Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    A causa da depressão foi a elevação do juro de 7,25% para 14,25% de 2013 para 2015. A economia estava ok em 2013 com déficit nominal de 3% e crescimento de 3%.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Com elevação do juro a arrecadação caiu, a despesa financeira subiu e levou o déficit nominal para 10% e o PIB p -3,8%. Matemática simples. Inepto, falta com a verdade e ilícito deseconomista da Seita dos Faked Liberais Rentistas

    2. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. miguel Amaro

    Comentários medíocres . Só quem se faz de cego não vê o estrago que a Dilma fez na economia do Brasil. Haja paciência paraler estes comentários petistas. O que seria do Brasil se a Dilma continuasse? Alguém pagaria para ver?

    Responda
  3. Jane Medeiros

    Colunista espertinho. Rezando pela cartilha liberal e sendo antipetista, joga a recessão todinha no colo do PT. E os discurso de Temer que iria fazer a economia bombar?

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    Ridículo e desonesto o colunista dizer q nos dois anos e meio do governo Temer não era possível fazer nada. Meirelles disse q traria o crescimento a 4% aa. Mentiu? A falta de iniciativa e o mito de q sem reforma da Previdência nada seria possível, criaram pânico no mercado qdo o governo não conseguiu realizar a reforma. Temer, com a ajuda de gente como o colunista, criou a previsão q se auto-cumpriu, por incompetência e irresponsabilidade do governo, e da imprensa q reforçou suas falácias.

    Responda
  5. José Cardoso

    É também o que eu acho. O aumento da arrecadação acima do PIB até 2011 devia ser tomado como transitório, e usado para reduzir a dívida pública e os juros. Mas convenhamos que se os governos e as empresas agissem racionalmente, não haveria ciclos econômicos.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    O colunista nunca aprenderá contabilidade básica. Insiste q a conta da Previdência é de 14%, como se ela não tivesse receitas próprias. O RGPS urbano foi superavitário até 2015, e mesmo com a crise, a sua receita ainda cobre 84% das despesas. Foi o desemprego q desbalanceou as contas, com a volta dos empregos, volta-se ao equilíbrio. Pessoa admite q a taxa natural de desemprego é de cerca de 9%. Mas não admite a conlusão óbvia, de q foi o aumento do desemprego a 13% q desbalanceou o RGPS urbano.

    Responda
  7. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

    Está análise deixa claro o embuste político dos últimos anos

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    Todo servidor público do alto escalão deveria visitar uma fábrica de lápis para aprender como um produto aparentemente simples possui uma cadeia logística de enorme complexidade. O resultado do PIB depende de bilhões de decisões tomadas todo o dia por vendedores e compradores, que interagem visando o próprio lucro, mas ao mesmo tempo garantem a comida na nossa mesa, a roupa que vestimos e tudo que precisamos para viver. Sempre que o governo interfere nessa cadeia natural, algo dá errado.

    Responda