Luiz Felipe Pondé > Escola sem Partido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Posso estar bastante equivocada, mas penso que a direita não abre muito espaço para mulheres. Consequentemente a esquerda concentra um número enorme de mulheres, sendo assim professoras.Meu ponto de vista sobre a polarização brasileira é exatamente essa rivalidade do clube das Luluzinhas com o clube do Bolinha. Um atrapalha o outro a ocupar o espaço de forma compartilhada. Um imenso Jardim de infância, a polÃtica brasileira.
Pondé, que é um grande “pregador” de direita, está com medo de uma lei que ele apoiou em vários outros artigos?? O que aconteceu, Pondé?? Está ficando inteligentinho? Começou a ler mais, para parar de apoiar o Olavo de Carvalho? Não entendi!!!
Provavelmente, o Pondé deve ter lido os livros indicados por um leitor tão culto. E será que você já leu algum livro de autor não marxista?
Jonas, ele nunca apoiou essa lei ou concordou com Olavo de Carvalho. O posicionamento dele está presente, inclusive, nos vÃdeos do Youtube.
Parabéns, carÃssimo Pondé!! Excelente análise. O que salva as pessoas é saber ler e escrever. Daà a pensar, fica muito fácil. E nos salvamos do acabrestamento. Só segue gurus quem quer. Não precisamos disso.
Que tal inverte-se a lei ou o conceito para "escola multipartidária' em que, como em Debates PolÃticos, tenham o mesmo o tempo para cada linha? Uma coisa é certa temos que parar com essa lavagem feita nas escolas secundárias e, como você disse, nas "humanas" onde se formam a maioria dos futuros professores, criando essa cadeia esquerdista nojenta que já vem desde os anos 70; são professores por falta de outras opções para o canudo que recebem, e depois reclamam do salário.
Contrapor ideias de direita a doutrinados na esquerda é além de inútil, equivocado. O que a realidade está exigindo não é passar da esquerda para a direita, mas da parte para o todo. Como? Veja em http://segundasfilosoficas.org/um-novo-espirito-do-tempo/ uma introdução.
É uma temeridade entregar um assunto de tão grande importância como a educação ao estado. Nesta situação não há como evitar a influencia da filosofia do partido politico que estiver no poder. É o caminho da destruição como se tem observado ao longo deste tempo. Porém é preciso ter em mente que a solução deste problema está conectado com outros problemas que devem ser solucionados, notadamente a liberdade individual e econômica. dos indivÃduos.
Estamos no preâmbulo do fundo do poço com a escola sob o domÃnio do estado e isso nos deve servir de lição que é chegado o tempo de separar o estado da educação da mesma maneira que no passado se separou o estado da igreja. Quando o estado se imiscuÃa com os assuntos religiosos campeava a intolerância e eram motivos de verdadeiras guerras de extermÃnio. A separação devolveu a paz entre as religiões e todos puderam celebrar sua fé sem serem molestados. O mesmo deve acontecer a educação.
...Não se Nega que Exista o Problema da Pregação Ideológica, no Mais das vezes de Orientação Esquerdista, a Distorcer o Conteúdo das Disciplinas. Tais excessos, mais Comuns na área de Humanidades, devem merecer discussões entre pais e gestores do ensino. ***Até esta Folh@ Confessa o Inconfessável! Rarrarrrá
...Não se Nega que Exista o Problema da Pregação Ideológica, no Mais das vezes de Orientação Esquerdista, a Distorcer o Conteúdo das Disciplinas. Tais excessos, mais Comuns na área de Humanidades, devem merecer discussões entre pais e gestores do ensino. ***Até o Editorial desta Folh@ Confessa o Inconfessável! Rarrarrrá
Pondé, como você disse, a lei seria um horror. Agora, essa escola me parece fruto de um Macartismo tupiniquim tardio, pois agora qualquer um pode sair na rua gritando e exortando uma caça aos comunistas-- encorajado pela verborragia do Bolsonaro--, o sujeito se sente herói quando diz que irá prender professor, demitir, fechar escolas, etc. Concordo que o meio acadêmico é intolerante, mas se a direita tivesse lido mais e fosse maioria seria diferente? Enfim, igualar pela ignorância não dá.
Pondé, como você disse, a lei seria um horror. Agora, essa escola me parece fruto de um Macartismo tupiniquim tardio, pois agora qualquer um pode sair na rua gritando e exortando uma caça a comunistas-- encorajado pela verborragia do Bolsonaro--, o sujeito se sente herói quando diz que irá prender professor, demitir, fechar escolas, etc. Concordo que o meio acadêmico é intolerante, mas se a direita tivesse lido mais e fosse maioria seria diferente? Enfim, igualar pela ignorância não dá.
Pondé, você está certo. Faz uma tese de mestrado qualquer sem viés de esquerda pra ver o que acontece. Mas esse frenesi legiferante é dose. Parabéns!
Consulte a palavra "legiferante " em qualquer bom dicionário antes de colocar "sic".
"legiferante"(sic) é dose mesmo, tem toda razão, né não Pondé?
Escola sem Partido! ***A esquerda Naftalina Tupiniquim está Ouriçada porque Adora uma Reserva de Mercado! Rarrarrrrá!
Pondé, Para chegar a Cortella e Karnal vai demorar uma eternidade e com certeza não tem este tempo e tampouco capacidade intelectual para ser chamado de filósofo. Mais um anarquista, um sem rumo , que se deleita com os acenos das coisas fáceis. Tenho dó de seus alunos. Como teu texto, inconclusivo, disperso e desconexo muitas vezes, vão achar que todo bebado de boteco foi seu aluno.
Parabéns pela análise isenta e pela argumentação baseada em um ótica diferente de tudo o que li ou ouvi sobre o assunto.
O Sr. tem dúvida o que é ser conservador ? Olhe-se no espelho e verás um verdadeiro conservador ! Não precisa apelar para autores famosos pra descobrir isto !
Admiro muito o escritor, ainda estou filiado em um partido de esquerda... Mas infelizmente essa forma de professores de esquerda ou até de direita abordarem diferentes assuntos só causa mais violência... Basta ver nosso paÃs com armas proibidas e batendo taxas e mais taxas de violência urbana. O de esquerda estimulando invasões e criando justificativas para roubos e assassinatos (desde que seja "burguês"), como os de direita que querem responder com bala a quem invadir sua propriedade...Triste.
Realmente Antônio, o nÃvel de discussão encontra-se extremamente baixo. Nosso paÃs com um nÃvel de violência acima de 60.000 por ano e as pessoas continuam negando a realidade. As pessoas não só insistem em um escola com um único ParTido. Muito triste mesmo. Fantasiar uma escola melhor sem enfrentarmos a completa ausência de liberdade do professor e do aluno? O próprio Paulo Freire deve estar revirando na c.
Triste mesmo é ver a Educação de um PaÃs ser debatida com tanta Mediocridade.
A maior parte dos habitantes de Marte vive no subsolo do planeta. Oh!, desculpem, é só minha opinião - não tenho aqui nenhum resultado de pesquisa realizada, e, portanto, não posso falar inclusive da metodologia empregada. Mas não estou só, pois os adeptos do Escola sem Partido também não têm dados de pesquisas que comprovem a pregação "marxista" nas escolas tentando implantar o comunismo no paÃs via sedução dos alunos.
Senhor Nelson, estude um pouco sobre o macartismo (EUA, anos 50) e o senhor entenderá o perigo que visões teórico conspiracionistas paranoicas podem causar ao paÃs. Hoje são os professores as vÃtimas; amanhã, pode ser um amigo ou familiar seu.
Já que tem certeza que não há tais pregações, qual o motivo de proibir algo que não está ocorrendo... E além do mais é uma proibição de uma única visão, ou seja: tanto de esquerda quanto de direita.
O problema é que a a injustiça e a desigualdade nesta terra de espalhafatos é tamanha, que desconstrói qualquer discursinho de inteligentinho de direita. Portanto, essa lei está sendo projetada para calar a Voz daqueles que clamam legitimamente por seus direitos.
Sr. Liporaci, é óbvio que não é simples assim, mas se ler com mais atenção, verá o próprio colunista expor sua opinião e dizer "simples assim"... Não é necessário ser "inteligentinho de esquerda" para perceber que esta terra de espalhafatos tem muita injustiça. Culpem a minoria de professores que contam a História e os conflitos desta republiqueta para demonstrar a indignação dos jovens porque a Mediocridade é o que impera. Gostam da Europa e dos EUA, mas só querem o que lhes são conveniente.
Não é tão simples assim. Pois o inteligentinho de esquerda divide a população para ganhar eleição e assim provoca mais violência e ódio ... junta-se a isso uma população sem formação ética e moral e estamos aÃ... com armas proibidas, mas batendo recordes em crimes... Se estivéssemos na China, Cuba ou qualquer outro paÃs, essas atitudes seriam punidas de forma muito mais severa....
"... grande parte dos professores prega marxismo e similares em sala de aula...". Puxa, é mesmo? Fiquei interessado em saber qual a fonte dessa informação. Poderia nos dizer?
Fonte fidedigna: o coelhinho da páscoa que contou ao Saci e ao Boitatá. Mas o Saci não divulgou por ser de esquerda (o chapéu é vermelho).
Seu raciocÃnio esta perfeito, José Fernando.
VÃdeos do Youtube, senhor Nelson? Ora, francamente! Senhor Nelson, estude um pouco sobre o macartismo (EUA, anos 50) e o senhor entenderá o perigo que visões teórico conspiracionistas paranoicas podem causar ao paÃs. Hoje são os professores as vÃtimas; amanhã, pode ser um amigo ou familiar seu.
Verdade... Além de Marx não ser leitura fácil, nem sequer agradável, é necessária uma grande coragem intelectual muito pra enfrentar o desafio. Se ler Marx, já é difÃcil, entender é mais ainda... Outra coisa, lidar com educação, não necessariamente implica conhecer e ter destrinchado ideologias econômicas ou polÃticas, muito embora os ideólogos de esquerda queiram que assim seja...
Não só em escola pública como mesmo em escolas privadas, basta ver vÃdeos gravados no Youtube e a própria reação a escola sem partidarismo... Qual o motivo de se opor tão freneticamente a uma escola sem o viés de uma visão única... já que ninguém toma tais atitudes? E o mais interessante é que quase todos que se opõem são inteligentinhos de esquerda, exceto o próprio inteligentinho do Pondé.
Também nunca vi tal ensino, Milton Mastabi.
fiz todo meu ensino em escolas do estado, já vi até sessão de descarrego e oração em sala de aula, mas nunca tive acesso a marx. também gostaria de saber, só fui estudar sua obra já adulto, e em grupos de estudos com colegas ou sozinho.
Se Pondé errou em sua opiniao sobre a queda dos corpos, que é de Galileu nos anos 1600 e que qualquer secundarista sabe, como podemos confiar em suas análises? Será que pondé sabe somar frações ou usar o teorema de Pitágoras. Se não, em que sentido ele é um intelectual? O intelectual pode se dar ao luxo de achar que 2 + 2 = 5 e afirmar que o erro é apenas em Matemática, que não conta para a Filosofia, Humanidades etc?
Acho difÃcil encontrar algum secundarista que domine matemática, fÃsica, português ou literatura. Se houvesse nossos Ãndices não seriam tão vergonhosos. Mais importante do que discutir uma escola sem partido é discutir uma escola que ensine. Não excluindo de suas responsabilidades o corpo docente. Afinal, é ele o último e mais importante elo da cadeia. A pedagogia é mais importante que a ideologia. Não é um problema de fácil solução. Uma coisa é certa, o modelo atual não funciona.
Acho engraçado que em nenhum momento do texto ele, um professor universitário, questiona a neutralidade cientÃfica que se usa como pretexto para defender esse projeto. Como se ele, filósofo e professor universitário, fizesse em sala de aula uma discussão neutra de um filósofo conservador que conhece profundamente como de um filósofo libertário que ele nunca leu mais do que a orelha do livro. E mais, como se toda narrativa fosse justa de ser defendida em aula, desde da escravidão ao holocausto.
Universidade pública e privada, escola pública e privada são realidades distintas. Cada qual tem seus modus operandi. Escola pública com doutrinação partidária soa tão estranho como habitantes em Marte. Professores passam a maior parte do tempo tentando por ordem na sala, quando conseguem esbarram na baixa capacidade de compreensão e entendimento dos alunos em interpretações básicas. A maioria dos alunos chegam ao ensino médio sem saberem interpretar um texto.
Sinceramente, esse moço... Parece-me que confunde discurso ideológico com ciência. Sartre disse que o marxismo é insuperável enquanto houver capitalismo. Se a verdade alcançada pela ciência move milhares a mudança do mundo é outra questão.
Pondé é um livre pensador que muito ajudou a chocar o ovo da serpente. É estranho que só agora, com seu conhecimento enciclopédico, tenha se dado conta que o esterco da serpente fede. Dizer, agora, que é contra o projeto Escola sem Partido porque se trata de um Projeto de Lei, parece um atitude pouco louvável, infantil e pouco sério, vinda de alguém que sempre se gabou de ser o que é.
No fundo do seu coração, ele está louquinho pra defender Escola Sem Partido. Isso se percebe quando mais do que criticar a ideia em si, prefere fazer um longo ataque à esquerda como se todos fossem marxistas.
Esse é , exatamente, o Pondé`. Esperar o quê dele?
Pondé é um inteligentinho de direita que não consegue argumentar contra o marxismo, por isso fica na xingação.
Como argumenta mal, jesus. É um show de horror isso, com ou sem citações sofisticadas. Então vamos lá senhor Pondé: Não só o paÃs tem problemas muito piores, como a educação tem muitos, mas muitos problemas mais tangÃveis e urgentes. O problema é apenas ser uma lei? Por acaso a tal da doutrinação fora mensurada? Confirmada? O projeto de lei quer apenas restringir partidos polÃticos ou quer apenas dar armas para perseguir aquilo que se opõe à visão de mundo de certos tacanhos em ascenção?
Legal teu pensamento. Mas entre as duas pontas da corda há o meio.
Eu aceitaria de bom grado uma "escola sem partido" se também criassem uma lei para um "congresso sem crença". Concordo contigo, Pondé, em especial quanto a pregação enviesada que mostra apenas um lado da história, não apenas omitindo os sucessos do "outro lado", mas especialmente omitindo os fracassos e tirania do marxismo. É execrar Hittler e endeusar Stalin. Ambos exterminadores. Concordo também que se limites não tivessem sido ultrapassados não haveria ninguém defendendo a mordaça.
Não há ambiguidade entre ser democrata e defender a revolução proletária. Uma coisa exige a outra. O capitalismo é incompatÃvel com a democracia.
Complementando: O estranho é estranhar uma proposta absurda como essa e desconsiderar a truculência de alguns mestres ao defender o marxismo. Tão ambÃguo quanto se intitular democrata e defender uma revolução proletária. Mas não devemos subestimar os jovens. Eu já fui, e como você, fiz filosofia. Também fui doutrinado. Sobrevivi e fiz minhas próprias descobertas. E assim será com os nossas crianças. Nossos pais liam contos de Grimm, nem por isso beijei sapas (ou beijei, sei lá).
Concordo com (quase todas) as ponderações do nosso articulista Pondè. Embora continue discordando (e muito) da enorme quantidade de idéias e opiniões que ele emite por esta via...
Caro professor, gostaria de saber de que colégios vêm os seus melhores alunos. Daqueles de pedagogias mais conservadoras ou progressistas. Obrigada
Eu não tenho opinião formada sobre o assunto mas gostaria muito que um Jornalista de verdade, ao invés de ficar dando a sua opinião sentado de pijama na sua casa, fizesse um artigo decente explicando-nos pros e contras. Sinceramente quando vejo o pessoal da folha parindo artigos contra já ficou contra a posição da Folha pois Folha News ou Fake News, prefiro Fake é mais honesto, é só Fake !
Sintetizou minha preocupação. Atualmente tanto E quanto D só fazem a sociedade mais violenta. Uns quando pregam invasão e outros quando recomendam reagira a b...
Uma boa caracterÃstica da Folha é ter articulistas de direita, como esse Sr. Pondé, e alguns de centro-esquerda (nenhum de esquerda mesmo), o que permite uma visão quase aberta.
Há que se concordar com o diagnostico do ressentimento sem vergonha. O articulista, por exemplo, autor do "clássico filosófico" Marketing Existencial, diz que a academia brasileira está dominada por "marxistas". Um brilhante professor que tive, estudioso rigoroso de Wittgenstein, dizia q Marx estava em sua prateleira de filósofos porque era seu lugar. Foram suas aulas que me permitiram escapar na névoa "dialética" e entender Weber. Pondé não dura 5 min num ringue filosófico de 1a. linha.
Minha oposição à lei da Escola sem Partido não é porque eu não saiba que grande parte dos professores prega marxismo e similares em sala de aula. Prega sim. E a universidade não é um espaço de debate Livre de ideias. Isso é um fetiche, para não dizer diretamente que é uma Mentira deslavada. A universidade é um espaço de Truculência na gestão, na Sala de aula, nos Colegiados, no Movimento estudantil.***É isso aÃ!
99,99% dos professores e alunos das universidades brasileiras não leram sequer um parágrafo de O Capital. Como pregar algo que não se conhece?
Luiz Pondé, Acabou a Farra dos esquerdistas, Agora Teremos Direitos e Deveres e ORDEM e PROGRESSO,
Quem leu o projeto? São 6 artigos. Muito curto e simples. Não estabelece crime ou pena para professor. Garante a liberdade de ensino. Ser "Lei" é requisito de qualquer polÃtica pública. Qual a polÃtica pública do Escola sem Partido? Informar o aluno que ele tem direitos e que pode invocá-los se sentir que foi desrespeitado, mediante um cartaz em sala de aula que diz isso. É só isso mesmo. Quem tem medo de informar os direitos do estudante? Novamente: Leiam o PL.
Pondé, desta vez, tem razão. Se cada aluno tem direito de não se sentir desrespeitado pela apresentação de alguma ideia pelo professor, este não poderá apresentar ideia alguma. Um criacionista vai se sentir desrespeitado se o professor for um cientista. Vai ser um caos.
O cartaz diz que não se pode falar em "gênero". Aà sim, que os alunos vão querer saber. Ótimo!
Bastante divertido, o texto foi alterado, pois - A versão anterior deste texto afirmava incorretamente que uma pessoa com mais peso cai mais depressa. O trecho foi suprimido - Pondé humildemente cedeu a Galileu. Mais quinhentos anos anos e ele chega nos dias de hoje...
Escola sem partido é ruim porque é uma lei, concordo, e também é ruim porque é autorização para o controle seletivo de discursos. Fala-se tanto que ensinar marxismo é doutrinação, mas não vejo marxistas práticos nas empresas ou nas instituições estatais. Penso então que essa doutrinação é falha. Pois vejo capitalistas, neoliberais e até neofascistas ocupando espaços de poder, seja público ou privado. Porque marxismo é ideológico e capitalismo é tido como natural? Marxismo é a crÃtica, só isso.
Perfeito, Camila.
Alexandre Matone, busque ler sobre o experimento de Galileu. Segundo seu biógrafo, ele teria deixado cair, simultaneamente, dois objetos de massas diferentes da Torre de Pisa, para demonstrar aos seus alunos que eles caem na mesma velocidade. Em termos de ciência, você e Pondé estão atrasados “apenas” cerca de 500 anos...
Alexandre Matone, 60 kg ou 100 kg de gente caem na mesma velocidade, mesmo na atmosfera terrestre, pq para corpos desse tamanho e relação área/peso, a diferença na resitência do ar é desprezÃvel. Você veria diferença entre uma folha de papel e uma pedra, não entre duas pessoas. Creio q você e Pondé é q vivem no mundo da Lua.
Não entendi bem. É contra a lei mas, também não concorda com a "escola com partido"...De qualquer forma, Pondé é lúcido, sabe do que está falando. No caso do Brasil, educação destruÃda, solapada, ocupando últimos lugares no ranking, algo precisa ser feito...A começar por esta mudança. Em tempo, tenho netos, em algumas escolas, querem enfiar ideologias estranhas na cabeça das crianças, inadmissÃvel.
É verdade! Querem até enfiar religião na cabeça das crianças! InadmissÃvel.
IncrÃvel como essa turma que passou pela fefeleche vive num universo paralelo (tanto à esquerda como à direita). Suspeito que nem 5% dos docentes ou alunos das universidades públicas leram ou divulgam Marx. E curiosamente, o articulista participou recentemente em evento criacionista (!!!). Foi lá dar a maior força. E depois o problema é Marx.
Prezado Pondé, você diz neste artigo que os professores ensinam Marx nas Universidades. Não, não ensinam. Tendo como referência que se ensina algo errado não se está ensinando. Isto posto, afirmo que 99% dos professores e alunos universitários não leram O Capital. Proposta de averiguação: pergunte aos pretensos marxistas quais as diferenças da Teoria do Valor Trabalho em Smith, Ricardo e Marx. Pode ser marxista sem entender Marx? Talvez de esquerda, qualquer coisa pode ser de esquerda, até você!
Será que todo o ressentimento desse professor com a esquerda talvez seja por não ter conseguido uma vaga como docente numa universidade pública de qualidade, e ter de se contentar com lecionar para os riquinhos de Higienópolis???? Curioso.....
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sou Professor de História a muitos anos e devo admitir que, neste tema, concordo com o Professor L. P. Pondé quando diz que, discorda da Escola Sem Partido porque é uma lei. Para a educação é um retrocesso, reflexo de uma sociedade que se recusa a estudar e adquirir cultura. Porque os parlamentares não criam leis de valorização da Educação? Será que realmente a população deseja que os investimentos com educação sejam o minimo possÃvel?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Escola sem Partido Voltar
Comente este texto