Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. germano ottmann

    Hummmm...bacalhau fresco servido com um bom vinho...quem não gosta...sumir não vai mas vai ficar mais caro...os cientistas verdadeiros se dividem...estamos entrando em um ciclo de aquecimento ou iniciando uma nova glaciação...8 ou 80..

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ôôôô delícia de texto, S. Reinaldo! Claro, rico, inteligível, bem-humorado - na medida em que a desgraça iminente o permite - jornalismo científico de primeira. Uma pergunta: não se poderia colocar o link direto para o estudo mencionado, como "serviço", no rodapé do texto? Ainda que fechado, a gente sempre poderia comprá-lo avulso ou, para os abençoados, acessar via algum contrato institucional. Obrigado!

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    A natureza é o grande laboratório até agora pouco estudado. Não se trata apenas do desiquilíbrio na produção de gaz carbônico, na verdade há um aglomerado de desequilíbrios caindo como as peças do domino como consequência da falta de respeito às leis da natureza, e nisso pesa a irresponsabilidade dos seres humanos, que primeiro agem de forma perturbadora, e mesmo colhendo as consequências, não faz sérias reflexões para reconhecer onde e como criou o desequilíbrio.

    Responda
  4. Edson Maia Carlos Filho

    É preciso que a nossa "civilização industrial e tecnológica" entenda que é preciso conciliar desenvolvimento com preservação ambiental...! Isto enquanto ainda dá tempo...!

    Responda
  5. Edson Maia Carlos Filho

    É preciso que a nossa "civlização industrial e tecnológica" entenda que é preciso conciliar desenvolvimento com preservação ambiental...! Isto enquanto ainda dá tempo...!

    Responda
  6. Edson Maia Carlos Filho

    Esta é mais uma monstruosidade que clichês como "interconectividade", "indústria 4.0" estão a caminho de cometer...! Sabe de uma coisa, não tenho nenhuma inveja das próximas gerações...tenho isto sim, pena...!

    Responda
  7. Edison Luciano

    Precisaremos contratar uma empresa impulsionadora de mensagens para mandar milhões de avisos ao futuro presidente e colaboradores ou ass...,deixa prá lá, principalmente aos poderosos e aos religiosos, para quem sabe, abrir-lhes a mente. Afinal eles são movidos a redes sociais e só entendem essa linguagem...

    Responda