Marcelo Viana > Maior de todos os cientistas, Newton não foi um grande ser humano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Citar nomes Vale apenas como referência. De fato todos estamos assentados sobre ombros de gigantes: se não forem uns serão outros.
Não sei se o maior de todos...mas com certeza foi importante. Para mim o mais genial foi Kepler...deduziu acertadamente a mecânica celeste....a lei gravitacional estava implÃcita ali ...apenas não formulou...
Hipotese: Newton sofria de Sindrome de Asperger. Estamos criticando um autista por ser autista...
Infelizmente para Newton, a notação da derivada, fundamental pra seu trabalho, era limitada. Leibnitz criou e usava a notação "dx/dy" para derivada, enquanto Newton usava "f ponto", limitando, semioticamente o desenvolvimento dos calculos. A notação de Leibniz é muito mais poderosa. Leibnitz tbem provou que a integração e a diferenciação são operações inversas, entre outros trabalhos muito importantes.
Na boa... e daÃ? O cara foi um monstro da Ciência. Nem a natureza, nem as longÃnquas gerações, nem as conquistas e avanços cientÃficos obtidos serão melhores ou piores por causa disso. A História é sempre contada pelos vencedores (pelo menos até que vire um rodapé de livros e seja esquecida). Tenho certeza que o macaco que descobriu o uso do fogo foi plagiado pelo macaco da tribo vizinha. So what?
Sério mesmo?? Então dane-se as atrocidades cometidas pelo mundo, desde que tenham sido realizadas por quem saiu vencedor.
E daà nada. Apenas uma curiosidade interessante. A maioria dos humanos gostamos desse tipo de informacao. Suponho que a maioria de nós já sabia que alguem muito inteligente pode, não obstante, revelar-se um ser humano desprezÃvel.
A despeito de ter sido um cientista excepcional...possuÃa falhas de caráter inerentes a maior parte dos seres humanos...dentre elas a vaidade, a deslealdade e a capacidade de fazer intrigas...!
A lei de Hooke relaciona força com deformação elástica, permitindo sua quantificação. Newton percebe que uma força resultante, quantificada dessa forma, é proporcional à aceleração de um corpo. E aà viaja na maionese: como os corpos celestes são acelerados, supõe que há uma força (gravidade) entre eles. Mesmo manifestando certo desconforto com a noção de uma força à distância sem contato.
Cesar, A situação dos astronauras numa nave em órbita é semelhante à de em uma pessoa em queda livre, não sentem o próprio peso. A força existe nas contas, mas não é sentida como tal, contrariando a intuição.
Viajar na maionese é realmente exagero. Mas ele podia simplesmente relacionar a aceleração da gravidade à massa e distância, se mantendo no que é observável, sem precisar do conceito de força. O seu emprego na gravitação redefiniu força como massa x aceleração. E, ao contrário do conceito de deformação elástica, isso se afasta na noção intuitiva e gera confusão. Uma pessoa na estação espacial não sente força alguma, mas como está em movimento acelerado, por definição sofre uma força.
Por que ele "viajou na maionese"? Ele descobriu a gravitação universal, quantificou-a e teve a humildade de dizer que não sabia como ela podia agir à distância.
Marcelo Viana, onde posso encontrar os critérios que devem ser preenchidos por alguém que gostaria de adquirir o tÃtulo de "Um Grande Ser Humano"? Na BÃblia Cristã, no Alcorão, na cartilha do Pt, ou no Manual de Redação e Estilo da Folha? Se você é um materialista darwinista, pergunto-lhe o que um sÃmio deve fazer para se tornar "um grande sÃmio"? Copular com um grande número de sÃmias e comer muitas bananas? Ajudar outros sÃmios a fazer a mesma coisa? Descobrir leis da FÃsica?
Marcelo Vianna, não és um grande ser humano?
O que o colunista alega que Newton fez aos cientistas citados, ele mesmo está fazendo agora com Newton: destruindo sua reputação.
Menos, Joel, menos...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Maior de todos os cientistas, Newton não foi um grande ser humano Voltar
Comente este texto