Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Maravilhoso. Um brinde à inteligência!

    Responda
  2. ALEXANDRE MATONE

    Bernardo, eu diria "evitar a doutrinação da Inteligentzia".

    Responda
  3. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Você não tem a obrigação de ler nada ou aceitar algo, sandrinho. Leia outros livros. Ou, escreva um para si mesmo. Do jeitinho que você acha que deveria ser. Conte histórias, conte milagres, enfim, conte no seu livro o que você gostaria. E como você vê o seu Deus. Não é simples ? Então. Mãos à obra !

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Sabe que a igreja evangélica me expulsou de seu rol de membros quando revelei minha condição de gay? Eu era um jovem membro muito dedicado e fervoroso. Na igreja onde um jovem não pôde permanecer por ser gay, nela ficaram todos os demais pecadores: os orgulhosos, os arrogantes, os maliciosos, os que pecam contra o amor. Mas a dor da exclusão se transmutou em grande felicidade e luz quando, fora do gueto, Deus me mostrou o universo de seu amor e da espiritualidade maior.

    2. Sandro Carvalho

      Caro Marco Antonio, leio muito, e muito sobre religião - várias religiões, de todas as grandes tradições. A diferença entre nós é que eu saí do gueto evangélico para a liberdade em Deus na espiritualidade maior, e você ainda esta preso, meu querido, a um gueto, uma seita. Deixe o aquário da religião e mergulhe no oceano de Deus.

  4. Sandro Carvalho

    Do célebre texto de Robert G. Ingersoll denominado "Sobre a Bíblia Sagrada" (escrito em 1894 e disponível na rede), reproduzo o seguinte excerto: "Hoje sabemos que o Pentateuco não foi escrito por Moisés. Nele são mencionadas cidades que nem existiam na época em que Moisés viveu. Nele é mencionado dinheiro que só foi cunhado séculos após sua morte. Assim, muitas das leis não eram compatíveis com viajantes do deserto — leis sobre agricultura, sobre o sacrifício de bois, ovelhas e pombas (...)"

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      A mera referência a nomes mitológicos ou históricos não tem o condão de confirmar que eles realizaram o que a Bíblia diz que realizaram.

    2. Sandro Carvalho

      Citação de personagens corrobora o quê?

    3. Sandro Carvalho

      Arqueologia bíblica? Aquela dos "cientistas" que pegam achados arqueológicos e dizem "como podemos ajustá-los ao que esta na Bíblia?". Você realmente não entende que a ciência refuta completamente as leituras literalistas do texto bíblico. A criação em Gênesis é um poema, não um relato de fatos históricos e científicos.

    4. ALEXANDRE MATONE

      Procure: "Diálogos Entre as Culturas Judaica e Contemporânea - Instituto Cultural Interface - páginas 45-62 - Personagens da Bíblia Hebraica que Aparecem em Registros Arqueológicos".

    5. ALEXANDRE MATONE

      Robert G. Ingersoll, profundamente influenciado pela Escola do "Bíblical Criticism" ficaria espantado e extremamente confuso se tivesse tido acesso a descobertas arqueológicas posteriores a seu tempo, que são ensinadas hoje em dia em cursos da USP.

  5. Dimas Floriani

    Bravo Bernardo. Seu texto é uma bela alegoria, um hino à inteligência. Eles nem desconfiam que seja para pessoas inteligentes e que podemos sim ler a Bíblia como um belo texto, a exemplo da Ilíada e Odisseia, Mil e Uma Noites e o Quixote que inaugura o romance moderno. Prefiro Borges a Vélez Rodriguez.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Belo comentário. A não ser porque a própria comparação já é ofensiva a Borges.

  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Não vejo ninguém proeminente, dançando à beira do abismo. Quem está dançando à beira do abismo, por favor, levante as mãos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Esses abismos, geralmente são invisíveis. Quando se os vê, já era.

  7. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    E também não é " do Egito até Canaã ", Alexandre. Eles já tinham saído do Egito, atravessado o Mar Vermelho e estavam ao pé do Monte Sinai. Então Moisés escreveu os 5 livros entre o Monte Sinai e Canaã, durante seu tempo no deserto ( 40 anos ). Cuidado ! Quando se trata de Textos Sagrados, todo cuidado é pouco. Não se pode tirar nem acrescentar um só til.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      O Senhor é meu Pastor. Nada Lhe faltará. Dar-lhe-ei leite, lã, meu próprio sangue, minha carne e meu couro. Eu sou Sua ovelha. Nada Lhe faltará.

  8. MARIA DELTA CARVALHO MARTINS

    Para quem defende a Escola sem Partido,que proíbe a educação sexual na Escola -'sexo quem ensina é papai e mamãe" - a "lei da pernada" é um tanto demais,não? Ou apenas desnuda a hipocrisia, não é mesmo?

    Responda
  9. Menaia Martins

    O Brasil é realmente uma peça... De todos os religiosos que podíamos colocar no poder - entre presbiterianos com apreço pela ilustração, espíritas que se preocupam com o próximo e candomblecistas que pregam que o mundo não se reduz ao maniqueísmo -, optamos pelos fanáticos neopentecostais! Muito amor ao dinheiro, desprezo pela diversidade e apego ao poder. Estamos dançando à beira do abismo.

    Responda
  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Um pequeno lembrete, Alexandre Matone : Não despreze os Anjos. Caso contrário, você não conseguirá avançar nos estudos Bíblicos. O nome era Abrão. Mas, quando ele foi sacrificar o filho dele, os Anjos gritaram : " Abraão ! Abraão ! , mudando a pronúncia. Favor não esquecer. Favor se desculpar. De nada.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      O nome dele foi mudado para Avraham ("pai de muitos"); e de fato tornou-se o patriarca dos judeus e dos árabes. Os muçulmanos também o consideram seu patriarca.

  11. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    sandrinho, pois eu te digo que não há uma só questão que não possa ser respondida de maneira simples, na Bíblia. O que há em você é pouca ou nenhuma Fé em Deus. E falta absoluta de raciocínio. Você tem de aprender a raciocinar - a favor - de Deus, e não - contra - Deus. Meu Professor, dizia que, quem lê a Bíblia e não raciocina, é desprovido da Graça de Deus. Ele estava brincando, é claro.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Caro Marco Antonio, agradecendo pelo carinho de expressar meu nome no diminutivo, respondo assim seu comentário: a Bíblia é um livro sagrado para judeus e cristãos, é uma grande obra da literatura mundial, contém gemas de sabedoria, como também passagens horrendas, mas não é nem inerrante, nem infalível, pois se contém a palavra de Deus, contém também a do homem, e, observe, tenho fé em Deus, mas daí não se segue que devo crer em tudo que andarilhos do deserto escreveram e atribuíram a Deus.

  12. Sandro Carvalho

    Sinto compaixão pelos irmãos evangélicos em face das épicas lutas que precisam empreender para dar ao menos um verniz de veracidade às suas visões de mundo, do ser, de Deus. Eu sei o quanto isso é doloroso e desgastante - como poderia ser fácil lutar contra fatos? -, pois também vivi muitos anos em um gueto fundamentalista. Mas louvo a Deus por me libertar de visões evangélicas fundamentalistas para panoramas muito mais amplos, elevados, belos, generosos, sábios e amorosos da espiritualidade.

    Responda
  13. Sandro Carvalho

    Eu creio em Deus, mas não creio na cosmovisão judaico-cristã, pois a mesma é falsa: não dá para afirmar que a terra é plana é coberta por uma abóboda, que houve uma torre de babel, que um velho salvou milhões de espécies de animais em um barco, que o sol ficou parado para Josué terminar sua guerra tribal, além de inúmeros outros absurdos. Para quem tiver interesse em ler uma boa refutação ao dilúvio bíblico, pesquise no Google: Questões Simples que o criacionismo é Incapaz de responder.

    Responda
  14. Sandro Carvalho

    Folha, reveja as palavras que o sistema censura. Estou tentando "adivinhar" qual ou quais palavras são bloqueadas. Escrevi um comentário sem o menor desprestígio às boas maneiras, e mesmo assim o sistema bloqueia. Vou continuar tentando adivinhar as palavras bloqueadas para poder substituí-las.

    Responda
  15. Sandro Carvalho

    Para a mente fanática é inútil a prova científica. No mundo do maravilho e do fantástico tudo é possível: a terra ser plana e coberta por uma abóboda transparente, homens construírem (sem que o menor vestígio tenha sido encontrado) uma torre que chegava aos céus, um velho ter salvo casais de milhões de espécies em um navio, multidões vagarem quarenta anos perdidas em um pequeno deserto (sem também haver o menor vestígio), o sol ficar parado para Josué terminar uma guerrinha tribal, e por aí vai.

    Responda
  16. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Não cabiam na Arca de Noé ? Raciocina, sandrinho. Mas antes, avisa seus vizinhos que você vai fazer bastante força prá raciocinar. Que é prá eles tirarem uns dias de férias.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Não entendo como, mas minha resposta, totalmente educada, foi bloqueada. Alguma palavra - nenhuma das que escrevi eram ofensivas - foi censurada. É uma pena, pois me esforcei para produzir um bom argumento. De qualquer forma, sugiro a você pesquisar no Google por esta frase: Questões Simples que o criacionismo é incapaz de responder.

    2. Sandro Carvalho

      Marco Antonio, como alojar e alimentar multidões de animais desde, digamos, o inseto ao elefante? E como manter a arca higienizada? E depois de soltos, como as ovelhas sobreviveram aos tigres? E como foram parar na arca animais que só vivem no gelo ou em regiões isoladas? E como voltaram ao seu habitat depois? E a água que cobriu a terra, era doce ou salgada? Se era doce, como sobreviveram os seres aquáticos de água salgada? Se era salgada, como ficaram os de água doce?

    3. Sandro Carvalho

      Você já pensou como acomodar e alimentar milhões de casais que vão, digamos, desde o inseto ao elefante? E como limpar a arca toda? E depois de soltos, como as ovelhas sobreviveram a leões? Como foram parar na arca animais que só vivem no gelo ou em regiões isoladas, como os cangurus? E como voltaram depois? E a água que cobriu a terra, era doce ou salgada? Se era doce, como sobreviveram os peixes de água salgada e vice-versa? Sou eu que preciso raciocinar, Marco Antonio?

    4. Sandro Carvalho

      Você já pensou como acomodar e alimentar milhões de casais que vão, digamos, desde o grilo ao elefante? E como limpar a arca toda? E depois de soltos, como os animais sobreviveram a seus p r e d adores? Como foram parar na arca animais que só vivem no gelo, como ursos polares? E os cangurus, que só existem na Austrália e Nova Guiné? E como voltaram depois? E a água que cobriu a terra, era doce ou salgada? Se era doce, como sobreviveram os peixes de água salgada e vice-versa? Acorde e raciocine!

  17. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Dizem que fósforo é bom prá célebros iguais ao seu.

    Responda
  18. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Acho que você precisa é ir em "cana". Moisés escreveu no deserto. 40 (quarenta) anos no deserto. Você também está precisando de fosfato. Aproveita, vai no mercadinho e compra uma caixa de fósforo.

    Responda
    1. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Alexandre, isso nem é uma questão teológica, é de gramática mesmo, se está escrito "...em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra." quer dizer que o trecho foi escrito em Siquém (onde Moisés nunca pisou), quando os cananeus não existiam mais.

    2. ALEXANDRE MATONE

      Vinícius, seu argumento é muito fraquinho. A Torá foi escrita por Moisés como uma profecia. Foi ditada por Deus a Moisés. Este está escrevendo a história de Abrão, que é muito anterior a Moisés. Quando ele escreve "essa ou esta terra", não quer dizer que ele está lá; quer dizer "a terra que foi mencionada". Em nenhum momento está escrito que Moisés está escrevendo a partir de Canaã, mas sim do deserto entre o Egito e Canaã. Dá para melhorar!

    3. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Alexandre, "Naquela época os cananeus habitavam essa terra" isso foi escrito em Canaã, com os povos nativos já exterminados, não poderia ter sido escrito por Moisés, que não pisou em Canaã, no deserto.

    4. ALEXANDRE MATONE

      Vinícius, Abrão antecede Moisés em mais de 700 anos. Não escreva bobagens sem sentido.

    5. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Moisés não entrou em Canaã, certo? Então Moisés teria que ter escrito tudo fora de Canaã, com todos aqueles povos nativos ainda habitando lá. Mas em Gênesis 12:6 está escrito que "Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra." Então este trecho foi escrito em Canaã, quando os nativos não existiam mais. Em Gênesis 13:7, a mesma coisa.

  19. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Infeliz. Moisés escreveu o Gênesis e os outros 4 Livros. Moisés escreveu o que Deus mostrou a ele. E escreveu o que viu, com suas próprias palavras. Da época. Por isso, temos que ter humildade antes de tudo. Nós não temos autorização para "atualizar" ao nosso bel prazer, as palavras do Gênesis. Viu seu moço ? Humildade diante de nosso irmão mais velho. Cacilda, a gente tem que mastigar tudo e dar na boquinha. O cara não raciocina nem a pau !

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      E que prova você pode nos oferecer a respeito do que afirma, Marco Antonio? Nenhuma! E Deus mostrou o que para Moisés? Coisas absurdas como uma terra plana coberta por uma abóbada transparente e tão rígida que foi chamada de firmamento? Uma arca construída por um velho de 120 anos e que preservou casais de milhões de espécies? Desde quando Deus conta mentiras? A Bíblia é obra literária pensada e escrita por homens, e Moisés não escreveu o Pentateuco, sendo esses livros escritos séculos depois.

    2. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Moisés não entrou em Canaã, certo? Então Moisés teria que ter escrito tudo fora de Canaã, com todos aqueles povos nativos ainda habitando lá. Mas em Gênesis 12:6 está escrito que "Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra." Então este trecho foi escrito em Canaã, quando os nativos não existiam mais. Em Gênesis 13:7, a mesma coisa.

  20. Sandro Carvalho

    Gênesis descreve uma terra plana coberta com uma abóbada transparente chamada de firmamento. Nessa narrativa, o sol é muito pequeno e gira em torno da terra, as estrelas estão fixadas como lâmpadas, pois, juntamente com a lua, são "luzeiros" da terra. Crentes que afirmam que a Bíblia é inerrante e infalível ensinarão isso nas escolas? Para ensinar as origens do universo, da terra e do homem segundo o que esta em Gênesis, é preciso abdicar dos fatos que a ciência comprovou e voltar ao medievo.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Meu caro, eu citei Yeshua (equivocadamente chamado de Jesus - nome inventado, não o original e verdadeiro) porque ele e seus discípulos foram judeus, e o Novo Testamento é pelos evangélicos tido como inerrante e infalível.

    2. ALEXANDRE MATONE

      Sandro, no livro Bereshit (Gênesis) simplesmente não há menção alguma a esse personagem Yoshua, que você citou, nem a Maomé, nem a Karl Marx.

    3. Sandro Carvalho

      Descreve, sim! Podemos ver isso na passagem que fala da abóbada - faz sentido uma abóboda sobre uma pizza, mas não sobre uma bola. Yeshua tentado: o diabo o leva ao monte mais alto e lhe mostra todos os reinos do mundo, mas em uma terra redonda não é possível, mesmo do lugar mais alto do planeta, ver todos os reinos da terra. A volta de Cristo é descrita como sendo vista por todos os olhos, mas isso é impossível em uma terra no formato de globo. E não estamos falando do Zohar, mas de Gênesis!

    4. ALEXANDRE MATONE

      A Torá, em lugar nenhum descreve a Terra como sendo plana. O Zohar, inclusive, explica claramente que a Terra é um globo, e que há pessoas que estão de pé em todas as partes do globo, e que quando é dia em uma parte é noite na outra. Os grandes navegadores tinham tripulações judaicas, que sabiam disso perfeitamente. Por isso, Colombo queria chegar à Índia por trás.

  21. Sandro Carvalho

    O cristianismo nasce de uma religião, a judaica, que se fez através de plágios. Antigas cosmovisões, como a sumeriana, foram por autores judeus apropriadas e adaptadas para descrever sua própria cosmovisão. A Epopeia de Gilgamesh fala de um dilúvio, e foi essa narrativa que inspirou os autores de Gênesis a escrever o dilúvio de Noé - claro que com espertas diferenças que, todavia, não descaracterizam o plágio. Israel precisava de heróis, aí inventou Sansão, que equivale ao herói grego Hércules.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      irrelevante, para o que escrevi, sua resposta.

    2. ALEXANDRE MATONE

      Correção: As primeiras letras em hebraico são alef, beit, guimel, dalet.

    3. ALEXANDRE MATONE

      As primeiras letras em hebraico são alegres, Brito, guimel, dalet; em grego são alfa, beta, gama, delta. Note a semelhança. Mas em hebraico,Vas palavras que nomeiam as letras têm significado, o que não ocorre com o grego. E o formato a das letras hebraicas têm algo a ver com esse significado. Quem imitou quem?

  22. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Cuidaram e cuidam ainda, viu seus bunda-moles ? Não prestam prá mhe/rda nenhuma. Não tiram o traseiro do sofá. Vão fazer algo útil, paspalhos ! Jesuítas, Franciscanos, Clarissas e todos os outros, estão em plena atividade. Ontem, Hoje e Sempre.

    Responda
  23. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Cuidaram das chagas do corpo e da alma. Levaram Paz aos corações dilacerados. Amaram a todos. A vida inteira dedicada a Deus.

    Responda
  24. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Como esses inúteis ousam dizer que os Santos não existiram ? Inúteis ! Inúteis !

    Responda
  25. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Gente como a gente que se doou por inteiro. Com humildade, amor incondicional e Fé inabalável.

    Responda
  26. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Folha, eu escrevi sobre São Francisco de Assis, e você censurou quase uma dezena de vezes. Como todos sabem, ele não existiu. Nem Irmã Dulce. Nenhum dos Santos. Viva Darwin ! O que fez tudo para todos.

    Responda
  27. Sandro Carvalho

    Os supremacistas evangélicos fundamentalistas dominionistas creem que as escolas poderão servir de puxadinhos de igrejas para, assim, cooptar as crianças e os jovens para o universo paralelo, o gueto em que vivem suas ideias rasas, superficiais, mágicas do mundo. Esquecem-se, porém, que quanto mais se impõe religião mas os jovens dela se afastam. Além disso, religião e escola são apenas duas de miríades de formas de percepção e apreensão do mundo, e os jovens experimentam de tudo ou quase tudo.

    Responda
  28. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Cuidado. O pessoal da escola sem partido pode levar o comentário a sério e fazer dele um manifesto.

    Responda
  29. Sandro Carvalho

    E o Brasil chega à decadência sem haver antes passado pelo apogeu.

    Responda
  30. NELSON PRADO ROCCHI

    O que o futuro ministro propõe é diferente.Os professores que pregam marxismo e socialismo deverão ler O Capital e após 1 mês serão examinados. Se passarem no exame poderão continuar pregando. Se não passarem deverão calar o bico. E aqueles que não passaram e continuam a pregação serão demitidos por incompetência para o bem do serviço público. Assim vai se privilegiar a inteligência e o esforço.

    Responda
  31. Vitor Viola

    O rasteiro populismo neo pentecostal fundamentalista que ajudou a eleger esse representante do atraso, não gosta do pensamento crítico, da filosofia, da dúvida, da arte, pois em geral a sua verdade dogmática mal decorada da bíblia, se esvai facilmente. Professores são leitores, são intelectuais, são pesquisadores, quase sempre por isso são perseguidos pelos ignorantes "fiéis" e pelos hipócritas "anti marxistas" e criacionistas de plantão

    Responda
  32. Waldo Assahi

    Viva o Escola sem Partido, viva o Dominionismo, viva o "Movimento", Viva Bannon, Viva o fundamentalismo religioso, viva a fake news, viva a cruzada anti globalismo e anti revolução gramsciana, viva a F.E.U.D.A.L. - Federação das Repúblicas Ultra Direitistas da América Latina. Viva o Santo Graal, viva a "lei da pernada", viva o fim do Estado laico, viva a Venezuela verde e amarela, viva Bolsonaro.

    Responda
    1. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Dominionismo? Vejo que alguém acompanhou o ovo da serpente ser chocado nas igrejas, quase 10 anos atrás.

  33. julio salles

    Não queremos escola com partido e muito menos com dogma religioso. O articulista deveria saber que todos os contos da bíblia constam nos escritos mais antigos da biblioteca de Nínive Babilônia. Se esclareça antes de criticar e pretender transformar suas crenças em regras sociais.

    Responda
    1. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      Sandro, nenhum artefato cultural é criado do vácuo, o relato bíblico, por estar inserido na cultura sumeriana e babilônica, logicamente reflete pontos dessa cultura, mas ao mesmo tempo polemiza com ela, não é um plágio pura e simples. Se você quer combater esses xiitas evangélicos, é recomendável fundamentar melhor a sua crítica. Você joga essas críticas de plágio, mas não é capaz de apontar Tiamat no relato do Gênesis sem buscar no Google.

    2. Sandro Carvalho

      Ora, Vinicius, como plagiadores que eram os autores do Gênesis copiaram a cosmovisão sumeriana, por exemplo, adaptando-a às visões judaicas, mas isto não descaracteriza o plágio. Os autores do Gênesis se inspiraram em narrativas mais antigas de outros povos, plagiaram e adaptaram às suas visões. Tudo isso fez parte da construção da identidade de Israel como nação, inclusive no que se refere à religião. Assim como o Hércules grego, os judeus inventaram Sansão. Judaísmo é religião de plágios.

    3. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      "todos os contos da bíblia constam nos escritos mais antigos da biblioteca de Nínive Babilônia". É óbvio que você não sabe do que está falando. Por exemplo, a narrativa da criação do mundo no Gênesis, apesar de compartilhar alguns elementos com o do Enuma Elish, tem diferenças fundamentais. No relato bíblico, Tiamat é apenas aludida, Deus não possui uma mitologia, e o sexo entre os deuses inexiste. E daí em diante, os outros "contos", tudo é muito diferente dos relatos sumérios e babilônicos.

    4. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

      "todos os contos da bíblia constam nos escritos mais antigos da biblioteca de Nínive Babilônia". É óbvio que você não sabe do que está falando. Por exemplo, a narrativa da criação do mundo no Gênesis, apesar de compartilhar alguns elementos com o do Enuma Elish, tem diferenças fundamentais. No relato bíblico, Tiamat é apenas aludida, Deus não possui uma mitologia, e o sexo entre os deuses inexiste. E daí em diante, os outros "contos", tudo é muito diferente dos relatos sumérios e babilônicos.

  34. lucia nunes

    Pensamento retrógrado! A educação deve ser laica e científica. A relação professor aluno é afetuosa e necessariamente presencial. Por uma escola que valorize os professores e sua liberdade de expressão!

    Responda
  35. ALEXANDRE MATONE

    O autor esqueceu de lembrar aos defensores da "verdade" atéia-esquerdista que Harvard é um perigoso centro do teísmo bíblico, onde há inclusive "curso superior de Teologia" (Deus nos livre!), assim como o National Institutes of Health, de onde já saíram quase 100 prêmios Nobel, cujo diretor é um perigoso cristão evangélico fundamentalista; daqueles que dão o dízimo e lêem a Bíblia (Deus nos proteja!).

    Responda
  36. ALEXANDRE MATONE

    Vejo bastante "wishful thinking" (pensamento enviesado) no texto. Será que uma arma fumegante nas mãos de um suspeito de homicídio prova que ele não é o homicida? Não seria o oposto? Da mesma forma, a existência de inúmeras narrativas de diversos povos de um "Noé", como a Epopéia de Gilgamesh, é uma evidência que de alguma forma, se analisarmos sem preconceitos, as narrativas podem ter uma historicidade, e não o oposto.

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      Miles, eu não sabia que você tem uma crença fundamentalista no dogma da uniformidade das leis da natureza, em todas as épocas e lugares do universo, muito embora só conheçamos uma minúscula fração do mesmo, e 95 % do mesmo seja composto de "matéria escura", que não temos a menor idéia de o que vem a ser. Não podemos extrapolar que no passado tudo funcionava como hoje, só porque você gosta dessa idéia. Isso não é ciência!

    2. Roelf Cruz

      Alexandre, que tenha havido uma (ou várias) grande inundação localizada e isto tenha gerado mitos cosmogônicos em diversas culturas é uma coisa, que Noé tenha vivido 900 anos é outra (e wishful thinking não é bem pensamento enviesado (apenas)).

  37. ALEXANDRE MATONE

    No começo, pensei que era um déjà vu, mas depois percebi que era apenas um plágio do artigo da Fernanda Torres, da Folha mesmo, de dois dias atrás, escrito com outro estilo de redação, mas com os mesmíssimos argumentos e referências.

    Responda
  38. Hercilio Silva

    O incrível é que tem tanto absurdo no artigo, mas é realmente o que dizem os malucos da atualidade. Fossem só malucos não seria problema, estão influenciando até o governo. O resultado disso pode ser um retrocesso secular no país se não for contido. Os países islâmicos serão um paraíso perto do que os fundamentalistas daqui andam defendendo.

    Responda
  39. Murilo Alves

    Lastimável!! Quem diz que a escola está ensinando à juventude uma ideologia de esquerda, é porque faz muito tempo que não põe o pé numa sala de aula.

    Responda
  40. denise messer

    Adorei!!

    Responda
  41. Ricardo Botto

    Um absurdo trocar a excelência da educação brasileira dos últimos 40 anos por histórias bíblicas. Principalmente quando é defendida por intelectuais ungidos comprometidos com virtudes que alegam defender ou atribuem a si próprios. Estão sempre absortos na infindável luta que travam para pensar bem de si próprios.

    Responda
  42. ALEXANDRE MATONE

    Eu diria que queremos evitar a manipulação de mentes em formação pelo monopólio das narrativas esquerdistas, enfiadas goela abaixo de crianças e estudantes com acesso negado ao contraditório, e sob forte coação moral.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Ou seja, querem 'evitar' algo que não existe. Ou, se existe, é altamente ineficaz, já que essa 'doutrinação esquerdista' resultou na eleição de um governo fascista apoiado por neo pentecostalistas. Os problemas da educação são outros.

    2. Hildebrando Teixeira

      Discordo do Milton, pois quem enxerga 'isso' enxerga somente 'isso' por 'isso' está disseminado nas escolas de maneira descarada e facilmente comprovável, e quem precisa criar lendas para fugir de uma realidade não são os "liberais conervadores' mas sim os marxistas, como sempre fazem e como sempre também acusam se serem os opositores a fazerem.

    3. Milton Costa

      Quem enxerga isso enxerga Adão e Eva. É coerente. Míope, mas coerente. Muito míope, aliás. E surdo (ou vocês acham que essa minha meia dúzia de palavras vai ser levada em consideração? Vai esperando).

  43. MARIA ALVES

    Excelente!

    Responda