Educação > Mesmo sem lei, Escola sem Partido se espalha pelo país e já afeta rotina nas salas de aula Voltar

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  1. LIANE VASSIMON

    Mesmo sem Lei, não!!! esses deveres já existem, pois decorrem da Constituição Federal e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Isto significa que os professores já são obrigados a respeitá-los. Liberdade de consciência e de crença e a liberdade de aprender dos alunos. (art. 5º, VI e VIII; e art. 206, II, da CF);

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  2. LIANE VASSIMON

    Mesmo sem Lei, não!!! esses deveres já existem, pois decorrem da Constituição Federal e da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Isto significa que os professores já são obrigados a respeitá-los. Liberdade de consciência e de crença e a liberdade de aprender dos alunos. (art. 5º, VI e VIII; e art. 206, II, da CF);

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  3. Ricardo Ferreira

    É tudo uma paranoia absurda. Nada poderia ser mais "contra a Educação" do que estimular a contestação dos professores por parte dos alunos. Esta paranoia bolsonarista já está causando, e causará ainda mais estragos. Não há "vacina" melhor contra a doutrinação do que a abertura ao debate. O que se prega na realidade é o "Escola sem (o seu) Partido"

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  4. Iago M Zulu

    É gratificante assistir, finalmente, a queda do muro de Berlim na educação no Brasil

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  5. Diogo Valverde

    A "Escola Sem Partido", apesar do nome enganoso, tem partido e referencial ideológico. Obrigar o professor a dizer que houveram coisas "boas" e "ruins" na ditadura é algo asqueroso. Qual o próximo passo, dizer que o fascismo tem coisas "boas" e "ruins" e que se trata apenas de uma alternativa política igual às outras? Que a escravidão trouxe avanços econômicos? Tenham a santa paciência! Jamais colocaria filho meu para estudar numa escola que endosse uma enormidade dessas.

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    1. LIANE VASSIMON

      Tem razão, nada de bom pra falar da ditadura nos últimos 14 anos, fora o ano e meio do Presidente Temer. O Pt perdeu a mão, não tivesse abusado tanto do "poder" talvez ainda estivesse com ele, mas duvido!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Creia ... houve coisas boas e ruins na ditadura, ainda que ditaduras sejam inegavelmente indesejáveis e nocivas. Não identifico propostas de exaltação ao fascismo, termo tão explorado pelo atual ideário marxista, que também deve ser estudado com isenção, sem fazer crer que possa gerar solução democrática aos problemas do mundo. Acredite ... a escravidão trouxe avanços econômicos, ainda que seja condenável e deva ser combatida sem trégua.

  6. Juarez Linhares de Souza

    Vejamos por outro prisma. Os pais são católicos e o professor prega o protestantismo. A mãe é devota de N.Senhora e o professor fala em idolatria. Se os pais quisessem colocar seus filhos numa escola religiosa o teriam feito. Se os pais são de direita e o professor de esquerda ou se os pais são de esquerda e o professor de direita, é a mesma coisa. Para lecionar história não é preciso ter uma ideologia, pelo contrário, a ideologia coloca uma lente sobre fatos, correndo o risco de distorcê-los.

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  7. Ruziany Louzada

    Cinema virou igreja, teatro virou igreja, cultos diários na TV, campanha política com um "deus" deles acima de tudo, e esta perseguição aos professores, visando ampliar o poder da doutrinação religiosa. A constituição está sendo rasgada, querem acabar com o Estado laico. Ou já acabaram?

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    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Entendia que o Escola sem partido quisesse que as várias correntes históricas ou os ideais diferentes pudessem ser debatidos livremente. O que leio é um verdadeiro achaque a Professores. Estamos infatilizando e criando jovens bobos e agressivos sem pensamento civilizatório e mais predatório. Isso não é bom!

  8. Paulo Henrique Andrade

    Precisamos banir do currículo o livro didático "Nova História Crítica", do cidadão Mário Schmidt, que não é historiador, e cujo livro é na verdade um panfleto comunista que vendeu 10 milhões de exemplares em 2005 para o Mec distribuir em milhares de escolas. Enaltece Che Guevara e Cuba, e as supostas maravilhas do socialismo e demoniza o capitalismo. Mais maniqueísta, impossível.

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  9. MARCOS FERNANDO DAUNER

    No mundo de hoje onde crianças de 2 anos de idade ganham celular e tablet e mamães vão buscar seus filhos(as) de 15 anos na porta do colégio porque eles não sabem ir sozinhos para casa , o que podemos esperar ?

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    1. Luíza Ildefonso Colares

      Concordo Os adolescentes são cada vez mais dependentes dos pais ue precisam ganhar bons salários para pagar empregados, já que nema a cama os filhos são ensinados a fazer. IPensamento crítico e independência nem pensar. Tornan-se, então, facilmente manipulados pelos novos "líderes" religiosos que dominam a política atual.

    2. Luíza Ildefonso Colares

      Concordo Os adolescentes são cada vez mais dependentes dos pais ue precisam ganhar bons salários para pagar empregados, já que nema a cama os filhos são ensinados a fazer. IPensamento crítico e independência nem pensar. Tornan-se, então, facilmente manipulados pelos novos "líderes" religiosos que dominam a política atual.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esperar que, afora isso, não haja doutrinações.

  10. Sylvio Luiz Mantelli Neto

    Em uma das propagandas da TV tem uma frase do Betinho (o irmão do Henfil) mencionando que "existe uma maneira fazer história e outra de contar a história". Se banimos a religião das escolas, acredito que não deva haver partidarismo ou ideologismo político na escola também. O professor deve se limitar ao conteúdo da disciplina e não à doutrinação ideológica tendenciosa.

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  11. Sylvio Luiz Mantelli Neto

    Em uma das propagandas da TV tem uma frase do Betinho (o irmão do Henfil) mencionando que "existe uma maneira fazer história e outra de contar a história". Se banimos a religião das escolas, acredito que não deva haver partidarismo ou ideologismo político na escola também. O professor deve se limitar ao conteúdo da disciplina e não à doutrinação ideológica tendenciosa.

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  12. Gustavo Carvalho

    Uma vez por ano é publicada uma reportagem como esta, que faz a gente lembrar a importância da imprensa. Pena que quase sempre a gente nota logo depois que foi produzida pela BBC ou El País, ou seja, a imprensa familiar brasileira não consegue mesmo se mostrar relevante. Mas a Folha ao menos tem o mérito de republicar. Já é alguma coisa, parabéns.

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  13. Nelson Pedro Silva

    Desculpe-me pela grosseria: se os pais estão insatisfeitos com a escola, é só tirá-los e passar a educá-los. A escola não é espaço para reproduzir a ideologia dos pais, mas a da Constituição em vigor. E ela refere-se ao estado democrático de direito e aos valores da democracia. Continuarei a falar do Lula, da história do Sr. Bolsonaro, entre outras. O Estado brasileiro me paga para isso.

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo com vc, desde que retrate a realidade, inclusive abordando, também, a verdadeira história do Lula.

    2. Paulo Henrique Andrade

      Não seja tendencioso. Mostre que Lula já elogiou Hitler numa entrevista pra Playboy em 1979, falou em mulheres do 'grelo duro', disse que Pelotas era 'exportadora de veados', menosprezou o 'homem branco de olhos azuis', e confessou que se relacionava com cabritas na adolescência. Mostre também a defesa de Bolsonaro e sua acusação de montagem no caso Preta Gil, com sumiço da fita original, e o elogio ao genocida Che Guevara e ao terrorista Lamarca por deputados de esquerda no impeachment em 2016.

  14. edilson borges

    a campanholinha deveria ser penalizada proporcionalmente ao dano causado. ela mesmo adimite que não foi o caso. mais ainda, já que foi considerada improcedente, a causa deveria, sim, ter valor educativo, condenando a criaturinha patética a algo realmente penoso, além de um custo proporcional ao dano causado a sua ex orientadora. talvez escrever um trilhão de vezes num quadro negro, sou irrelevante...

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  15. Alexandre Cintra

    Tive aulas de biologia no longínquo ensino médio com um professor que entrava na sala de aula cantando “Viva o Chê”. O professor de geografia chamava Meg. Tatcher de vaca e os demais colocavam o socialismo como uma virtude. Nunca me ensinaram sobre a realidade de Stálin, e tampouco sobre Pol Pot e demais companheiros da história. O ESP é para ontem.

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  16. Wilson Filho Moura

    Será mesmo que o desejo é uma "escola sem partido"? Ou o desejo é a "escola sem história". Cresci em plena ditadura militar, onde as idéias e pensamentos eram cerceadas. Onde Duque de Caxias era um herói, onde a guerra contra o Paraguai foi uma guerra justa, da propaganda de "Brasil, ame ou deixe". Na verdade não era uma "escola sem partido". Era uma escola com o partido do pensamento da ditadura. Excessos devem ser combatidos sim, mas não é possível evitar que o jovem forme a sua opinião.

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  17. Wilson Filho Moura

    Será mesmo que o desejo é uma "escola sem partido"? Ou o desejo é a "escola sem história". Cresci em plena ditadura militar, onde as idéias e pensamentos eram cerceadas. Onde Duque de Caxias era um herói, onde a guerra contra o Paraguai foi uma guerra justa, da propaganda de "Brasil, ame ou deixe". Na verdade não era uma "escola sem partido". Era uma escola com o partido do pensamento da ditadura. Excessos devem ser combatidos sim, mas não é possível evitar que o jovem forme a sua opinião.

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  18. marcello goncalves

    Debate de ideias é a essência da Escola. Esse pensamento - escola sem partido - somente expressa que os entrevistados, são na verdade, os que já foram doutrinados - a questão é de se saber por quem e a quem interessa esse tipo de doutrinação.

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  19. marcello goncalves

    Debate de ideias é a essência da Escola. Esse pensamento - escola sem partido - somente expressa que os entrevistados, são na verdade, os que já foram doutrinados - a questão é de se saber por quem e a quem interessa esse tipo de doutrinação.

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  20. marcello goncalves

    Debate de ideias é a essência da Escola. Esse pensamento - escola sem partido - somente expressa que os entrevistados, são na verdade, os que já foram doutrinados - a questão é de se saber por quem e a quem interessa esse tipo de doutrinação.

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  21. Hercilio Silva

    Isso é caso pra psiquiatra. Onde essa gente vê doutrinação ideológica é debate de ideias. Eles querem apagar a história, proibir livros, exaltação a ignorância, querem que a escola deixe de falar sobre parte do conhecimento. Nunca se deixou de falar sobre todos os lados, isso é invenção. Querem é que ensine só o seu lado.. Aos isentões sinto dizer, o nome disso é fascismo.

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    1. Hercilio Silva

      Cursei universidade pública e se ensinava todos os lados. Mesmo quem defendia um mostrava o outro. O que se quer é que as pessoas não tenham opinião. Querem ressuscitar o crime de opinião.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc cursou universidade pública ? ... caso não, vc definitivamente não sabe do que está falando.

  22. Elisabeth Beraldo Faria

    Escola sem partido é a desconstrução de nossa própria história. Querem reescreve-la como se a escravidao tivesse sido só uma vinda dos negros a um país exotico pra suas ferias de verao... como se a ditadura tivesse sido uma transição democrática, as aulas de ciências com corpo humano sem órgãos reprodutores...e aí vai! Enquanto isso nós professores continuaremos ganhando os picuás e abaixando ainda mais a cabeça. Bem vinda ,Educação a Distância!

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Corrigindo: relatada.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não vejo assim, mas reconheço as suas razões.Porém,a história não tem de ser construída ou desconstruída,mas relata.A vinda dos negros escravos tem de ser realçada como verdadeira atrocidade, nclusive informando que os próprios negros caçavam e vendiam os escravos.A ditadura não foi nada democrática, tal como os 'aparelhos' de resistência.Órgãos reprodutores não podem ser ignorados,porém não se constituem em opção do indivíduo.A conduta é opção,a negação do gênero não ... aí também vai !

  23. daniel conte

    Eu tenho uma proposta: Escola sem Deus! Ia ser bom. Vocês nao acham? Se querem só conteúdo, sem opiniao....Chega dessa moral de cueca de gente que fala em nome de Deus, tentando disfarçar a ignorancia política. Por favor, leiam mais.

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Eu tenho outra proposta: escola com a verdade; liberdade absoluta de opinião, vedada a sujeição de que a opinião retrate a verdade.

  24. Magali Barbosa de Abreu

    talvez fosse interessante essa deputada recém eleita defender o direito do filho estudar somente em casa.Ah mais tem alguns detalhes as mães não vao ter como descansar de seus filhos por no mínimo 4 horas , também deixar professores ensinar educação sexual um absurdo não é mesmo?principalmente se isso gerar força para os alunos denunciarem os casos de abusos sexuais/incestos que são vitimas.Aja hipocrisia

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Haja é com 'h'. Não há que se negar a função e essencialidade da escola. Apenas a escola não deve ser ferramenta doutrinária, qualquer que seja a doutrina, inclusive religiosa. A razão da escola não é dar descanso às mães. Não lembro de abordagem contrária à educação sexual na escola.

  25. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Vivi tudo isso que esses alunos relatam, e apóio o movimento escola sem partido. Chega de pregação marxista na escola.

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    1. roni francisco dal bosco

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Estudei Educação Moral e Civica,OSPB e Estudos dos Problemas Brasileiros em plena ditadura que essa turma defende,tinha um formato voltado para impedir o aluno a refletir. Hoje é exatamente o que pretende este movimento ideológico com base estadunidense. Essa historinha de marxismo e comunismo é conversa mole para boi dormir. Vamos elevar o nível do debate.

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Estudei Educação Moral e Civica,OSPB e Estudos dos Problemas Brasileiros em plena ditadura que essa turma defende,tinha um formato voltado para impedir o aluno a refletir. Hoje é exatamente o que pretende este movimento ideológico com base estadunidense. Essa historinha de marxismo e comunismo é conversa mole para boi dormir. Vamos elevar o nível do debate.

  26. Adalberto Kamura

    O "escola sem partido" deveria se chamar:"escola sem pensamento progressista" ,"escola sem pensamento" ou mesmo "escola sem escola".

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Desconheço casos onde o dito 'pensamento progressista' - na moldura tupiniquim - tenha trazido efetivo progresso.

  27. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O "Escola sem Partido" é um movimento ideológico que quer determinar o formato e o conteúdo de uma pedagogia a ser utilizada onde nao haja debates de ideias mutiplas sobre qualquer tema.

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Talvez seja. Caso sim, ou caso assim se torne, sou e/ou serei contra. Já a escola com partido, que se moldou nos últimos 30 anos, sou terminantemente contra.

  28. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    O "Escola sem Partido" é um movimento ideológico que quer determinar o formato e o conteúdo de uma pedagogia a ser utilizada onde nao haja debates de ideias mutiplaa sobre qualquer tema.

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  29. Luisa Rauter Pereira

    Educar é educar para o respeito a diversidade, ao outro, à convivência em sociedade, o amor pela humanidade. A educação moderna nasceu no iluminismo e guarda seus ideais. Esse projeto pensa a educação como algo que ensina "fatos" e "objetos" suportamente neutros e que qualquer visão de mundo deve ser respeitada. Isso não existe! Se um aluno elogia o nazismo, o professor deve ficar quieto? Isso não existe. Cresça, Brasil, pelo amor de Deus!

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  30. Luisa Rauter Pereira

    Como alguém ainda quer ser professor no Brasil? Viramos um país que persegue professor, e além disso, paga uma miseria. Seria bom se os pais fossem às reuniões de pais e educassem seus filhos em vez de fazer esse circo de horrores nas escolas. Educar é educar para a democracia, a diversidade e a cidadania. Não existe educação neutra. Se não for democrática, será fascista. Não tem neutralidade.

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  31. Adalberto Kamura

    Não existe nada mais parcial, ideológico e doutrinário do que a "escola sem partido".

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    1. Luisa Rauter Pereira

      Totalmente

  32. Miguel Costa

    Outro exemplo absurdo. Caso um aluno agrida outro com expressões homofóbicas pelo fato do aluno agredido não atender os padrões heteronormativos (no popular, ter um "jeitinho"), o professor que reprovar esta atitude pode ser punido, afinal de contas não estaria respeitando a "ideologia religiosa" X do aluno agressor que prega a "anormalidade" dos homossexuais. Alguns ainda pensam que este projeto se limita a propaganda político partidária em escola...

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  33. Miguel Costa

    Outro exemplo absurdo. Caso um aluno agrida outro com expressões homofóbicas pelo fato do aluno agredido não atender os padrões heteronormativos (no popular, ter um "jeitinho"), o professor que reprovar esta atitude pode ser punido, afinal de contas não estaria respeitando a "ideologia religiosa" X do aluno agressor que prega a "anormalidade" dos homossexuais. Alguns ainda pensam que este projeto se limita a propaganda político partidária em escola...

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  34. Paulo Henrique Andrade

    Finalmente uma reportagem equilibrada sobre o tema, que ouve os dois lados da questão, e não somente os esquerdistas. O que propõe o Projeto Escola Sem Partido é simplesmente mais democracia e mais pluralidade. Ou seja, será ampliada a liberdade do aluno de aprender, de ter acesso a diferentes pontos de vista, ângulos e perspectivas sobre cada assunto, de forma que o aluno possa formar, de forma autônoma e sem doutrinação do professor, um pensamento realmente crítico.

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    1. maria gouvea

      O problema da escola sem partido é este...não conseguem interpretar um texto...nem entende que ele está atravessado por ironias.. e um pensamento sem.pensamento de gente limitada

    2. Cacildo Queiroz

      Se um professor pregar valores da direita em sala de aula será coagido pelo Escola sem partido?

    3. Miguel Costa

      O escola sem partido defende exatamente o oposto do que você citou. Prega o controle rígido e ideológico sobre o que será ensinado na escola ao contrário da legislação atual que prega a pluralidade cultural a liberdade de cátedra e a proteção ao patrimônio cultural brasileiro. O escola sem partido vem na contra mão de tudo isto e pode ser um instrumento de governos autoritários para controlar tudo que é ensinado e discutido na escola

    4. Miguel Costa

      O que vc citou é exatamente o oposto do que o escola sem partido defende. A ldb e a constituição hoje determina a pluralidade cultural e a liberdade de ensino. a lei do escola sem partido vem exatamente limitar essas questões e criar um currículo escolar rígido onde diferentes perspectivas não serão aceitas. Esse dispositivo constitucional, liberdade de cátedra, protege o patrimônio cultural brasileiro de governos autoritários que podem vir limitar o que será ensinado e discutido nas escolas

  35. Miguel Costa

    O povo que defende este projeto ainda não parou para ler. Vou dar um exemplo prático, se um garoto agride sua filha (mulher) contextando por exemplo a presença dela na escola, pois segundo sua concepção (ideológica, religiosa, moral, etc) "lugar de mulher é na cozinha", o professor que argumentar o contrario com o aluno pode ser punido por não estar respeitando "a visão de sociedade" do aluno. Parece absurdo não é? Pois acredite, isso já está acontecendo...

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    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Se vc desejou expressar uma grande bobagem, parabéns. Conseguiu.

    2. Miguel Costa

      Primeiramente não são hipóteses, são fatos já estão correndo. Segundo, não há crime! ninguém aqui está sendo excluído da escola, até pq um aluno não tem poder para isso. no caso do meu exemplo haviam dois alunos o primeiro fez um comentário misógino em relação a outro (que no caso era uma mulher). Pela lei do escola sem partido caso professor conteste o comentário mensagem ele poderia estar indo de Encontro à ideologia do aluno e de sua família e portanto ser punido.

    3. Miguel Costa

      Não prezado. Não é crime. Uma criança ao dizer que outra não deveria estar ali por ser mulher não pressupõe que ela irá a excluir pois a mesma não tem poder para isso. A criança agressora (que no caso foi agressora com palavras) está emitindo uma opinião, neste caso uma opinião misogina baseada em uma ideologia. Neste caso, valendo o escola sem partido, o professor que contextasse a opinião misogina poderia ser enquadrado por estar desrespeitando a "ideologia do aluno e de sua família"

    4. Paulo Henrique Andrade

      Seu argumento é uma falácia. O limite da liberdade está na fronteira do crime. Se alguém agrediu alguém, deve ser preso. Ponto final. E se alguém tentar excluir outra pessoa da escola, por qualquer motivo, também estará infringindo a lei. Por lei, a presença escolar é obrigatória até os 14 anos, inclusive. A lei não admite qualquer forma de discriminação. Esta "contestação da presença do outro", que você menciona, é completamente ilegal. Suas hipóteses são criminosas ou ilegais. Não servem.

  36. Miguel Costa

    O povo que defende este projeto ainda não parou para ler. Vou dar um exemplo prático, se um garoto agride sua filha (mulher) contextando por exemplo a presença dela na escola, pois segundo sua concepção (ideológica, religiosa, moral, etc) "lugar de mulher é na cozinha", o professor que argumentar o contrario com o aluno pode ser punido por não estar respeitando "a visão de sociedade" do aluno. Parece absurdo não é? Pois acredite, isso já está acontecendo...

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    1. Marisa Coan

      De onde vc tirou isso?

  37. Miguel Costa

    O povo que defende este projeto ainda não parou para ler. Vou dar um exemplo prático, se um garoto agride sua filha (mulher) e contextando por exemplo a presença dela na escola, pois segundo sua concepção (ideológica, religiosa, moral, etc) "lugar de mulher é na cozinha", o professor que argumentar o contrario com o aluno pode ser punido por não estar respeitando o horário de "a visão de sociedade" do aluno. Parece absurdo não é? Pois acredite, isso já está acontecendo...

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  38. Celso Francisco Ferro

    Esperar o que de um grupo recheado de militares que nunca entraram num campo de batalha, de pastores espertos e de políticos medíocres e omissos? Que entendam Paulo Freire? Criar a doença pra oferecer a cura, esta pegou na veia, é exatamente o que estes "religiosos" fazem: criam a paranoia da danação pra vender a ilusão da salvação. mais do mesmo, decadência total!

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  39. Celso Francisco Ferro

    Esperar o que de um grupo recheado de militares que nunca entraram num campo de batalha, de pastores espertos e de políticos medíocres e omissos? Que entendam Paulo Freire? Criar a doença pra oferecer a cura, esta pegou na veia, é exatamente o que estes "religiosos" fazem: criam a paranoia da danação pra vender a ilusão da salvação. mais do mesmo, decadência total!

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  40. Sandro Carvalho

    Olhando o passado antes do surgimento da internet e das redes sociais a impressão que tenho é a de que vivíamos como crianças a descobrir o mundo e hoje vivemos como adolescentes que não sabem como lidar com ele. Às vezes não parece que chegamos a um ponto irreversível no que diz respeito à falta de paz social gerada pelo turbilhão de vozes a ecoar - muitas vezes raivosas - pelas redes sociais? E que tempos são esses em que fake news elegem presidentes que querem governar por meios virtuais?

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    1. Sandro Carvalho

      Obrigado por seu comentário, Dalton.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A eleição se deu por exclusão. As fake news, produzidas por ambos segmentos da disputa, prestaram-se aos seguidores. Os seguidores, por si só, não elegeriam um ou outro. O resultado da eleição não denota preferência ao eleito, mas sim contraponto aos derrotados. Ou seja, o eleitor não votou na vitória. Votou na derrota. Isso tem uma causa, que deve ser racionalmente identificada e pragmaticamente aceita. Até porque é fato, que gerará os seus efeitos.

  41. João Pedro Sousa

    isso está virando doença... o Brasil ta indo para o buraco...

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  42. Beatriz R Alvares

    Lendo esta reportagem, vejo como é difícil exercer o magistério no Brasil, especialmente, nos dias atuais. O professor é muito mal pago e aliado aos péssimos salários a preocupação de ser demitido por não seguir estas regras moralistas e retrógradas. Sinceramente nos próximos quatro anos não sei como este problema será resolvido. Se correr, o bicho pega se ficar o bicho come. Vejo um pouco assim.

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  43. jairo de luca

    A educação jamais deveria ser desenvolvida à luz do mercado. Trata-se de serviço público essencial e que precisa observar a mais ampla liberdade de cátedra. A escola há de ser palco de debates constantes. Cabe estimular o espírito crítico e a reflexão sobre os objetivos fundamentais da república, como de garantir o desenvolvimento nacional, de reduzir desigualdades e de abolir discriminações. Escola pública de qualidade é fundamental para o futuro, e os professores demandam permanente apoio.

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  44. MARCIA Carvalho

    Este puritanismo hipo crita é de virar o estômago.

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  45. Hildebrando Teixeira

    A imprensa, aqui BBC chancelada pela Foice, é fake news até nas fotos das reportagens! Observem na legenda da foto, "Representantes dos movimentos estudantis, que são contrários ao projeto..." e depois a foto, com representante estudantil de barba branca e com camiseta da CUT, kkkkkkkk! Checar a fonte que é bom, nada!

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    1. Cícero Carvalho

      A report. agem ilustra bem a tática dos professores de es. querda. Tenta dar a aparência de uma re portagem séria, mas logo se entrega. A mãe e o filho que ela entrevistou e que têm op inião diferente da jorn. alista não respondem as perguntas, fazem um jogral!!! É o fim da pi cada. E como a B-B-C emprega alguém que escreve "hobbie" no lugar de hobby?!? Acho que vou escrever para a matriz ...

  46. MARCIA Carvalho

    A geração que cresceu vendo a rainha dos baixinhos quase nua na tv e depois dançou na boquinha da garrafa com a Carla Pérez agora posa de puritana.

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