Opinião > A tragédia ucraniana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. bagdassar minassian

    ...não só. Alguns anos antes há o sistemático extermínio de gregos e, especialmente, armênios pelo império otomano. Atualmente ocorre entre os povos africanos e a perseguição e destruição de muçulmanos no Miamar. Os 'impérios' continuam em seus silêncios seculares.

    Responda
  2. José Elias Aiex Neto

    Em relação ao Holodomor, seria interessante abordar as suas consequências durante a II Guerra. Quando Hitler invadiu a Ucrânia enviou uma tropa especial para estimular a população a matar bolcheviques e judeus a pauladas em praça pública. A história daquela região é muito trágica mesmo, inclusive a da Galícia, região na qual aconteceram sérios conflitos entre poloneses e ucranianos bem antes da era bolchevique. Meus respeitos ao povo da Ucrânia e da Polônia por terem superado tanto sofrimento.

    Responda
  3. Paulo Henrique Andrade

    Esse horror histórico é uma das várias atrocidades que derivam diretamente do comunismo, neste caso de Stálin na União Soviética. Já passou da hora de criminalizar o comunismo no Brasil, equiparando-o ao Nazismo de Hitler, e banindo de uma vez por todas a foice e o martelo, tal como já ocorre com a suástica nazista. Como, aliás, já foi feito em alguns países, por exemplo Polônia, Ucrânia, Lituânia, Geórgia e Moldávia.

    Responda
    1. José Elias Aiex Neto

      Quero ver a reação da China, maior parceiro comercial do se a foice e o martelo forem banidos do Brasil. A foice e o martelo, símbolos do comunismo, são ferramentas de trabalho. Quero ver criminalizar o comunismo sem enfrentar a reação daquele país asiático, a segunda maior potência econômica do mundo e onde o PC chinês tem promovido um grande programa de resgate de pessoas da miséria (cerca de 850 milhões) graças à aliança feita com empresas capitalistas. Não ao totalitarismo, isso sim!

  4. jose vanzo

    O poder absoluto é uma tragédia em si.Indiferente se é de esquerda ou de direita.

    Responda
    1. José Elias Aiex Neto

      Parabéns pelo comentário. A ignorância histórica existente no Brasil tenta fazer com que o povo confunda totalitarismo com comunismo. Não leram sobre Franco e Salazar, de Portugal e Espanha, que eram de extrema direita e patrocinaram regimes totalitários terríveis. Não sabem que o Duterte, das Filipinas é um sanguinário que não respeita as regras básicas do Direito e mata todo mundo que seja visto como traficante, sem julgamento. Fidel fez isso em Cuba também.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.