-
Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth
A causa da depressão foi a elevação do juro de 7,25% para 14,25% de 2013 para 2015. A economia estava ok em 2013 com déficit nominal de 3% e crescimento de 3%.
-
Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth
Com elevação do juro a arrecadação caiu, a despesa financeira subiu e levou o déficit nominal para 10% e o PIB p -3,8%. Matemática simples. Inepto, falta com a verdade e ilícito deseconomista da Seita dos Faked Liberais Rentistas
-
Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
miguel Amaro
Comentários medíocres . Só quem se faz de cego não vê o estrago que a Dilma fez na economia do Brasil. Haja paciência paraler estes comentários petistas. O que seria do Brasil se a Dilma continuasse? Alguém pagaria para ver?
-
Jane Medeiros
Colunista espertinho. Rezando pela cartilha liberal e sendo antipetista, joga a recessão todinha no colo do PT. E os discurso de Temer que iria fazer a economia bombar?
-
Ricardo Knudsen
Ridículo e desonesto o colunista dizer q nos dois anos e meio do governo Temer não era possível fazer nada. Meirelles disse q traria o crescimento a 4% aa. Mentiu? A falta de iniciativa e o mito de q sem reforma da Previdência nada seria possível, criaram pânico no mercado qdo o governo não conseguiu realizar a reforma. Temer, com a ajuda de gente como o colunista, criou a previsão q se auto-cumpriu, por incompetência e irresponsabilidade do governo, e da imprensa q reforçou suas falácias.
-
José Cardoso
É também o que eu acho. O aumento da arrecadação acima do PIB até 2011 devia ser tomado como transitório, e usado para reduzir a dívida pública e os juros. Mas convenhamos que se os governos e as empresas agissem racionalmente, não haveria ciclos econômicos.
-
Ricardo Knudsen
O colunista nunca aprenderá contabilidade básica. Insiste q a conta da Previdência é de 14%, como se ela não tivesse receitas próprias. O RGPS urbano foi superavitário até 2015, e mesmo com a crise, a sua receita ainda cobre 84% das despesas. Foi o desemprego q desbalanceou as contas, com a volta dos empregos, volta-se ao equilíbrio. Pessoa admite q a taxa natural de desemprego é de cerca de 9%. Mas não admite a conlusão óbvia, de q foi o aumento do desemprego a 13% q desbalanceou o RGPS urbano.
-
HERMANN KLEINHEISTERKAMP
Está análise deixa claro o embuste político dos últimos anos
-
Cloves Oliveira
Todo servidor público do alto escalão deveria visitar uma fábrica de lápis para aprender como um produto aparentemente simples possui uma cadeia logística de enorme complexidade. O resultado do PIB depende de bilhões de decisões tomadas todo o dia por vendedores e compradores, que interagem visando o próprio lucro, mas ao mesmo tempo garantem a comida na nossa mesa, a roupa que vestimos e tudo que precisamos para viver. Sempre que o governo interfere nessa cadeia natural, algo dá errado.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.