-
Ricardo Knudsen
Denis, A sua confiança na estatura intelectual de Hitler é tocante. Mas não é pq ele supostamente disse q seria verdade. Nazismo e Marxismo são opostos, bobagem dizer q são o mesmo. Eu critiquei o chanceler por dizer essa bobagem, você me criticou, discordando. De forma bem descortês, por sinal. Bem, é o tema do colunista, gente de ultradireita q acredita em coisas absurdas e querem criar sua própria versão da história, da ciência e da cultura em geral.
-
Denis Tavares
Olá Ricardo. Tal afirmação do Hitler diz que Marxismo e Fascismo é a mesma coisa. Eu (Denis) disse que marxismo foi o berço do fascismo, ok? E já mostrei como, está ai por baixo
-
-
Denis Tavares
Agora vou dormir e não vou mais comentar nada nessa coluna, ok?
-
denise teixeira
Denis, os coletivismos pós-Deus estavam em gestação bem antes do marxismo. A revolução francesa já é produto de uma mentalidade coletivista moderna. Antes disso, o coletivismo é tribalismo étnico-racial, também sem foco no indivíduo. O nazismo é uma mistura entre um coletivismo estatal moderno e um retorno ao coletivismo tribal tradicional. Entende? Adicione essas nuances a sua reflexão e procure não criar falsas indistinções.
-
Denis Tavares
Aliás, se vc fala essa baboseira de que o fascismo é mistura de coletivismos assim e assado, então não tem como, depois, insistir que havia livre-iniciativa. livre iniciativa é liberdade individual. Percebe que é contradição?
-
Denis Tavares
Denise, é tão sem pé nem cabeça o que vc insiste que, juro, não sei nem de onde vc tirou. Nada do que vc fala tem lógica. O que eu falo, veem de documentos da época, ok? Sobre o socialismo com berço do fascismo, esta no livro do Heyek, escrito em 44 (se vc não sabe, Heyek foi Nobel de economia em 74). Sobre empresas na Alemanha, eu visitei o país, visitei os museus de guerra, ok? Haja paciência
-
Denis Tavares
Não Denise, não havia livre-iniciativa no fascismo, senão não seria fascismo (isso é óbvio). Vc acha que apenas haver empresas faz um país capitalista. Seu tênis, suas camisetas, tudo isso é fabricado na China. O China é capitalista? Claro que não (vc irá tentar forçar a barra para dizer que é...). Vc acha que em Cuba não há bares, restaurantes e lojas funcionando? Isso faz de Cuba um país capitalista? Não! Falta a livre-iniciativa (livre, se vc não entendeu, signfica liberdade, ok?).
-
denise teixeira
Querido, entendo que vc não queira abrir mão desse "insight". Mas vc falseia suas informações. Leia sobre o status da livre iniciativa sob o nazismo e sobre suas bases ideológicas messiânicas. O nazismo é o encontro daqueles dois coletivismos que mencionei. Negar isso é espernear sem razão. Quanto às revolução francesa, vc é de novo simplório, só enxerga um aspecto de suas implicações. Inútil discutir. Abraço,
-
Denis Tavares
Desculpe o termo "resistência tola". Vc é livre para pensar o que quiser
-
Denis Tavares
O que vc pode colocar como diferença entre o fascismo e o socialismo, provavelmente, é que o fascismo só existe em guerra (ele pressupõe o expansionismo). Por isso começou e acabou na segunda guerra. Já o socialismo consegue manter-se sem a guerra, mas apenas com a repressão às iniciativas individuais.
-
Denis Tavares
E, Denise, na boa, pare com essa resistência tola. Estou falando do fim do século dezenove e começo do século vinte. Estou falando do socialismo como vc conhece hoje. Do socialismo da URSS, de Cuba, ok.
-
Denis Tavares
Então, a ideia de planejamento central foi ganhando força. Não se percebia, inicialmente, que os progressos dependiam da liberdade individual (que não dá para planejar criatividade). Também não se sabia, inicialmente, que para haver igualdade, teria que suprimir as diferenças (as liberdades que sempre geram desigualdade) e para isso, só repressão (violência)
-
Denis Tavares
Vc já está parecendo o Ricardo daqui de baixo. A revolução francesa plantou os princípios liberais (se opondo ao absolutismo). O coletivismo que se implantou na Alemanha e Itália pré-guera foi o socialismo. Até então, as conquistas da humanidade ocorriam por meio da livre-iniciativa. Contudo, muitos passaram a acreditar que, se em vez de progresso baseado em aleatoriedade houvesse coordenação, os resultados seriam melhores. Ademais, a livre-iniciativa criava diferenças entre os cidadãos.
-
-
Ricardo Knudsen
Denis, você não foi sincero com Denise, ao negar ter afirmado que o fascismo é de esquerda. Qdo eu critiquei o futuro chanceler por dizer q o nazismo era de esquerda, você respondeu: ...veja o que Hitler falou em um discurso em fevereiro de 1941: "basicamente, nacional-socialismo e marxismo são a mesma coisa". Ok? Quando alguém fala algo assim, não descarte simplesmente. Vá pesquisar. Creio q ficou clara sua opinião.
-
Denis Tavares
Ricardo, quem falou a frase foi Hitler (não eu). E o que está em questão não é se é esquerda ou direita. Se ele está falando que a é a mesma coisa, ele não está falando que ambos são direita ou ambos são esquerda. O que, provavelmente, ele está falando, é que, no fim, dá no mesmo.
-
-
Ricardo Knudsen
Hermann, para você verificar, fácil pq é online, até você consegue: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: Troglodítico, adjetivo, relativo a troglodita. Ainda bem que você se preocupa com coisas importantes...ao menos para você. Fico feliz em contribuir.
-
denise teixeira
E outra para os olavinhos: a iniciativa privada e o empreendedorismo não sofreu interferência dos nazistas, pelo contrário até "ajuda recebeu, como mão de obra escrava. Os Krupp se deram muito bem, assim os Quandt, etc. Só houve confisco de empresas de judeus, de resto, capitalismo total: empresas americanas operaram normalmente por lá, até Hitler declarar guerra aos EUA, como IBM, GM, etc. Não sejam estúpidos guiados por memes. Honrem os cabelos brancos.
-
Denis Tavares
Vc pode dizer qualquer coisa, menos que o fascismo é capitalismo, pois não há a livre-iniciativa.
-
Denis Tavares
Veja, se há planejamento estatal da produção, não é capitalismo total. É coletivismo (é oposto do capitalismo)
-
Ricardo Knudsen
Denis, você não foi sincero com Denise, ao negar ter afirmado que o fascismo é de esquerda. Qdo eu critiquei o futuro chanceler por dizer q o nazismo era de esquerda, você respondeu: “...veja o que Hitler falou em um discurso em fevereiro de 1941: "basicamente, nacional-socialismo e marxismo são a mesma coisa". Ok? Quando alguém fala algo assim, não descarte simplesmente. Vá pesquisar.” Creio q ficou clara sua opinião.
-
Denis Tavares
Nem entendi o que vc falou. Na estruturação do fascismo e no período de guerra, as empresas na Alemanha passaram a fabricar só o que o staff fascista determinava. Em geral, algo ligado à guerra. No coletivismo, não há liberdade individual. Há planejamento econômico estatal. Por isso, tanto no socialismo quanto no fascismos, é o Estado que determina o que será produzido e em qual quantidade.
-
-
denise teixeira
Qual o grande mistério? O nazismo era socialista na medida em que estado/partido se apossava do processo econômico. Mas o que caracteriza sua essência é a celebração da raça superior, ungida de Deus - nada mais distante do marxismo. Basta ouvir os discursos do Hitler. Só um ideólogo dissimulado insistiria que nazismo é "de esquerda".
-
Denis Tavares
Assim como ambos precisam da censura e da propaganda política (contra ideias de liberdade individual)
-
Denis Tavares
Ah, e tanto no socialismo como no fascismo vc precisa da violência para instalá-lo e mantê-lo. Violência para conter as iniciativas individuais. Só o coletivismo, determinado pelo Estado, pode prevalecer.
-
Denis Tavares
Não contesto o que vc disse, Denise. Só que o que eu estou dizendo é que o buraco é muito mais embaixo. (não foram só os judeus o perseguidos. Os primeiros a serem presos nos campos de concentração foram os liberais, seguido dos ciganos)
-
Denis Tavares
Expanda seus conceitos, Denise. Eu nem afirmei aqui que fascismo era de esquerda.
-
Denis Tavares
Vc percebe porque o socialismo foi o berço para o fascismo? Por anos, o conceito de indivíduo livre foi senso aniquilado (por décadas antes do surgimento do fascismo). Quando a ideia de coletivismo já estava implantada, já era vista como natural, surge o fascismo que, para se estabelecer, se apoderou da ideia do coletivismo somando-o ao nacionalismo (no caso, expansivismo). Nazismo significa Nacional-Sociaismo (esse termo não é à toa)
-
Denis Tavares
Denise, vc precisa da naturalização do coletivismo sobre o individuo. No socialismo e fascismo o indivíduo é aniquilado (não estou falando do indivíduo concreto, apenas, mas do conceito de indivíduo). O Coletivismo se sobrepõe ao indivíduo. Outra coisa, ambos, socialismo e fascismo elegeram inimigos do sistema a serem batidos (donos do capital e dos meios de produção de um lado; do outro, qualquer um que não trabalhasse coletivamente para a nação). Vc percebe a semelhança?
-
denise teixeira
E outra coisa: Hitler disse em mil discursos que marxismo, bolchevismo e judaísmo internacional eram inimigos da Alemanha. Na mente dele, e de muitos neonazistas hoje, comunismo e marxismo são sinônimos de sionismo. Reflita um pouco mais e matize suas colocações.
-
denise teixeira
Querido, os comunistas sovieticos, os nazistas alemães e os fascistas italianos todos tomaram em maior ou menor escala os rumos do processo econômico em seus países. Nesse sentido, foram socialistas. Mas, como disse, a essência da ideologia nazista - o que a fez chacinar judeus - era o racialismo nacionalista messiânico. Vc contesta isso? Se não contesta, a pulguinha lhe dirá para não repetir em jantar de família que nazismo é de esquerda. Tá ok? Besos,
-
Denis Tavares
Mussolini era socialista antes de se tornar fascista (é verdade!). O socialismo é o berço do fascismo na Alemanha e na Itália. Isso é histórico, ok? Hitler disse que nacional-socialismo e marxismo eram, basicamente, a mesma coisa. Disse isso em discurso em fevereiro de 41. Faça o seguinte, Denise, fique com essa "pulga atrás da orelha" e, em vez de negar simplesmente, vá procurar as informações, ok?
-
-
Ricardo Knudsen
Hermann, troglodítica é o adjetivo, troglodita é o substantivo. Se for muito complicado para você, deixa pra lá...
-
Ricardo Knudsen
Hermann, para você verificar, fácil pq é online, até você consegue: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: Troglodítico, adjetivo, relativo a troglodita. Ainda bem que você se preocupa com coisas importantes...ao menos para você. Fico feliz em contribuir.
-
Ricardo Knudsen
Hermann, para você verificar, fácil pq é online, até você consegue: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: Troglodítico, adjetivo, relativo a troglodita. Ainda bem que você se preocupa com coisas importantes...ao menos para você. Fico feliz em contribuir.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Errado, caro Ricardo, veja o Dicionário da Língua Portiguesa: troglodita, tro.glo.di.tatruɡluˈditɐ adjetivo de 2 géneros que vive em cavernas. Quem é o tal?
-
-
Ricardo Knudsen
Denis, você afirma q Hitler disse q nazismo era marxismo, entre inúmeras coisas contraditórias q proferiu. Na prática, nazismo e marxismo são conceitos opostos. Bolsonaro disse, anos atrás, q o Congresso não funciona, e que se fosse eleito iria fecha-lo. Disse q implantaria uma ditadura e mataria 30 mil. Disse q fuzilaria adversários, FHC o primeiro. Devo acreditar nas palavras de Bolsonaro, como você crê nas de Hitler? Ou você crê nos outros, conforme a conveniência?
-
Denis Tavares
Vc acredita no que quiser, ok? Não sou eu que devo dizer em que vc deve ou não acreditar, ok?
-
-
Ricardo Knudsen
Denis, Hayek era um inimigo do marxismo, fazia de tudo para combatê-lo, de forma justa ou não. Onde no marxismo existe um povo ariano q tem o direito de dominar e eliminar pessoas q julga inferiores? Onde na URSS se permitiu propriedade e empresas privadas? Além dos discursos delirantes de Hitler, onde você vê similaridades entre nazismo e comunismo? Cite conceitos e práticas similares. A URSS eliminou criminosamente adversários, mas não matou adultos e crianças só por serem judeus ou ciganos.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Exemplo de práticas similares: os GULAG e os campos de concentracao
-
Denis Tavares
Hayek era um liberal. Como liberal se opunha regimes coletivistas. O que ele descreveu foi o contexto cultural favorável ao coletivismo (socialismo), de onde foi gestado o fascismo. E, Ricardo, na boa, essa conversa já está bem chata. Isso é história, Ricardo, não é achismo
-
-
Ricardo Knudsen
Denis, se ninguém precisa de ditadura para nada, pare de justificar sua existência! Não precisava ditadura para impedir o comunismo em 64, não precisava prolongar a ditadura para combater a guerrilha! Não precisava torturar, exilar, assassinar. OK, você admitiu q 64 foi golpe. Não precisa mais nada, só repudiar a ditadura, e vigiar para q Bolsonaro não instaure uma, como prometeu.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
A ditadura era uma forma de governo bem aceita no império romano. Não quero com isso defender esse tipo de sistema de governo. Mas a democracia é apenas o sistema menos ruim é simplesmente não funciona em grande parte do mundo
-
Denis Tavares
Ricardo, já falei trocentas vezes: a ditadura existiu, não tem como negar. Os fatos históricos existiram. Não é questão de dizer que precisava disso ou daquilo (eu não disse que "precisava" ocorrer assim. Vc entende tudo errado e ainda insiste no erro). O que estou dizendo é como as coisas ocorreram. Não disse que precisavam ocorrer assim.
-
-
amarildo caetano
Não sei se as pessoas que divulgam sandices são tolas ou maldosas.
-
Vanderli Gomes Camorim
As escolas ofertam uma mercadoria chamada conhecimento que é múltipla e diversa para uma demanda igualmente múltipla e diversa. Sob o domínio do governo não tem como não sofrer deformações já que ficam sujeitas as influências das filosofias dos partidos políticos que tiverem no poder. A melhor opção é o mercado livre da Educação.
-
Jose Roberto X de Oliveira
Começo a achar que a culpa é daquele macaco que desceu das árvores... Não, não é dele rsrs Educação e Mercado não são a mesma coisa mas entendo quem pense assim.
-
Jose Roberto X de Oliveira
Começo a achar que a culpa é daquele macaco que desceu das árvores. Não, não é dele rsrs Educação e Mercado não são a mesma coisa mas entendo quem pense assim.
-
-
Waldo Assahi
Hoje, no Brasil, as forças do obscurantismo investem contra a Ciência, a educação e a imprensa livre, uma vez que são instâncias importantes de verificação da diferença entre crença e fato. Investem também contra a cultura e os artistas, em particular, uma vez que os artistas são formadores de opinião e estão sempre entre os primeiros que rejeitam regimes totalitários.
-
Ricardo Knudsen
Para quem diz q nazismo e marxismo são mesma coisa: independentemente de como ocoreu na prática, o marxismo propõe igualdade entre as pessoas, daí a extinção das classes. Orwell entendeu a hipocrisia da URSS, qdo ironicamente disse q alguns eram mais iguais do q outros. O nazismo parte do conceito oposto. Existem pessoas, ditas arianas, q são superiores, tem direito de dominar, e eliminar, os q julgam inferiores. Conceitualmente, são opostos.
-
Denis Tavares
Quem disse que é a mesma cosa foi Hitler. Rapaz, leia A Servidão Voluntária. É fácil de achar em ebook
-
-
Waldo Assahi
O fenômeno tem nome: Obscurantirmo. Ocorre sempre que dogmas religiosos determinam os valores sociais e/ou do Estado. As palavras do livro sagrado (Bíblia, Alcorão etc) são tomadas por verdade e estabelece-se que a "verdade" é uma questão de fé, e não de verificação de fatos. O resultado, na melhor das hipóteses, são Estados teocráticos autoritários pesudo-democráticos, como o Irã, e como caminhamos para ser.
-
Marina Gutierrez
E aqui incluo Israel, que ocupa a terra de outro povo com a desculpa que " Deus deu essas terras somente para nos, juddeus", que declara ser a "unica democracia" da região, mas na verdade é uma teocracia.
-
-
Ricardo Knudsen
A propósito Hermann, você tem algum argumento, ou essa manifestação troglodítica é o máximo q lhe é possível?
-
Ricardo Knudsen
Olá Hermann estupidão, nos ilumine com suas maravilhosas idéias...
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Não precisa, vc já se acha iluminado
-
-
Waldo Assahi
São os tempos da pós-verdade e da pós-ciência. As pessoas acham que podem escolher a verdade que lhes apetece, como em um supermercado, e séculos de refino dos instrumentos de aferição dos métodos científicos que se danem.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Essa discussao do Ricardo com o Denis é chata e fora de foco. Quanta pedanteria a do Ricardo sabichão
-
Ricardo Knudsen
Para os revisionistas q dizem q o nazismo era uma forma de comunismo, vale lembrar: Mesmo durante a guerra, os nazistas mantiveram o direito à propriedade privada e ao empreendedorismo. Os capitalistas alemães mantiveram suas empresas e tiveram bons lucros durante a guerra. Por isso, até hoje algumas empresas alemãs respondem por associação aos crimes de guerra, como trabalho escravo. O ódio de Hitler ao comunismo o fez abrir um segundo front contra URSS, o q finalmente o fez perder a guerra.
-
Denis Tavares
Caro Ricardo, não há nenhum revisionismo nisso. Hayek (Nobel de economia em 74) dava aula na Inglaterra em 44, quando escreveu o livre "servidão Voluntária". Hayek não apenas fala, como demonstra que o socialismo estava bem consolidado na Alemanha, tendo sido o precursor do fascismo. Isso não é nenhum revisionismo. Esse livro de Hayek é considerado um dos 100 mais influentes da história. Por aqui, nunca ouvimos falar. Isso não é novidade. É apenas novidade por aqui
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, permita-me ensinar-lhe um fato histórico. Não houve colapso do governo Jango, pelo simples fato de q não houve governo Jango. Jango era o vice eleito, sucessor constitucional do presidente q renunciou. Os militares impediram sua posse, decretando o golpe. Você docemente chamou o golpe, a violação da Constituição, de arrumar a bagunça. Defesa e justificação do golpe. Por coerência, assuma a sua posição, ou mude o discurso.
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, você escreveu - A ditadura militar foi instalada para evitar o " comunismo" (assim chamado na época)- ou ainda - O projeto inicial dos militares era ficar por pouco tempo, até a bagunça se arrumar. Mas, creio, os movimento das esquerdas levaram os militares a prolongar a ditadura. Como se precisassemos da ditadura para arrumar o q você chamou de bagunça (q era a posse constitucional de um vice eleito) ou para evitar um regime comunista, ou combater guerrilhas.
-
Denis Tavares
Rapaz, rapaz, ninguém precisava de ditadura para nada, ok? Apenas aconteceu assim. Vou te falar uma coisa: quando vc esta vivendo a história, no meio dela, não há uma noção clara para onde as coisas caminharão. Por isso vc não pode dizer que precisava disso ou daquilo. Vc apenas constata que assim aconteceu. As guerrilhas vieram depois, colega. As guerrilhas foram movimento de oposição ao regime militar
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Manézinho Tavares, você tem dificuldade para interpretar texto, né? Eu nunca disse q você afirmou q a ditadura não acabou com a democracia. Minha crítica é ao fato de q você justifica (apoia!) a ditadura e o golpe de 64,pela suposta necessidade de combater a guerrilha de esquerda. Você defende q era justificável matar a democracia para defendê-la. Além de irracional, é uma desculpa hipócrita, pq a guerrilha nunca teve recursos nem militantes para impor suas idéias pela força.
-
Denis Tavares
Ricardo, já está até ficando um tanto engraçado. Achei pitoresca sua manifestação, colocando a interpretação estapafúrdia de que "você justifica (apoia!) a ditadura e o golpe de 64,pela suposta necessidade de combater a guerrilha de esquerda". ka ka ka ka ka. Quero ver é vc achar isso no meu texto. Ka ka ka ka
-
Denis Tavares
Rapaz, vc precisa ler as coisas com mais calma, ok?
-
Denis Tavares
Ah, explicou! Vc pode me mostrar em que momento eu apoie a ditadura?
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, na boa, vá estudar você, que é um dos delirantes mencionados pelo colunista.
-
Denis Tavares
ih, apelou... Ah, publiquei de novo. O primeiro comentário foi rascunho que saiu sem querer.
-
-
Ricardo Knudsen
Ricardo Moraes, a ciência não é como você diz. O usual é, de fato q, num momento inicial, coexistam várias teses. Cientistas buscam acumular dados e fatos, q fortalecem ou enfraquecem essas hipóteses. Por fim, uma delas, ou as vezes a combinação de poucas, prevalece. Geralmente não há nenhuma síntese, q é diferente de consenso de q uma delas é a melhor. As teorias de Einstein sobre relatividade se impuserem tal como ele as propôs, sem modificação ou síntese alguma.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Tá bom, Professor
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, talvez você queira justificar pq a Ditadura precisava cassar políticos democratas, como Mario Covas e FHC, além de prender e exilar outros tantos democratas. Talvez queira explicar pq a ditadura torturou e assassinou Vladimir Herzog e Rubens Paiva, q nunca pegaram em armas. Em suma, acabaram com a democracia, perseguiram democratas sinceros, censuraram a imprensa, assassinaram inocentes, pq uns poucos guerrilheiros de esquerda teriam o desejo de implantar uma ditadura comunista?
-
Denis Tavares
Ricardo, na boa, não estou com paciência para isso, não. Faz o seguinte, primeiro explique aonde vc quer chegar, para que eu não tenha o trabalho de ficar tentando descobrir isso. Comece tentando deixar claro em que momento vc me viu falando que a ditadura não acabou com a democracia (isso é óbvio, senão não teria sido ditadura, ôh mané!). Depois, leia meus comentários com calma, ok?
-
Denis Tavares
Ricardo, na boa, não estou com tenho paciência para isso, não. Vá estudar. faz o seguinte, primeiro expli
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, talvez você queira explicar pq era preciso implantar uma ditadura para combater a guerrilha de esquerda, qdo o número de guerrilheiros era minúsculo e sem recursos. Mesmo q fossem inimigos da democracia, não tinham força para subverte-la. E certamente não há argumentos lógicos q justifiquem eliminar a democracia, para defendê-la. Na mesma época, a Itália combateu as Brigadas Vermelhas, com a democracia em pleno vigor.
-
Denis Tavares
Oh, Mené, em que momento eu disse que há justificativa lógica para eliminar a democracia? Pare de olhar as coisas como se tudo fosse uma luta para qver quem foi mocinho e quem foi bandido. Há situações que são históricas, multideterminadas, e não novelas da Globo
-
Denis Tavares
Não foi nessa ordem, Ricardo. Primeiro houve o colapso do governo Jango. Ai, meu Deus! Ricardo, estávamos na época da guerra fria, ok? O mundo dividido, ok? E, obviamente, os terroristas (que só apareceram depois), não tinham o poder de suplantar a ditadura. Mas, sem dúvida, ajudaram a prolongá-la (conforme eu disse e que vc não leu direito)
-
Denis Tavares
Não foi nessa ordem, Ricardo. Primeiro houve o colapso do governo Jango. Ai, meu Deus! Ricardo, estávamos na época da guerra fria, ok? O mundo dividido, ok? E, obviamente, os terroristas (que só apareceram depois), não tinham o poder de suplantar a ditadura. Mas, sem dúvida, ajudaram a prolongá-la (conforme eu disse e que vc não leu direito)
-
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, talvez você queira explicar pq era preciso implantar uma ditadura para combater a guerrilha de esquerda, qdo o número de guerrilheiros era minúsculo e sem recursos. Mesmo q fossem inimigos da democracia, não tinham força para subverte-la. E certamente não há argumentos lógicos q justifiquem eliminar a democracia, para defendê-la. Na mesma época, a Itália combateu as Brigadas Vermelhas, com a democracia em pleno vigor.
-
Ricardo Knudsen
Denis Tavares, talvez você queira explicar pq era preciso implantar uma ditadura para combater a guerrilha de esquerda, qdo o número de guerrilheiros era minúsculo e sem recursos. Mesmo q fossem inimigos da democracia, não tinham força para subverte-la. E certamente não há argumentos lógicos q justifiquem eliminar a democracia, para defendê-la. Na mesma época, a Itália combateu as Brigadas Vermelhas, com a democracia em pleno vigor.
-
Denis Tavares
Eu não disse isso... Vc não leu direito...
-
-
RICARDO MORAES
Esclarecimento sobre o método científico. A evolução do conhecimento é baseada em um método que se supõe uma explicação para fatos da natureza - isto é uma tese, ou hipótese. A anti-tese é uma explicação alternativa, mas não necessariamente contrária à tese, que explica os mesmos fato. A síntese é o resultado de um consenso da comunidade acadêmica entre a tese e as várias antiteses. A metodologia não é ideológica em si, mas a síntese (consenso) pode ser afetado pela ideologia ou novos fatos.
-
Denis Tavares
Meu Deus, que contorcionismo... Rapaz, e melhor vc ler o significado da palavra "síntese" no dicionário.
-
Ricardo Knudsen
Ricardo Moraes, a ciência não é como você diz. O usual é, de fato q, num momento inicial, coexistam várias teses. Cientistas buscam acumular dados e fatos, q fortalecem ou enfraquecem essas hipóteses. Por fim, uma delas, ou as vezes a combinação de poucas, prevalece. Geralmente não há nenhuma síntese, q é diferente de consenso de q uma delas é a melhor. As teorias de Einstein sobre relatividade se impuserem tal como ele as propôs, sem modificação ou síntese alguma.
-
-
José Elias Aiex Neto
Nada pior em uma discussão que necessita de aprofundamento do que pessoas não habituadas ao salutar exercício de exercer tal prática como rotina. Seria mais ou menos como um analfabeto dentro de um museu de arte moderna: não entenderia nada e ainda ficaria manifestando em voz alta a sua inconformidade com o material ali exposto.
-
Ricardo Knudsen
O jornalista sabe q vai piorar. Afinal, o próximo ministro das Relações Exteriores afirma q o nazismo é uma ideologia de esquerda, uma forma de socialismo. O presidente do STF disse q o golpe de 64 foi um Movimento. Algo assim natural, como o movimento das placas tectônicas ou das árvores ao vento. Bolsonaro diz q nada foi provado contra Ustra, apesar de já condenado na Justiça. Moro criou o conceito de q caixa 2 não é crime, se o Onyx, digo, se o sujeito se arrepende. Por aí vai...
-
Ricardo Knudsen
Para os revisionistas q dizem q o nazismo era uma forma de comunismo, vale lembrar: Mesmo durante a guerra, os nazistas mantiveram o direito à propriedade privada e ao empreendedorismo. Os capitalistas alemães mantiveram suas empresas e tiveram bons lucros durante a guerra. Por isso, até hoje algumas empresas alemãs respondem por associação aos crimes de guerra, como trabalho escravo. O ódio de Hitler ao comunismo o fez abrir um segundo front contra URSS, o q finalmente o fez perder a guerra.
-
Denis Tavares
"O jornalista sabe q vai piorar. Afinal, o próximo ministro das Relações Exteriores afirma q o nazismo é uma ideologia de esquerda, uma forma de socialismo". Ricardo, veja o que Hitler falou em um discurso em fevereiro de 1941: "basicamente, nacional-socialismo e marxismo são a mesma coisa". Ok? Quando alguém fala algo assim, não descarte simplesmente. Vá pesquisar.
-
-
denise teixeira
Respondendo a um iluminado olaviano aí abaixo: contra a ditadura lutaram guerrilheiros autoritários (boa parte jovens ideologicamente empolgados de 19 anos), mas também lutaram cidadãos comuns comprometidos com uma imaginação democrática, coisa que não existia entre nossos ditadores, que nos "salvaram" do comunismo por 20 anos a fio. Olavinhos são fogo! Homens feitos com papai de estimação.
-
Denis Tavares
Ah, eu estava entre os cidadão comuns comprometidos com a democracia. No início da minha adolescência, fui um do primeiros a ir para a s ruas no Diretas Já. Ademais, cansei de correr da polícia de choque na ditadura.
-
-
Marina Duarte da Fonseca
O problema é que qualquer crítica às alucinações de zap-zap é rabatida com o ataque de esquerdopatia e de que é doutrinado, como se todos fossem incapazes de raciocínio e altamente influenciáveis (como eles são...)
-
Aldo Rolien de souza
Marina, a Sra. tem toda razão. Nem todos são incapazes de raciocínio e altamente influenciáveis, só a maioria dos bolsonaristas. Não só influenciáveis, mas tb tentam ser influenciadores sem ter o mínimo conhecimento sobre o que estão falando/compartilhando.
-
-
Denis Tavares
Quer ver uma interpretação histórica que não vejo em canto algum? No período de ditadura militar, os opositores de esquerda são vendidos como heróis que ajudaram a reinstalar a democracia. Ora, sejamos realistas: era época da Guerra Fria. A ditadura militar foi instalada para evitar o " comunismo" (assim chamado na época). Os "terroristas" atacavam a ditadura militar em função da ideologia vinda da URSS e Cuba. Pois bem, era ideia de ditadura contra ideia de ditadura. (continuando...)
-
Denis Tavares
Conhece tipo, mas não conhece a história, né Flávio?
-
FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA
Hahahahaha... Por favor, Nem continue que já conheço seu tipo
-
Denis Tavares
As ações terroristas e os simples movimentos de esquerda davam a ideia para os militares de que a ditadura teria que continuar e ficar ainda mais implacável. O projeto inicial dos militares era ficar por pouco tempo, até a bagunça se arrumar. Mas, creio, os movimento das esquerdas levaram os militares a prolongar a ditadura. Enfim, as esquerdas (Dilma, Zé Dirceu) na verdade, talvez involuntariamente, atuaram no sentido de prolongar a ditadura e não em acabar com ela.
-
-
Aldo Rolien de souza
Estou tentando entender porque pessoas mandam a mesma mensagem várias vezes... na maioria das vezes, bolsonaristas. explicações possíveis: 1-São robôs, típico dos seguidores do presidente eleito. 2-Querem confundir o leitor e esconder as respostas para seus comentários, que normalmente são contrárias, pois os comentários são "delírios ". 3-Tavez a mais provável(baseado no nível do comentário), não se atentaram à mensagem que o comentário já foi submetido e será publicado apó validação.
-
Aldo Rolien de souza
O App é só para quem é alfabetizado....pelo seu "KKKK" VC deve ter sido alfabetizado no Whatsapp, pós graduado no Twitter e mestre em encaminhar fake News.... obrigado ... essa será a 4a. explicação.
-
RUBENS FERREIRA
kkkkkk ... só um esquerdista como você, querendo criar polêmica, não consegue entender o que acontece. Simples falha do APP da Foice que não responde com a confirmação do envio ...
-
-
Denis Tavares
Por fim, o que também está em jogo, é o status quo dos disseminadores do conhecimento. Essa reportagem passa a mensagem de que no zap (só) há muita besteira e que no jornalismo tradicional (só) tem preciosidades. Na boa, é melhor descer do salto alto, pois o zap é uma realidade que, no mínimo, já concorre com os jornalistas (e comentaristas ) tradicionais e referendados nos meios de comunicação. É melhor começar a entender o que está ocorrendo que simplesmente desdenhar o zap.
-
Ricardo Ferreira
Lamentavelmente estas teses estúpidas sem a menor base científica prosperam (mais) em um país como o nosso onde o salutar hábito da leitura é raro, haja visto as livrarias agonizando. No entanto a incrível habilidade do brasileiro de "socializar" (aqui no sentido de criar laços sociais) levou-o a substituir os meios de comunicação sérios pelas redes sociais (what's up inclusive) e daí prosperar teorias das mais absurdas. O efeito disso já estamos sentindo.
-
-
Denis Tavares
Eu vou parara de escrever, senão não acabo. Outro dia estava vendo uma professora de história criticando o projeto de escola sem-partido. Lá pelas tantas, negando haver doutrinação, afirmou que a história é sempre feita por tese, antítese e nova síntese. Ora, isso evidentemente é um posicionamento ideológico, que passa batido! Para firmar isso, ela terá que negar inúmeros exemplos de novas teses que, simplesmente, jogaram as antigas no limbo. Alexandre, aqui em baixo, deu exemplos disso.
-
ALEXANDRE MATONE
Antes da Teoria do Big-Bang ter sido corroborada pelos achados do Físico Arno Penzias, do laboratório da Bell, em New Jersey, virtualmente toda a comunidade científica acadêmica acreditava na Teoria do Universo Estacionário, de Platão. E todos os jornalistas batiam palmas. Penzias ganhou o Nobel, em 1978, por descobrir as radiações de fundo do Big-Bang. As coisas mudam, com ou sem WhatsApp.
-
ALEXANDRE MATONE
Após provar-se o contrário, demonstrou-se que aquilo que os cientistas diziam já ter sido provado - até Einstein acreditava no Universo Estacionário - na verdade nunca o fora. O autor parece estar postulando uma tese da suposta imutabilidade dos paradigmas chancelados por supostos luminares da verdade absoluta, que suponho serem os fabricantes dos seus xampus.
-
-
Denis Tavares
Outro dia, um dos colunistas resolveu interagir com os comentaristas. Eu não lembro o nome dele. É um professor da Unicamp. Ele falava de atrocidades cometidas por regimes autoritários, citava várias vezes o fascismo e, apenas uma vez, falou, de passagem, da União Soviética. Questionei-o e ele respondeu algo como que o fascismo é simbólico disso. Ora, isso só demonstra o quanto a escola é doutrinária, ao não falar também das atrocidades do socialismo.
-
Denis Tavares
E quando vai se dar exemplo ditadores, por que, além de Hitler, não se escolhe Fidel Castro? Só falta alguém achar que ele foi um cara bem bacana com os adversários.
-
Denis Tavares
E por não falar sobre atrocidades dos países socialistas é que vemos tantos simpatizantes do socialismo acreditando que são pessoas boas, que seu posicionamento é bom para a sociedade, que ele está no grupo dos bons e que os outros estão no grupo dos maus. Vcs acham que Dilma teria side eleita se, de fato, todos soubessem que ela lutou contra uma ditadura, querendo a implantação de outra ditadura (e não de democracia?), em um mundo dividido pela guerra fria?
-
-
Denis Tavares
Isso que coloquei abaixo é um ponto muito importante, com relação à doutrinação de esquerda. Mas, se os jornalistas "intelectuais" optarão por ridicularizar o movimento (pois questiona suas próprias crenças e status quo), em vez de tentar entendê-lo de maneira mais ampla, vão, de novo, perder o trem da história (aliás, serão atropelados por tal trem, por não quererem olhar para ele)
-
Denis Tavares
Como disse Stephen Kanitz, sobre estudo da NBER (que, obviamente, nuca veremos aqui na folha), professores de esquerda têm baixas expectativas com relação aos seus alunos; ter tido professores de esquerda prejudica seu futuro profissional e seu sucesso na vida. Um professor que acredita que o mundo atual jamais dará certo, que as regras do jogo são injustas, que todos são e serão explorados por pessoas mais poderosas, obviamente afetará negativamente o futuro dos seus alunos.
-
Denis Tavares
Como disse Stephen Kanitz, sobre estudo da NBER (q
-
Denis Tavares
Na boa, a coluna tenta ridicularizar o movimento com exemplos bizarros. Eu não gosto do balaio de gatos que (parece, pois não li o projeto de lei) é o tal projeto. Mas, de fato há muita distorção no ensino (isso, até alguns comentaristas da folha, finalmente, admitiram). Na minha escolarização, era muito reforçada as atrocidades de Hitler (como deve ser mesmo). Mas URSS e Cuba, também cheia de atrocidades, recebiam interpretações pra lá de românticas. Isso não é nenhuma teoria conspiratória.
-
Denis Tavares
"O jornalismo e o ensino de qualidade têm a obrigação de expor, com equilíbrio, todos os lados de temas controversos". Vamos ver se a folha cumpre isso algum dia. No momento, cadê entrevista com integrantes do CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre o "Mais Médicos"? Ou, como está o acompanhamento do TCU sobre o programa?
-
rodrigo jacquet
Ótimo texto. Lamento esta falta de inteligência ( na acepção aristotélica) dos nossos tempos
-
Carlos Mello
Depois que Fernando Henrique foi classificado como comunista, Donald Trump virou ideólogo, mudanças climáticas são apenas ideologias e estamos numa batalha medieval contra o marxismo ocidental, desisti de ler e dar atenção a essa turma. Porém, novos ventos estão somprando nos EUA, na França etc.
-
NELSON RICARDO COSTA SILVA
Os comentarios apenas reforçam o excelente texto. Opiniao virou argumento. Decadas de pesquisa seria podem virar po com um comentario na internet. E verdade que o jornalismo nao acompanhou as mudanças. Mas isso nada tem a ver com os delirios que temos lido.
-
paulo barbosa
Para a intelligentsia tudo aquilo que a contrária deve ser rotulado como delírio. Não surpreende o comentário do leitor(talvez advogado do jornal ou do próprio jornalista). É o perfil daquele que defende a democracia, desde que seja de acordo com as suas ideias.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.