Luiz Felipe Pondé > Religião, família e costumes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando Pondé fala de Teologia ou Filosofia, é quando sempre interessante. Mas estas colunas em que faz generalizações pretensiosas e preconceituosas de modo a obter plateia são medÃocres. Superficiais, generalizantes, ressentidas...enfim, medÃocres. Hoje mais uma medÃocre.
Um inteligentão babando raiva nos inteligentinhos.
Pondé e Elio Gaspari são os únicos que se salvam nas páginas da Folha. Obrigado por tentarem refletir, de forma isenta, o que este paÃs está vivendo atualmente. Há um oceano de hipocrisia e cinismo nos meios intelectuais brasileiros.
O revoltadinho contra os inteligentinhos ama ser do contra - vide exemplo no tÃtulo de seu livro "Contra um mundo melhor" - e para isso nega obviedades. A forma como aborda a questão da mãe solteira é uma dessas negações. Notem como ele idealiza a famÃlia tradicional e faz parecer que ela não viva os problemas que vive. Mas num paÃs em que alguém que já esta no terceiro casamento fala em "defesa da famÃlia", e quem fez esse terceiro casamento é pastor e fala em "religião e moral", resta o quê?
O senhor Pondé, que reclama dos "inteligentinhos", quer ser o "revoltadinho", o "do contra" - só para aparecer, suponho. E como aparecer tão bem senão através do negar obviedades? Ele é capaz, por exemplo, de relativizar o comércio da fé ao comparar com o que supostamente um rico gastaria para fazer análise ou mesmo de justificar o "pedágio no caminho ao céu" com o que um rico disporia com seu analista. O filósofo Ghiraldelli esta certo nas crÃticas que faz à superficialidade que vê em Pondé.
Senhor Pondé fala com a desenvoltura de uma meiga e singela poetisa e quase nos engana ao declamar sobre o Eden perfeito que vê onde já a serpente seduziu Eva e esta a seu marido. Ele vê os túmulos caiados, como dizia o jovem poeta da Galileia; não vê - ou finge não ver - a podridão toda que se esconde no interior.
Os niilistas, Pondé, jamais foram os mesmos depois de Dostoiévski!
Parabéns Pondé, como sempre, sensato.
Sensacional, como sempre!
Mesmo não concordando com o todo, ler Pondé sempre traz boa reflexão. Há uma falta de conexão de boa parte da sociedade com os anseios do Brasil real. Sobre o trecho das famÃlias comandadas por mulheres, não acho que os 'inteligentinhos' gritem "preconceito" pela constatação de algo evidente (a dificuldade de criar filhos sozinhas). Agora, uma autoridade não pode chamar esses núcleos familiares de "fábrica de desajustados".
Muito interessante o texto.De fato a chamada elite intelectual precisa tentar entender as aflições do povão...Não vejo problema num candidato se definir como de direita conservador e defender seus valores,pelo contrário,isso é sinal de maturidade democracia.O que pega pra mim é quando vejo alguém se dizer defensor da famÃlia,por exemplo,achar que apenas o modelo da chamada famÃlia tradicional é o correto e assim ir contra o reconhecimento dos direitos dos homossexuais.
Hermann,na minha opinião os gays podem sim constituir uma famÃlia.Se duas mulheres,por exemplo,se amam nada deveria ser impedimento pra que elas vivam juntas e tenham os mesmos direitos que um casal homem/mulher tem.E quando vejo um polÃtico se dizer defensor da famÃlia tradicional,temo que isso signifique um não reconhecimento aos direitos das famÃlias que não se encaixam nesse perfil.
Os homossexuais podem constituir uma famÃlia? Como? Nada contra gays, eles têm todo o direito de viver a vida do jeito deles, mas daà a constituir famÃlia, no sentido estrito... como?
Maravilha! Faz os esquerdistas passarem a cara no chapisco de tanta raiva.
Quem sabe Pondé 2022!!!
Aitareya Upanishad: "Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo".
Pensamento público e acadêmico que é também um pouco monótono, invariável, já que não consegue se emancipar dos esquemas de reação que lhe são próprios, nem sequer percebe a estafa de seus acordos culturais, define, divide e escraviza, nega fatos inegáveis, é narcisista, rejeita, menospreza e exclui parte da sociedade que não compartilha dos mesmos conceitos. /Claudia F.
Religião, FamÃlia e Costumes são rubricas importantes no MARKETING EXISTENCIAL.
Gosto muito da opinião de Pondé. Sou até suspeita para falar. Mas também gosto das opiniões nos comentários.É um ótimo lugar para praticar leitura de pessoas. Quando escrevemos uma opinião, estamos falando mais de nós mesmos do q de qualquer outra pessoa. Pondé é um filósofo. E todo filósofo nos convida a pensarmos sobre nós mesmos. Fico espantada,como as pessoas reacionárias, se ofendem e atacam com facilidade,quando são convidadas a exercer sua humanidade na sua essência.
Gosto bastante das ideias de Pondé, sou suspeita até para falar de tanto q gosto. Mas gosto muito dos comentários. Eles são totalmente complementares à opinião do Pondé. Sem falar,que é um excelente lugar para ler as pessoas. Aqui nos comentários, tem muita gente reacionária. O Pondé é um filósofo e todo filósofo nos ajuda a refletir sobre nós mesmos. Ou seja,filosofar é a atitude mais humana na face da terra. CONTINUA...
Pondé, parabéns! Texto excelente!!! Uma análise, na minha opinião, perfeita sobre os motivos da vitória de Bolsonaro.
Pondé, parabéns! Texto excelente!!! Uma análise, na minha opinião, perfeita sobre os motivos da vitória de Bolsonaro
O articulista esquece de analisar os motivos pelos quais mais de 25% da famÃlias brasileiras são chefiadas por mulheres solteiras. Um mapeamento dessas famÃlias nas grandes e médias cidades e metrópoles, perceberá que este percentual é mais representativo nas populações de renda mensal de até um salário mÃnimo. A fala do general causou mimimi à esquerda caviar, mas mesmo liberais como você tem dificuldade em entender o porquê de tal fala ser um acinte à parcela significativa da população.
Ao fim do perÃodo esquerdista é 25%, e antes, era quanto mesmo?
Raul dizia, sou raso, largo, profundo. Já Ponde pode dizer, sou raso, plano e superficial. Ponde, foi o gênio da famÃlia e ainda não superou. Como já comentado, destorce os fatos para caber na sua "genial" hipótese. Bolsonaro ganhou em todas as faixas sociais, principalmente na faixa dos "inteligentinhos". Qto preconceito! Direita, esquerda? Precisamos é de um choque de redistribuição de riquezas; educação boa para todos. Gato preto ou branco? qualquer um, de qualquer cor que pegue o rato!
Nunca vi gato marxista pegar os ra.tohs desenvolvimentos social e econômico; é gato la-drãoh, só pega a comida já prontinha em cima do fogão.
Excelente e sábia reflexão! Os ditos intelectuais precisam aprender que gente comum existe e tem direito de escolher.
O problema dos "inteligentinhos" é que os umbigos são individuais. Acho que por último têm criado um umbigo coletivo, de grupo restrito.
Excelente, Pondé. PolÃtica se faz reconhecendo a realidade e os valores das pessoas. E, sobretudo, respeitando-as.
Concordo, desde que essas pessoas, "cidadãos de bem", não resolvam impor seus valores religiosos aos outros com suas bancadas de pastores e afins. Em vez de fazer polÃtica pública com racionalidade, tentar fazê-las com base na BÃblia e aà teremos que aceitar que o mundo foi criado em seis dias, e outras crendices que querem utilizar para orientar o umbigo alheio. Usem seus valores religiosos dentro de suas igrejas e tudo bem. Não tenho que comungar dos valores alheios por força de lei.
Excelente! acertou na mosca! Esse pessoal pseudo sofisticado sempre desprezou o povo. Acabou a moleza. A culpa é do Facebook e WhatsApp. Ainda bem.
Arrasou querido Pondé. Resumindo, a classe média é inteligentinha, oca e hipócrita. E eu faço parte dela. Agora te pergunto: Como você recebe testemunhas de Jeová que lhe batem a porta?
Jura Ricardo que você deu um jeito de colocar polÃtica no meio? Bom, se não me engano a eleição já foi. Mas quer saber? Voto é igual a cartão de crédito. O PT recebeu o seu, estourou o limite e teve o cartão bloqueado. Os mesmos créditos que Bolsonaro recebeu agora. Se ele estourar o limite terá o seu bloquedo. Aceitar a derrota é parte da democracia. Bola pra frente. Quero mais é que o Brasil melhore. Espero sinceramente que o PT busque explicações nas suas entranhas em vez de culpar o eleitor.
Interessante que foi essa mesma classe média, asociada aos ricos, que elegeu Bolsonaro
Excelente artigo Pondé! Claro, com lógica e inteligente... Como disse o outro leitor, só v. salva a Folha que está definitivamente com a foice apontada para todos nós.
Ainda bem que você existe, Pondé. Sua imparcialidade objetiva, sucinta e arrasadora pode ser a salvação desta Folha.
Mais um que acredita em imparcialidade em artigo de opinião. Deve ser religioso, pois acredita em conto de fadas. Pergunte ao Pondé se existe essa imparcialidade em qualquer opinião de qualquer articulista..
Comentário, suscito e sem pieguices, sem tomar lado. Que possamos aprofundar mais nesse debate, de entender o povo brasileiro em sua essência. Muito Ponde rado.
A "Filosofia" a serviço da estupidez. As eleições passadas mostram que o articulista terá público cativo entre os "inteligentões" bolsonaristas.
"O ódio que o PT semeou". Rssss. E o capitão só prega paz e amor. Hilário.
Muito triste ver gente como só senhor que não é capaz de entender, está cego pelo ódio e pelo rancor que o PT semeou !
Pondé, Narloch, Freire e Coutinho resumem o intelecto deste jornal; os irmãos Schwartsman e o Magnoli, intolerantes com a reação nacional anti-esquerdista, ainda passariam por sua intelectualidade e pela distância do radicalismo -não foram radicalizados. O resto é resto, só servem para chaleirar leitor marxista inteligentinho e para encher o saco dos demais. Est-adao, Crus-o-é, estão esperando o que?
É isso aÃ. Vaidosos e mimados, os inteligentinhos querem chegar ao 'topo da pirâmide' social em prejuÃzo daqueles que pensam de modo diferente, ou seja, mamando no dinheiro público mas sem produzir nada que interesse ao público.
Decerto à ampla maioria, como claramente demonstrado no último dia 28? E você, o que estava fazendo, que não viu, hibernando?
Interesse a qual público?
Pondé, nós, os inteligentinhos , somos só inteligentinhos! Vc se acha né? TÃtulos acadêmicos pra direitista, serve para isso, desvalorizar a famÃlia e a religião que alguns conquistaram e seguem.
Também penso q vc não entendeu.
Eu acho que vc não entendeu bem o texto
Acertou na mosca Pondé. Quem gosta de esquerda é burguês mal informado.
Cientistas afirmam q em famÃlias onde falta qquer um dos genitores, pai ou mãe, tem mais dificuldades de criar os filhos. A tentativa de justificar a declaração preconceituosa e generalizante de Mourão, sobre mulheres q criam sózinhas seus filhos, é só uma confissão de q o colunista compartilha do mesmo preconceito.
PoderÃamos qualificar esse fato como "pós-conceito".
O colunista é um manipulador desinformado. O Datafolha mostrou q aqueles q ele chama de ricos, votaram majoritáriamente na direita. Os votos da esquerda se concentraram naqueles q ele chama de gente comum, q não tem grana para comer fora. Dados e fatos, não o achismo preconceituoso do colunista. Que não tem uma crÃtica a quem defende a tortura e torturadores, a ditadura, a homofobia, a misoginia (nisso são almas gêmeas). As crÃticas são só para quem se opôs a isso.
Considero que você interpreta a realidade de forma equivocada. E também não refletiu antes de postar.
Perfeito.
Caramba! Pondé conseguiu o milagre de, num texto de poucos caracteres, reduzir a pó todos os artigos escritos pelos "inteligentinhos" que habitam nossa mÃdia e academia. É por isso que sou fã dele.
Sou solteiro e adotei 4 filhos em adoção tardia. Não pertenço a essa famÃlia tradicional. Mas felizes eu e meus filhos. Esse direito de solteiros adotarem continuará? Ou as crianças mais velhas e suplentes deram abandonados nos orfanatos por casais que só querem bebês?
Quem é machista e misógino sempre acaba traÃndo sua natureza. Para o colunista, um pai larga tudo, uma mãe larga os filhos. A idéia patriarcal de q o homem é o chefe da famÃlia, e a função da mulher é apenas ter e criar filhos. Esperado para alguém como ele, q já afirmou q a pros ti tu ta é a primeira vocação de toda mulher, e acusou as mulheres pela baixa qualidade do ensino, por pensarem apenas em si.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Religião, família e costumes Voltar
Comente este texto