Hélio Schwartsman > O governo Bolsonaro vai dar certo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    Eleito por causa de um atentado perpetrado por um cre.tino que só o livrou do debate isso sim. Liberalismo eu aceito mas não o liberalismo daqui que acredita que os que trabalham oferecendo serviços o devem fazer por remuneração aviltante quase escravocrata. Esse aí não dá não!!

    Responda
  2. João Carlos Peres

    Todos sabemos que a reforma da previdência é um mal necessário e que, qualquer dos postulantes a presidente deverá implementar essa e outras reformas imprecindíveis para o Brasil se desenvolver. No Brasil, com exceção de alguns trabalhadores (rural, mineiros, entre outros que a atividade prejudica muito a saúde do trabalhador), não deveria se aposentar com menos de 65 anos. E servidor público também não poderia se aposentar com benefício superior o da iniciativa privada.

    Responda
  3. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Resposta: se depender da torcida de parte da imprensa, intelectuais, artistas e dos partidos de oposição, não.

    Responda
  4. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Não precisamos torcer para dar certo. Já deu, é só olhar com carinho o alto nível intelectual do futuro presidente, o seu profundo conhecimento da realidade brasileira, além do conhecimento acima do normal da problemática econômica nacional e internacional. Assessorado por esse grande filósofo Olavo de Carvalho, reconhecido mundialmente, com a escolha precisa dessa pérola do Itamarati para as relações exteriores. O Brasil é só progresso. Já cancelei meu plano de saúde.

    Responda
    1. mateus maia

      Lembre-se que agora depios do fim do mais medicps as famílias de médicos como a minha mandarão seus rebentos para o interior do Brasil ganhar 10 mil por mês, coisa que numa capital ele tira numa manhã chuvosa fazendo 2 cirurgias, isso sim é ser patriota.

  5. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Sim, temos o dever de acreditar que vai dar certo. O Brasil é um País respeitado pelos investidores . Ninguém arrisca investir seu suado dinheirinho em algo duvidoso. Não podemos nos esquecer que somos uma Nação. E tenho dito.

    Responda
  6. Leonardo Soldon

    É tanta gente torcendo contra.... me dá arrepios. Acredito que ele seja muito bem intencionado mas depende de tantos fatores! Adoraria ver Folha de São Paulo se reinventar se unindo a voz das pessoas que querem o bem geral do país e NÃO cargos, verbas, mentiras.... As matérias sensacionalistas hoje sao vistas como algo mesquinho e comercial no mau sentido. É feio. Ainda assino mas pretendo cancelar.

    Responda
  7. Leonardo Soldon

    É tanta gente torcendo contra.... me dá arrepios. Acredito que ele seja muito bem intencionado mas depende de tantos fatores! Afirearia ver Folha de São Paulo se reinventar se unindo a voz das pessoas que querem o bem geral do país e NÃO cargos, verbas, mentiras.... As matérias sensacionalistas hoje sao vistas como algo mesquinho e comercial no mau sentido. É feio.

    Responda
  8. José Antônio

    Como não poderia dar certo um governo que já nasce em cima da sólida ponte para o futuro? Não tem erro! Já em janeiro teremos a correção da tabela do imposto de ´´renda.`` Você duvida? Kavalo amarelo não mente! Fique tranquilo. Nada de confisca, congela, maxidesvalorização cambial, etc.

    Responda
  9. Vitor Viola

    Não, ele não.

    Responda
  10. Antonio Guil

    Não é o ''Governo Bolsonaro'' que precisa dar certo! É o Brasil. Isso inclui o senhor Hélio e este jornal que fazem parte do mesmo país. Então, procurem ajudar e não fazer especulações.

    Responda
  11. Antônio Carlos de Paula

    Sempre foi um deputado medíocre de primeira linha! Não se espera nada de especial desse indivíduo.

    Responda
    1. joao schneider

      Lils e Dilmo tinham formação superior e trabalhavam embalados pelo propinoduto, exemplo de políticos habeis nos dias de hoje ... realmente , acho q O “mito” não teria chance se se seguir a velha política defendida pelo simpático aí de cima e tratar de enfiar o pé na jaca

  12. AFFONSO HENRIQUES NOGUEIRA

    Sr. "jornalista". Se não tem resposta a sua pergunta/premissa não há sentido. Não há sentido porque seu artigo não se trata de especulação, mas sim de manipulação. Leia mais sobre Argumetação, falacias, etc. Volte pra escola!

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      O que é argumetação?

  13. NACIB HETTI

    Depende do Centrão.

    Responda
  14. JOS DE SOUSA SANTOS

    “Emendas constitucionais impopulares” para quem? Bolsonaro foi eleito justamente com essa bandeira; popular, portanto. Convencer os congressistas da urgência das reformas são outros quinhentos. Seguindo a nefasta tradição, há de comprar-lhes os votos a cada votação, enquanto o Brasil inevitavelmente quebrará se a indignidade não se efetivar (e aí, capitão?!). Uma questão comercial, pois, de compra e venda.

    Responda
  15. Mary Holanda

    Não sabemos se esse governo dará certo ou não, mas sabemos que medidas para prejudicar a maioria dos brasileiros temos certeza que não dará certo, sabemos também, que a maioria de seus eleitores de 16 a 35 anos não vivenciou o regime militar. É de importante significação entender que essa mesma geração sem saberes históricos aprendeu ir às ruas e gritar, "não", "fora", essa geração nova com a antiga jovem guarda serão os grandes vigias desse governo. Iremos às ruas,afinal o Brasil não é só dele.

    Responda
  16. José Cardoso

    Algo me diz que o congresso só apoia medidas impopulares no pânico. Nesse ponto, ventos favoráveis na economia até dificultam as coisas. O Japão tem baixo crescimento, deficit orçamentário e uma população idosa crescente desde os anos 90. Nenhum governo conseguiu resolver o nó, e o país já tem uma dívida pública de mais de 200% do PIB.

    Responda
  17. Roelf Cruz

    O problema das "medidas impopulares" é que, neste país, só atingem o andar de baixo. Aumentar impostos de rico e muito rico (num patamar das democracias europeias), nem falar. Tô achando que o manual de redação desta folha impede comentar o assunto.

    Responda
  18. Roelf Cruz

    O problema das "medidas impopulares" é que, neste país, só atingem o andar de baixo. Aumentar impostos de rico e muito rico (num patamar das democracias europeias), nem falar. Tô achando que o manual de redação desta folha impede comentar o assunto.

    Responda
  19. ricardo fernandes

    Ao contrário do que o colunista imagina, o governo Bolsonaro pretende, sim, violar os direitos fundamentais. Um deles é a saúde (art. 6 da cf), ao criar dificuldades com a continuidade da presença de médicos cubanos no país e propor o fim dos gastos mínimos em saúde.

    Responda
  20. Brízido Galeano

    Muito bom o Hélio Schwartsman voltar a ser o Hélio Schwartsman de antigamente! Bolsonaro não passou de capitão porque passou para a reserva remunerada. Por quê? Em 1988, perante o Conselho de Justificação, Bolsonaro foi considerado culpado sob a acusação de “ter tido conduta irregular e praticado atos que afetam a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe”. Em instância superior - STM - foi absolvido. No mesmo ano, foi para a reserva como capitão e virou político.

    Responda
  21. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    De mancada em mancada já há quem diga que Bolsonaro está se revelando uma ameaça à ideologia liberal. “(...um típico representante do baixo clero...)”. Como no dito popular: “o futuro a Deus pertence”. Outros dizem: “o brasileiro tem que passar por isso”. A pedagogia da “vida humana associada”. Copiando Guerreiro Ramos.

    Responda
  22. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Curioso. Se as emendas constitucionais são necessárias para o aperfeiçoamento do país e este possa avançar em áreas atualmente travadas, por que não apoiá-las? A alegação de serem impopulares não é consistente, pois a opinião pública pode ser alterada com esclarecimento acerca da necessidade das reformas. Parece que há um desejo de sabotar o governo para manter o país no atraso, tal como fizeram com o governo Temer...

    Responda
  23. jose carlos toledo junior

    Bolsonaro e o posto Ipiranga promovido a buraco negro farão reformas estruturais que concentram ainda mais riquezas. Com raríssimas exceções, não somos competitivos e se tiver investimentos eles vão vender para quem com a classe media e baixa empobrecida? e por qto tempo? Mais um ciclo econômico curto que vai terminar em crise e recessão. Depois disso ainda da para cortar mais "gastos" em educação e ciência, e saúde para sanear a dívida pública. Tragédia anunciada.

    Responda
  24. Nestor Bercovich

    Helio, acho que vc é um bolsonarista light. Primeiro, que classe de progressista vc é que não inclui entre os principais retrocessos anunciados a regressão social? Segundo, eu não torço para que o maluco consiga se elevar: quanto menos ele consiga aprovar de sua agenda, melhor será para o país!

    Responda
  25. Gabriel Jr

    Também penso parecido Shwartsman, Bolsonaro sempre foi baixo clero no Congresso, é pior, do baixo clero na sua subdivisão folclórica, junto com o Tiririca e cabo Daciolo, por exemplo. No Exército, saltar de paraquedas talvez seja o seu maior feito. Mas qualquer um paga um instrutor e salta de paraquedas por aí.

    Responda
  26. Felipe Araújo Braga

    Tenho até medo de quais "emendas constitucionais impopulares" este sr. está falando!

    Responda
    1. marco gil

      Vai sim . Muito melhor do que Lula e Dilma juntos . Não vou nem dizer dos outros . Sabem porquê ? Ele não é corrupto , ele é Patriota , pensa no Brasil , e tem muita vontade de acertar . Apesar de ter muita gente torcendo contra eu confio

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.