Opinião > O Banco Central deve ganhar autonomia formal? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sandro Carvalho

    Isso já foi pensado muitas vezes, e nunca implementado. Sempre prevaleceu o entendimento de que não se aplica ao Brasil. O próprio articulista - que dá um sim desmaiado - admite que é necessário aprofundar a discussão do tema.

    Responda
  2. José Antônio

    "O Banco Central surgiu, em 1964, subordinado à ideologia do primeiro governo militar, o de Castelo Branco. Foram seus criadores intelectuais Roberto Campos e Otávio Gouveia de Bulhões, embora o projeto de sua criação viesse de Vargas, visto como importante para a soberania nacional. A idéia de Getúlio era a de que os bancos privados deveriam ser submetidos aos freios do Estado, e esses freios seriam manejados pela instituição que pretendia. Não conseguiu criá-lo por causa da oposição...

    Responda
    1. José Antônio

      9 de jan de 2012 "Economia? Boletim Focus erra outra vez, por uma pequena "margem" de mais de 200%." No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência.

    2. José Antônio

      dos banqueiros paulistas, e dos acadêmicos monetaristas, liderados por Eugenio Gudin, que pretendiam um “banco central independente”. O Bacen nasceu assim submetido ao fetiche do “mercado” financeiro, uma vez que criado por economistas neoliberais (já então), como foram Bulhões e Roberto Campos, ambos pupilos diletos de Gudin, para quem a industrialização do país era um erro, e deveríamos ser apenas o velho país “essencialmente agrícola”. Bulhões e Campos foram francos defensores do capital estr

  3. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    O BC americano tem como meta maximização de emprego a juro moderado. Inflação não é correlacionada com crescimento econômico e nenhum país de sucesso em crescimento troca crescimento para garantir inflação baixa. Isto é inépcia. O objetivo da economia é gerar riqueza. Inflação é uma variável que o laissez-faire pede que seja respeitada para que haja ajuste entre demanda e oferta. Esta política liberal inepta e ilícita do BC nos entregou 2,5% de crescimento (nível do Império) e perdas de R$22T.

    Responda
  4. Guilherme Rodrigues

    Meta de inflação rígida (strict) é uma jabuticaba da Nova Zelândia que eles já admitiram que não funciona e voltaram atrás. O FED olha pra inflação e desemprego. O BCE olha pra inflação e desemprego. Ou vocês acham que na crise de 2008 eles só cuidaram da inflação e deixaram o nível de desemprego explodir sem fazer nada? No Brasil, onde o BC é uma extensão do Bradesco e Itaú, quem defende autonomia se vale da retórica de isenção política só pra garantir que o estado continuará sendo cooptado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.