Demétrio Magnoli > Do castrismo ao criacionismo Voltar
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Esse ódio à universidade pública é inadimissivel num jornal sério. Não somos um bando de esquerdistas alucinados.
Sou professor de história em uma federal e também acho extremamente exagerado. Meu departamento não tem nenhum marxista. Fazemos pesquisa especializada, com viés democratico no máximo. O que quem mesmo é impor ao ensino público no Brasil dogmas religiosos como ciencia. Se há doutrinação de esquerda ou direita, ela é minoritária na universidade pública
Alexandre, foi o que eu disse. Depende da area, mas no computo geral a esquerda é minoria na USP e nao entendo essa raiva dos comentaristas contra nossa melhor Universidade e que tanto contribui para o Brasil. Será que a raiva é porque eles ou seus filhos não passaram na Fuvest?
Sou prof da usp e ensino estatÃstica. Nao entendo essa noçao equivocada dos comentaristas de que a maioria dos profs da USP sao esquerdistas, petistas ou comunistas (que nao existem mais desde a queda da URSS). A esquerda na USP é minoria (20%?) e nunca dominou a reitoria ou o Conselho Universitario. Se grande parte dos profs nao votou no Bolsonaro é apenas porque eles sao de centro ou liberais e nao querem Hitler no poder, como parecem querer certos comentaristas aqui.
Também sou docente de uma universidade estadual paulista. Em meu curso (infelizmente) o capitão ganhou disparado. O PeTismo é minoritário mesmo nos outros cursos. Muitos acabaram votando no Haddad no segundo turno porque obviamente a outra opção era um vexame, mas mesmo em termos de segundo turno acho que B. venceu. Se bobear, nem nos cursos de humanidades das UPPs a esquerda é predominante.
EstatÃstica não é curso de Humanas. Sou médico formado na USP, e duvido que menos de 90% dos médicos e estudantes de lá tenham votado em Bolsonaro. Já na Filosofia e História, mais de 95% devem ter votado em Haddad.
Ótimo texto, Magnoli.
Sujeito mal amado e de mal com a vida. Se tiver estressado vai pescar!!!!
Fernando Schuler leu alguns livros e decretou monocráticamente:"A doutrinação é brutal". Demétrio Magnoli vê, de maneira geral, um "caldo borbulhante de sandices" esquedopatas na educação brasileira. Pondé acredita que a maioria dos professores são do PT e do PSOL. De onde esta gente tira estas informações? De lugar algum. São apenas esforços para desacreditar a educação, assim como outros fazem com a imprensa, ambas instituições que combatem o autoritarismo e a barbárie.
O comentarista Andrade está avançado nos estudos de watzap, que já está até utilizando como fonte de informação... São os novos tempos, onde a onda do disse-me-disse reproduzida por robôs cibernéticos é mais importante do que estudos embasados em pesquisas comportamentais. Pare de fazer apologia a mentiras espalhadas para interesses politiqueiros, senhor Andrade. Se informe com mais precisão, e volte para pedir desculpas pela sua desfaçatez.
Pondé é professor na Usp, território dominado pela esquerda, e possui amigos entre professores de outras universidades paulistas. Fala com conhecimento de causa. E quanto à doutrinação, circulam muitos vÃdeos no WhatÂ’sApp mostrando imagens explÃcitas da mesma. E há livros didáticos como o ‘Nova História CrÃticaÂ’ de Mário Schmidt, que exalta o genocida Che e diz que o 11/09 foi coisa da extrema-direita !
...A missão dos Mestres é Ensinar os alunos a Pensar, não explicar-lhes O Que devem pensar. Na sala de aula Não cabem o ComÃcio, a Persuasão PolÃtica, a Narrativa Partidária, que são Expressões de Autoritarismo disfarçadas sob o rótulo enganoso do “Pensamento CrÃtico”...***O antÃgeno Virulento da Esquerda levou ao formação dos respectivos Anti-corpos! Rarrarrrrá!
Alguns comentaristas de direita não defendem diretamente o Escola sem Partido, mas insistem na pataquada que diz que a educação foi tomada de maneira geral por doutrinadores de esquerda. Não apresentam nunca estudos, estatÃsticas, diferenciações por área de conhecimento, nÃvel de ensino ou região geográfica etc. Não apresentam qualquer evidência empÃrica que não a própria opinião e a de seus pares ideológicos.
Comentarista Antonio Catigero, o "absurdo" está descrito entre vÃrgulas. Será assim tão difÃcil entender? Cabe-me fazer-lhe as mesmas perguntas formuladas ao Waldo. Que respostas darias?
Comentarista Serra, diga-nos o "absurdo" que o comentarista Assahi escreveu. Mas detalhe evidências empÃricas, se o senhor entende o que digo.
Prezado Waldo, boa tarde. Vives no Brasil? Frequentas o ambiente acadêmico? Tens filhos nos ensino Fundamental/Médio ou em universidades? Para afirmares o absurdo acima, de que a maioria dos professores não têm ideologia de esquerda eque não fazem apologia da mesma em sala de aula, só supondo que responderás "Não" às três perguntas que fiz.Proponho trocarmos ideias dentro da realidade que vivemos, não na sua.
...Há boas chances de que produza estragos, pois opera como Militância Profissional organizada e conta com o respaldo do novo governo. Nesse sentido especÃfico, Assemelha-se ao Movimento Racialista, que conseguiu Impor sua agenda minoritária de Cotas Raciais..***Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues
Igreja sem partido! O dinheiro sujo foi lavado nas igrejas.
Folha com partido: Nunca na historia deste, paÃs!
Se existe ou existia doutrinação, ela foi bastante ineficaz, porque as trevas do novo governo venceram as eleições. Num paÃs desigual, injusto como é o nosso, vocês deviam ter vergonha da estupidez que é o Escola sem Partido. Negar a discussão, amarrar os professores, relacionar a ideia de Deus ao esterco intelectual que se elegeu, em óbvia manipulação das carências e expectativas da população, é antes de mais nada desonestidade. Ou é algo muito, muito ingênuo.
Desculpe José Fernando, muito prolixo mesmo! Não passei de ano. O que tá lá naquelas linhas é a eterna dicotomia esquerda/direita onde um dia um lado assume as mesmÃssimas demandas do outro e não se apercebe disso. Pra quem consegue algum distanciamento, isso é muito claro. Não sei se isto te move de alguma forma.
Pobres professores das escolas públicas. Pessimamente pagos, salários miseráveis e agora são demonizados. À pergunta que se coloca é: se os professores das escolas públicas são de esquerda, onde estão os professores de direita? Não aceitam o emprego miserável? Porque só os médicos cubanos aceitaram trabalhar em.lugares onde nossos queridos médicos brasileiros não quiseram ir? Pessoas de direita não gostam de pobres? Para reflexão.
Aqui em Uberlândia, durante as eleições o professorado da Universidade Federal daqui estampou na entrada da mesma um enorme cartaz eleitoral em favor do "andrade". Ficou ali por um bom tempo até que um docente decente levantou a incúria aos órgãos públicos e imprensa independente. Foi retirada a faixa mas a vida do mesmo não ficou muito fácil no campus. Diga, aquilo foi cerceamento liberdade de expressão? Sei disso porque se trata de parente meu.
"Vocês tem razão, vocês tem razão,..." dá vontade de repetir quando vêm sucessivas evasivas da esquerda lha com os temas pobres da direita insinuadas como que seriam postas em marcha pelo novo governo. Mas não serão, esperem pelo menos até após a posse! O que não podemos é compactuar isso tudo, com corrupção, etc, e la drão fora da cadeia.
coisa com coisa
Diga coisa com coisa.
O Escola Sem Partido (socialismo), que significa Escola Com Partido (liberalismo). É a simples troca de uma ideologia por outra.
Liberalismo não é ideologia, senão o pensamento da liberdade individual
Nossa escola, em todos os nÃveis, precisa apenas de muito mais recursos. Dinheiro, simples assim.
“... apenas mais dinheiro “ não é tão simples assim, simplista
Gostaria de saber porque a Folha censurou o meu comentário. A Folha está adotando o escola sem partido para os comentários.
A Teoria da Geracao Espontanea foi um erro e assim Magnoli parte de uma premissa equivocada. A vida surgiu da presenca de componentes organicos sob bombardeio de radiacoes cosmicas ate a formacao de aminoacidos (Oparin). A escola sem partido seria muito mais analoga uma reacao imunologica, de anticorpos contra as sucessivas infeccoes das bacterias anaerobicas do socialismo, de falta de oxigencao da analise e critica. O autor combate a escola com partido dando um golpe na escola sem partido (?)
Li comentários mais contundentes que o que enviei agora pouco. Foi um documentário educado, não sei por que teve passar por moderação.
São palavras e expressões que mandam o comentário para moderação. Eles não analisam o conteúdo antes da moderação. Os comentários contundentes ou já passaram por moderação ou seus autores sabem quais palavras ou expressões precisam evitar. Acentuação também é importante, tipo 3 exclamações (!) ou 3 interrogações (?) nunca passaram sem moderação em meus comentários.
Estamos em momento muito importante para a história do Brasil. É momento de ruptura, sobre questões muito arraigadas, por isso tanta confusão. Eu tenho uma expectativa positiva de que avançaremos. Só que, por enquanto, é apenas confusão. De fato, creio, seria difÃcil romper uma polaridade (disfarçada e estabelecida no status quo) com um caminho de reflexão. Creio que para vencer essa polaridade, só outra polaridade. Em seguida virá a ponderação. Aà teremos dado o salto que o Brasil precisa
Estamos na época do Papai Noel mesmo. Ontem parece que vi renas voando (devia ser treinamento para a data... ;)
Tem boas ideias neste artigo a começar pelo reconhecimento que de fato existe o problema de que a escola foi tomada pela ideologia. Mas não entendi no que a solução do escola sem partido pode levar a uma mudança para a direção autoritária oposta , ou qual é então a lição de casa sugerida pelo articulista. Falar é fácil.
Ainda não consegui ver em que pontos o programa escola sem partido vai além de orientar ou obrigar os professores a mostrar as diversas interpretações ou versões ou narrativas que existem no conhecimento em vez de defender um só lado. Estão dizendo que "por trás" (??) disso existe um viés autoritário, anti progressista, anti iluminista, etc..Na falta de evidencias ,fico com a impressão que se começa a criar teorias da conspiração contra o programa que não têm base em fatos mas em suposições.
Maercio, existem boas práticas educacionais nas democracias ocidentais avançadas que poderÃamos usar como parâmetro, adaptando à nossa realidade. Existe o PISA que nos dá uma ideia para onde podemos olhar. Por trás da escola sem partido existe uma ideologia que não é anti-marxista, é basicamente anti-iluminista e anti-cientÃfica, ou seja, nos leva a uma forma de pensar anterior ao século 19.
Esse chamamento a uma "licao de casa" ou autocritica nao funciona mais, mesmo com o grito antologico do "lula ta preso, ba baca". Os ba bacas nunca fazem autocritica ou licao de casa. O Jim Jones tupiniquim os convida ao suicidio e assim eles fazem, perdem sucessivas eleicoes, as universidades pagam os micos da decadencia academica e seus herois estao presos. Nao ha autocritica, mas "resistencia". Nao ha licao de casa, mas professores "alienados". Nao ha revisao, mas "contradicoes burguesas".
O progresso é ensinar criacionismo, nazismo, fascismo, ódio racial, sexual, de gênero, etc. Aà sim as notas dos brasileiros no PISA vão chegar às alturas.
Se vc juntar a “filosofia” da escola sem partido com a do nosso iluminado novo chanceler, resulta não um antÃdoto anti-marxista, e sim anti-iluminista (sim, do iluminismo burguês do século 18, acabando até com a separação igreja-estado). Dizer que tem como propósito tirar o viés ideológico é piada. Abraça uma ideologia que nos leva a um atraso de séculos. É um maoismo de sinal trocado.
Excelente artigo. Equilibrado, tanto que desagradou os leitores ditos de esquerda e direita. Podemos discordar, eventualmente, de um ou outro detalhe da opinião emitida pelo articulista, mas não podemos acusá-lo de desonestidade intelectual. Parabéns. Este artigo representa a Folha que eu admiro.
Na verdade, nós vivemos no paraÃso. Não existe ambição, não existe dominação, não existe egoÃ$mo, não existe corporativi$mo, não existe conservadori$mo... Enfim, a Verdade é que foram as escolas comunistas, comandadas por petralhas, que criaram toda essa doutrina que procura demonstrar conflitos inexistentes entre as diversidades de Povos, culturas, etnias e etc... Se essas ideias terminarem, conheceremos a Verdade Absoluta porque conflitos de interesses só existem na cabeça dos comunas.
Essa historia de "licao de casa" ou autocritica vem sendo repetida inutilmente em relacao ao lulopetismo gramsciano que criou a Escola COM partido, mas sem resultado. Seus adeptos nunca fazem autocritica ou lição de casa. Os valores, partidos, escolas e universidades estao destruidas mas esse é o curso planejado. Teremos que aceitar o desmonte radical desse socialismo, mesmo com o retrocesso criacionista, para recomecar a trajetoria liberal e progressista.
O valor como base do conhecimento. “A educação não é a venda parcelada de conhecimento, ou o conhecimento despejado de um vaso para outro. Educar é auxiliar outros a desenvolver a habilidade de obter conhecimento por si sós, é presenteá-los com a chave do depósito do saber. Não é simplesmente apossar-se das propriedades intelectuais que outros descobriram, sem esforço da própria parte”. “É um processo de descoberta e inversão”. Pedagogia Makiguti
Assim como, pela constituição de 1988 o Ensino Religioso, de caráter facultativo nas escolas, assegurou o respeito à diversidade cultural religiosa e vedou quaisquer formas de proselitismo, deixando à famÃlia e à igreja esse tipo de orientação, da mesma forma agora, os professores devem se manter neutros quanto à orientação polÃtica e sexual, pois são aspectos da formação individual que cabe unicamente aos pais fornecer aos filhos. Depois de adulto, ele pode fazer suas escolhas.
Há poucos dias esteve aqui o "prof." Coli instigando, de sua neo-trincheira, a massa esquerdista à resistência pura e simples perante o tema. Fui um dos poucos a lhe fazer biombo intelectual. Foi quando saiu da fluidez semântica para a mera arrogância na defesa das doutrinações escolares, em nome da galhardia do professorado (?!). Não houve debate após, só mesmo arrogância. Pois agora Magnoli diz pra nós o que disse naquele momento mas sem trazer alguma solução, apenas traduzindo o cenário.
Quando Magnoli enumera as supostas sandices do que seria o repertório de esquerda, erra feio, a meu ver, ao dizer que o terror nos paÃses islâmicos não tenha nada a ver com a dominação ocidental. O terror é uma doença perversa que usa o sentimento de opressão por parte daqueles povos, opressão praticada por americanos, ingleses e franceses. Imaginem o que sente um jovem no Iraque, na SÃria, no Afeganistão ao ver seu território atacado por esses paÃses. O ódio nasce e cresce em terreno fértil.
Quantas estultices esse tema sucinta! Os esq. com Paulo Freire e os direitas com a escola dos jesuÃtas... e calvinistas! Poxa esqueçam isso, quero apenas uma "escola" fundamental que ensine fazer contas, escrever um bilhete, entenda onde se localiza tua cidade teu estado e teu paÃs num globo terrestre. Dê bomba e segunda chamada para os relapsos os faltosos e preguiçosos... a muitos anos "professor" virou "tio" uma vergonha. Um escola onde a higiene a limpeza a civilidade exista.
Newton, parabéns. Perfeito teu comentário.
Mangnoli foi "cego" por 16 ao não enxergar a doutrinação marxista em nossas escolas mas, agora, de cego passa a vidente, garantindo que haverá doutrinação pelo novo governo. Fico imaginando como que com apenas novas diretrizes, como Demétrio coloca, o novo governo vá fazer com que um exército de milhares de professores leais à seita comunista proclamem a seita "inimiga". Impensável! Se conseguirem fazer apenas que parem de manipular crianças já estaria de bom tamanho, mas eu duvido que consigam.
Magnoli faz aqui repetir a 'narrativa' esquerdista cana-lhah usada quando pegaram os petralhas com a boca na botija: "ah, nós roubamos mas todos roubam também"; agora, Demétrio garante, "a esquerda doutrinava crianças imaturas mas o novo governo também vai doutrinar"; Opa! ao invés de tentar igualar tudo o colunista não deveria ao menos esperar o novo governo assumir, já que só agora, depois de 16 anos de bullying e alienação de jovens, percebeu a covardiah que o PT fazia nas escolas?
Discussao?!!! Toma tenência rapaz! Discussão ocorre quanto 2 opinam e não quando um velhaco marxista fala sozinho com objetivo de manipular vulneráveis e ainda promove bullying sobre os que ousam discordar.
O professor que é convicto do marxismo nunca ensinará com paixão o liberalismo, e vice-versa. Essas matérias deveriam ser separaras e os alunos terem professores especialistas de cada qual. Isso sim, seria fonte viva de reflexão para o aluno. Reduzir o campo de aprendizado sobre ciência, história e cultura, JAMAIS! Continuar a ampla prevalência da ideologia marxista, também está errado, é uma violência ao princÃpio de ensinar.
O colunista ataca o escola sem partido usando os mesmos argumentos deles, isto é, identifica algo inexistente, a doutrinação ideológica não existe. Existe o ensino de conteúdos que querem eliminar, pelo jeito o colunista também quer.
educação religiosa é dever da famÃlia e da igreja que ela frequenta . O Estado , e as escolas, não têm nada a ver com isso .
Educação / orientação religiosa nunca foi dever da escola . É dever dos pais e da devida igreja que a famÃlia frequenta . Se os pais não frequentam a igreja , isto não é culpa do Estado ; é deles !
Apenas acho paradoxal um paÃs no qual há, de acordo com o articulista e com os defensores da escola sem partido, uma educação guiada por doutrinadores esquerdistas eleger um lunático de extrema direita. Será que essa doutrinação na medida que é anunciada existe mesmo?
Estamos formando crianças mimadas e não adultos . A história nos cobrará disso ! . Na UFPR eu tive as disciplinas de EPB 1 com um advogado ultra esquerdista e EPB 2 com um militar das FA : duas visões diferentes dos problemas brasileiros . Não morri por causa disso ... Foi muito importante ter tido duas visões diferentes ! Isto foi em 1980 se não me engano .
Mesmo de pessoas esclarecidas, como o autor, parece haver uma distorção do que propõe a Escola Sem Partido. Não se busca, contrariamente ao que hoje ocorre com os propagadores de ideologia de esquerda ou de liberais inoportunos no tempo em sala de aula, impor valores de A ou B. O objetivo seria, tão somente, um ensino livre, que realmente despertasse o interesse dos alunos por diversos temas, sem orientação sexual, religiosa ou partidária. Apenas isso, nada mais. É pedir muito?
Prezada Maria Gouvea, desculpe-me. Desonestos são a quase totalidade de seus comentários. Formatada pela retrógrada ideologia de esquerda, ages como a grande maioria que segue essa opção: a paixão no lugar da razão, a incapacidade de reconhecer erros cometidos, a justificativa de absurdos e que a verdade só existe em seus pontos de vista. Sugiro-lhe comprar um espelho; não o de imagem, mas um de autocrÃtica. Assim, pode ser que melhores um dia.
Sei argumento é simplesmente desonesto...a escola sem partido propõe ensino criacionismo, eliminação ensino Cultura africana, apagamento de qualquer discussão sobre gênero.. ela é sim contra o iluminismo...simplesmente obscurantista
Denunciado ontem no canal da cubana-brasileira Zoe MartÃnez no YouTube - o governo cubano está coagindo os médicos a sair do paÃs no máximo até 25/12. Estão sendo informados que, se não voltarem, perderão o último mês de salário e ficarão impedidos de entrar em Cuba por 8 anos. Obviamente isso é ilegal. Precisam ser orientados a procurar advogados para receber no Brasil o último salário e se naturalizar brasileiros. Como brasileiros plenos, poderão visitar Cuba como turistas.
Eu não imagino o que você andou cheirando, mas deve se bom, meu amigo.
Trocaram um governo ideológico por uma seita fanática!
CarÃssimo articulista, essa e outras cruzadas nada mais são do que cortinas de fumaça para desviar a atenção do povo de problemas reais que os despreparados eleitos jamais resolverão. E sabem bem disso.
Desonestidade intelectual do colunista. Assistam à entrevista do criador do Escola Sem Partido, Dr. Miguel Nagib, ao canal Nando Moura do YouTube. Está muito claro que não haverá o ensino de criacionismo nem terra plana nem qualquer fantasia sem base cientÃfica sólida, e está muito claro que o ensino nas escolas públicas é laico. Não dá pra continuar com livros didáticos que consideram o terrorismo do 11 de Setembro em NY como obra da extrema direita. Ou que exaltam o genocida Che Guevara.
A partir do momento que se esquenta a discussão se a escola deva ou não ter partido, esquecemos o mais importante: criar uma escola p o século XXI, pq o nosso aluno já está nele. Qd buscamos alinhamentos, seja p direita ou seja p esquerda, direcionamos o nosso aluno para um dos lados do rio. Não damos a chance a ele de enxergar o rio na sua inteira dimensão. Sou contra alinhamentos. É preciso que o professor apresente todas as dimensões, para que o estudante faça as sua escolha.
Como faz bem à mente e à alma, ler um comentário escrito de forma tão simples e clara, mas que define perfeitamente o significado da palavra ENSINAR.
Na verdade, o que se atribui aos "professores" é produzido e difundido por jornalistas. O Sr. Demétrio deveria evitar acusações genéricas. Foi o livro "GenocÃdio Americano: a Guerra do Paraguai", 1979, do jornalista Julio José Chiavenato, que espalhou teorias da conspiração a respeito dessa guerra. Em volume da História Geral da Civilização Br., 1972, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, escreveu: "A Argentina tinha sido, como o Brasil, alvo da agressiva megalomania do ditador paraguaio".
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