Opinião > Redes de escuridão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    Não sei se é um problema só brasileiro mas as pessoas ficam torcendo pelo seu candidato. É quase aquela bestialidade de ficar correndo atrás de celebridades vazias. Querer que o Estado seja bem gerido é uma coisa. Crer em salvadores como Lula ou Bolsonaro é bobagem das grandes.

    Responda
  2. VALMIR JESUS R ALMENARA

    A Folha segue sustentando o insustentável, ou seja o fato de que tentou através de um factóide, influir a favor da esquerda, no resultado da eleição. Repúdio veementemente essa postura, e o farei de maneira mais efetiva cancelando minha assinatura do jornal.

    Responda
  3. VALMIR JESUS R ALMENARA

    A Folha segue sustentando o insustentável, ou seja o fato de que tentou através de um factóide, influir a favor da esquerda, no resultado da eleição. Repúdio veementemente essa postura, e o farei de maneira mais efetiva cancelando minha assinatura do jornal.

    Responda
  4. Gabriel Jr

    Oh DÊNIS TAVARES, sobre aumento do fluxo, o pessoal que trabalhou nisso deu uma exagerada e deixou rastros gigantescos, basta investigar. Por exemplo, as redes sociais de Neymar e Madonna são mundiais, no entanto, fizeram o Bolsoanro mais pop star do que os dois juntos e o papa. Bolsonaro recebia 16 milhões de interação na rede, Neymar 1 milhão e Madonna meio milhão. Dê uma busca no Google assim: Bolsonaro, Neymar e Madonna. Leia lá.

    Responda
  5. Denis Tavares

    E segue a folha tentando sustentar a fake news..

    Responda
  6. Denis Tavares

    "Reportagem da Folha em outubro revelou que empresários apoiadores de Jair Bolsonaro contrataram agências para impulsionar, no WhatsApp, conteúdo desfavorável ao seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT)". Ué, como "revelou" se não teve prova de nada? Ademais, de que adiantaria observar aumento de fluxo, se não e possível ver o conteúdo, em função da criptografia que protege o cidadão da bisbilhotice estatal. Um aumento de fluxo poderia, inclusive, indicar mensagens pró Haddad.

    Responda
    1. Denis Tavares

      "Um aumento de fluxo poderia, inclusive, indicar mensagens pró Haddad". Pois é, poderia ser uma manipulação do PT, mas ninguém saberia de nada, pois não é possível ver os conteúdos.

  7. NELSON JOSE FEROLDI

    Neste caso, em briga de cachorros grandes, o vencedor será aquele que se identifica com a grande maioria, disponibilizando canal de emissão de ideias, opiniões e aspirações de forma rápida e praticamente grátis. Novos tempos. É bom Já ir se acostumando.

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    Parabéns à FSP -- em especial à jornalista que fez a reportagem e é vítima das consequências até hoje --mas está mais do que claro que não há interesse concreto das autoridades e instituições públicas em realizar investigação, pressionando estas empresas de boatos, fofocas e espalhafatos. Se fosse o outro candidato que tivesse ganhado no segundo turno utilizando estes meios espúrios, as "autoridades legais isentas da política" teriam impugnado a eleição com o apoio da maioria da opinião pública.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Mas isso também é outra característica de seguidores do capitão -- falar e escrever "verdades" sem ter o mínimo de entendimento. Antes de falar ou escrever o que não sabe, procure pesquisar um pouquinho aí na sua telinha. Ou será que ela só serve mesmo para reproduzir fake news?

    2. Antonio Catigero Oliveira

      O comentarista Tavares, tão senhor de si -- característica daqueles que têm sempre "razão" -- desconhece a diferença entre Opinião Pública e Eleição; pensa que é a mesma coisa.

    3. Denis Tavares

      se fosse com a maioria da opinião púbica o outro candidato não teria ganho (afinal, na democracia se elege por maioria)

  9. NELSON JOSE FEROLDI

    Por falar em redes de escuridão, cadê as msgs que envio e não aparecem aqui?

    Responda
  10. Pedro Ferrel

    Em notícia publicada por esta Folha e pelo site UOL em 26/out/2018, ficou completamente provado que o PT (isso mesmo, o PT) fez uso de serviço de disparo de mensagens em massa via WhatsApp. Nada foi provado contra a campanha de Bolsonaro. Dito isso, fica a singela e necessária questão: qual será a pena imposta ao PT, o partido que, segundo ministros do STF, implantou uma agenda criminosa e um projeto criminoso de poder no governo federal.

    Responda
  11. Gabriel Jr

    Oh JOSÉ M LEAL, não tem essa de falta de provas. O TSE pediu pro Zuck abrir a caixa preta dessa marmelada e ele se fez de desentendido. As provas estão na rede, pois tudo nesse meio digital deixa rastro. Aliás, as provas estão inclusive no seu celular JOSÉ M A LEAL, você é apenas mais um dos 90% de eleitores que só consumiu fakenews, acreditou e continua acreditando. Informe-se melhor e delete esssas inutilidades de bolsominions armazenadas no seu celular.

    Responda
    1. Gabriel Jr

      Não, não, estou apenas estou te ajudando a entender que existe imprensa no Brasil. Leia, informe-se,

    2. José M Leal

      Gabriel, o seu mundo é pequenino e simplorio. Nele, as pessoas se dividem em bolsominions e petistas.

  12. José M Leal

    Ataque e lamento da FSP contra as mídias sociais, chegando a falar em ameaça à Democracia. Motivos?. Dois. O primeiro foi divulgar notícias sem provas sobre o impulsionamento de mensagens; o segundo foi ter perdido espaco para as redes sociais nas eleicoes. Os monopólio da comunicação por poucos grupos econômicos está ruindo. Daí o desespero.

    Responda
    1. José M Leal

      (Oliveira) Bom argumento, em forma e conteudo. Escrito por um Oliveira jornalista? Agora, Oliveira, as mudanças no ambiente extinguem os dinossauros. O jornalismo mudou, e esse dinossauro que vc defende nao esta percebendo isso. Quer vc goste ou nao, as midias sociais vieram pra ficar. Apenas os totalitários, os homens pequenos e os ditadores acham necessário sufocá-las ou extingui-las.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      A Folha de São Paulo cumpre seu papel de bem informar os leitores e o público em geral. O Jornalismo profissional investiga fatos e pessoas sem viés ideológico. Pode acontecer? Acho que sim. Rede social não tem código de ética. Opinião sem obedecer a procedimentos de verificação e revisão. A ética não figura como essencial em redes sociais. Tolice entende-las como Jornalismo.

  13. Gabriel Jr

    O TSE perguntou para o dono zap: “E aí, Zuk, o partido do Bolsonaro pagou por mensagens em massa na campanha?” Daí o Zuk responde: “não”. E ficou por isso meso. No entanto, até hoje, no pós-campanha, você cidadão abre o seu Youtube e Twitter, por exemplo, e dá de cara com aquelas publicações de bolsominions enaltecendo o que o mito deles produz em vídeo, áudio e texto. Mesmo tenha higienizado quem segue, continuará recebendo isso.

    Responda
  14. Renata Gomes

    Pois é. Mas quando algum juiz determina a suspensão dos serviços como o do WhatsApp até que ele cumpra uma ordem judicial, os veículos de comunicação gritam e criticam... Decidam-se.

    Responda
  15. Benedicto Ismael Dutra

    A tecnologia criou uma nova forma de comunicação, é nova por isso ainda não bem compreendida em seu funcionamento e efeitos. O aspecto inédito é que pela primeira vez as pessoas podem divulgar o que pensam, o que querem. Até que ponto pode haver manipulação dos usuários e das próprias operadoras? O uso pode ser feito para o bem ou para o mal, depende da livre resolução de cada ser humano, assim como dele depende o uso para o enobrecimento e aprimoramento da espécie humana como era de se esperar.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    Evoluímos da escrita na pedra, sinal de fumaça, papiro, papel, telégrafo, fax, e-mail, microblog e a evolução irá continuar, gostemos ou não. A tecnologia continuará a evoluir e mudar culturas de negócios em todo o planeta. É natural que a media tradicional esperneia porque gradualmente está perdendo o papel que desempenhou por muito tempo de ser o intermediário entre o cidadão e o fato. Se não mudar os conceitos, em vez de gradual, a perda será súbita e nada prazeirosa.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Você está de brincadeira não é?

  17. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Meu Deus! Esse pessoal da Folha parece que acredita em Papai Noel. Ou acha que os grandes conglomerados na internet sejam a Madre Teresa de Calcutá. O pobre mortal usuário da rede é que tem de ter o discernimento de saber se está sendo enganado ou não. Isso é alcançável somente por meio de uma boa educação. Os incautos e os ignorantes são facilmente ludibriados.

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Além disso, a Folha e o ministro Barroso creem que os grandes conglomerados da rede vão abrir seu modelo de negócio com uma simples intimação de um ministro do judiciário e por um desejo cândido dos editores de um jornal. Ademais, as matrizes desses conglomerados estão longe do Brasil.

  18. Henrique Miranda

    Se a Folha tem tanta certeza, porque ela mesma não apresenta as provas, os contratos, os comprovantes de transferência de recursos? O Barroso deveria ter intimado a Folha também a entregar estas comprovações, pois gostaria de ver se ela agiria da mesma forma como acusa as plataformas nesta reportagem.

    Responda
    1. Denis Tavares

      Verdade! O Barroso, com o mesmo argumento utilizado pela folha contra o Zap, poderia exigir da folha tudo que vc mencionou.

  19. João Pedro Sousa

    Esse editorial está perfeito. É lógico que não teria impulsionamentos de contas oficiais, mas de terceiros. As redes não responderam as perguntas mais importantes e fica incógnita. O whatsapp baniu contas que fizeram impulsionamento e isso é fato. A folha está com total razão !

    Responda
  20. João Pedro Sousa

    Esse editorial está perfeito. É lógico que não teria impulsionamentos de contas oficiais, mas de terceiros. As redes não responderam as perguntas mais importantes e fica incógnita. O whatsapp baniu contas que fizeram impulsionamento e isso é fato. A folha está com total razão !

    Responda
  21. João Pedro Sousa

    Esse editorial está perfeito. É lógico que não teria impulsionamentos de contas oficiais, mas de terceiros. As redes não responderam as perguntas mais importantes e fica incógnita. O whatsapp baniu contas que fizeram impulsionamento e isso é fato. A folha está com total razão !

    Responda
  22. Carlos Demcrata

    Com o fim das eleições, em todos os níveis - de candidatos a governadores e presidenciáveis, fica a fato: não foram eleições livres no sentido Democrático amplo? Existem provas da fraude (guardei grupos onde fui incluído por marginais, informei, como muitos e nada foi feito). A democracia foi fraudada pois foram usados métodos proibidos?

    Responda
  23. Carlos Demcrata

    Com o fim das eleições, em todos os níveis - de candidatos a governadores e presidenciáveis, fica a fato: não foram eleições livres no sentido Democrático amplo? Existem provas da fraude (guardei grupos onde fui incluído por marginais, informei, como muitos e nada foi feito). A democracia foi fraudada pois foram usados métodos proibidos?

    Responda
  24. RUBENS FERREIRA

    Quando vocês vão cair na real ?! O maior impuncionador de candidaturas - FSP em prol do PT - está reclamando do que ? Que está perdendo espaço neste mercado para as redes sociais ??? Por favor, virem essa página e mudem de estratégia, pois PT nunca mais !!!

    Responda
    1. jose silva

      Nao adianta alertar. Eles estao cegos!!!

  25. RUBENS FERREIRA

    Quando vocês vão cair na real ?! O maior impuncionador de candidaturas - FSP em prol do PT - está reclamando do que ? Que está perdendo espaço neste mercado para as redes sociais ??? Por favor, virem essa página e mudem de estratégia, pois PT nunca mais !!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.