Luiz Felipe Pondé > Escola sem Partido Voltar
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De um lado, a "pregação marxista" de professores em sala de aula; por outro, Bolsonaro eleito presidente do Brasil. Tem alguma coisa errada aÃ....
"Decifra-me ou te devoro”. Não da esfinge do Egito. Mas, desse estranho projeto de lei do Congresso de uma republica das bananas e dos bananas. !!! Muito bem caro Pondé.
Gostei dessa comparação da lei da escola sem partido com o do elefante na loja de cristais. Mas como advogado, devo dizer que se aprovada, tal legislação tem vicio de origem insanável, combatida rapidamente por nosso sistema jurÃdico da constitucionalidade.
A questão principal em tela é a seguinte: OK, o professor deve ensinar que V=G x T, e parar aÃ, ou deve continuar, afirmando que, com certeza, isso vale para todos os lugares e épocas do universo, e nunca houve ou haverá alguma exceção, pois "os cientistas já conhecem e provaram" o substrato da fÃsica que está por trás dessa lei, e seguramente a extrapolação acima pode ser feita com segurança. A primeira parte é ciência, enquanto que a segunda é uma mera opinião, travestida de ciência.
Essa equação é uma aproximação para queda no vácuo e pequenas alturas, onde a aceleração da gravidade pode ser considerada uma constante. Já para calcular o aumento de velocidade de um meteorito em rota de colisão com a terra por exemplo, ela não funciona.
O Peter e o Ricardo estão corretos, quanto à queda livre. Obrigado por me lembrarem da matéria do cursinho, de 33 anos atrás!
um corpo suspenso no ar, inquieto a divagar, aprender ou ensinar, eis a questão.
O Brasil da Educação é isto. Pondé coloca um problema que deve ser resolvido com urgência e a "elite pensante" discute o peso do gordo no vácuo. Espero que cheguem logo a uma brilhante conclusão. Aliás, acho que de vácuo vocês entendem.
Este é o grande problema das pessoas que fazem ciências humanas: nada é demonstrável e o que não seja, de fato, verificável é que é importante para eles. Pondé cometeu um disparate com relação à queda de corpos, mas, é claro, que isso não ofusca o problema da Escola sem Partido. A questão da queda livre é muito importante sim, porque é a partir da solução dela que se constroem aviões que não caem. Se isso não é importante, não sei o que seja.
O gordo pode até cair mais devagar devido a resistência do ar à queda sobre uma superfÃcie maior. Filosofia não é fÃsica.
Pelo menos o colunista é contra o Escola sem Partido, não necessariamente pelas razões corretas. A piada é q ele desconhece os princÃpios básicos da lei da gravidade, e contradiz a demonstração histórica de Galileu, de q todos os corpos caem na mesma velocidade. Não, um gordo não cai mais rapidamente do 15º andar, a aceleração da gravidade é a mesma para todos os corpos.
Alexandre Matone, busque ler sobre o experimento de Galileu. Segundo seu biógrafo, ele teria deixado cair, simultaneamente, dois objetos de massas diferentes da Torre de Pisa, para demonstrar aos seus alunos que eles caem na mesma velocidade. Galileu não demonstrou seu princÃpio no vácuo! Em termos de ciência, você e Pondé estão atrasados “apenas” cerca de 500 anos...
Alexandre Matone, 60 kg ou 100 kg de gente caem na mesma velocidade, mesmo na atmosfera terrestre, pq para corpos desse tamanho e relação área/peso, a diferença na resitência do ar é desprezÃvel. Você veria diferença entre uma folha de papel e uma pedra, não entre duas pessoas. Creio q você e Pondé é q vivem no mundo da Lua.
Desculpe Matone, mas no vácuo a massa não entra na equação da queda livre. Vale o clássico v=g.t, (v sendo a velocidade final, g a aceleração por gravidade e t o tempo). 100 ou 60 ou xkg de gente caem na mesma velocidade no vácuo.
O princÃpio de Galileu pode ser demonstrado no vácuo! Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado da distância. Variando a massa, o que ocorre com a atração dos corpos? Um quilo de algodão e um quilo de aço, no vácuo, caem na mesma velocidade. Mas, e cem quilos de gente e sessenta kg de gente ? Ponto para Pondé !
Ricardo, aqui não é a lua (🌒), e Pondé parece saber disso!
Fui professor de História por mais de vinte anos. Em sala de aulas falava não só o que eu achava certo, mas o que achava que deveria ser dito naquele momento para aquelas pessoas que acreditavam no que eu estava falando. Aposentado há 2 anos, hoje, não saberia o que dizer. Pondé, como sempre, tem alertado para que "cabeças de mugangos" não continuem fazendo besteiras. Tarefa árdua e inútil? Quem sabe!
É triste reconhecer, mas no Brasil, esse tipo de artigo causa menos impacto do que um pum num furacão. Não é por culpa do colunista, mas a capacidade de discutir temas complexos faz tempo que escapa completamente da capacidade do cidadão médio. Não é à toa que o Lils fazia tanto sucesso com as suas metáforas futebolÃsticas. O maior pecado do projeto escola sem partido é ainda acreditar que simples passagem de um lei irá resolver questão tão complexa. Até o Platão já sabia que não resolve.
As escolas estão sem giz e sem internet.
"Os ressentidos perderam a vergonha na cara"... Olhando-se no espelho. Pondé é ressentido com a própria área de atuação. Deve ter perdido alguma boquinha...
O Pondé está mais enferrujado do que eu em fÃsica: o gordo cai na mesma velocidade do magro, pois a aceleração sobre os 2 corpos é igual
Na lua, certamente, o gordo e o magro cairiam com a mesma velocidade. Galileo penou para abstrair a resistência do ar de seus experimentos de verificação da sua lei de queda livre. Ele estava certo, desde que não houvesse a resistência do ar. Essa descoberta de Galileo serviu de base para Newton depois estabelecer a lei da gravidade. Deve existir muito brasileiro que acha que, se o Congresso quiser, pode revogar ou mudar as leis de Newton.
Sob o efeito da resistência do ar, não necessariamente os dois terão a mesma velocidade. Dependerá da área da seção de contato do corpo com o ar. Uma pena cai bem mais lentamente que uma esfera de chumbo, por exemplo, sob a ação da resistência do ar.
Caro Pondé, Concordo plenamente que “Escola sem Partido” é um tiro no pé. Sou contra! Professores e alunos têm o direito de se manifestarem livremente sobre suas ideias, desde que o contraponto seja também bem vindos em sala de aula. Porém, não se preocupe com os pais dos alunos. Se você disser que gordos caem mais rapidamente de um prédio, são os fÃsicos que vão processá-lo. E com muita razão! Tal qual o ato falho na fÃsica, seus argumentos reacionários carecem de informações básicas.
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