Romana da idade média. Não fala o mesmo idioma dos seus fieis e só confere poder a monarcas e senhores feudais. De um lado impostos e do outro assistencialismo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO GARCIA

      E existe tb o lado dos eleitos, tipo 15 professores para dar, por exemplo, o curso de espanhol em cursos de letras de universidades federais, enquanto nós, nas públicas de SP, damos o mesmo curso, mesmo numero de aulas, em 2 professores! Além de empreiteiras e Cia. Ltda! Nunca achei que essa esquerda nossa aqui fosse de esquerda, nunca lidou com os problemas básicos que qualquer esquerda ao redor do mundo se propõe a resolver! Esquerda que toma prosecco em cobertura do Leblon... Chico, Caetano..

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      A relativização de quaisquer dogmas que a esquerda poderia ter é visível no governo marcadamente neo liberal de FHC e no governo social democrata do PT. Não podem ser considerados esquerdistas, e muito menos fundamentalistas governos que jamais quebraram as regras básicas do mercado e foram paraísos para banqueiros. Quem considera o tal mercado um deus inconstestável não é o campo progressista.

    3. joao schneider

      brilhante artigo e brilhante resposta... mas o que esperar de um líder que nunca leu um livro?

  8. Ricardo Botto

    Tanto faz ser conservador ou radical, protecionista ou em prol do livre comércio, cosmopolita ou nacionalista, cristão ou pagão, pois é útil, a todos, conhecer as causas e as consequências dos fenômenos econômicos.( George J. Stingler)

    Responda
  9. amarildo caetano

    Este novo governo está mais para Pinochet do que para Tatcher.

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Esse Governo Bolsonaro será Teacher.

    2. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Esse Governo Bolsonaro será Teacher.

  10. Hercilio Silva

    Meu caro, um programa a la Thatcher aqui levaria um governo mais cedo pra casa em no máximo 1 ano. Por bem menos que isso Dilma foi pra casa.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pelo oposto disso DilmO foi para casa, mas candidatou-se por MG e não chegou perto de se eleger.

  11. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Que boa notícia (eufemismo)! É infinitamente melhor está mais perto de Tatcher que de Fidel ou Maduro. Conseguimos o que é melhor para o Brasil e para os brasileiros.

    Responda
    1. Elias Pedro Vieira Manna

      Felipe,apesar de manter diferencas entre ricos e pobres, todos subiram e muito de patamar. Todos ganharam. Aqui a ideia disseminada e que os pobres fiquem iguais e os ricos fiquem pobres. Ai fica dificil. Quem cria riquesas, empregos ? Infelizmente o estado so divide. Nao cria valor.

    2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Olha, não vejo inglês saindo da Inglaterra para viver melhor. Ao contrário, a Inglaterre é um dos países mais procurados da Europa por imigrantes buscando trabalho tanto europeus quanto não europeus. Portanto, Tatcher fez muito bem a Inglaterra. Só não entende quem é imune cognitivo.

    3. Felipe Araújo Braga

      O melhor para o Brasil e para os brasileiros é tirar ainda mais dos trabalhadores e dar ainda mais aos ricos? Já que foi isto que o governo Thatcher fez!

  12. JOAO PAULO TAROSSI

    A Terceira Via de Blair/Clinton tirou empregos e jogou os trabalhadores no colo da extrema direita. Vide Brexit e eleição do Trump.

    Responda
  13. simas ribeiro

    A democracia se fortalece com a alternância de poder, porém, no caso atual, essa alternância poderá se restringir no âmbito da nova direita no poder se os rumos da economia e o redirecionamento do rumos da não forem compatíveis com a vontade popular, considerando que todos já avistamos as vísceras da esquerda nefasta e seu plano de perpetuação no poder. Melhor o sonho futuro que o pesadelo passado.

    Responda
  14. Serafim dos Anjos Castro Neto

    O articulista parece-me saudoso de Guido Mantega...

    Responda
  15. arnaldo feitoza

    O irascível colunista tem razão. Lembro que o descolamento da realidade e sua negação têm apoio marcante de parte da sociedade. Espero que a profecia dos 18 anos esteja certa.

    Responda