Demétrio Magnoli > Haddad, caso perdido Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Ao invés da discussão da "Escola Sem Partido", deveríamos estar disutindo a inclusão na grade escolar da disciplina de Marketing. Fico imaginando o ganho expressivo que teríamos no campo político (como também no campo do consumo de produtos e serviços, de quebra).

    Responda
  2. Olimpio de Melo Alvares Junior

    Demetrio, como pode um sujeito aparentemente esclarecido como você ter dado crédito a um poste oriundo do ninho de serpentes? É realmente desabonadora e patética sua confissão. Qualquer garoto ginasiano com QI médio sabe que daquela fonte só sai água podre.

    Responda
  3. MARCIO Gionco

    O governo eleito não vai dar errado. O time é mais capaz do que os passados e vão roubar menos, os tempos são outros, o Moro é ministro. Vai ficar devendo uma reforma que enquadre o funcionalismo e os privilégios, mas isso é o de menos. Já a esquerda se acabou, não tem proposta nem credibilidade. Se o Lula fosse candidato iria perder também. Sobra ficar se xingando aqui nos comentários da Folha...

    Responda
  4. Datavenilson Exmo

    É uma boa análise, vindo na defesa dos interesses de quem o autor sempre defendeu. Até concordo em parte com sua crítica. Mas, por considerar o autor uma das maiores referências sobre análises geopolíticas da Folha, creio que um tema mais essencial para sua análise seja a ação do Bozinho nos EUA, comportando-se como um pateta jeca, representando e humilhando o Brasil internacionalmente sem qualquer prerrogativa e competência funcional para tal mister.

    Responda
  5. Luiz Alberto Soares Freitas

    Moro 2022 Presidente!

    Responda
  6. José M Leal

    Eneida (disfarce de Fabrizio), grafe "logicamente", em vez de "logocamente". Intercale o advérbio entre virgulas, pois isso é o correto. Em uma linha você cometeu dois erros, pior do que a pessoa que você critica. Fabrizio-Eneida, você estudou na escola da Tia Dilma? acertei, não?

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      O Fabrizio Wrolli, para quem não o conhece, tem o sintoma de quem não possui capacidade intelectual para contestar os argumentos que lhe contrariam, optando por adjetivar negativamente, criticar infantilmente erros ortográficos de terceiros em paginas informais de bate-papo, como a falta de um 's' em um comentário nosso de ontem ou ainda tentar constranger pesquisando e divulgando informações pessoais dos demais leitores. Acaba informando mais de si mesmo.

  7. José M Leal

    Eneida (disfarce de Fabrizio), grafe "logicamente", em vez de "logocamente". Intercale o advérbio entre virgulas, pois isso é o correto. Em uma linha você cometeu dois erros, pior do que a pessoa que você critica. Fabrizio-Eneida, você estudou na escola da Tia Dilma? acertei, não?

    Responda
  8. Marta Carvalhal

    Triste o jornalismo que credita a um texto como esse o lugar de análise política. Trata-se da mesma retórica de sempre, mal disfarçando que nada mais é do que uma visão bem subjetiva do autor. Entrega bem menos do que o título promete.

    Responda
  9. antonio lopes

    Corretíssima as frases do Haddad, o PT com o LULA fez o melhor governo da historia deste país, porque q tem que fazer autocritica? Seria falar apar o eleitor que errou em fazer um Governo ajudando os pobres, e que se chegar o poder novamente vai fazer um governo de exclusão como os outros! Vejam que a desigualdade social já começou aumentar depois de 14 anos de queda, ai o PT é que tem q fazer autocritica!

    Responda
  10. Verônica Souza

    Ciro 12 em 2022. Minha esperança

    Responda
  11. celso bittencourt

    Diz aí Almino Afonso: O sr. acha que a concentração de poder nas mãos de LullaLá foi nociva?Foi. Fiz a comparação do que foi a bancada do PT no último mandato que exerci, onde havia uma presença real de debate. O Lula cumpriu um papel de liderança exponencial, mas Afogou a possibilidade de participação generalizada. As figuras foram sumindo...***Caudilho Latino Americano!

    Responda
  12. celso bittencourt

    Almino Afonso (Ministro do Trabalho de Jango):Não votei nele (Bolsonaro). Dei nota dizendo que votaria no Haddad. Mas ele está tendo, até com Razões de Eu Aplaudir, atitudes que ganham apoios impensáveis. Exemplo: a convocação do Sergio Moro para o ministério. Joga crédito para o ponto de partida do governo...***Novo Mantra Petista: Almino Afonso é Fascista! Rarrarrraaaaaá!

    Responda
  13. João Baptista Neves

    Meu prezado DEMETRIO. O Haddad como todo Poste, não tem poder de raciocínio! É uma figura menor, um subserviente, um dito professor universitário que se aconselha com um Ser que se auto proclama ignorante, e que está condenado pela justiça! O que se esperar de um “ político “ assim?

    Responda
  14. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    O PT confunde demo com esquerdo. Para ele só o esquerdo é democrata. Ora, as maiores democracias são pautadas por projetos de esquerda, centro e direita e por isso são equilibriocracias.

    Responda
  15. Hildebrando Teixeira

    "Sigam o dinheiro". O novo governo precisará rastrear todos os bilhões rou-ba.dohs que os petralhas amoitaram mundo afora para bancar essas firulas jurídicas e midiáticas para financiar e ocultar seus atos inadmissíveis. O PT de Lulah funciona com o Cartel de Escobar; acabou o dinheiro, acaba a capacidade de praticar ilícitos.

    Responda
  16. Rogério de Mendonça Lima

    O grupo peti sta, nada mais faz, do que proc eder tal qual seu DNA. Eles acre ditam piam ente que estão no rumo certo. Estória do Escorpião e Jabuti. O flautista Lulhamelin, preso em sua toca, em Cu rit iba, vai tocando sua flauta e o segundo esc alão, repete aqui fora a mesma música. Caminham seguidos por todos os conv ertidos, em direção ao pre cipício polí tico. Mas o que fazer? " É no ssa natur eza". Ridí culo, tr iste e lame ntável, pra quem já foi um dia, a esper ança brasil eira.

    Responda
  17. regina ulhôa Cintra

    Passar batido pelos absurdos cometidos pelo PT numa autocrítica feroz ainda se engole com muita água. Mas passar batido pela catástrofe arrasadora dos feitos da doidivana Dilma Roussef e seu governo é absolutamente impossível de se engolir. Nem nisso o PT encontrá um desastroso fracasso? Ah, então o PT nao tem jeito mesmo.

    Responda
  18. AYRTON CASTOR DIAS

    Fazer papel de vítima, virou moda no PT.

    Responda
  19. Jean Oliveira

    Não sei porque tanto auê por causa desse golpe parlamentar. Na Inglaterra, no sistema parlamentarista, se for incompetente eles tiram do poder isso é normal. A Primeira Ministra Theresa May está correndo o risco de perder o cargo por incompetência, se não conseguir solucionar o problema do Brexit. O PT precisa parar com essa retórica de campanha. A Dilma saiu porque era ela ou o Brasil. Essa história de pedaladas fiscais foi só um meio. Mas graças a Deus encontraram essa forma de dispensa-lá.

    Responda
    1. Wellington Moura

      Parece que você ainda percebeu a diferença entre parlamentarismo e presidencialismo.

  20. NELSON PRADO ROCCHI

    Sem Lula o PT acaba. Haddad está certo, o discurso tem que ser ao redor do Lula. Sem Lula, os petistas ficam como saúvas que estavam fora do formigueiro e alguém tapa o buraco. E Ciro é o tamanduá que vai engolir todas essas saúvas. Lula como a rainha do formigueiro está preso dentro. É Lula ou nada. Atualmente para os petistas do núcleo duro do PT o perigo é Ciro. Ciro sabe disso e prepara o bote nos petistas menores desarvorados.

    Responda
  21. Jean Oliveira

    O PT cada dia mais ridículo com esses discursos. É verdade que caçaram a Dilma por meio de uma manobra, mas graças a Deus fizeram isso, porque a incompetente estava acabando com o País.

    Responda
  22. Hildebrando Teixeira

    Haddad não fala por si nem pelo PT, fala por Lula, o responsável por ainda existirem cacos do PT. E agora o Lula, a contragosto do Lula, tenta criar um representante subserviente usando a mesma fórmula usada p/ Dilma, mas como tal função é incompatível com alguma relevância política, intelectual e moral do candidato à indigna tarefa, o problema se torna insolúvel, haja visto o atual descrédito do criminoso mais desprezado do País. Bom p/ esquerda que tenta ocupar o lugar do PT. Ótimo p/o Brasil.

    Responda
  23. antonio lopes

    Todo mundo sabe que a vitoria do Bolsonaro se deu por dois fatores, a facada que lhe deu argumentos para fugir dos debates, e a ação dos sacanas do judiciário que tiraram o LULA do páreo para ele não ganhar a eleição, 100% dos eleitores Brasileiros conhecem o LULA e sabem como ele governa, se mais de 50% dos eleitores diziam que iriam votar nele, porque mudariam o voto!

    Responda
    1. José M Leal

      Porque não importa, Cumpanhero. O PT é um partido enlameado pela corrupção, pela mentira e a incompetência. Longe do dinheiro da Corrupção, que cevava a sua militância assalariada, e dos cargos que criava para conquistar adeptos, o PT tenderá à insignificância. Nem a Esquerda quer o Partido na frente de oposição.

    2. Jean Oliveira

      Antonio Lopes graças a Deus judiciário tirou o Lula do páreo. Um partido não pode permanecer tanto tempo assim no poder, pois se acostumam e logo a corrupção se torna endêmica como foi o caso do PT. Infelizmente os brasileiros revoltados colocaram o Bozo despreparado para governar o Brasil. Fazer o quê né? Vamos torcer para que dê certo. Apesar de eu não ter votado no Bozo.

    3. Hildebrando Teixeira

      Seus argumento são falsos, o que se justifica por interesses ou por doutrina. Após a facada e enquanto Bolsonaro esteve acamado sua pontuação se estabilizou; só quando saiu do hospital e voltou a ser comunicar com os eleitores é que voltou a crescer nas pesquisas. Lulah tinha e ainda tem rejeição bem maior que 50%, logo é impossível que tenha apoio da maioria. Respeita ao menos a matemática.

  24. Flávio Rezende de Carvalho

    Para o PT, o estado democrático de direito, em si, já é um golpe das elites. Eles fingem comungar desse ideário, mas sua prática demonstra cabalmente o contrário. Legalistas de fachada, para o PT, o que nós chamamos de corrupção é ação revolucionária, expropriação popular, interesse do partido... A corrupção é um dever do militante em posição de praticá-la e a possível prisão é o martírio dos santos pela causa. Tudo então é verdade: o golpe sempre foi golpe e o culpados sempre foram inocentes.

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    Esta terra de espalhafatos se derretendo com os mandos e desmandos do capitão, e o colunista preocupado com a nova oposição. Isso demonstra o seu lado extremo. Mas isso não é novidade para ninguém. E, segundo os raivosos e truculentos bolsominios, o mundo é petralha... E a perseguição ao Presidente Lula lhe renderá o Premio Nobel da Paz. Mas, segundo nossos esclarecidos zapzapianos, são todos "vermelhos"...

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      O petismo esculachava a oposição (bem feito pros tucanos!) e o rapaz agora quer carta branca para o bandoh, rsss. Menos, meu senhor, menos.

  26. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O Haddad parece aquelas massinhas que vamos moldando, modelando. Ele nem é, nem não é, dependendo sempre do que precisa ser no momento, conforme as circunstâncias. E assim sendo, seu discurso ganha uma fluidez falsa, enganadora, que só convence quem não precisa ser convencido. /Claudia F.

    Responda
  27. José Alberto conte

    Aqui é PT contra PT , melhor a gente nem se meter kkkkkkk

    Responda
  28. José M Leal

    O Petismo, quando está desacreditado e desmascarado aqui no Brasil, quando não é mais possível enganar ninguém, vai abanar o rabo pros gringos lá fora, com suas farsas. É o "Complexo de Vira Lata". Este país é soberano, Cumpanheros, não precisa de tutela de estrangeiros.

    Responda
    1. Wellington Moura

      Isso também serve pro presidente eleito? Afinal, não foi ele que se pendurou nas bolas do Trump?

    2. Wellington Moura

      Isso também serve pro presidente eleito? Afinal, não foi ele que se pendurou nas bolas do Trump?

    3. Wellington Moura

      Isso também serve pro presidente eleito? Afinal, não foi ele que se pendurou nas bolas do Trump?

  29. José M Leal

    Haddad se tornou a Madrinha da Bateria da escola Unidos da Corrupção. Vem à frente da Cumpanherada, ruídosa e espalhafatosa.

    Responda
  30. Fábio Nogueira

    Mimimi de derrotado... Phethebas nunca mais.

    Responda
    1. José M Leal

      Síndrome de Abstinência do dinheiro da corrupcao. Isso é grave e a cura demora.

  31. Alvaro Almeida

    Sr. Demétrio, Você e muitos intelectuais de vários veículos de comunicação ajudaram e muito na construção do Golpe de 2016. Sempre tiveram como objetivo maior de suas existências a destruição do PT. Lula livre!

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Como deve ser como todo criminoso, foi investigado, julgado, condenado em duas instâncias e preso... E vai ficar por lá um bom tempo. #Lulapreso

  32. Antonio Catigero Oliveira

    Convencer os raivosos e truculentos eleitores de extrema direita é fácil, pois é pregar para os convertidos. Quero ver o colunista tentar dizer essas ladainhas para o resto do Mundo, que está assistindo, atônitos, a esse desmanche social, cultural, econômico e político nesta terra de espalhafatos. Do jeito que vai, o geógrafo vai acabar indo para os ambientes acadêmicos do ZapZap. E já vai tarde...

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Sr. Catigero, obséquio informar: Qual é o "resto do mundo" citado?

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Senhor Leal, vai espalhar seus fake news junto com o colunista lá no zapzap.

    3. José M Leal

      O Petismo, quando ficou desacreditado e desmascarado aqui no Brasil, quando não é mais possível enganar ninguém, vai abanar o rabo pros gringos lá fora, com suas farsas. É o "Complexo de Vira Lata".Este país é soberano, Cumpanhero, não precisa de tutela de estrangeirosos.

  33. Luiz Gomide

    Esperar autocrítica do PT é o mesmo que esperar que Drácula se converta à prática vegana. Em cada caso, é uma atitude contrária a uma essência mais profunda.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Engraçado é que vcs pedem auto-critica somente ao PT que governou treze dos quinhentos e poucos anos de existencia do Pais, Veja que o centro direita e a direita manda no Pàis a mais de 500 anos, e apesar de sermos uma das nações mais ricas do planeta detemos a maior concentração renda do mundo, uma taxa de miseria inacreditavel. Quem precisa fazer auto critica e gente que apoia esse estado de coisas onde em SP mais de 50% da população vive na linha de miseria, e em torno 20% padrao europeu

  34. RAFAEL SEYDEL

    Brilhante coluna do Demétrio. Esses jargões usados pela esquerda brasileira são chatos demais: elites, frente popular, golpe... Não mudam a cartilha. Procuram sempre uma revolução bolchevique ainda que no século XXI. A inteligência artificial tá na porta e ainda proclamam a reforma agrária, mas nenhum deles abre mão dos seus interesses ou suas posses. Pobre povo que ainda lhes da credibilidade.

    Responda
  35. José Ricardo Braga

    O PT sobreviveu muito bem dos anos 80 até 2002 sem ser governo federal e ascendeu à Presidência por méritos próprios: não precisou de nenhuma 'oportunidade histórica' gerada em Curitiba... ;)

    Responda
  36. Helano Timbó

    Artigo mais que irrepreensível. Não aprenderam nada. Lamentável.

    Responda
  37. José Ricardo Braga

    O PT tem que declarar que 'a Terra é plana' pra ser "perdoado" ?

    Responda
    1. Jean Oliveira

      José Ricardo o perdão sempre tem que ser concedido por quem é cristão e segue os ensinamentos de Jesus Cristo. Mas uma segunda chance nesse caso, para as mesmas pessoas voltarem ao poder é inadmissível. Não devemos brincar com uma coisa tão séria como o futuro do país. Nunca votei no PT. Acho que Lula fez um bom mandato. Mas PT deveria ter se afastado, porque muitos anos no poder corrompe. Infelizmente esse é o mal da política. Obs.: não votei no Bozo, acho ele tosco.

    2. José Gomes

      Não, é só reconhecer que é esférica.

    3. NELSON RASO

      Não...só precisa deixar de ser c.o.r.r.u.p.t.o, como foi a bandeira que o levou ao poder e deixar de sacrificar os pobres e enriquecer os líderes...

  38. Lygia Barros

    Demetrio Magnoli é o discípulo de Olavo de Carvalho que escreve na Folha de São Paulo.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      E a Maria Ligia é discípula da Dilmah, o gênio enviado ao Brasil pelos deuses do marxismo para ferrahr o País.

  39. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “A esquerda brasileira é muito deficiente de formação teórica. E a direita é maliciosa, voraz e incompetente, também não vai levar ninguém a lugar nenhum”. José de Souza Martins. A esquerda latina na verdade guarda uma tendência ao caudilhismo. A direita é perdulária e ignorante.

    Responda
  40. José Ricardo Braga

    Segunda chance para o neo-liberalismo (a primeira foi com o Temer, né?). O Bolsonaro mesmo falou que se ele errar o PT volta. Tic, tac, tic, tac, tic, tac...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Ótimo Arnaldo. Estou atento. P.S: Admiro sua pesquisa, sempre com muito boas frases. Abç.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Cuidado amigo! “É um hábito brasileiro falar uma linguagem futurista e realizar uma política colonial”. Lauro de Oliveira Lima.

  41. Emilio Salmo de Oliveira

    Exercício crítico e evoluir o pensamento, pra quê? A maioria dos eleitores e tb dos políticos que hoje preferem não serem chamados de políticos, já tem lado e posição definida desde criancinhas. Mudar? Nem pensar! Os outros estão sempre errados. Acaba sendo hilário, pois até nos comentários o leitor já bate o martelo e condena o colunista.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Isso mesmo. Veja. “Fingir não é pecado, é um modo de sobrevivência”. Como diz um velho ditado indiano, mesmo que a cobra não seja tóxica deve fingir que é venenosa.

  42. José M Leal

    Caudilismo, corrupção, apoio a regimes ditatoriais, enriquecimento da Burocracia Petista, recessão e expansao do Partido às custas do dinheiro público. Este é o resumo do passeio do Petismo pelo poder. Longe do oxigênio da corrupção, do qual se tornou dependente, o PT está destinado à insignificância. A própria Esquerda já articula uma nova frente sem a participação do Partido.

    Responda
  43. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Já passou dos limites do razoável esta insistência da direita de falar (pedir) autocrítica do PT e ficar aí dando palpites como deve o partido fazer com o Lula, isto e aquilo. Ajudem seu eleito a governar, o que os movimentos iniciais tem mostrado é uma enorme carência de quadros, que do PT e da oposição pode deixar que a gente cuida, sem as traições, tão queridas do pessoal do articulista.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Não tem jeito mesmo para os petistas, o Felício diz que o eleito tem enorme carência de quadros, quando, na verdade, o Bolsonaro tem requisitado o que há de melhor disponível, sobretudo no que concerne à economia. Mas, contra paixões, não há argumentos.

  44. José Ricardo Braga

    É Magnoli, quem não te conhece que te compre...

    Responda
  45. José Ricardo Braga

    "Muitas das vozes que exigem autocrítica do Partido dos Trabalhadores" "mascaram o desejo de vê-lo renegando sua natureza classista." Breno Altman

    Responda
  46. jose carlos ramos

    E esse tipinho se acha "sociólogo".

    Responda
  47. jose carlos ramos

    E esse tipinho se acha "sociólogo".

    Responda
  48. José Ricardo Braga

    Os "manos" ficaram empolgados com o Bolsonaro, mesmo. É a língua deles... ;)

    Responda
  49. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Já está cansando colunas para falar mal do PT. É covardia, chutar cachorro morto. Agora, é o único partido realmente popular do país. Enveredou por caminhos equivocados. Muito pelas circunstâncias, muito pela arrogância e deslumbramento. Apesar de tudo, valeu. O atual quadro partidário é desanimador.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Com equivocados você quis dizer criminosos ?

  50. jorge scandelai

    Finalmente uma lúcida e bela análise dos fatos. Quisera o PT "descido" do seu eterno salto alto, pudesse e conseguisse sorver tais ensinamentos. No entanto preferem ver a vida pelo retrovisor. Melhor para o nosso país e nosso futuro. Enquanto "ficam em pé" nos seus equívocos e no seu bolor saudosista, dificilmente alcançarão novos triunfos. O máximo que podem fazer é atrapalhar.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.