Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Cesar Daoglio

    Bravo, bravíssimo. Grato, professor, pelas suas aulas maestras.

    Responda
  2. MARIA THEREZA LELLIS DE B FINK

    Ótimo !!!! OOOO

    Responda
  3. MARIA THEREZA LELLIS DE B FINK

    Ótimo !!!! OOOO

    Responda
  4. Luisa Rauter Pereira

    Acho interessante que esse tipo de discurso sempre aparece pra falar das violências sofridas por índios e negros. Ninguém pediria a um alemão para apoiar a existência de uma estátua de Hitler (afinal Hitler fez escolas e hospitais e deve ser lembrado pelo seu "lado bom"). É o tipo de argumento de extrema direita disfarçado de liberal.

    Responda
  5. Luisa Rauter Pereira

    Concordo que toda civilizaçao foi fundada na violência e que todos os povos a cometeram em alguma medida. Mas isso não significa que uma civilização, um país, não possa enxergar dentro de si a violência e os povos remanescentes que sofreram essa violência em nome da criação dessa mesma organização política e fazer uma autocrítica. Políticas de reparação histórica e ações afirmativas, por exemplo, servem para que avancemos na democratização de para que evitemos que mais violência e injustiça acon

    Responda
  6. Francisco Carlos da Silva Pires

    Pensar é a palavra. Ler e ouvir sem se deixar doutrinar, buscando a compreensão e aprendizado para ter senso crítico e criticar, emitindo até opinião, com base em estudo e pesquisa. Muito bom ler João Coutinho!

    Responda
  7. Alexandre Sampaio Almeida

    Como sempre, um excelente artigo.

    Responda
  8. Alexandre Sampaio Almeida

    Como sempre, um excelente artigo.

    Responda
  9. José Cardoso

    Retirar a estátua de Colombo é errar o alvo. É só ver o rosto das pessoas nos países ibéricos das Américas para ver que os nativos continuaram existindo, mesmo que agora falem espanhol ou português. Já a colonização inglesa da América do Norte provocou um verdadeiro etnocídio das populações indígenas. Não porque eles fossem mais perversos, mas porque as famílias migrantes não precisavam dos nativos, só queriam (bastante) distância deles. Que fossem reunidos em algum buraco bem longe.

    Responda
  10. Cloves Oliveira

    Apesar do verniz de civilidade, o cidadão médio europeu tem uma noção muito pobre do que as conquistas, principalmente na América, significaram tanto para um lado, como para o outro. Pode-se dizer que os maiores aliados dos europeus foram os germes que trouxeram, do contrário jamais poderiam ter conquistado o México. Foi nesse período que os primeiros experimentos com guerra biológica foram feitos. Os ingleses distribuíam para os indígenas cobertores utilizados por pacientes de carbúnculo.

    Responda
  11. jose carlos toledo junior

    "a forma como os grandes banqueiros e empresários da Alemanha não hesitaram em conceder o seu apoio financeiro ao partido nazista nas eleições de 1933, esperando ganhar algo em troca". Algo similar no Brasil atual? perigo .....

    Responda
  12. José Oliveira

    E parafraseando este articulista que gosto de ler: O que seria dos tiranos portugueses sem a omissão das futuras vítimas brasileiras, africanas, asiáticas?

    Responda