Opinião > Buracos nos estados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Helano Timbó

    Não há dúvidas: os Estados devem priorizar o atendimento aos que dele necessitam, e não são poucos. Para isso, um ajuste fiscal é necessário e possível, como já demonstraram CE, SP e ES.

    Responda
  2. José Alves

    Excelente artigo. Muitos Estados estão quebrados inclusive MG, governado pelo PT. Qualquer que seja o partido para solução a receita é simples: ajustar as despesas no nível da arrecadação combatendo desperdício e desvio de dinheiro.

    Responda
  3. ricardo fernandes

    Enquanto estados e municípios não tiverem autonomia tributária e financeira, o problema irá continuar. A união é o unico ente com poder de criar impostos e decide quanto vai repassar para cada ente, para que possam cumprir com suas obrigações em saúde e educação, entre outras.

    Responda
    1. jose flavio leite

      Ricardo, você está equivocado. Os Estados e Municípios tem autonomia tanto tributária quanto financeira. Os impostos ICMS, IPVA e ITCMD (doações e herança) são de responsabilidade dos Estados. O problema é a incompetência de criar, cobrar e investir os impostos. E não tem havido punições para os transgressores da Lei de Responsabilidade Fiscal.

  4. Rodrigo Cavalcanti

    Um exemplo, segundo o governador eleito de Minas, sr Zema, na previdencia di estado onde antes do PeTe haviam 16 assessores, agira com o giverno do PeTe tem mais de 500. Assim que o PeTe inspirou seus componenentes e os partidos que os apoiavam a acabar com as contas publicas. Isso sembfalar da institucionalizacao do desvio de dinheiro como forma de governo praticado e incentivado pelo PeTe. Levaremos anos para consertar essa heranca maldita.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.