Elio Gaspari > Bolsonaro precisa desacelerar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Watrin

    A mediocridade alargada de Bolsonaro pouco a pouco vai transparecendo, findo o tempo do manto artificial que o eximiu de participar dos debates que precederam o pleito que o guindou a Presidência da República. Agora, é esperar a enxurrada de abobrinhas e desatinos.

    Responda
  2. Juarez Linhares de Souza

    Coisa de governo estreante. Élio você lembra da primeiras declarei de Guido Mantega após a primeira eleição de Lula? Com dezenas de microfones a sua frente ele afirmou que a economia melhoraria de imediato uns 20% só com o fim da corrupção. Perdoe-os, são delírios de novatos.

    Responda
    1. Juarez Linhares de Souza

      Parte 4: A mais grave herança da era Lula e Dilma é o endividamento público. Um governo sem dinheiro não tem como bancar despesas obrigatórias, como salários e aposentarias. Imagine então investir. Moral da história, não se pode viver no cartão de crédito. A fatura chega, e depois não sobra nem pro feijão com arroz. Não pense que foi só Lula e Dilma. A Itália vive uma situação pior, o endividamento público em breve passará de 1,5x o PIB, se nada for feito, teremos outra crise mundial.

    2. Juarez Linhares de Souza

      Parte 3: Depois as commodities caíram (ferro, petróleo, soja, açucar, etc.), sobrou a imensa dívida pública, o governo quase quase perdeu o controle da inflação, começou a se auto financiar através de seus bancos (nossos), a ponto da Caixa ter ficado sem dinheiro para financiamento habitacional e, esgotou-se o modelo da economia movida a crédito (carros, linha branca, etc). São mais fatos. Se não tivesse acontecido assim, Dilma teria concluído seu mandato e teria feito sucessor.

    3. Juarez Linhares de Souza

      Parte 2: Sem tirar o mérito das conquistas sociais de Lula. O Brasil de Lula chegou a ser a sétima economia do mundo. São números. Não cresceu apenas por seus méritos. Mas porque antes, houve o por plano real, o mundo comprando e pagando bem nossas commodities e explosão da dívida pública interna. Enquanto isso, outras economias, por conta da crise de 2008, despencaram. Isso são fatos.

    4. Juarez Linhares de Souza

      Parte 1: Querido José Antônio, se me permite falarei de história sem qualquer paixão ou viés ideológico. Apenas números e fatos. Em 1989 Prost ganhou o campeonato de F1. Tornando-o tetracampeão. Isso são números. No entanto, Prost ganhou porque bateu em Senna no GP do Japão, e ainda contou com a ajuda de Balestre. Isso são fatos. A imprensa francesa o exaltou, a brasileira o execrou. Sem demérito aos geniais Prost e Senna. Números e fatos são indissociáveis. Não se deve citar um sem o outro.

    5. José Antônio

      Bem...mas saltou da 14ª economia do planeta para 6ª em 2011. Depois na média 7ª. Agora não sei como está.

  3. ALEMAR BRAGA RENA

    Tenho mais de setenta e não votei em ninguém, pois não havia candidatos à altura do Brasil. Mas, na final, torci por Bolso, senão ....mais daquela coisa?! "Meia-volta-volver", com respeito a ministérios e tal, mostra, entre outras coisas, humildade, o que alguns não possuem, né? Mas meter-se no imbróglio de mais de três mil e quatrocentos anos do oriente médio ("canaã", israel, palestina e agregados islâmicos) foi de uma estupidez absurda. Vamos pagar caro! Não temos o poder dos EUA.

    Responda
  4. Denis Carvalho

    Faz igual ao governo russo. A capital de Israel é Jerusalém oriental e a capital da autoridade palestina é Jerusalém ocidental. Deixa a ONU agora decidir. P.S -Fecha a boca também

    Responda
  5. neli faria

    Conheço,e amo, Israel. E conheço alguns países do Mundo Ãrabe. Entre transferir a embaixada para a santa Jerusalém e os bilhões de dólares que o Mundo Ãrabe compra do Brasil, propiciando empregos, empregos e empregos, fico com a embaixada na linda Telavive.O Brasil não pode entrar na briga do Oriente Médio e nem o eleito deve dar uma de Trump. O Brasil, infelizmente, ainda é uma formiguinha. Não é uma águia!

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      O senhor está corretíssimo.

  6. celso bittencourt

    LullaLá está enfim livre do Juiz Moro graças as Balas perdidas do Gun Smoke! Rarrrarrrrá!

    Responda
    1. José Antônio

      Comprem já os seus exemplares do ´´Manual da Constituição Cidadã`` comentada. Do Doutor Ulysses Guimarães. Leiam seus comentários sobre o "artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Onde explica detalhadamente a hermenêutica dificílima do artigo.

    2. neli faria

      Só que o Poder Judiciário, e a Justiça Federal, é formado por excelentes juízes e que colocam a Lei acima de tudo. Espero que o novo Juiz Federal seja tão justo quanto o Moro, mas, que saiba aplicar a dosimetria da pena:o juiz federal Moro aplicou uma pena pífia e os doutos desembargadores do TRF4 ampliou.

  7. André Rodrigues

    Todos os últimos atos, fatos, e falácias do presidente eleito (leia-se apenas do dia 28 pra cá), antes mesmo de sua posse, demonstra algo que não é tão novidade (ou pelo menos não é pra alguns eleitores): Ele não é líder; ele não tem controle sobre sua equipe (nem sobre ele mesmo); pouco sabe como começa ou termina os 15 ministérios (ou 18, 21, 14, 16,5?); Enfim, um capitão promovido a presidente, que não entende o que isso significa. Age como um capitão, com poder de presidente. Já viu né..

    Responda
  8. Danival Pereira Dias

    Texto excelente. Não dá para o presidente eleito governar na base do "grito", agora, com o que ele tanto queria nas mãos, sua retórica vai precisar ir muito além das fake-news espalhadas via WhatsApp durante a campanha eleitoral... O negócio agora é pra valer. Ser Presidente da República não é como "brincar de casinha"!

    Responda
  9. Danival Pereira Dias

    Texto excelente. Não dá para o presidente eleito governar na base do "grito", agora, com o que ele tanto queria nas mãos, sua retórica vai precisar ir muito além das fake-news espalhadas via WhatsApp durante a campanha eleitoral... O negócio agora é pra valer. Ser Presidente da República não é como "brincar de casinha"!

    Responda
  10. Celso Francisco Ferro

    É bom Jair se acostumando com o festival de lambanças do a pe deu ta despreparado...

    Responda
  11. Francisco Carlos da Silva Pires

    Não adianta, Sr. Hélio, Bolsonaro é sua tropa não querem saber de história. Só pensam em agir com essa visão reduzida através de seu "xiismo" político e religioso. Democracia é diplomacia estão embassadas na mente desses fundamentalistas.

    Responda
  12. keula araujo

    Meu caro Elio Gaspari, além de me dar aulas de história em pílulas, ainda me ensina sobre a arte de escrever bem! Admiro seus textos e admiro ainda mais a paciência de viver, enxergando tão bem, em um país de cegos.

    Responda
  13. João Pedro Sousa

    Molecagem? Kkkkkk foi uma presepada e das grandes.. só o começo das pataquadas...

    Responda
  14. João Pedro Sousa

    Molecagem? Kkkkkk foi uma presepada e das grandes.. só o começo das pataquadas...

    Responda
  15. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Agora é Freud que fala mais alto. O triunfo subiu à cabeça. Bolsonaro está falando demais justamente neste momento de complicado de planejamento. Nem parece um militar. Esqueceu o que aprendeu nas Agulhas Negras. Vejam o estrago para o Brasil que já cometeu. “Se você quer testar o caráter de um homem dê a ele o poder.”- Abraham Lincoln.

    Responda
  16. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Petesao de carteirinha.

    Responda
  17. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    Então jornalista, já está a dar conselhos ao futuro presidente? Quem diria? O governo egípcio não fez qualquer "molecagem", apenas deu, em linguagem diplomática dura e eficaz, um recado do mundo árabe, mediante o cartão vermelho ao atual e lamentável ministro de Temer. Bolsonaro, ainda deputado, faz parte da base de Temer e seu governo promete ser , no campo econômico e social, uma continuidade de Temer, mais radical, pró-mercado e liquidador de direitos, inclusive o de protestar.

    Responda
  18. Jairo Savedra

    A torcida contra vê-se pelo esperneio. Ridículo.

    Responda
    1. AUDREY CALDEIRA DO CARMO

      Bolsonaro não precisa de torcida contra. Ele simplesmente precisará de exposição (com responsabilidade) para mostrar a que veio: não tem a menor noção do que é o cargo de presidente. Teremos nossa Dilma 2.

    2. Alexandre Bueno

      Isto. Apenas mi mi mi e torcida contra!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.