Joel Pinheiro da Fonseca > Há doutrinação nas salas de aula? Voltar
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Tive variOS professores marxistas e nunca nenhum deles tentou fazer minha cabeça. Não posso dizer o mesmo dos católicos. Outra coisa: há pais que querem um ensino tendencioso. Assim, colocam seus filhos em colégios militares ou religiosos. E também há escolas tendenciosas: um professor não católico da aula em colégio católico?
Existe uma preocupação real dos que ganham enormes somas de dinheiro explorando a fé das pessoas(que se tornou um grande negócio) qualquer discussão jracional que desperte o senso crÃtico é mal vista e combatida, no fundo é o velho interesse de classe travestido de moralismo que acoberta interesses inconfessáveis.Escola sem partido é um casamento do reacionarismo com o obscurantismo,razão nos limites da fé e da reprodução sistêmica! Na verdade, escola de partido único!
O projeto da Escola sem partido é mais um golpe para os professores. Os prof ensino fundamental e médio nas escolas públicas em geral sofrem com baixos salários e precárias condições de trabalho. Nas escolas particulares as vezes predomina uma lógica comercial dentro da qual os alunos são tidos como clientes. Mais desprestÃgio para os profs que tem sido tutelados. E agora vem esse projeto pedindo mais arrocho e humilhando-os ainda mais. Desse jeito ninguém mais vai querer essa posição.
Cansa ouvir mestres e doutores falando do que não sabem ou não leram ou não querem saber. O projeto não é para qualquer professor ou para "qualquer" manifestação polÃtica. O homem é um ser polÃtico e todos, em maior ou menor grau, temos inclinação para um lado ou outro. O que não se pode permitir é a falta de pluralismo de ideia. Um dos únicos pontos de relevância do texto é quando aponta que vivemos na era dos smartphones e watzap. E também um "endireitamento" de muitos. Dará muito equilÃbrio
Sou professor e hoje, literalmente, estou sendo tratado como inimigo da sociedade. Não é mi-mi-mi, é fato!
Já conseguimos ver o alcance dessa lei nefasta, mesmo sem ter sido aprovada, causando a chamada "pré-censura" na educação. Professores já se vêem obrigados a alterar o discurso com receio de retaliações e perseguições, não porque sejam falas "doutrinadoras" (doutrina é o que se vê nas escolas militares, isso sim), mas por expressarem a humanidade que ainda existe no professor. Esse ser que lê, estuda e questiona o próprio mundo. Força, professores brasileiros! Não vai ser fácil.
Joel ouço/assisto os programas 3 em 1 e Morning Show na Pan. Esse ano colocaram você nos dois programas (felizmente já saÃu do Morning). Percebi logo que você era um critico ferrenho do Bolsonaro e da sua ideologia. Porém, como gostava dos programas tive que aturar suas análises parciais. Inteligentes, mas parciais. Ultimamente você vem se posicionando de forma imparcial, mas não engana ninguém. Você pode não ser de extrema esquerda, mas com certeza é de centro esquerda.
Vc apenas está demonstrando o risco de um partido único.
Vc apenas está demonstrando o risco de um partido único, de uma única forma de se pensar as coisas e o ensino.
Ainda não tomou posse mas abriu a cortina para o teatro do absurdo! Mordaça para o tão sofrido professor quando deveria estar apresentando propostas inteligentes,se tivesse!, sobre escola pública obrigatória em perÃodo integral, melhoria da infra estrutura das escolas, algumas sequer tem banheiro, melhoria salarial do professor e tantas outras polÃticas mais elevadas. Escola sem partido para pagar a dÃvida do voto da bancda evangélica!
É mais nos grandes centros, mas o projeto deveria se chamar "Escola multi partidária", e isto como currÃculo e nos livros, e estava resolvido o problema, o que não pode realmente e ter professores, como você mesmo diz, ameaçando ou induzindo alunos tipo o antigo "beija a mão" para poder passar e não ser perseguido. Professores com ideário politico radical deveriam ser banidos. das escolas, pois são permissivos ao bem da sociedade plural, não agregam valor ao pensamento livre.
Doutrinação há, mesmo que os doutrinadores não a percebam como tal, pois acham que estão apenas apresentando verdades factuais, pois num paÃs tão injusto e desigual, só se pode mesmo apresentar conceitos contrários ao status quo, não é mesmo? Mas creio que o Gildázio Garcia foi no ponto: o nÃvel cultural e de interesse da grande maioria dos alunos é tão baixo que tudo cai no vazio e a doutrinação da igreja ou do polÃtico demagogo sempre será mais relevante. Aà elegem o Bolsonaro...
Sempre houve, tanto de esquerda quanto de direita. Mas com os atuais "novos" professores, em geral, oriundos das periferias, de pequenas cidades (ou do meio rural ), de escolas públicas de péssima qualidade, onde é proibido reprovar até os infrequentes, de famÃlias com baixo poder aquisitivo, muitos são evangélicos e com baixo nÃvel intelectual, pois não são chegados a um bom livro e a um bom jornal, como a Folha, esta doutrinação está deixando de existir.
Entendo que é uma perda de tempo ir atrás disso. Tanta coisa para se investir esforço politico e de gestão e fica-se perdendo tempo com algo absolutamente incontrolável e improdutivo. Além do mais, é fazer muito pouco caso do senso critico das pessoas, numa época de conexão permanente, em que talvez seja mais fácil o aluno doutrinar o professor, se ele não ficar esperto...
Parabéns pelo texto!
A doutrinação já existiu com mais intensidade antes de 1964 e durante o regime militar, essencialmente nos cursos de ciências sociais, quando as fontes de referência eram, basicamente, as escolas. Nos cursos de ciências exatas não existe muita margem para direcionamentos ideológicos. O colunista acertou. Hoje as informações e o contraditório estão mais presentes e ao alcance de todos. Ao fim os futuros profissionais terão todos os instrumentos para a racionalidade.
Engraçado. Pelo menos nenhum comentarista acusou o articulista de petista nem o mandou ir para Cuba, Venezuela, BolÃvia.
Os grandes problemas são outros: estado falido pelo PT e estatais para os amigos do Rei e amor de volta. Mas, que as escolas estão super aparelhadas não há dúvida. Alunos filmarem as aulas sejam de religião ou de pseudo marxismo, assim como de matemática, fÃsica, quÃmica, creio que é uma boa. Quem não está fazendo pregação nada tem a temer. Já quem entra na paranoia deve estar fazendo algum malfeito.
Talvez não super aparelhadas, mas aparelhadas estão. Quem não deve não teme. Quem quer ficar na sombra não assumindo o que fala? pode gravar aulas de matemática e ciências, levar para casa e estudar. Por que não pode gravar papos furados de professores? Delatar o que? É compartilhar as magnÃficas aulas. Compartilhar com os pais, a famÃlia, amigos, sociedade, etc . De onde vem esse medo de exposição das aulas magnÃficas? Tem que ficar tudo em segredo como as palestras do Lula?
As escolas NÃO estão super aparelhadas. Isso é histerismo. Acreditar que um professor com dois tempos de 50 minutos de aula por semana (tempo padrão de história e geografia) vai realizar uma "lavagem cerebral" no aluno é tratar esse aluno como um idiota. Ele não é. A tese também despreza a influência familiar. Ensinar ao aluno a ser um delator (tática usado no regime soviético) é que é o verdadeiro malfeito. Ter e expressar opiniões faz parte democracia e deve ser aprendido em sala de aula.
A doutrinação da esquerda na escola, tem, como sub produto, a doutrinação da mÃdia, jornais, revistas , tv , etc ..de forma que a pauta esquerdista sempre é rotulada com adjetivos positivos do tipo ... pauta "progressista, "alinhada com paÃses mais desenvolvidos" , etc ... de forma a subliminarmente doutrinar o público.
Diga-me se em algum paÃs desenvolvido existe lei similar. Ou seu objeto de desejo não é ser alinhado ao primeiro mundo e sim à paÃses como China, e Arábia Saudita, com escolas controladas pelo Estado? Controle de conteúdo e delação em sala de aula são caracterÃstica de Estado totalitários. Não há mensagens subliminares. O recado é bem direto: em um estado liberal e democrático, TUDO pode ser discutido.
Somos uma cultura de pouca leitura. São poucos os que passam horas de sua vida lendo e escrevendo sem ter virado refém de linhas de pesquisas. Nosso sistema educacional é uma grande farsa. Não estimula o autodidatismo. Algumas tendências (imersas no ensino), sejam elas filosóficas, psicologizantes (...) determinam substancialmente o intelecto humano a ponto de se criar a sensação de certezas irrefutáveis. Para o mais "nu" dos olhares, lá estão os "germes" conceituais que influenciaram decisões..
Nunca pensei que um dia pudesse concordar tanto com uma coluna sua. Gente esclarecida é outra coisa. Parabéns.
Qualquer livro sobre história nacional pode ser classificado indiretamente como doutrinação esquerdista, pois nossa história é constituÃda de violências e desmandos e em qualquer espÃrito normal ela desperta não o patriotismo cego dos anauês, mas um desapontamento crÃtico.
Sinceramente a questão é muito seria! Já não tenho conseguido sequer dormir com essas gravÃssimas formas de interferências em em nosso paÃs: invasão de Ideal cubano deixado por Lula, revolução bolivariana, livros pornográficos na educação infantil, doutrinação esquerdista, fechamento de igrejas, MST ameaçando ocupar meu lote na praia grande. Vou chamar o sÃndico: TIM MAIA!
Definitivamente, seu comentário contempla um mundo paralelo.
questionamento pertinente, mas ao que parece, em 2018 contra argumentos não há fatos.
A escola á apenas a porta de entrada da doutrinação da esquerda.Através do ambiente universitário ela invade os institutos de fomento à cultura, festivais literários, mostras de cinema e teatro de tal forma que, apenas autores , cineastas e diretores que se comprometam a espalhar o ideal da esquerda sejam agraciados com verba, palco e e prêmios.
Se chegamos ao ponto de afirmar que a escola é a razão do problema, melhor adotar o duelo em praça pública como sua solução. É preciso embasamento para sustentar uma opinião e o único embasamento do Escola sem Partido são vÃdeos recortados de atitudes equivocadas de maus profissionais que não representam toda a categoria. Definitivamente a escola falhou em ensinar o que é preciso para sustentar uma hipótese com seriedade.
A dir eita e a esq uerda brasileira, são ideologias "clássicas" e "cra ssas". O deb ate de idéias deve ser feito é na esc ola, uma escola dem ocrá tica, que hoje não existe. O que existe, são extre mos ideoló gicos, de todos os matizes, fazendo junto com um ensino rui m e dro gas, uma escola que: É o veradeiro samba do crioulo doido. Existem ilhas paradisÃacas, no nosso ensino, muito mais por abnegação de alguns mestres e diretores.
É interessante como a abordagem deste assunto tem evoluÃdo. No inÃcio, a doutrinação de esquerda era totalmente negada. Cansei de ver gente berrando histericamente que era tudo mentira, que era grave ofensa aos alunos que se insinuasse que eles eram manipuláveis etc. Agora, como nesse artigo, admite-se o viés de esquerda, mas insiste que este seria a inevitável livre opinião dos professores. O problema é que não há contraditório, não há professores que tenham uma livre opinião "de direita".
Discordo, existe tanto de esquerda como de direita.
Se vc quer ouvir a palavra de um professor (aposentado agora) que trabalhou em universidade pública nos últimos anos, só posso afirmar que pelo menos nos cursos de humanas, não sei nos de exatas ou biológicas, o que tem havido, nos últimos anos, é doutrinação, infelizmente... doutrinação, politização tendenciosa, sem esclarecimentos... talvez os únicos alunos interessados nas aulas que tive nos últimos anos foram ouvintes, das ciências...de humanas mesmo, só doutrinação...
Veja Heitor, ou tb Eduardo, o problema não é discutir... Já tivemos discussões suficientes que nunca levam a nada. O problema é se dar conta que um jovem entra na universidade para eventualmente ter uma profissão qualificada. Não seria simplesmente o caso de se perguntar o que estamos fazendo para atingir este objetivo? Os alunos que estão se formando estão conseguindo se inserir satisfatoriamente no mercado de trabalho? Estamos formando realmente? Equilibrar discussão, esclarecimento, formação.
Diga-me. Professor de que disciplina? Em que universidade?
Professor, o senhor deve saber que o relato particular é insuficiente para sustentar uma hipótese com tamanha generalidade. Melhor seria fazer o debate na própria academia, no lugar de aplicar uma perseguição, não acha?
"O Brasil é o paÃs do futuro!" Que futuro? Um futuro sem educação escolar. A escola deve incentivar o pensamento, falar de qualquer assunto como instrução (o dar aula). É pura hipocrisia quando se meter na vida dos outros vira projeto de governo. De polÃticas públicas o governo eleito não trata.
Acompanhei os estudos e uma filha no ensino médio. A doutrinação vem de cima, já do material didático. O ensino da " filosofia" e da "sociologia", que pretende estimular o "espÃrito crÃtico" do aluno constava de trechos pinçados aqui e ali, de pensadores igualmente pinçados e que iam ao encontro das ideias do partido no poder. O mesmo se aplicava ao ensino da História, reinventada e reinterpretada pelo PT. Tudo isto faz parte de um projeto de poder chamado de totalizante. " A Ditadura Perfeita"
Os PCNs datam do governo FHC. O senhor, como a maioria das pessoas que discutem educação no paÃs, está desinformado sobre nossa polÃtica educacional. Quem desenvolve os parâmetros curriculares são pesquisadores embasados em trabalhos acadêmicos, todo o resto é falácia e ignorância. A melhor forma de refutar nosso currÃculo, que certamente precisa melhorar, é formulando novas e mais pesquisas... o resto é falatório.
Você começa a perceber a doutrinação da esquerda , quando você protesta que o governo da esquerda está nos roubando e a maioria te acusa de ", nazista, fascista. homofóbico, misógino..."
Circulam vÃdeos no What'sApp mostrando professores sendo grosseiros e gritando de forma agressiva com alunos que discordam dele, quase que num surto psicótico. Não é um só, são vários casos. Os autores conservadores simplesmente não são conhecidos, são censurados. E livros didáticos como o "Nova História CrÃtica", de Mário Schmidt, adotado pelo Mec (10 milhões vendidos), contêm uma sucessão de erros factuais bizarros, como afirmar que o atentado de 11 de Setembro foi obra da extrema direita.
Definitivamente vários vÃdeos no whatsapp não podem suplantar a nossa tradição acadêmica. Do contrário não nos restará nada além de falatório e opiniões despropositadas. Se é preciso mudar, que se mude segundo o modelo mais confiável, o da pesquisa cientÃfica.
A doutrinação é feita de para ser despercebida mesmo.Ela se torna tão espalhada e cotidiana na escola , jornais, rádio e tv que todos parecem achar normal. Afinal todos, a famÃlia, os colegas de trabalho e amigos tem as mesmas opiniões e , quem discorda, corre o risco de ser demitido, excluÃdo dos cÃrculos de amizade, etc...
Prezado Senhor Iago. De fato. Isso se viu claramente nessa campanha eleitoral, onde o mote principal era o antipetismo.
Parabéns Joel!!!! Da minha parte nunca vi doutrinação nem nas escolas e nem na universidade. O que vejo é ponto de vista pessoal de cada um, e é direito de todos. Já encontrei vários pontos diferentes do meu e nunca me senti doutrinada. Acredito que pessoas que defendem a tal "escola sem partido" são as que na verdade querem doutrinar, ou melhor fazer lavagem cerebral nos estudantes. Evitando que pensem muito nos acontecimentos que os cercam.
Precisamos mesmo de "escolas sem partido", mas muito mais de "ministérios sem partido", "jornalismo sem partido", "financiamentos sem partido", "teledramaturgia sem partido". A situação estava lembrando uma música do Queen "One vision", onde se promove um só coração, um só objetivo, um só homem, e que precisamos apenas de uma única e ampla visão de mundo. É essa visão de partido único em todas as instâncias da sociedade que caracteriza a esquerda em todos os paÃses socialistas.
falhas no seu texto enviesado caro Joel: 1) Ninguém disse que o problema da precariedade da educação é devido à doutrinação 2) Ter opinião de esquerda é uma coisa, agora obrigar que os alunos sigam um livro com viés esquerdista é outra. O material didático é o ponto chave nessa discussão. Tem que ser um material de qualidade (sem viés algum obviamente) 3) A principal fonte de informação tem que vir da escola. Essa checagem na internet não é fonte confiável para alunos
A doutrinação de esquerda não é só nas escolas, ela vinha se reproduzindo em vários espaços, aparelhando tudo. Jornalistas de esquerda repetem a mesma ladainha em manchetes e colunas. A própria Folha torna-se nas eleições o Diário Oficial da esquerda. Na teledramaturgia há uma elegia exagerada ao lgbtismo. Agencias de financiamento destinam subsÃdios para ditaduras de esquerda. Na área jurÃdica, Favreto, Toffoli, Barroso e Lewandowski são tÃpicos guardiões da doutrina. Tava tudo dominado.
Caro Joel Pinheiro, ao longo dos anos tive o privilégio de aprender com professores excepcionais, dotados de capacidade argumentativa Ãmpar, quaisquer que fossem as doutrinas à s quais se referenciavam. Debatiam sempre, doutrinavam nunca. De todos aproveitei algo. O debate entre distintas visões de mundo gera clareza e afasta a escuridão. Esse obscurantismo castrador é o que a desonestidade intelectual embutida no ideário da escola sem partido quer levar à s salas de aula de nossas escolas.
Dirceu, você teve professores "...dotados de capacidade argumentativa Ãmpar, quaisquer que fossem as doutrinas à s quais se referenciavam" e "...debate entre distintas visões de mundo..."? Você é um privilegiado! Ou é muito idoso, pois há décadas a visão de esquerda é a única a ser apresentada aos estudantes.
Parabéns pelo texto, perfeito!! Tive professores de esquerda e de direita, pude conhecer os dois lados e fazer minhas escolhas. A doutrinação polÃtica atual vem das informações distorcidas das redes sociais e defendidas por seus grupos de interesse, sejam econômicos ou religiosos.
Endoutrinamento ou doutrinação?
Endoutrinamento ?
Excelente reflexão. E, se os alunos estão sendo doutrinados ideologicamente nas escolas, essa doutrinação é de extrema-direita, pois foi esse o resultado das urnas. Falácias fascistóides!
Depois de tirarem do professor salários dignos e condições minimamente adequadas de trabalho, querem tirar também a única que lhe restou, a autoridade intelectual. Depois de tudo, ainda seremos tidos como os responsáveis pela doutrinação e todas as desgraças do paÃs. Faço licenciatura de história, nem socialista sou. Tive que ouvir de familiares que irei ensinar ensinar meus alunos a serem pobres. Não está fácil..
O articulista afirma, e com razão, que pesquisar metodologias de ensino mais eficientes tem prioridade a coibir a doutrinação polÃtica. Há que lembrar que o método paulo freire foi abandonado em *todos* os paÃses em que foi tentado, menos um, e isso porque *é ruim para ensinar a ler e escrever*. O fato de ser considerado um dogma deve ser objeto de preocupação e ação.
Parabéns Joel! Excelente artigo. Muitos não entendem o verdadeiro propósito deste projeto autoritário que querem implantar. Seu artigo é bastante lúcido.
Existem *muitos* professores que ensinam marxismo de botequim (direto do Manifesto do Partido Comunista, de 1848) como se fosse a verdade absoluta, e cobram na prova; fazem propaganda polÃtico-partidária e chamam os alunos para manifestações. Ainda piores são os alfabetizadores que em vez de ensinar a ler e escrever fazem proselitismo polÃtico, e acham que estão fazendo certo. E aÃ? Deixar fazer, em nome da liberdade de cátedra?
Alfabetizadores que em vez de ensinar a ler e escrever fazem proselitismo polÃtico! Como? Afirmação estapafúrdia e sem conexão com a realidade. Explique como é feito? Em vez de "vovô viu a uva", "Marx viu o Capital"? Já vejo um monte de criancinhas de 5 anos gritando "trabalhadores, uni-vos".
Acho que vc não entendeu o texto...
O que há por trás da Escola Sem Partido é um desejo de revisionismo histórico que imprima um viés de direita nos conteúdos. Basicamente, querem trocar uma doutrinação por outra: falar não em ditadura militar, mas num mero "regime", doce como mel, que salvou o Brasil do comunismo. E continuou salvando por vinte anos a fio, suspendendo direitos básicos, prendendo à larga e torturando jovens ideologicamente empolgados de 19 anos de idade, "altamente subversivos". Anauê, meu nego!
O assunto é complexo, não é para amadores e tem sido estudado extensivamente tanto nos EUA como no Reino Unido. Um dos estudos mais conhecidos foi feito pelo Pro. Albert Bandura de Stanford e batizado de "Bobo Doll". Todos os estudos concordam num ponto: a doutrinação feita na infância geralmente funciona ao contrário na idade adulta, ou seja, a criança que recebe doutrinação de esquerda acaba adotando a direita na idade adulta. Se funcionar assim no Brasil, a esquerda está dando t/iro no pé.
O trecho "...a doutrinação feita na infância geralmente funciona ao contrário na idade adulta, ou seja, a criança que recebe doutrinação de esquerda acaba adotando a direita na idade adulta" pode ser uma boa explicação para a eleição do Bolsonaro. Muito bem lembrado.
Aplaudo a coluna. Do começo ao fim. Essa turma da escola sem partido definitivamente não teve bons professores - ou os pobres tiveram terra árida para suas sementes e não vingaram. A gente fica sem saber se é má fé ou bur.rice mesmo. Estão desviando a atenção do real problema.
Também venho dizendo isso desde a formalização desse projeto esdrúxulo: existem dezenas de problemas de verdade e mais urgentes na educação brasileira! E outra: essa é uma preocupação de pais que não participam da educação de seus filhos. O papel dos pais é complementar ao da escola. Se trocassem a novela ou o futebol pelo acompanhamento permanente da educação dos filhos, não teriam nenhum tipo de preocupação.
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