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  1. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Hélio Schwartsman, mais um palpiteiro de plantão.

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  2. NELSON JOSE FEROLDI

    Muitas vezes não temos como escapar de questionamentos que alunos fazem em sala de aula referindo-se a fatos que estão sob os holofotes críticos da mídia. Mas apontar responsáveis, propor alternativas, buscar exemplos de povos bem sucedidos, são atitudes que não doutrinam e nos colocam no centro de um debate sadio e equilibrado sem se aproveitar destas mazelas para propor partidarismos ou ideologias salvadoras da pátria, como sói acontecer em recantos desta pátria.

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  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Ninguém pode convencer o outro a mudar. Cada um de nós guarda um portão que somente pode ser aberto de dentro”. “Que haja transformação, e que comece comigo. Marilyn Ferguson.

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    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      É verdade. Sabias declarações. Paulo Freire recomenda ao professores para que sejam criativos e não simples repetitivos. “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. ”

  4. ricardo fernandes

    A bem da verdade, tive vários professores marxistas e nenhum deles tentou fazer minha cabeça. O mesmo não posso falar dos católicos.

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    1. Dirceu Ribas Veiga Junior

      Ricardo Fernandes, o mesmo, ao longo da vida, ocorreu comigo. Aliás, o que aprendi com aqueles professores marxistas muito me ajudou a compreender estes professores católicos e suas motivações para as infindáveis, cotidianas e subliminares tentativas de doutrinação. Todavia, todos, marxistas e católicos, graças à pluralidade e liberdade intelectual que as escolas permitiram aos docentes, colaboraram para que eu entendesse melhor esse nosso mundo.

    2. Dirceu Ribas Veiga Junior

      Ricardo Fernandes, o mesmo, ao longo da vida, ocorreu comigo. Aliás, o que aprendi com aqueles professores marxistas muito me ajudou a compreender estes professores católicos e suas motivações para as infindáveis, cotidianas e subliminares tentativas de doutrinação. Todavia, todos, marxistas e católicos, graças à pluralidade e liberdade intelectual que as escolas permitiram aos docentes, colaboraram

  5. Carlos Fernandes

    Sem salário e sem estímulo, nunca a educação irá decolar.

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  6. Herculano JR 70

    No Brasil ñ tem escola ruim, tem pais mal remunerados. E conforme J Colemam, ja citado na coluna, o nível do aluno, e da escola, é o dos pais. Tal escola oficial, que ñ ensina a trabalhar, so será boa qdo o país andar e os pais enriquecerem. Ñ é a escola q faz o país, mas o país q faz a escola.De fato, a palavra gênero é neutra. Mas foi tornada por ideologia e deve ser lembrado ao professor q ideologia ñ deve ser praticada nas escolas, principal/e pelos pseudo humanistas das ciências humanas.

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    1. jose carlos toledo junior

      Cara, as vezes perco tempo lendo comentários. Na boa, você lê muito e inclusive o contraditório, mas sua cabeça está fechada.

  7. Barbara Maidel

    O Brasil se afunda cada vez mais no lodaçal da estupidez, da ignorância e do obscurantismo. O que já está péssimo ficará ainda pior. Não há solução.

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