Celso Rocha de Barros > Qual Ocidente? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu acredito que Samuel Huntington não considerava os latinos como parte do Ocidente. O que leva um brasileiro a pensar que integramos a ala daqueles que escrevem a história?
Há sem dúvida neste Ocidente branco, europeu, cristão um clima de fim do Império Romano e invasão dos bárbaros. Os bárbaros invadiram e tomaram o Império Romano que estava decadente. Mas, os bárbaros eram brancos europeus e entraram e adotaram o modo do Império Romano e a continuidade do cristianismo. Agora, povos periféricos e pobres estão entrando nesse mundo branco e cristão. Vão continuar entrando. A cultura em ascensão que dominará o mundo será a chinesa.
O mundo está testemunhando o vexame da direita brasileira. Nos custará mais do que vergonha, estou certo. Ocidente? Acidente, talvez.
Obrigada pelo texto, Barros. O sentimento de perplexidade diante desses novos pensamentos que me parecem tão tão distantes do velho e esfarrapado bom senso.
No ano passado vi a exposição do conteúdo do naufrágio de um barco do século 9 num museu em Singapura. Estava carregado de pratos de porcelana chinesa com destino ao golfo pérsico. Concluà que os portugueses inseriram a Europa no comércio marÃtimo nos séculos 15-16, mas ele já existia na Ãsia há muito tempo. O peso da Ãsia está crescendo novamente, e a globalização finalmente os beneficia depois de um intervalo de 5 séculos. E isso provoca reações, beirando à s vezes a paranóia.
O ministério do Bolsonaro é um catadão incoerente (ainda bem que ele se comprometeu com poucos ministérios). A direita, sempre tão disciplinada deixou-se levar pela ansiedade e conseguiu o governo sem estar preparada para exercê-lo. É a 2a. vez (antes Collor). Será preguiça de planejar?
Terão que se esforçar muito, cometer erros catatróficos para superar os 13 anos daquele tal ParTido do roubo!
Celso Barros deve ter votado no ocidente certo: Venezuela e Cuba são representativos dessa "civilização" da vanguarda socialista. Aqui no Brasil, o "ocidente certo" de Barros é o lulopetismo, seita da qual ele é um dos sacerdotes. Faz um contorcionismo teórico para no final dizer que Bolsonaro é contra o Banco Central!. A força gravitacional petista que mantinha tantos teóricos em suas certezas, agora desaparece e esses sacerdotes levitam no espaço, alucinados e delirantes.
Zibas, que comentou abaixo, deve estar tambem levitando, saindo da força gravitacional teórico-petista, impactado com a nova realidade cósmica...
É análise bem fundamentada de alguns dos absurdos escritos pelo futuro chanceler. Os absurdos do Ernesto estão registrados e assinados, inclusive a crÃtica ao sistema que escora o Federal Reserve. E vem agora seu comentário com ofensas e chavões. Leia o que o chanceler escreveu e use argumentos históricos e sociológicos para defende-lo. Seus chavões e ofensas só aprofundam o ridÃculo do Ernesto.
A esquerda está em pânico. Um juiz que faz acontecer no Min. da Justiça? Um astronauta no Ministério da Ciência e Tecnologia em vez do Aldo Rebelo? Lembra a música do Drew Hill, Esses são os tempos: "These are the times we all wish for. The moment when less means so much more." Esses são os tempos que todos desejamos. O momento quando menos significa muito mais. As ideias da esquerda não produzem nada que se aproveite. Por isso habitam lugares onde o aproveitamento de ideias não importa.
O mundo civilizado está em pânico. Não percebeu ainda? Preconceitos grosseiros contra negros, gays, mulheres alardeados pelo presidente eleito. Planos de desmatamento da Amazônia. Desprezo pela possibilidade de paz no Oriente Médio. Anuncio de polÃticas que ignoram que o Estado moderno deve ser laico e não atrelado a qualquer crença. Etc etc O mundo civilizado teme pelo abismo que nos aguarda e que vai prejudicar o mundo.
O juiz tem idéias estapafúrdias sobre encarceramento, além de ter iniciado carreira polÃtica bem antes de ir para o executivo. Se o governo nem começou, é evidente que dizee que ele "faz acontecer" é fake news tosca. As ideias da direita foram as únicas colocadas em prática por aqui, e estamos onde estamos. Agora cresce o obscurantismo.
O fato é que o cara é um lunático, cujas idéias já se tornaram motivo de chacota internacional.
Excelente texto. Obrigado.
Ernesto Araújo é neto de diplomata, filho de diplomata e um diplomata com "pedigree". Suas ideias são ótimas e demonstram um entendimento profundo e esclarecido do mundo e das tendências e ações do globalismo, muito valioso para o Brasil e para o futuro. Se a grande mÃdia o ataca já é um forte indÃcio de que ele é bom. Mas é por suas ideias que chego a essa conclusão. Parabéns pela escolha, Bolsonaro.
Ernesto Araujo é filho de um deputado estadual que virou procurador-geral da República na ditadura militar. Excelente pedigree. E não está sendo criticado só pelos jornais sérios daqui. Está sendo motivo de chacota internacional. Procure alguns comentaristas de grande credibilidade da imprensa internacional. Só excluir a cultura negra e indÃgena, que constituem nossa nacionalidade, e se fixar na supremacia branca ocidental, já mostra o grotesco de suas posições.
Colocaram um lunático como chanceler!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Qual Ocidente? Voltar
Comente este texto