Opinião > Escola sem sentido Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Tenho observado que estão propositalmente confundindo educar com doutrinar.Doutrinação não combina com razão, combina com dogmatismo, autoritarismo de pregar uma única verdade, fora da qual não existe salvação! Nenhum educador é neutro e nunca será, na medida que a ciência carece de neutralidade. Doutrinação acontece nas igrejas, na catequese, nas chamadas escolas dominicais, aí sim, se doutrina!

    Responda
  2. Juarez Linhares de Souza

    Meu sobrinho entrou em conflito com seu professor de história por fazer pregação comunista e dizer que seria considerado fascista quem não votasse em Lula [ainda candidato]. Meu cunhado procurou a direção da escola esperando uma repreensão ao professor, mas ouviu do diretor que meu sobrinho devia ficar quieto para evitar problemas. Então pergunto, isso não é fascismo? Isso não é censura?

    Responda
    1. ANTONIO EDISON URBAN

      Sou professor e entendo que colegas que sejam capazes de fazer o que Juarez diz são nocivos à classe e esse tipo de informação deveria ser acompanhada de: nome da escola, nome do professor e nome do diretor para que providências sejam tomadas.

  3. Rogério Amaral Silva

    Por tudo o que vivi na vida escolar, durante a década de 90, com Professores petistas chamando de fascista que fosse contrário ao ódio marxistas (Tive uma Professora de história que nos ensinava que o Éneas era Nazista); e pelo debate sobre o Escola Sem Partido, notei que os contrários ao projeto Escola Sem Partido são justamente as correntes ideológicas de esquerda temerárias de verem punidos os Professores de esquerda que promovem a lavagem cerebral em pobres e inocentes alunos, como eu fui,.

    Responda
    1. ANTONIO EDISON URBAN

      Sou professor e entendo que colegas com a prática denunciada por Rogério são nocivos à classe. Uma informação como a de Rogério deveria vir acompanhada de indicadores como: escola onde ocorreu, nome do professor, data em ano em que ocorreu, para que sejam tomadas providências em relação ao fato.

  4. Benedicto Ismael Dutra

    A escola e a família têm a responsabilidade de gerar e formar seres humanos de qualidade que respeitem as leis da natureza. A atividade sexual faz parte da natureza, mas foi reprimida por séculos até explodir no extremo oposto da libertinagem e irresponsabilidade. Evidentemente as crianças terão de aprender como é a reprodução, mas também a responsabilidade de gerar filhos. Mas o que está por aí é o descalabro moral.

    Responda
  5. Wagner Nobuo Hanaoka

    Em breve teremos o superministério da Verdade de Bolsonaro onde só vale o que for publicado na rede social oficial de fakenews controlada pelos filhos e capangas do Presidente.

    Responda
  6. José Elias Aiex Neto

    Se tal projeto for aprovado o governo será impedido de reintroduzir as famigeradas disciplinas Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), como está pretendendo? Menos mal se for assim. Mas, pelo jeito, o que se está pretendendo é implantar é o Escola sem (outros) partidos. Quem viver verá.

    Responda
  7. Hildebrando Teixeira

    Minhas duas filhas já sofreram bullying por se contrapor a pregação marxista em sala de aula. Uma delas, com 15 anos de idade e única em sala que ousou a defender o fim de cotas raciais, foi humilhada pelo professor que dizia existir pessoas egoístas enquanto apontava para ela e os demais alunos,"convertidos", riam e zombavam; ela me proibiu de denunciar por medo de mais bullying; hoje, numa Universidade federal, teve que declarar voto nulo numa turma de 90 alunos todos votantes declarado do PT

    Responda
    1. Roelf Cruz

      "numa turma de 90 alunos todos votantes declarado do PT". Suspeito que nem no curso de ciências bolivarianas da URSAL teríamos tão colossal proporção de petistas. Menos Hildebrando, menos!

    2. Hildebrando Teixeira

      As pregações vitimistas pelo marxismo, seja as ligadas a raça, gênero, opção sexual, condição social ou de trabalho, etc, visam passar o bico em minorias que, juntas, no fim, acabam por formar uma maioria, que permitirá então a tomada definitiva do poder e aí, depois, é outra história (vide Venezuela).

    3. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

      Impressionante, "...turma de 90 alunos...".

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Cota racial é pregação marxista? kkkkkkkk precisa se informar melhor meu caro! Que tal ler alguns livros, inclusive do Marx, filósofo fundamental no moderno pensamento ocidental? Na sua época essas questões raciais sequer estavam em discussão, que se dirá de cotas?

    5. Marisa Coan

      Conheço professores que sofrem perseguição por não serem mais à esquerda. Durante os anos petistas, houve doutrinação, sim nas escolas. Claro que nem em todas as escolas, mas de um modo geral, sim.

    6. Roelf Cruz

      Entretanto amigo Hildebrando, nenhum marxista dirá que tua filha é produto de uma "fraquejada". Há ideologias de (sobre) gênero para todos os gostos. Aliás, a Bíblia do Deus acimas de tudo tem a sua própria.

    7. Hildebrando Teixeira

      Exceções?! A escola secundária é em MG, tendo ocorrido com dois professores diferentes. A Universidade é no RS além de eu conhecer gente na USP e Unesp repetindo a mesma coisa. Na verdade está completamente generalizado e muito fácil de se comprovar.

    8. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Se zombaram fizeram errado...se o professor fez o que disse..também errou...mas isso nao deve ser generalizado...sao exceções. ..

  8. Hildebrando Teixeira

    Não existe o diálogo com quem se nega a ele, o marxismo é uma crença missionária inclusive processada no mesmo sítio cerebral que as religiões; quem nele acredita terá sempre o objetivo de arregimentar mais discípulos. E a Foice apenas relativiza para tentar reduzir o enfrentamento social à essa pratica nefasta de doutrinação de crianças e adolescentes, intelectualmente vulneráveis.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Assim como um radical islâmico cortador de cabeças acha que a fé verdadeira é a dele, o Sr Emídio também acha que a religião dos outros é que faz lavagem cerebral. A dele seria pura e magnânima, por isso quer nos converter.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Está equivocado crença missionaria está nas TVs abertas todos os dias.sao as religiões fazendo lavagem cerebral e mentindo para enganar o povo.

  9. NELSON JOSE FEROLDI

    O debate tem exageros de parte a parte das correntes que fazem a defesa de suas ideias com colocações sem flexibilidade argumentativa. De um lado, a lei que proíbe o professor de dar opiniões em sala de aula bloqueando debate para contraposição de ideias; do outro aqueles que fazem proselitismo político de seus pendões ideológicos, desrespeitando certos limites éticos e jurídicos com professores militantes promovendo doutrinação mascarada de ensino. Ambos prejudicam a formação dos alunos.

    Responda
  10. Marisa Coan

    Penso que a escola deve orientar o pensamento plural, oferecer ao aluno as opções de pensamento sem partidarizar política e pensamento seja de que ordem for. Não foi o que vimos em anos recentes, desde que o Pet assumiu o poder. Deve haver liberdade para se falar de sexo, deve haver liberdade para se discutir questões relativas a isso, mas não se deve tentar impor condutas a ninguém.

    Responda
  11. Denis Tavares

    "Não se nega que exista o problema da pregação ideológica, no mais das vezes de orientação esquerdista, a distorcer o conteúdo das disciplinas. Tais excessos, mais comuns na área de humanidades, devem merecer discussões entre pais e gestores do ensino". O que que houve com a folha? Um choque de realidade?

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      É que é muito difícil de entender, principalmente entre radicais, que exista pessoas no centro do espectro político, o que é o caso desta Folha, outrora crítica aos governos petistas, com certeza manterá esta postura no futuro governo Bolsonaro.

    2. Hildebrando Teixeira

      Acho que não Denis, acho que estão de olho é em parte do caixa do futuro governo. Daqui a pouco já estarão até elogiando o candidato eleito...

  12. Roelf Cruz

    Só me vem à mente a frase do Conrad, "The horror! The horror!".

    Responda
  13. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Nao existe pregação ideológica isso nao é real...quem assim fala que fazer prevalecer a sua própria ideologia.Faz pouco tempo estive em sala das Universidades Cândido Mendes e Federal Fluminense na área de Humanidades...e o que vi foi o debate de ideias livre e diversificado.

    Responda
    1. INGOMAR R GOLTZ

      Entre no Google, pesquise Pichação em Universidades Federais" e selecione fotos, e se arrepie com as asneiras ali marcadas, e então reflita se não é hora de visitar uma universidade pública, preferencialmente as escolas de humanas, que são as partidariamente aparelhadas. Embrulha o estômago, ver alunos vândalos, destruindo a universidade, local que deveria ser de construção de conhecimento, ficam repetindo chavões, leia "A Revolução dos Bichos" e verás como se forma uma nova consciência.

    2. Hildebrando Teixeira

      Minhas duas filhas já sofreram bullying por se contrapor a pregação marxista em sala de aula. Uma delas, com 15 anos de idade e única em sala que ousou a defender o fim de cotas raciais, foi humilhada pelo professor que dizia existir pessoas egoístas enquanto apontava para ela e os demais alunos,"convertidos", riam e zombavam; ela me proibiu de denunciar por medo de mais bullying; hoje, numa Universidade federal, teve que declarar voto nulo numa turma de 90 alunos todos votantes declarado do PT

  14. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Nao existe pregação ideológica isso nao é real...quem assim fala que fazer prevalecer a sua própria ideologia.Faz pouco tempo estive em sala das Universidades Cândido Mendes e Federal Fluminense na área de Humanidades...e o que vi foi o debate de ideias livre e diversificado.

    Responda
  15. Juan Vera

    Como a mentalidade voltou a aquela época, vale a pena procurar e assistir um filme com Spencer Tracy, "Herdaras o vento" de 60 anos atras. Possivelmente os que pensam como naquela época vejam que a realidade e o debate leva a abertura de pensamento, explicações e não adjetivações.

    Responda
  16. Hildebrando Teixeira

    A Foice tenta aliviar as agressões de fundo difamatório contra o Governo eleito na esperança, já que não conseguiu definir o pleito como antes vinha conseguindo em parceria com o restante da mídia nacional ideologizada, p/ ver se consegue manter as verbas de publicidade do governo; sou contra, já que, pelo princípio de igualdade, os que ganharam no julgo petista acima do que lhes era de direito, agora têm que ficar sem nada, até que se reconstitua a competitividade da mídia independente.

    Responda
  17. neli faria

    Nada tão igual quanto a esquerda, como a direita! Mao Tse Tung e sua Revolução Cultural ressurgirá a partir de 2 de janeiro de 2019.

    Responda
    1. neli faria

      Pois é! Nesse passo , sou mais inteligente do que ele!

    2. Hildebrando Teixeira

      Já o FHC votou no PT...

    3. neli faria

      Hildebrando: obrigada por me comparar ao FHC. Não mereço! Aliás, para eu chegar aos pés dele, terei que viver umas trinta encarnações.FHC :era fanática por ele. Chorei quando ele foi derrotado em São Paulo -1985. Votei na 1ª vez, na reeleição não, meu fanatismo acabou. Nada disse de esquerda(anulei o voto!): verifique a história da China nos anos 1960.Revolução Cultural: professor sendo denunciado por aluno me recordou o passado.Nada mais.Nunca votei para lula/dilma.

    4. Hildebrando Teixeira

      D. Neli, desça do muro, senão vai acabar caindo. Vossa postura de superioridade moral ao se colocar acima de quem reage às agressões de esquerda não é nada mais nada menos do que dar a outra face para o agressor continuar a bater. Tá parecendo o FHC, que parecia gostar de apanhar, mas acabou se revelando estar do outro lado quando, num vacilo, deixou cair a máscara.

  18. Cristina Carvalho Barboza

    Fui educada em escola pública em pleno regime militar, nas aulas de sociologia e filosofia líamos escritores socialistas, não havia proibição de estudar o marxismo. Naquela época os países comunistas eram ditaduras fechadas, que nem existem mais, onde a burocracia estatal tinha mais privilégios que o restante da população, como acontece aqui. Não quis estudar economia na USP porque a faculdade já era de esquerda naquela época em 1975, e eu era liberal.

    Responda
    1. José Antonio Sales

      Fiz faculdade durante o regime militar. Li livros do Milton Santos (professor exilado na Espanha), em espanhol, pois era censurado aqui no Brasil. Paulo Freire tinha obras proibidas aqui. Não sei como você lia esses escritores.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Pode especificar que escola publica era essa?. Pois nao haviam essas disciplinas nos anos 70... mas sim OSPB e Educação Moral e Cívica.

  19. CARLOS HENRIQUE DE CASTRO ASSIS

    Se a doutrinação ideológica de esquerda em escolas e universidades fosse do tamanho que a histeria da direita apregoa e ocorresse desde o término da ditadura militar com o êxito defendido pelo falastrão Olavo de Carvalho, Bolsonaro não teria ganhado as eleições e a paranoia macarthista dos tempos da Guerra Fria não estaria sendo amplamente discutida por todos. A ideia de que professores querem as "mentes" dos alunos só fortalece um lado: a direita que se julga salvadora.

    Responda
  20. Marcos Marques

    E igreja sem partido? Que tal?

    Responda
    1. INGOMAR R GOLTZ

      O partido da igreja chama-se PODER PODER e PODRE tem as mesmas letras, logo intrinsecamente ligados, e mais próximos que convém não supor. Que Deus nos proteja do fracos de índole, e ruins de caráter, que circundam as rodas em Brasilia.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Deveria ser mas os bispos ou negociantes evangélicos na sua maioria estao com o partido do Bolsonaro.

    3. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Temos que ter escolas sem partidos / ideologias, bem como imprensa livre. Livre de dinheiro público. Quem tiver qualidade que se mantenha no mercado. Nada de dinheiro público...nenhuma propaganda governamental...nem de empresas públicas.

    4. THIAGO CYLES DA SILVA OlVEIRA

      Ridículo! Igreja vai quem quer e normalmente na companhia dos pais. Diferente da escola, em que a criança é obrigada a ir sem os pais estejam presentes.

  21. Edson Cruz

    O jornal, a julgar pelo editorial, está titubeando demais com o perigo que representa este e vários outros projetos e ideias do presidente eleito e seus pares. Não adianta muito se posicionar com vigor depois que o estrago for feito. Dizer que há excesso em conteúdos esquerdistas é capitular demais; acenar pro autoritarismo e para as trevas.

    Responda
    1. Marisa Coan

      As trevas já estão lá nas escolas há tempos. Ou a doutrinação feita pelas esquerdas nos anos do petismo nada significam?

  22. edilson borges

    o campanholinha admitiu que o dano cauado pelo aborrecimento a sua ex orientador foi maior que a indenização. deveria ser revisto prá punir com rigor a criaturinha, ser proporcional ao aborrecimento, e ainda ser capaz de trazer à criaturinha algum prjuízo maior, como consequência de suas ações irremediáveis. pior é que foi eleita, agora vira otoridade.

    Responda
  23. João Martins

    Presidente, os mais de cinquenta milhões que votaram no senhor esperam que não recue de suas promessas. Escola Sem Partido Já!

    Responda
  24. João CArlos Albuquerque

    Como assim, FSP.? Se existe uma doutrinação é justamente a de direita. Em universidades, cursinhos, escolas públicas e particulares. Será que os cursos de engenharia, por exemplo, estão lotados com professores de esquerda? E os de administração de empresas? Esta falácia, que a Folha faz coro em editorial, é um sintoma grave de esquizofrenia ou absoluta cegueira deste jornal e de seus editores.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Concordo plenamente com a esquizofrenia. Aqui onde leciono, uma universidade estadual pública de SP, a maioria absoluta é bastante conservadora nas exatas e biológicas. Nas humanas talvez seja 50%. No meu departamento, dá 70% de conservadores e uns 60% votou no Bolso.

  25. Willian Marques

    O despreparo dessa equipe de governo assusta demais! Existem no mínimo uns 200 problemas mais urgentes na Educação do país antes de limitar a ação docente pra evitar uma suposta "doutrinação partidária", que convenhamos, se realmente existisse nesse nível preocupante, bolsonaro jamais teria sido eleito. Façam-me o favor e vão se preocupar com o que realmente importa! Valorização do professor e estrutura das escolas já um bom começo!

    Responda
  26. Cloves Oliveira

    Historicamente o magistério sempre atraiu pessoas com pensamento mais liberal, socialistas e comunistas. Até aí nada demais, até porque na democracia cada um adota a crença que escolhe. O problema reside quando a pessoa começa a fazer proselitismo com um público que é cativo e sem escolha. Não é como subir num caixote na rua e pregar as suas crenças; alguns pararão para ouvir, outros não. Assim como não é aconselhável exaltar a própria ideologia no ambiente de trabalho, menos ainda nas escolas.

    Responda
  27. Juarez Linhares de Souza

    Vamos trocar de política para religião. Professores professam diversas crenças, mas entram em sala de aula e lecionam suas disciplinas. Imagine se eles começassem a fazer pregação em vez de lecionar suas disciplinas. Se a instituição se declara católica, protestante, etc, ok. Mas, se, se declara laica, está errado. Principalmente quando o professor não apenas prega, ele tem o poder de prejudicar o aluno que não seguir sua crença. Esse é o ponto, ninguém quer mudar a crença do professor.

    Responda
  28. João Pedro Sousa

    Projetos autoritários não passarão....

    Responda
  29. Marcos Serra

    O que todos sabemos é que o problema não está nos conteúdos e sim no tipo de abordagem, por parte dos professores, de assuntos que estejam ligados a nossa realidade e que sejam de real importância para a estruturação ética, maturação de valores e capacidade de discernimento frente a diferentes questões. Deve-se trabalhar, antes de tudo, o corpo docente para que não tenhamos a covardia da imposição de valores que, ideológicos, atentem contra o livre-arbítrio.

    Responda
  30. Adonay Evans

    Na década de 50, o falecido senador Joe Mccarthy envenenou a vida americana com sua obsessiva cruzada anti-comunista. Toda noite, antes de dormir, procurava em baixo da cama, se além do penico não havia um comunista. Quem parou Mccarthy foi Dwigth D. Eisenhower. General 5 estrelas do Exército Americano, herói da guerra contra o nazismo, então presidente dos Estados Unidos. No Brasil, Mccarthy é agora eleito presidente.

    Responda
  31. Adonay Evans

    Uma das razões da criação da Democracia em 594 a.C. pelo grego Sólon, foi a Reforma Agrária. Quem ensinar isso na sala de aula em um curso de História, corre a partir de agora o risco de ser filmado e denunciado por corrupção de alunos. Em lugar de um senador Eugene Mccarthy só, podemos ter milhares, procurando de forma estúpida comunistas debaixo da cama. Obrigado Pt.

    Responda
    1. José Cardoso

      Essa seria o tipo da história idealizada. O conceito de democracia fica associado ao de reforma agrária. A reforma agrária parece um bem. Para contar a história completa, seria preciso dizer que essa democracia era baseada na escravidão. Os cidadãos só eram livres porque podiam ter, comprar e vender seus próprios escravos. A escravidão é um bem?

    2. Adonay Evans

      Corrigindo, em lugar de Eugene, leia-se Joe Mccarthy.

  32. Adonay Evans

    O Brasil, não contente em se encontrar nas últimas posições mundiais no ensino, se dá ao luxo de transformar agora a sala de aula numa rinha de galos. A sanha persecutória do Escola sem Partido que é um convite para De Volta para O Passado, porém, não saiu do nada. Como sempre, militantes petistas não conhecem limites e não tem pudor em fazer dos alunos que tem sob guarda e responsabilidade de formação, um criadouro de novos militantes que sigam suas ideias pseudo socialistas.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Desconhece o ambiente universitário,essa historinha criada por Olavo de Carvalho..nada mais. .nada menos uma estratégia ungida no seu buncker em USA para influenciar brasileiros desavisados.

    2. Bolívar O Libertador

      Pelo visto, você dorme e, provavelmente, acorda procurando petista em baixo de sua cama!

    3. Fraser Robinson

      "Como sempre, militantes petistas não conhecem limites e não tem pudor em fazer dos alunos que tem sob guarda e responsabilidade de formação, um criadouro de novos militantes que sigam suas ideias pseudo socialistas." Tudo bem. Quem vamos culpar, então, pela formação de milhões de militantes neofascistas?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.