-
José Gomes
Caro Sérgio, bem lembrada a antiguidade das 'fake news', com o exemplo da Maria Antonieta. De fato, é bem anterior, e acontece toda vez que aparece um meio mais barato e eficiente de propagar tais notícias. Há pichações (meio + barato) em Pompeia criticando os cristãos; os incontáveis panfletos graças a Guttenberg, que ajudou a Reforma; e agora as redes sociais e as fake news. Como após Guttenberg surgiu a imprensa, talvez agora surja algo parecido para dar seriedade às redes sociais.
-
FRANCISCO FLAVIO ARAUJO RODRIGUES
Prezado Sérgio,deve ser duro escrever num país sem leitores...e apenas "linkados" nas maquininhas que não permitem as reflexoes mais simples. Não desista! A Folha é substantiva por seus jornalistas dos quais você é exemplo. Abs.
-
FRANCISCO FLAVIO ARAUJO RODRIGUES
Prezado Sérgio,deve ser duro escrever num país sem leitores...e apenas "linkado" nas maquininhas que não permitem as reflexão. Não desista! A Folha é substantiva por seus jornalistas dos quais você é exemplar. Abs.
-
André Rodrigues
Gostei do texto... E defendo que calúnia, difamação, fake-news, enfim, qualquer ato ou ação que envolva essas questões está ligada ao sujeito. A forma que se propaga é só a forma. Mas o porque se propaga é a causa de tudo: nossa própria consciência, inteligência, honestidade. Se desconfia, pode procurar saber. Se não o faz, tá assumindo o risco. Mas se desconfia ou sabe q é mentira, e passa adiante, aí é uma questão pessoal de caráter!
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Pena que não comentou as 'narrativas' petistas, aquelas que liberando as falsas verdades procuram alterar a História. /Claudia F.
-
José Cardoso
Eu erraria a resposta. Pensei que a opção certa era ter mais de mil palavras. Quer dizer então que enquanto uma língua indígena não for catalogada e entendida pelos brancos não pode ser considerada uma língua?
-
amarildo caetano
Excelente artigo.com fake News Hitler ganhou eleição na Alemanha.A história se repete.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.