Opinião > Negros, vai ter luta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. bagdassar minassian

    ...em termos estatísticos a parcela da população negra é de 51% e é preciso responder, a ausência de negros, em termos de representação política e a 'dominação branca'. Perguntas; quantos negros representam a população ao longo da história brasileira, como; presidentes e vices, senadores e deputados federais; governadores e deputados estaduais; prefeitos e vereadores. E, também, ser ser de fachada; ministros, secretários?

    Responda
  2. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Pode começar mudando o nome da Universidade Zumbi dos Palmares. Zumbi, como todos sabemos, foi um ditador cruel e assassino(matou o próprio tio numa disputa pela liderança de Palmares), ele próprio possuidor de escravos negros.

    Responda
  3. Raimundo Ermirtes Romão

    A luta de hoje, enfim, é ...colocar amor, solidariedade e fraternidade nos corações. Isso. A luta de hoje, é fazer o melhor de si a cada momento. É respeitar a si mesmo e ao outro. É saber que temos liberdade de escolha, mas somos prisioneiros das consequências de nossas escolhas. Grande artigo. Chegará o dia em que esta data será extinta, porque os irmãos não se diferenciarão. Apenas se unirão e se apoiarão.

    Responda
  4. Marco Athayde

    Contruiram e constroem o Brasil de todos. Viva o negro! Viva a sua cultura!

    Responda
  5. ivan vasconcelos

    Prezado Jose Vicente, como mestiço negro com índio (cafuzo), hoje com 55 anos sou empreendedor à duras penas, mas venho deixar um alerta, é mais que necessário que os negros e mestiços iniciem um projeto de auto valorização. O primeiro passo é via educação e consciência, enquanto o negro pensar que a vida é feita de samba e/ou baile funk, cerveja e sexo, continuaremos à margem da sociedade, e que a família é a base de tudo.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Parabéns por sua conquista, mas é bom lembrar que samba é uma arte de resistência, como também o funk, e relacionar com cerveja e sexo é repetir o preconceito que a classe que detém o poder repete constantemente. Algumas coisas foram feitas, entre elas, como cotas de acesso à universidade, que certos grupos atacam e querem acabar. O processo de valorização começou há muito tempo, mas infelizmente continuam a dizimar jovens negros como fazem nas comunidades mais pobres.

  6. Cloves Oliveira

    Luta não é o termo que eu usaria, porque deixa espaços para a interpretações de que a violência irá resolver a questão do negro no Brasil. Tão pouco se deve esperar que as soluções venham dos brancos. Assim como aconteceu nos EUA, os negros precisam se organizar internamente, promover a formação de líderes que possam tocar projetos para elevar os negros a uma posição de igualdade na sociedade de maneira pacífica. Não se elimina o racismo com racismo, mas com solidariedade.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      O termo luta é correto e não tem relação com violência, mas na desconstrução diária da imagem negativa que continuam disseminando, como ficou claro na fala de pessoas que estão chegando ao poder. O país está retrocedendo na área social em relação aos negros, índios e outros grupos sociais. O mais grave é que muitas vezes negros que chegam ao poder terminam repetindo o discurso de segregação impostos pelos brancos e negam a luta de seus antepassados. Viva os negros com sua luta por direitos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.