Paul Krugman > Que diabos aconteceu com o Brasil? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parece que muitos aqui criticam sem ler o artigo (o texto é muito longo?). O que Krugman está dizendo é que politica de cortes e austeridade sao de curto prazo e curto alcance, enquanto que o Brasil precisa de policas economicas de longo alcance. Mas ainda, politicas de cortes de serviços publicos e investimentos governamentais, e austeridade, reforma da previdencia etc, só pioram a crise (pois retiram dinheiro dos consumidores, que vai depois para as empresas). Aprofundaremos a depressão.
DirÃamos que quando se substitui renda por crédito só pode dar tomate pisado. É o que estamos vendo hoje. Sem produção, emprego, renda, não há solução.
Everything ok! A única informação que faltou ao analista é que todas as tentativas feitas pelo governo da Dona Dilma para alavancar a economia eram obstruÃdas pelo Eduardo Cunha e os amiguinhos dele lá no Congresso Nacional. Tudo com vistas (é claro!) ao Golpe de 2016.
Nobel de economia é ignorante para quem votou no fascista!
Tem que continuar a análise ainda não chegou nem perto
"O que eles estavam pensando? É incrÃvel, mas eles parecem ter aceitado a teoria da austeridade expansiva." Para os que apreciam, Paul Krugman é premio Nobel de Economia.
Uma exceção aos extra Brasil.que desandam a dar pitacos sem base. Fez questão de ressaltar a pouca familiaridade com o todo, embora na Economia tenha feito uma análise que não desmente a sua incontestável capacidade e inteligência. Para nós, mais chegados, resta clara a responsabilidade de passados governos e polÃticas na composição da crise atual.
Desconhecimento total do ocorrido (ou finge que não conhece). O Levy foi escalado só pra inglês ver, nunca teve apoio da Pixuleca e dos próprios petistas, que preferiam adotar discurso demagogo de que reformas prejudicariam o pobres, enquanto isso torciam para que DIlma fosse impichada para passarem a batata quente que arrumaram para a frente e se fazerem de vÃtimas do "golpe". Sem um pingo de grandeza moral, acabaram quebrando a cara; tchau petralhahs!
Tchau! Vê se corrige ao menos a correção da tabela do imposto de ´´renda``. Até 2015 Lula&Dilma corrigiam. Cuidado com o Hiper-super-mega-ultraneoliberalguru!
Tem toda a razão. Esse nobel de economia não sabe nada.
A análise do senhor Krugman está correta. O diagnóstico dele não está. Ele desconhece sobre Eduardo Cunha, Aecinho, José Serra, Alckimin et caterva. O que ocorreu aqui no Brasil foi o maior e mais didático exemplo de falta de amor à Pátria da parte da elite de um paÃs. Da elite econômica brasileira. O Brasil retrocedeu de futuro integrante do clube dos paÃses desenvolvidos economicamente para o seu lugar histórico de "emergente". Está de volta para o futuro: do desemprego e da miséria.
Por que não calas, ignorante?
Ignorante? Com certeza criticar Krugman mostra o seu conhecimento !
Pelas barbas do profeta! Então o Poste 1 " adotou medidas de austeridade fiscal e aperto da polÃtica monetária no momento em que a economia entrava em queda?". Quais medidas foram essas que ninguém viu? Enxugamento do Estado gigante e parasita, isenções para empresários "parceiros", reformas trabalhista, previdenciária, de competitividade (burocrática, educacional e tecnológica)? Só me faltava essa contratar o "Mantega" norte-americano para respaldar as besteiras do Mantega tabajara.
Bem..com o tabajara Guido eu não vi o Brasil de joelhos e se rastejando com um penico em cima indo implorar empréstimos à porta do FMI como vi na Ditadura, Sarney, Collor e FHC, e só com economistas com pós-pós-doutorado por Yale, Harvad, Chicago etc De quebra o tabajara pagou os 40 bilhões de dólares em dÃvida com o FMI deixadas por FHC e tornando-se credor do fundo. E deixando US$ 381 bilhões em reservas internacionais. Por favor, não toquem nas reservas.
O aumento de juro liderado pela Seita dos Falsos Liberais Rentistas foi a principal razão que reprimiu a economia, reduziu arrecadação, aumentou despesas financeiras e levou o déficit nominal para 10%. O corte de despesas alivia a situação ao melhorar a poupança fiscal, mas ele efetivamente não ocorreu nos dois anos da depressão, tanto que foi condenada por pedalada fiscal. E chamar JB de fascista é graças à influência da FakeFolha no mesmo inepto que falou que Singapura era improdutiva.
Quer dizer que atais pedaladas era conversa pra PATO dormir? E os diabos dos golpistas nos jogaram em uma recessão. ´Queimando`milhares de chefes de famÃlias. Que safados! Pelo que entendi, o Guido não era pra ter saÃdo. Bem..mas agora temos o Hiper-super-mega-ultraneoliberalguru. Agora vai, vai mesmo Kavalar a recessão!
"Que diabos aconteceu com o Brasil?" Paul, um golpe!
Perfeito! Dilma cedeu aos financistas, nomeou um deles para comandar a economia. A oposição não deu trégua e fez o discurso do estelionato eleitoral,(com razão) o governo Temer estendeu sua ponte para o abismo e parece que a sequência será a queda no precipÃcio, tendo no comando os mesmos artÃfices do caos, os fiéis representantes do capital financeiro.
Um dos erros da presidenta Dilma foi sucumbir às pressões para fazer ajuste fiscal, nomeando um ministro da fazenda ultra liberal. Não por acaso, o tal ministro vai compôr a equipe econômica do "posto ipiranga" do governo(?) que virá.
Argumento falso; o Levy foi escalado só pra inglês ver, nunca teve apoio da Pixuleca e dos próprios petistas, que preferiam adotar discurso demagogo de que reformas prejudicariam o pobres, enquanto isso torciam para que DIlma fosse impichada para passarem a batata quente que arrumaram para a frente e se fazerem de vÃtimas do "golpe". Sem um pingo de grandeza moral, acabaram quebrando a cara; tchau petralhahs!
um dos erros da presidenta Dilma foi sucumbir às pressões para fazer ajuste fiscal, nomeando um ministro da fazenda ultra liberal. Não por acaso, o tal ministro vai compôr a equipe econômica do "posto ipiranga" do governo(?) que virá.
A ameaça da crise mundial no Brasil levou o governo Dilma a realizar ações desastrosas aos cofres, como as desonerações que não tiveram contrapartidas prometidas por empresários, as especulativas taxas de juros exponenciais praticada no atacado e principalmente no varejo, aliado a quatro anos de crise polÃtica sem precedentes, com todos os atores agindo na base do "salvem-se quem puder", devem ser, grosso modo, alguns dos motivos para incrementar essa tal de "tempestade perfeita".
Tsunami Dilma Rousseff. Foi isso que aconteceu. Total incompetência avalizada por Lula e pelo PT. Estamos torcendo para o Bolsonaro resolver a situação, mas pelas declarações dele acho os problemas que vão aumentar.
O que aconteceu é que Dilma Rousseff e sua equipe econômica foram muito incompetentes, nada mais, nada menos, simples assim.
Prezado Senhor João Mucci. Fenomenal resumo do artigo de Paul Krugman. Como ele não percebeu isso e foi tentar fazer uma análise do que aconteceu com o Brasil? Que perda de tempo.
Concordo.
Ao final de 2009, os analistas econômicos já indicavam a vulnerabilidade do Brasil, que havia usado o boom das commodities para criar um mercado agressivamente consumidor. A falta de impulso na infraestrutura e o descaso com a competitividade na fase de bonança não permitia um bom prognóstico, caso acabasse a bolha de altos preços de nossas matérias primas. O resto foi consequência da 'nova matriz econômica'. IncrÃvel que Krugman ache que o paÃs já tinha tudo em ordem na maré de sorte anterior.
O que aconteceu foi o tsunami Dilma Rousseff kkk. Incompetente.
Krugman acredita que os maiores erros vêm do q Dilma fez a partir de 2015, e o que Temer e Meirelles aprofundaram a partir de 2016. Exatamente o oposto do que a grande mÃdia e os economistas ultraliberais dizem. A favor de Krugman, o fato de que a dose aumentada de Temer só estabilizou a crise (ocorreria de todo modo, se não houvesse a crise polÃtica?), nos deixando com crescimento próximo de zero.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Que diabos aconteceu com o Brasil? Voltar
Comente este texto