Opinião > A homeopatia tem eficácia comprovada cientificamente? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ALEXANDRE MATONE

    Em 1901, a sobrevida média do brasileiro era de 34 anos. Naquela época, só havia por aqui produtos naturais e orgânicos, e o "perigoso lobby da indústria farmacêutica" não existia. Já havia a Homeopatia, mas ainda não havia os antibióticos, antifúngicos, antivirais, vacinas, vastatinas, antidiabéticos orais, insulina, vastatinas, fibratos, hormônios sintéticos, como os da tireóide. Éramos felizes e não sabíamos? Ora, por favor!

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Dom Pedro I morreu com 37 anos, de tuberculose. Foi imperador do Brasil! Dom Pedro II teve dois filhos que morreram com menos de dois anos de idade. Será que eles não conheciam bons médicos homeopatas? Nós últimos anos, vivemos uma revolução no tratamento do diabetes, com novos remédios, os inibidores de SGLT2, que reduzem a mortalidade por todas as causas em até 51%, nos tipo II, e nova insulinas que reduzem muito a chance de ter hipoglicemia e melhoram muito o controle.E o chá de pata-de-vaca?

  2. Juliana Carvalho

    Poderia, por favor, citar um exemplo de artigo científico onde o princípio da homeopatia foi demonstrado? Na revisão citada na sua matéria, vc usa o efeito rebote de medicamentos convencionais para demonstrar a homeopatia. Mas como demonstrar o efeito do remédio homeopático?

    Responda
  3. ALEXANDRE MATONE

    Por favor, cite estudos duplo-cego, randomizados, controlados com placebo, com coeficiente de significância estatística menor do que 0,05. Tenho certeza de que qualquer substância de comprovada ação terapêutica, nos moldes que citei, serão incorporadas por qualquer especialidade médica, independentemente de serem homeopáticas ou de qualquer outra natureza. Os médicos estão procurando substâncias de valor terapêutico comprovado, sem preconceitos.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Mas não venha com aquela conversa fiada que "isso é a lógica aristotélica cartesiana, e a Homeopatia tem outros meios de comprovação diferentes".

  4. pedro ozi

    Postura dogmática. Disse tudo. Os críticos não se deram ao trabalho de frequentar ambulatórios-escola de homeopatia. Não conhecem a clínica, baseando-se apenas no último dos 4 princípios da Homeopatia: Experimentação no homem são, lei de semelhança, medicamento único e o quarto, que é o nó górdio da homeopatia, refere-se às doses infinitesimais. Não sabem nada sobre a fascinante experimentação.

    Responda
  5. Marcos Medeiros

    A homeopatia é importante no tratamento de diversas patologias. Conheço muitas pessoas que fazem ou fizeram uso da homeopatia e tiveram resultados melhorando ou curando o que as afligiam. Creio que a principal recusa de alguns médicos e da indústria farmacêutica é pelo fato dos baixos custos em relação aos remédios olopatas.

    Responda
  6. SANDRA ABRAH O CHAIM SALLES

    Finalmente a Folha publica um artigo que oferece aos verdadeiramente interessados o acesso a um conjunto consistente de evidências a favor da Homeopatia. Parabéns Marcus.

    Responda
  7. José Elias Aiex Neto

    A FDA exige apenas que nos ensaios apresentados para liberar antidepressivos eles sejam mais eficazes que o placebo. Irving Kirsch, pesquisador americano, fez uma metanálise dos ensaios relativos a eles e concluiu que a eficácia da maioria deles era próxima da do placebo. Alguns eram menos eficazes. E no entanto, geram bilhões de lucros para a Big Pharma. O efeito placebo está muito presente na homeopatia e na alopatia. Tudo isso está na obra "The emperor's new drugs" (Basic Books, 2009).

    Responda
  8. José Elias Aiex Neto

    A FDA exige apenas que nos ensaios apresentados para liberar antidepressivos eles sejam mais eficazes que o placebo. Irving Kirsch, pesquisador americano, fez uma metanálise dos ensaios relativos a eles e concluiu que a eficácia da maioria deles era próxima da do placebo. Alguns eram menos eficazes. E no entanto, geram bilhões de lucros para a Big Pharma. O efeito placebo está muito presente na homeopatia e na alopatia. Tudo isso está na obra "The emperor's new drugs" (Basic Books, 2009).

    Responda
  9. José Elias Aiex Neto

    Há que dizer que a relação médico paciente tem muita importância no atendimento do homeopata. Ou será que o fato de uma consulta inicial com tal profissional demorar cerca de uma hora ou mais não tende a criar uma boa expectativa de cura no paciente? Nunca podemos deixar de valorizar a relação médico-paciente como importante no tratamento. Muitas vezes o produto prescrito a é o menos importante. É o efeito placebo que importa, e ele depende da confiança depositada em quem indica a terapêutica.

    Responda
  10. Roberto Silva

    Óbvio que é negação das evidências existentes. Tudo é uma grande conspiração da indústria farmacêutica, que só quer lucrar e entupir as pessoas de remédios tóxicos e cheios de efeitos colaterais; ao contrário da indústria homeopática, que só quer o nosso bem e não tem o lucro como finalidade. É verdade esse bilete.

    Responda
  11. Barbara Maidel

    Existem estudos incríveis sobre o efeito placebo. Há até caso de pessoa submetida a cirurgia que pensou que tinha sido anestesiada e não sentiu dor. Quem se aproveita desse efeito, ingenuamente ou de modo charlatão, são os homeopatas, João de Deus, etc. Infelizmente é raro quem admita ter melhorado de uma doença por causa do efeito placebo; parece que o sujeito sente como se fosse tolo por ter sido curado por causa de um truque da mente, e não de uma água homeopática ou das mãos de um ungido.

    Responda
  12. Barbara Maidel

    A água que bebemos passa por tratamento porque já viveu diversas experiências. Ainda assim, preserva moléculas do seu passado. Ou seja, pela "lógica" homeopática podemos beber água da torneira e ter chance de cura por causa da ultradiluição de substâncias que já estiveram nessa água. "Interessantemente" a ultradiluição só cura, não faz adoecer. A mesma água da torneira pode preservar sombras de fezes alheias. Estudos a favor da homeopatia? Só os enviesados, feitos por crédulos homeopatas.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Perfeito! Temos a água da torneira, o epítome do medicamento homeopático que serve para tudo, pois contém ultradiluições de todos os tipos de moléculas da Terra, ou "a memória" das mesmas. Então, antes de ir a um homeopata, beba água filtrada encanada, da Sabesp.

  13. Ricardo Knudsen

    O autor não ousa citar nenhum princípio científico da homeopatia, pois simplesmente não há. É uma vergonha q o SUS aceite pagar por esse embuste q é a homeopatia. Médicos homeopatas e a bilionária indústria pseudo-farmacêutica homeopática exploram o efeito placebo e a boa fé dos pacientes. Pessoas com doenças graves, ainda em estágio inicial, perdem tempo precioso se tratando com pilulas de veículo, sem princípio ativo. A homeopatia é um atentado à saúde pública e um desperdício de recursos.

    Responda
  14. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Como é que algo tão diluído que não mais contém nem uma única molécula da substância original pode produzir algum efeito terapêutico? Como já disse Voltaire, noventa porcento das doenças curam-se com, sem ou apesar do médico. Esse é o mérito da homeopatia: cura aquilo que iria curar-se por si mesmo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.