UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Um dia se saberá

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JESS ANTUNES LEMOS

    JÂNIO (gênio'!?) DE FREITAS: mais petista, impossível!!!!!

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Entre erudições meia-boca, ainda que fruto de estudo, e comentários indigentes, há coisas dignas de espanto. Chamar o articulista de petheba, comuna e afins é ter nascido no ano passado: quanta paulada nascida dessa coluna não cantou nas costas do petismo em seus anos de poder? Quanto à política internacional rasteira e servil, ela já começou e deu frutos: desacordos grosseiros e médicos repatriados; mudança de embaixada e medo de exportadores; grosserias à China e mais medos empresariais.

    Responda
  3. Manoel Bernardino Soares

    O texto revela, mais uma vez, falta de seriedade de quem escreve, porque o que se tem visto, até aqui, não passa de demonstração de simpatia e talvez desejo de alinhamento. Relação de servilismo não se pode afirmar simplesmente porque sequer relação existe ainda entre os dois governos. Se não por pura má fé, pode se atribuir as conclusões do jornalista à falha profissional de quem tem que entregar 3 artigos por semana e não teve tempo de examinar os fatos e a eles se ater.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Melhor tentar argumentar, caro Manoel. Desqualificar o articulista não vale. Mas, pelo que vejo, e já vimos vários governos, incluindo os dos ditadores, todo governo enquadra-se no ditado "o pior cego é aquele que não quer ver".

  4. celso bittencourt

    Identificação Ideológica não se Confunde, necessariamente, com Servilismo! ***Gênio de Freitas, um Servo do PT! Rarrarraaaaaá!

    Responda
    1. RENATO DE OLIVEIRA LINS DE OLIVEIRA LINS

      Janio é igual ao seu xará: trolado

  5. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Então, Jânio, mas a Dilma pedindo a benção para Fidel, na casa dele em Cuba, tb é de envergonhar o bom brasileiro, não é? Mas disso e de todas as mazelas dos últimos 20 anos no poder (sic!), isso ninguém se lembra! Salvas para o Abismo do Brasil, tão bem governado pelo querido PT do Sr. Jânio. Jânio, não tem coisa pior pra jornalista do que perder a credibilidade devido à força da ideologia que serve... depois disso, melhor aposentar a pena...até distrai ver o nível que chega o desvario, mas...

    Responda
    1. Heitor Victor Narciso de Oliveira

      Mas o texto é sobre a pretensa política externa Bolsonaro, não!?

  6. José Antônio

    Paus-mandados não têm vergonha na cara.

    Responda
  7. SERGIO saraceni

    No petismo, é Lula da Silva na política, e Jânio de Freitas no jornalismo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E no servilismo aos EUA, são os Bolsonaros no Brasil.

  8. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Não sei não. Mas, aquela foto do ex-press ajoelhadinho aos pés do chavez, me faz vir à mente ( não sei por qual razão ), a palavra servilismo. O tempo não dirá, e nadinha se saberá, pois os pe-thebas se calam para sempre quando a gente levanta as lebres...

    Responda
  9. ALEXANDRE COSTA PRADO

    Ilustríssimo Janio de Freitas, aqui do Rio de Janeiro, do alto do morro, no braço do Cristo Redentor, aos saltos, sem medo de cair, os meus aplausos e agradecimentos, efusivos.

    Responda
  10. João Pedro Sousa

    Excelente Artigo Janio. Uma grande aula de história de um grande jornalista do Brasil. Parabéns!

    Responda
  11. Marcos Schettini

    É bem mais que isso meu querido Clóvis. Seu comentário é inteligente mas, como disse o articulista, saiba que é bem mais que isso. O tempo vai dizer.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    O termo America First não é criação do Trump, pois já no meio do Século 19 o termo era usado pelo movimento nativista que defendia que os americanos nascidos no país deveriam ter prioridade sobre os imigrantes. Mais tarde em 1915 Woodrow Wilson usou o termo para justificar a neutralidade dos EUA na primeira guerra mundial quando havia um forte movimento isolacionista no país. Para o Trump o termo significa apenas nacionalismo econômico ou simplisticamente, manter e trazer de volta empregos.

    Responda
    1. Said Ahmed

      O Nativismo americano foi um movimento xenófobo de brancos europeus nascidos nos EUA. Barrava os nativos legítimos (indígenas - massacrados e extintos). É um movimento esquecido pela história, embrião de outros movimentos racistas e escravagistas. A globalização econômica (atual) foi promovido pelos EUA onde Trump é um dos beneficiários. Não acredito neste nacionalismo econômico pois as multinacionais não abandonarão os investimentos fixos que realizaram no exterior nas últimas décadas.