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  1. pedro josé barbosa monteiro

    Claramente, a Escola sem Partido será uma mais valia para o Brasil desenvolvido que todos almejamos. Se toda a gente sabe que a Terra tem 6000 anos, por quê insistir no erro de milhares de milhões de anos; e , se a Terra é quadrada e plana, por que se ensina que é esférica? Já é vontade de desinformar os jovens. Se a Terra fosse esférica tudo no hemisfério sul caíria; nem sequer haveria antípodas . E a água dos oceanos escorreria, não é verdade.? Portanto, vamos lá rever esses conceitos!

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  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Doutrinação acontece nas "aulas" de "catecismo",nas "escolas dominicais" onde católicos e protestantes levam suas crianças com o objetivo de doutrina-las. Na escola, as discussões são pautadas pela ciência. Censurar o debate crítico é temer não a doutrinação, mas a contra doutrinação,isso foi feito na Idade Média e levou á morte intelectuais como Giordano Bruno, Miguel de Cervet e mordaça em Galileu Galilei. Eles estavam certos! Contra o obscurantismo, a luz da razão!

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  3. Herculano JR 70

    Ate prova em contrario entendo: 1o -que os pais são o melhor caminho, apesar de limites que possam ter, ate que o jovem se emancipe, de preferencia orientado pelos pais; 2o- q o estado e imoral e arbitrario e ñão tem autoridade moral para educar nada e ninguem. Portanto, entendo, que a posição do autor deve ser dirigida aos pais para que esponham seus filhos a novas ideias, mas nunca contra os pais, querendo impor aos filhos de quem cuida, atraves da escola, posições contrarias as deles,.

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    1. Eduardo Rocha

      Perceba como seu texto é contra a pluraridade de ideias. (1) Expor as crianças à ideias diferentes dos pais não é problema. Basta que os pais também participem da educação dos filhos e não deixem somente com a escola. (2) O Estado é um ente abstrato e não educa ninguém. Professores sim. (3) Professores podem influenciar, mas, "impor aos filhos" não. Eles não tem autoridade, tempo ou condições para tanto. Os alunos não ficam em uma masmorra tomando choques até concordarem com o Mestre.

  4. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    É só falar prás criancinhas, que há 2 (dois) bilhões de pessoas no planeta que seguem em Paz na vida Cristã.

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  5. Registila Libania Beltrame

    Prezado Eduardo: Estou me referindo ao ensino médio, em que os adolescentes ainda não votam.

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  6. João Pedroso Langiano

    Excelente artigo para um debate civilizado.

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  7. Hildebrando Teixeira

    O colunista não sabe o que é o Escola sem Partido, tendo preferido adotar a versão esquerdista desinformadora, e também não sabe o que acontece dentro das escolas brasileiras; por tudo isso escreveu esta bobagem toda, deturpando o objetivo do movimento, que é exatamente a liberdade de acesso a todas as correntes ideológicas e não somente à corrente marxista pregada num ambiente aparelhado ideologicamente. Escola sem Partido = Liberdade de escolha = Liberalismo

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    1. Hildebrando Teixeira

      O Malafaia que se dane. Qualquer versão radical, dele ou de qualquer outro mistificador, não prevalecerá, não tem apoio para isso e não é o que propõe quem foi escalado para a tarefa, como está amplamente disponível as informações a respeito.

    2. Hildebrando Teixeira

      O Malafaia que se dane. Qualquer versão radical, dele ou de qualquer outro mistificador, não prevalecerá, não tem apoio para isso e não é o que propõe quem foi escalado para a tarefa, como está amplamente disponível as informações a respeito.

    3. ricardo fernandes

      se você olhar bem, bobagem é o que você escreveu. de onde vc tirou essa ideia de doutrinação nas escolas?vc isso? a escola continua a mesma.

    4. Franco Oliveira

      O colunista sabe, eu sei e todos nós com algum parafuso na cabeça sabem que o propósito do projeto escola sem partido é monitorar, pressionar e controlar professores para que eles não ensinem para nossas crianças nada além do que o Malafaia e a bancada da Bíblia quer que seja ensinado. Este pessoal quer colocar apagar do mapa as visões de Darwin e Marx que certos, meio certos ou errados precisam ser lidos e debatidos para que eles desenvolvam crítica e tenham suas próprias opiniões.

  8. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    Hélio, no passado, os estudantes de nível universitário eram "comunistas" mesmo sem 'escolação' para tal. E os do nível III e II ficavam maravilhados com a "independência intelectual" dos universitários. A partir dos 25-30 anos tudo mudava. Na Hungria, após a invasão russa, em uma sala de aula uma aluna recitava: minha gatinha teve 7 gatinhos, todos são bons comunistas. Uma semana depois, em frente ao inspetor, recitou: todos eram bons comunistas. Por que? Porque haviam aberto os olhinhos.

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  9. Alexandre Silva

    "À medida que os filhos crescem, é natural e desejável que sejam expostos a outras ideias, inclusive àquelas que seus genitores veem como ofensivas". Concordo e isso é o ideal, mas não é o que acontece atualmente. Hoje há um total controle das linhas de pensamento ligadas a esquerda e que impedem o contraditório, as discussões e opiniões contrárias. Escolas e Universidades, principalmente as humanas, totalmente "dominadas" por ideologias e alguns professores doutrinadores, e isso precisa mudar.

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  10. Alexandre Silva

    "À medida que os filhos crescem, é natural e desejável que sejam expostos a outras ideias, inclusive àquelas que seus genitores veem como ofensivas". Concordo e isso é o ideal, mas não é o que acontece atualmente. Hoje há um total controle das linhas de pensamento ligadas a esquerda e que impedem o contraditório, as discussões e opiniões contrárias. Escolas e Universidades, principalmente as humanas, totalmente "dominadas" por ideologias e alguns professores doutrinadores, e isso precisa mudar.

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  11. Pierre Laville

    Estou vendo a destruição, pedaço por pedaço, da laicidade da República. Daqui pouco, nas aulas de ciência, os alunos vão ter que escutar contos de fadas tais como a Terra tem 6000 anos e a teoria de evolução e só uma teoria.

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  12. Bruno Andreoni

    A maneira correta de combater a hegemonia da esquerda no aparato educacional é proceder com competência, desprezada pela esquerda, obrigando a apresentar resultados, com os quais a esquerda não se importa e instituindo a meritocracia, que a esquerda abomina. Com isso, a esquerda será varrida da educação em no máximo uma geração. A maneira errada é fazer a doutrinação contrária, levando a disputa para um terreno que o adversário conhece e domina..

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    1. Eduardo Rocha

      Meritocracia pressupõe condições iguais de competição. Não é o que ocorre no Brasil na grande maioria dos casos. Qual o mérito de chegar em 1o, partindo 1 km na frente? Usam essa falsa desculpa para manter as "castas" em seu lugar. Se todos tivessem realmente a mesma oportunidade, muitos filhinhos da classe média e alta não estariam nas faculdades públicas. O ódio às classes baixas aflora quando ocorrem movimentos de mobilidade social, mesmo tímidos.

    2. Eduardo Rocha

      A "hegemonia da esquerda no aparato educacional" é uma das paranóias mais recentes da extrema direita. Tão realista quanto o medo de uma invasão bolchevique. Se fosse real, como a direita teria ganho as eleições? Quanto ao seu desejo de "varrer" opiniões contrárias, é característica de fascismo.

    3. Hildebrando Teixeira

      Perfeito o Andreoni. Alguém, por via das dúvidas, poderia reforçar isso ao novo governo; seria o fim da esquerda e dos corporativistas.

  13. Olympio da Cruz Simões Coutinho

    Não limite a liberdade, impondo a visão correta; lembre-se desta verdade: pai é arco... e filho é seta,

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  14. Olympio da Cruz Simões Coutinho

    Não limite a liberdade, impondo a visão correta; lembre-se desta verdade: pai é arco... e filho é seta,

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  15. Paulo Henrique Andrade

    O Escola Sem Partido (PL 867/2015, camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf) não inclui o ensino religioso nas escolas públicas. Todos no futuro Governo sabem perfeitamente que o Estado é laico. Também não existe hoje ensino religioso nas escolas e universidades federais, nem será criado pelo projeto. Se isso existe em alguma escola pública estadual ou municipal, que seja denunciado e contestado na Justiça, pois é ilegal e inconstitucional. Portanto, não é verdade o que diz o colunista.

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  16. Paulo Henrique Andrade

    Há uma histeria da esquerda, que não leu o Projeto 867 de 2015, cujo texto está no link camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf >> O direito ao pluralismo no ensino e o direito de consciência do aluno já estão na Constituição Federal, artigo 206. O Projeto não cria nada novo, apenas reafirma o que já está na CF, e estabelece que os direitos dos alunos sejam afixados num cartaz em cada sala de aula. A censura ocorre hoje, com opiniões divergentes da do professor sendo silenciadas em sala.

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  17. Paulo Henrique Andrade

    Há uma histeria da esquerda, que não leu o Projeto 867 de 2015, cujo texto está no link camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf >> O direito ao pluralismo no ensino e o direito de consciência do aluno já estão na Constituição Federal, artigo 206. O Projeto não cria nada novo, apenas reafirma o que já está na CF, e estabelece que os direitos dos alunos sejam afixados num cartaz em cada sala de aula. A censura ocorre hoje, com opiniões divergentes da do professor sendo silenciadas em sala.

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  18. NACIB HETTI

    O articulista está prenhe de razões. Não existe comunismo de raiz em um país capitalista em uma economia de mercado A discussão atual é importante para a racionalidade futura. Vamos deixar a meninada pensar e decidir. As vias de comunicação estão abertas para acesso a teorias, ideologias e filosofias. O importante é instrumentalizar o ensino.

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  19. Juan Vera

    A escola e a rua, são processos de socialização, onde criança e adolescentes entram em contato com o mundo real é começam a diferenciar o que é ensinado em casa com o que outros aprendem. Nisto não existe nenhum tipo de lavagem cerebral muito pelo contrário existe uma abertura da mente para situações diferentes. Se crianças, adolescentes e adultos são massacradas pelas programações e noticiários de TV, com seguridade quando socializadas na escola e na rua desenvolverão o senso critico.

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    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Certo. Bobagem. É perda de tempo essa história de “Escola sem Partido”. É coisa dos que querem dominar a sociedade e enriquecer a custa da doutrinação. Veja. As salas de aulas estão sendo substituídas pelos celulares. “E La Nave Va”.

  20. Registila Libania Beltrame

    Meu caro Schwartsman: é desejável que as crianças sejam expostas a novas ideias, mas sofrer uma lavagem cerebral de apenas uma ideologia, que é o que está acontecendo, não é nada salutar. Você deve perceber que, se pessoas que consideramos inteligentes (tipo Chico Buarque) defendem cegamente o Lula, perdendo totalmente o senso crítico, imagine o que acontece com uma criança exposta a essa lavagem cerebral! Então, repito, as crianças devem ser estimuladas a desenvolver o senso crítico, isso sim.

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    1. Eduardo d Albergaria Freitas

      Se essa "lavagem cerebral" esta acontecendo nas nossas escolas, como Bolsonaro se elegeu? Das duas uma, ou essa lavagem cerebral é um delirio, ou Bolsonaro é comunista.

  21. Nelson Vidal Gomes

    O costumeiramente brilhante articulista,desta feita cai no senso comum de criticar o projeto escola sem partido pelo viés político-religioso que ele não tem.Basta que se atente na redação de seus artigos, para se constatar que ele se opõe a ambas apologias.É um projeto técnico que defende o predomínio da abordagem instrucional sobre a educacional nas escolas.É em torno disso que deve ser enaminhado o debate.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Querido, um dos problemas é que não existe essa coisa de sem ideologias, até o Helio cai nessa falácia. Todos temos ideologias, até os que se dizem contra elas, como faz a sua escola pretensamente sem partido. Lavagem cerebral é outro conceito equivocado, se ela fosse possível o comunismo na Rússia não teria acabado pois durou mais de 70 anos tempo suficiente para fazer a cabeça de muitas gerações e não foi o que se viu!

  22. Tersio Gorrasi

    É desejável que crianças sejam devidamente educadas pelos pais a respeitarem os professores e os mais velhos, algo que foi desaprendido com o tempo, por culpa dos próprios pais que deram liberdade excessiva a eles e agora os papéis acabaram se invertendo. O resto é só mimimi

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  23. JO O FELIPE LARA BUENO

    A família deve ser a base. Acredito na instituição família como a mais importante. A escola é uma parte menor do todo. Não deve substituir as discussões familiares, que devem ser frequentes, sobretudo honestas, educadas, ponderadas, com disciplina na medida certa, com amor e sem violência. Aliás, as famílias podem sim, dar a mão às escolas. O que se tem hoje são famílias jogando os filhos nas escolas e cobrando a melhor educação. E a política discutindo criação de novos banheiros.

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  24. Gabriel Jr

    É por aí mesmo. Schawartsman só esqueceu de dizer que essa discussão inútil de Escola sem Partido não influi em nada na qualidade do ensino. O que existe mesmo, de fato, é o Escola sem Projeto. E no momento , o projeto mais importante da educação seria discutir como pagar os atrasados de milhares de professores e as formas de não deixar acontecer mais isso. Isso sim é importante.

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  25. Maria Teresa Meirelles Leite

    É urgente que o judiciário se debruce a analisar o que diz a constituição, a declaração dos direitos humanos, o ECA, e avaliar o seu alinhamento ao atual plano Nacional de educação, aos currículos de história, e ao projeto de educação sexual nas escolas. Verificar se existe inconstitucionalidade. Aí, com dados e evidências, verificar as reclamações, ver de onde vêm é se de fato procedem. Se não, corre se o risco de tremendo retrocesso.

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  26. Maria Teresa Meirelles Leite

    É urgente que o judiciário se debruce a analisar o que diz a constituição, a declaração dos direitos humanos, o ECA, e avaliar o seu alinhamento ao atual plano Nacional de educação, aos currículos de história, e ao projeto de educação sexual nas escolas. Verificar se existe inconstitucionalidade. Aí, com dados e evidências, verificar as reclamações, ver de onde vêm é se de fato procedem. Se não, corre se o risco de tremendo retrocesso.

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  27. Daniel Filippini

    Texto bem didático, parabéns Hélio. Temo, que toda essa nuvem de insensatez seja metade levada pela ignorância outra metade por estratégia. Enquanto discutimos se padres e pastores devem definir o "partido" das escolas, deixamos de discutir como as escola brasileiras, públicas ou privadas, vão se engajar no novo paradigma de espaços de saber. No qual professores, diretores e até mesmo "comissões de ética" terão papel secundário frente ao protagonismo dos estudantes.

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  28. Marcelo Bondioli

    Texto curto mas foi direto ao ponto. Achar que a família é o supra-sumo da formação moral de alguém é digno de pena, num mundo em que as famílias estão cada vez mais desestruturadas.

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