Hélio Schwartsman > O enigma chinês Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E esse nosso Brasil, diferentemente da China, parece que está numa perpectiva "moralista" sem qualquer avanço instrumental. Projeta-se numa burocracia miltar-religiosa sem nenhum avanço social, cientÃfico e econômico à vista. Colônia da América de Trump. Sem ilusões.
As teorias econômicas ocidentais propunham livre concorrência, livre mercado, restrições aos monopólios, igualdade de oportunidades. O Estado estabelecia regras e empregadores e empregados se ajustavam para produzir, financiar, empregar, consumir. Com o capitalismo de Estado as coisas mudaram, enquanto as teorias permaneciam as mesmas o poder econômico mudava de lado. E agora como reequilibrar a situação?
China, trezentos milhões capitalistas, o resto comunista, mão pesada do governo represor, celeiro de mão de obra barata. Perguntar não ofende: Onde no globo apareceram nas últimas décadas mais bilionários, empresas privadas gigantes, cujos donos possuem carteirinha do partido com unista? Onde? Onde?
A preocupação com liberdades democráticas afeta uma parcela mÃnima da população: a dos operadores da cultura e da comunicação. São os intelectuais, os acadêmicos (sobretudo de Humanas), jornalistas e profissionais da comunicação. Essas pessoas precisam de um ambiente de liberdade para ganhar o pão de cada dia. Se houver emprego e renda crescentes (caso da China há varias décadas) as demais pessoas não estão nem aà com estes valores ocidentais. Sad but true.
Acredita-se em liberdade pq ela e mais produtiva que a tirania. Uma so pessoa ñ pensa como muitas. Simples assim. Liberdade ñ e devaneio filososfico. Os conceitso modernos veio da necessidade dos burgueses, que faziam o comercio nascente transitar entre fronteira de Feudos.Queriam liberdade: de comercializar. E apoiaram a ffomação de nações com reis para ter uma area maior de liberdade, note bem de comercializar.
A China é uma das mais antigas civilizações do mundo. Enquanto a Europa vivia um perÃodo obscuro do feudalismo. A China foi responsável pela criação de importantes invenções. Que o diga Marco Pólo. Os europeus e americanos fizeram de tudo para dominar a China em forma de extorsão degradante, no final do século 19 e inicio do século 20 e não conseguiram. Para entender a China de hoje ler: “Cisnes Selvagens” de Chang Jung.
Este artigo é resumo fraco de estudo publicado no new york times, não tem um mês.
Está publicado aqui na FSP também: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/12/para-se-tornar-potencia-china-ignora-regras-e-une-abertura-com-repressao.shtml
Engraçado esse texto e seu autor, torce para a China deixar de ser como funciona, o autor não respeita o outro, a outra cultua, os outros modus operandi, só ele e seu umbigo está certo, meudeusdocéu, ele torce para uma crise econômica faça a democracia ocidental adentrar lá. é mesmo um coitado
Eder desculpe, mas se entendi seu comentário é que a democracia ocidental, é um valor cultural, que viver em um regime autoritário e de liberdade reduzida é uma "escolha" do povo Chines, é como se você dizer que mulheres tratadas como seres inferiores em paÃses de cultura muçulmana fundamentalista uma escolha cultural do povo e das mulheres que lá vivem, por favor.
Sou do grupo q ñ acredita q um pais d governo ditador realize. Apesar das aparências de alguns números, há indÃcios q ñ fecham. Mão de obra barata faz supor que a riqueza ñ alcance as pessoas. A riqueza é exportada. Acidentes em fabricas um desrespeito. Poluição excessiva maltrata o povo. Um grupo fica riquÃssimo, enquanto o outro padece. Como é a escola chinesa? Doutrina? Há técnicos bons, mas imb+ecis no resto? O governo é imoral, pois copia e faz dumping. Será moral com seu povo? Eu duvido!
Sr Waldomiro, pra conhecer um pais se tem que morar la. Turista ve nada. So aparencias.
Já esteve lá? Uma pujança que não se encontra aqui. Existem bons pacotes para lá, conheça a China, você mudará de opinião.
É difÃcil para quem cresceu e foi doutrinado sob o Pensamento Ocidental, a partir da Grécia Clássica, da Renascença, do Humanismo da Idade da Razão e do Iluminismo, entender o comportamento de sociedades de tradição não democrática, como o Oriente Médio e a Ãsia. Sólon e Aristóteles jamais chegaram lá. Mas há o Islã e o Zen Budismo. Fatalismo e Confúcio-conformismo. Ao contrário de nós, são felizes assim. Mudar isso, como na Primavera Ãrabe, pode se revelar catastrófico.
A finalidade de qualquer sistema de governo é resolver os problemas básicos da sociedade nos setores da saúde, segurança e educação e proteger as pessoas de inimigos internos e externos. O Estado chinês faz isso com sucesso, pois sua segurança e educação estão nos nÃveis de paÃses como a Noruega. O sistema milenar de ensino chinês propicia ao paÃs um QI médio de 110, comparado com apenas 85 no Brasil e o sistema polÃtico chinês é baseado na meritocracia. Quid pro quo!
Por que o QI médio da China é 110 e o do Brasil, 85? Porque lá eles valorizam os professores. Infelizmente, aqui, valorizamos as profissões de médico e de advogado desde a época da Colônia até os dias de hoje. Portanto jamais alcançaremos a China e, o que dirá, os EUA.
Existem nos bilhões de habitantes, trezentos milhões que são capitalistas. Filhos em ótimas escolas, padrão de vida, de médio a ótimo. É a côrte chinesa. Empresas privadas, fazendo bilionários nas últimas décadas, todos com carteirinha do PC chinês. O resto da população, sob uma repressão cruel, celeiro de mão de obra barata. Hibridismo polÃtico e econômico, muito, muito mesmo, conveniente.
Existem nos bilhões de habitantes, trezentos milhões que são capitalistas. Filhos em ótimas escolas, padrão de vida, de médio a ótimo. É a côrte chinesa. Empresas privadas, fazendo bilionários nas últimas décadas, todos com carteirinha do PC chinês. O resto da população, sob uma represão cruel, celeiro de mão de obra barata. Hibridismo polÃtico e econômico, muito, muito mesmo, conveniente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O enigma chinês Voltar
Comente este texto