Marcelo Viana > Pitágoras não é o autor do teorema matemático que carrega seu nome Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Marcelo, Aprecio muito suas colunas inclusive esta. No entanto, se bem compreendi Tatiana Roque, não há uma boa continuidade dos gregos ao mundo ocidental. Isso pode ser evidenciado pelo fato dos conhecimentos dos gregos terem se tornado acessÃveis aos europeus pelos árabes.
Frances Yates diz que Bruno era um mago renacentista. Ou seja, se vivesse hoje, Bruno seria um escritor New Age (que os cientistas condenam) e de forma alguma seria considerado um cientista ou filósofo sério...
Marcelo, legal você estar fazendo o papel de desmitificar (reconhecer mito e inacuracias historicas da ciencia). A biografia de Giordano Bruno por Francis Yates é bem instrutiva nesse sentido por mostrar que nao foi sua adesão ao Copernicanismo que o condenou (o heliocentrismo nao era considerado heresia em 1600). Parece que Bruno acreditava que a religiao Egipcia centrada no deus Sol Aton iria ser restaurada, derrubando o Cristianismo, e o sinal profetico disso era o Copernicanismo.
Por isso que jamais aprendi matemática: por causa dessa confusão pitagóricas. Então, prefiro Descartes: o que quer que duvidemos, não podemos duvidar que estamos duvidando, porque duvidar é pensar. Portanto, penso, logo existo.Oras, o pensamento é um ato de pura mente, portanto sou uma substância cuja inteira essência consiste apenas em pensar.
É desanimador. Até um belo, interessante e saboroso artigo sobre Pitágoras (ou não Pitágoras) vira discussão desarrazoada de fundamentalistas polÃticos e religiosos. Não desanime professor Marcelo Viana. Continue com suas colunas super interessantes.
Algumas realizações matemáticas de Pitágoras constam da mitologia egÃpcia. A Década Sagrada (1+2+3+4=10) é o algoritmo da criação e a solução do problema do campo unificado(para quem souber ler). A pergunta mais simples que merece ser feita é: de onde vem esse conhecimento que já estava disponÃvel antes da criação da escrita?
Não estou vendo vantagem nenhuma em assinar a Folha. Todos os comentários que faço são censurados. Quem prega liberdade de expressão e faz censura prévia, é no mÃnimo, hipócrita!!!
faça como faço: separo sÃlaba, ponho asterisco e me imagino uma intelectual dos anos da ditadura militar.
Professor Marcelo mais uma vez nos brindando com um excelente texto! Continue por favor.
Cheguei finalmente à conclusão que as gerações X,Y e Z são o maior pesadelo vivo de toda a História do Universo.
gersom, "Bem-Aventurados os que não viram e creram".
Esses professores de matemática esquerdistas. Aposto que o Pitágoras era comunista, por isso inventaram essa mentira.
Matemática esquerdista? Vc sabe o que é Matemática? Gente, haja ignorância
Os professores estão todos errados. Certos mesmo só o Kataguiri, o Frota e o Roger. Hahahahahahaha!!!
Ah! Professor, se pudéssemos voltar no tempo e então esclarecer todas as dúvidas: Sócrates, Jesus, Pitágoras, Tales de Mileto, Heráclito, Newton, só para citar alguns. Acredito, porém, que ainda assim sobrariam algumas dúvidas.
Maria Gouveia, Olavo Bilac Não escreveu isto para você : " Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvÃ-las, muitas vezes desperto E abro as janelas, pálido de espanto... TaÃ, Maria Gouveia, com nome e sobrenome.
Acusmatico não significa exatamente "ouvinte", mas .... «O termo acusmático», lê-se num cartaz da Casa da Música que o leitor R. A. acabou de me mandar, «genericamente usado para definir sons cuja proveniência se desconhece, remonta ao filósofo e matemático grego Pitágoras, que enquanto dava aulas se escondia atrás de uma cortina negra para evitar que os seus gestos e movimentos distraÃssem os alunos. https://linguagista.blogs.sapo.pt/803494.html
Muitos ainda duvidam da verdadeira identidade de Pitágoras, outros acreditam que, na verdade, era uma mulher. O fato é que a matemática está repleta de mistérios, é por isso que ela é tão fascinante.
Excelente texto que, a despeito do reduzido espaço de que dispõe o colunista, está repleto de informações interessantÃssimas! Todavia, os comentários de alguns de seus leitores nos trazem de volta à dura realidade da pobreza intelectual que assola o paÃs, conclusões rasas e estapafúrdias de quem parece só ter lido o tÃtulo da coluna - ou, se a leu inteira, não entendeu patavinas.
O número de pi de William Jones (1706) foi esculpido em pedra na forma de semicÃrculos na ilha de gavrinis há 10 mil anos ?!?!?!?!?!!???!! Bom, já que vamos reescrever a história, poderÃamos começar por Marco Polo, que ao invés de ter sido apenas o mercador das Ãndias, foi na verdade o primeiro traficante de drogas e ladrão de patentes da ásia para a europa. :) :) :) Sendo assim, o que a China faz hoje em relação à s patentes ocidentais, é reembolso. :) :) :)
Vivemos tempos engraçados. O lema é a desconstrução das ciências e até da história como a conhecemos. Não existiu escravidão, a terra é plana, não existe gravidade, o holocausto é uma mentira, e tantas outras baboseiras. Se o famoso teorema não é de Pitagoras é algo que pouco importa. O importante é que ele usava o teorema e o trouxe para o mundo ocidental. Quanto aos pitagóricos , escola de Pitagoras com ensinamentos isotéricos, pouco se sabe.
Joao, sabe-se muito sobre a Escola esoterica Pitagorica, pois eles deixaram muitos escritos. A pessoa de Pitagoras é que é polemica, pois nao deixou escritos e a primeira biografia dele surge apenas 800 anos depois de sua morte!
Depois de Newton e Pitagoras, talvez fosse bom agora escrever sobre a vida pessoal de Einstein (mulherengo que quase não visitou seu filho internado em hospital psiquiatrico).
Voce poder criticar Fred Mercury e ao mesmo tempo reconhecer que ele era um genio... Pode criticar Hitler e ao mesmo tempo reconhecer que ele era um gênio militar... Criticar Lula e ao mesmo tempo reconhcer que é um genio em negociaçoes e liderança politica. Reconhecer o genio de Nietsche e critica-lo como machista, elitista e anti-democratico.
Quem sou eu para criticar Einstein? Sou nada. Ele foi o maior gênio do séc. XX.
Lembremos que vários scholars defendem que Pitagoras nunca existiu. E se existiu, era um lider de seita mÃstica: usava os números no mesmo sentido que a Numerologia New Age. Não era um cientista e certamente não um matemático no sentido moderno. Sua relação com a matemática e astronomia seria equivalente a do alquimista em relação à QuÃmica. Seu lado religioso e esotérico ocupa 99% de sua vida. Dizia que não se deve publicar (fazer público) os resultados de pesquisa, esses deviam ser escondidos
Seus seguidores o consideravam como filho do Deus Apolo, e que realizara inúmeros milagres (como estar em dois lugares ao mesmo tempo, falar com animais etc.). Se a pessoa acredita que o conhecimento deve ficar restrito a iniciado em vez de ser tornado público, essa pessoa não é um cientistas, não importa se faz Numerologia ou não...
Se já temos informações escassas algumas centenas de anos AC, imagine milhares. O nosso passado é composto de fragmentos que se tornam cada vez mais difÃceis de juntar quanto mais recuamos nele. Muita coisa se perdeu nas areias do tempo, e certamente a biblioteca de Alexandria, destruÃda por um incêndio, poderia nos trazer muitos esclarecimentos adicionais
Há quem interprete o mundo através do cálculo frio e há quem o dimensione com sensibilidade. Os primeiros, por mais se esforcem, por mais tenham a intelectualidade aplaudida, por mais q sejam reconhecidos, não terão a alma para observar os segredos mais Ãntimos da natureza. Somente pode ser completo nas observações quando a alma e o intelecto caminharem juntas, em harmonia. Assim como Pitágoras.
Pode parecer globalismo, pode parecer visão marxista daqueles que pouco frequentaram uma cadeira escolar, mas precisamos de instituições fortes e não de homens salvadores da pátria.
E mais. Desconstrução tb de imagens de indivÃduos que surgem como grandes Ãdolos contemporâneos, como salvadores da pátria, carregados de estrelas no peito, e outros sem estrelas tb. Só pelas notas musicais e pela sinfonia das estrelas, que nem todos podem ouvir ou sentir, já merece toda nossa reverência.
Cada vez fico mais impressioanda com a capacidade humana de falar bobagem.. e escrever isto para um público maior, apresentando nome e sobrenome.. vergonha alheia
Não tem a menor importância.
Não tem a menos importância. Estamos vivendo uma época em que o " divertimento " é destruir por completo reputações. Só a sugestão do intervalo musical conhecido como "Música das Estrelas", garante a genialidade e imortalidade do nosso querido Pitágoras.
Informação destrói alguma coisa? Mito é melhor que informação?
Concordo contigo. Esse negócio de ficar destruindo reputações parece que virou um paradigma desse pessoal. Note que a matéria até que é informativa, sem grandes pretenções, mas o tÃtulo escolhido foi montado para chamar a atenção destruindo a reputação do Pitagoras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Pitágoras não é o autor do teorema matemático que carrega seu nome Voltar
Comente este texto