Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herculano JR 70

    Bolsonaro é pressionado pelo CFM. Mas questão cubana mostrou que a Medicina básica atende a populacao . Não sei como essa instituicaozinha tem tanto poder. Representa uma minoria.corporacao de ofício moderna.

    Responda
  2. Celia Jean

    Vamos trazer jornalistas cubanos, Mais Jornalistas, sem validação de diploma, talvez eles sejam mais sensatos que os nossos enviesados ideologicamente

    Responda
    1. Erasmo Steiner

      Bem informada, hein!?

    2. RICARDO Moreira

      Se informe melhor minha cara bolsominion. Para ser jornalista não é necessario diploma. Neste meio não há o corporativismo que a classe medica exerce, à custa da vida das pessoas.

  3. EDSON ALVES

    Acho que entendi, local sem condições de trabalho, não pagam bem, lembrando que um curso de medicina bom não custa menos que R$7.000 por mês, só atendidos por um regime do tipo cubano, fazendo familiares de reféns e a conclusão é que os médicos brasileiros são corporativistas. Poderia ao menos citar as leis que foram aprovadas pelos médicos que interferem no atendimento a essas regiões?

    Responda
    1. EDSON ALVES

      Isso, o problema é muito maior, não fiquem simplificando!!!!

    2. Herculano JR 70

      Sr Edson! O problema é custar 7mil até 14mil no S l Mandic. E custa devido ao currículo médico absurdo, cuja finalidade é justamente encarecer e limitar o acesso. Só ricos podem pagar e não querem ir pra o interior cuidar de dedão de pobre.

  4. Gabriel Jr

    Somos uma lástima na medicina de atendimento em massa. Como não temos solução a curto prazo, pra salvar vidas mesmo os médicos deveriam guardar reserva de mercado somente para alta complexidade, não pra passar comprimido que sua avó e qualquer farmacêutico sabe passar. Pra tornar tudo pior, elegemos um sujeito que veio desarrumar o que já era péssimo.

    Responda
  5. JO O FELIPE LARA BUENO

    Nos últimos anos da formação em medicina, alunos, deveriam compor equipes, monitoradas por professores, auxiliados por residentes, para atender as áreas remotas. Revesamento de equipe com períodos determinados. Monografias deveriam ser desenvolvidas levando-se em conta o problema de cada cidade, setor e região. Envolver universidades públicas e privadas. Isso não vale apenas para médicos, mas sim para enfermagem, nutrição, fisioterapia, educação física, psicologia, entre outros possíveis cursos.

    Responda
  6. José Duarte

    Precisamos do valida para presidente.

    Responda
    1. EDSON ALVES

      Bom, de FHC para cá ficaríamos sem presidente, pensando bem, ficamos!!

  7. José Duarte

    Precisamos do valida para presidente.

    Responda
  8. Tersio Gorrasi

    O problema maior é que temos os 2 extremos neste páis:o da medicina de ponta, nos grandes centros, que nada deixam a desejar ao prim mundo, e o da medicina básica nos locais mais remotos. Este último poderia ser consideravelmente reduzido se houvessem investimentos em educação e saneamento básico, pois o pobre da periferia é mais resistente às doenças do que o rico da floresta de concreto

    Responda
  9. SERGIO CASTRO

    Chega a ser inacreditável, de tão irresponsável, a proposta do colunista de que médicos formados no exterior ( só a Bolívia forma em torno de 500 médicos brasileiros por ano, sem NENHUM tipo de acompanhamento por parte do Ministério da Saude ou da Educação do Brasil)pratiquem no Brasil sem fazerem o Revalida. Qual o problema em fazerem o Revalida? Trata-se de um exame concebido exatamente para essas situações! Por que desconsiderar a legislação brasileira?

    Responda
  10. Gabriel Jr

    Enfim, alguém corajoso na imprensa pra dar uma cutucada nesse corporativismo médico. Façamos as contas, você entra num hospital público e vê um amontoado de gente esperando por atendimento de um único médico, poucos ou nenhum. Então, de tanto demorar você morre. Já se você entra num hospital e é atendido rapidamente porque há fartura de profissionais de saúde lá pra isso, sejam médicos ou não, as chances de você sair vivo de lá são infinitamente maiores.

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      O senhor quer dizer se entrar numa unidade básica de saúde teria mais chance sair vivo. Bem, só se nesse argumento está se discutindo doenças típicas da atenção básica. Não se espera que um posto de saúde esteja equipado para atender um infarto ou AVC.

  11. Elisabeth Beraldo Faria

    Só complementando ... ( agora jose?) ... advogados sem OAB ...

    Responda
  12. Elisabeth Beraldo Faria

    Para os rincões do país, médicos sem valida, sem água, sem comida...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Rima infantil para um problema nada juvenil. Melhor médico sem revalida que o povo sem vida.

  13. Nelson Vidal Gomes

    Soluções existem de curto,médio e longo prazo,acerca desta, a da criação da carreira de Médico de Estado, com bons salários e opção por dedicação exclusiva.O que é certo, é que nenhuma delas poderá se consubstanciar na importação de médicos estrangeiros,isso jamais será solução e sim propaganda eleitoral para o governo de plantão.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      O Sr. Nelson está absoluta correto. E isso não é corporativismo, é estratégia. É uma maneira de interiorizar o médico. Quanto a celeuma dos médicos cubanos já virou cisma com Bolsonaro flertando com cegueira ideológica da esquerda, mas nunca é vislumbrado o evidente: má gestão em saúde em todos os níveis .

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse comentário só confirma o artigo, o corporativismo e a reserva de mercado impede solução viável e deixa os pobres desassistidos e entregues à própria sorte em nome de uma chantagem violenta que joga com a vida dos mais pobres. Lamentável!

  14. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Os caros jornalistas têm o decreto lei 910 (30.nov.1938) que determina os marcos da profissão de jornalismo. A profissão médica também é regida por lei e regulada. Tem jornalista que quer regular o Facebook (corporativismo?). Estou em dúvida se os jornalistas brasileiros frequentam urgências e hospitais de pobre. Acho que lhes faria um grande bem conhecer a vida dos profissionais e dos pacientes antes devassinar bobagens em colunas.

    Responda
  15. arnaldo feitoza

    Concordo. Talvez esteja na hora do corporativismo médico permitir a atuação de “tecnólogos em saúde “ para atendimentos de menor complexidade em locais de menor estrutura, inseridos numa hierarquia de supervisão e cuidados.

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      Sem dúvida. Há muitas consultas que poderiam ser realizadas pelas enfermeiras como o pré- natal de baixo risco e puericultura. Falta estímulo do gestor público e conscientização da sociedade para valorizar a enfermagem.

  16. Leandro Knewitz

    Qq um pode ser jornalista? Precisa de diploma,certo? Isto é corporativismo?

    Responda
    1. denise messer

      Não precisa de diploma para ser jornalista no Brasil.

  17. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Deixe de pagar seu plano de saúde, caro colunista, e dependa do SUS. Você vai ver o que é bom. Tente exercer a medicina com seriedade num sistema mal gerido, mal financiado. Assuma a responsabilidade pela vida e pela morte de alguém antes de postular sua tese de corporativismo. As condições de trabalho são péssimas e no interior é pior. Lute pela melhora das condições de exercício no interior antes de difamar quem pode lhe salvar a vida. É triste...

    Responda
  18. jose PUCCI

    Edital lançado para os médicos brasileiros! Quero ver suas excelências barbies e mauricinhos irem para o interior! Quero ver!

    Responda
  19. jose PUCCI

    Edital lançado para os médicos brasileiros! Quero ver suas excelências barbies e mauricinhos irem para o interior! Quero ver!

    Responda
  20. Adriano Alves

    "Pensando bem", o articulista bem que poderia passar a ser receitado por agentes de saúde ou enfermeiros, não desrespeitando os respectivos profissionais.

    Responda
  21. juliana gomes de oliveira

    A Atenção Básica é um trabalho de promoção e Prevenção em saúde, geralmente os médicos não trabalham na sexta e são na verdade 14000,00 a média salarial , pois a prefeitura faz uma complementação, a Atenção Básica não exige a complexidade de um ambiente hospitalar , mas melhora e muito os indicadores em Saúde , qualque um que estuda indicadores em Saúde ou Estudos com Evidências Cientificas sabe que uma enfermeira bem treinada faz um trabalho exemplar na Atencao Básica.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Alguns assinantes como abaixo sem possuir a devida argumentação logica e cientifica repetem as palavras do seu mentor e em tudo vem com essa pasmaceira de viés ideológico.Pois ideologia todos tem e é construída na família,na escola,na igreja,nas conversas com os amigos,etc...o nome disso é Visão de Mundo.

  22. Beto Alencar

    É assim mesmo, vc cancela e outros assinam, acabei de assinar, o mundo gira.

    Responda
  23. Andre Marinho

    É Eu estou tentando continuar assinando a fsp, mas vocês estão fazendo todo o esforço do mundo para que a gente cancele a assinatura. Parem de palhaçada é de querer ajudar uma dita.dura e quererem prejudicar quem passa no vestibular. Em qualquer país do mundo se faz algo como o revalida.

    Responda
  24. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Caro senhor Dr. Hélio Palpiteiro Sabichão, vamos aguardar as coisas acontecerem naturalmente. O Bolsonaro foi eleito presidente. Somente vai assumir o seu mandato em janeiro de 2018.

    Responda
    1. WANDERLEY ANDRADE JUNIOR

      Pois é. Mas já começou fazendo cag ada antes.