Sérgio Rodrigues > Ideologia, alguém? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente texto.Quanto aos fanáticos do Bozo digo : asinus asinus fricat.
Coitado do colunista, a religião dele, o marxismo, não vai mais conseguir destruir a religião dos outros, diga-se, cristianismo, capitalismo e liberalismo. O jeito então é ficar "rezando" por aà para tentar recuperar adeptos, só que ao invés de usar o púlpito ou de pregar batendo de porta em porta, usa a Foice pra entrar nas casas dos outros.
Do que se trata sua resposta? Ela é inadequada ao proposto no texto, qual seja, quem acusa alguém de ideológico está mergulhado em ideologia também. Não há nada no texto que sugira marxismo, cristianismo, procurar adeptos com foice....sua resposta só reforça a tese do articulista.
Ia fazer considerações acerca do comentario mas desisti. O melhor é recomendar que releia o texto, porque realmente o senhor não o entendeu. Em tempo, a ifnorancia dos membros do atual governo vai muito além da gasta alegação de ausência de ideologia
Ai.... Quanto "ismo"!!!!
Nunca, na história desse paÃs, houve tão raso uso de palavras, frases. Fato, a maioria que venceu não se alimentou de livros ou textos elaborados, mas de memes e micro textos e emoticons de redes sociais. RaciocÃnios curtos, resumidos, preto ou branco, sim ou não, gostei ou não gostei, ou tico ou Teco, nada de pluralidade ou diversidade. Universos reduzidos, diálogos guturais, primitivos. Ideologia é literalmente um palavrão...
Já o artigo não explica nada, já que seu objetivo é "desexplicar" mesmo. Relativiza a ideologia dele, que antes nem admitia ter, como algo natural mas que está sendo deturpada, "ideologia virou qualquer kit de concepções polÃticas, morais, religiosas e estéticas que paute um indivÃduo ou um grupo", sqn, jamais, isso é falso argumento para deslegitimar a desconstrução do marxismo e continuar a escamotear o mal que essa ideologia causa por onde passa e fica.
Quanto ao seu entendimento de que o autor é a favor de um "conjunto de condicionamentos e dogmas que distorce a percepção da realidade e nos faz tomar decisões contrárias aos nossos interesses", se enganou de novo. Isso é atribuÃdo como recurso utilizado por Paulo Guedes em seu discurso e do qual o jornalista discorda.
Caro Rafael, acho que a percepção de realidade do autor é diferente da minha e de quem não compartilha a crença marxista dele; o que eu vejo com caminho para garantia de liberdade e crescimento econômico e social, pra ele é o caminho do inferno. E, ao contrário do que você interpretou, não é o autor quem pensa que "ideologia seria "menos a 'verdade absoluta' do que o 'empÃrico' e o 'pragmático'"mas "Eagleton, citando Émile Durkheim".
Eu não sei o que você bebeu, mas creio que não te fez bem.
Seu comentário parece equivocado quanto à reflexão crÃtica proposta neste artigo sobre o conceito de ideologia. A acepção estruturante do seu comentário é descartada pelo autor em favor de "conjunto de condicionamentos e dogmas que distorce a percepção da realidade e nos faz tomar decisões contrárias aos nossos interesses". Ele observa que o oposto de ideologia seria "menos a 'verdade absoluta' do que o 'empÃrico' e o 'pragmático'. A questão é o grau de pragmatismo nas agendas do novo governo.
Gente do céu!! parem com isso. Ideologia é apenas o estudo do que possa ser ideal, algo que se acredita real e pronto.... Agora, para este pessoal com ideais marxistas, montem um paÃs e apliquem suas idéias, ou dirijam se a Cuba e Venezuela e apliquem suas "ideologias".
Aà tá com a massa cinzenta toda de cinza mesmo! Eleita a definição mais estapafúrdia de ideologia! Há vários livros que pode ler antes de escrever tanta bobagem!
O que caracteriza Cuba e Venezuela não é estarem à esquerda ou à direita, mas o fato de serem Estados autoritários, militarizados, prenderem, torturarem e assassinarem opositores ao regime. Como fez a nossa ditadura militar, que Olavo e Bolsonaro apoiam e, provavelmente, vc também. Portanto, se gostam tanto de ditadura e ditadorzinhos, Bolavo, Bozo e bozonetes é quem deviam ir pra Cuba.
Não entendeu nada, amiga. Volta e releia com calma e sem o ranço ideológico. Seu comentário está repleto de erro sobre ideologia. Olavo de Carvalho, com suas " criatividades imaginativas " está confundindo as pessoas.
Li, neste espaço, uma referência ao termo "baixar o sarrafo". Gostei. Baixar o sarrafo também é uma ação que, no salto em altura, diminui o nÃvel de dificuldade imposto ao atleta. O Messias tem, a cada dia, baixado o sarrafo do nÃvel de exigência que, disse, aplicaria aos escolhidos para fazerem parte do seu governo. Baixando o sarrafo desse nÃvel, indo de imaculado para evidência não robusta, o eleito por menos de 40% dos eleitores brasileiros, parece justificar o sarrafo que nele se baixa.
Ideologia é uma ideia de mundo em que quando é boa só é possÃvel aplicá-la no paÃs da Alice. Por isso dá errada. Alguém disse que se aparecer alguém com uma "descoberta" de mundo novo para o homem, correrá para baixo da cama cama porque é genocÃdio na certa.
Interessante, mas mostra uma noção fragmentada do todo, já que o sujeito ideológico radicalizado, bobo e em seu estado bruto, - não habita só no bolsonarista./Claudia F.
Concordo com você, José, que ideologia existe de todos os lados. Porém, o que o colunista coloca aqui em relevância é a atitude hipócrita dos bolsonaristas de acharem que ideologia é só o pensamento de esquerda, como se o ultraliberalismo de Guedes não fossem ideologia, ou o fundamentalismo evangélico etc. Olavo de Carvalho, quando é chamado de guru, é porque é um ideólogo da nova direita, mas é o primeiro a mentir dizendo ser contra as ideologias.
DifÃcil é separar o pragmático do ideológico, tem razão o colunista. Contudo, esse problema não é apenas do novo governo... Veja-se o caso do trilhão de reais distribuÃdo a ditaduras pelo PT... O colunista afirma que isso é invenção do Olavo de Carvalho, mas as investigações não terminaram, em certos casos nem começaram, de modo que pode ser verdade, pois todos sabem que "algo estranho" aconteceu. Nesse caso, quem está trocando o pragmatismo pela ideologia?
Se, como vc diz, as investigações não terminaram ou mesmo começaram, então é preciso se perguntar como Olavo tem tanta certeza. Astrologia? Ideologia?
O bolsonarismo tem um viés tão ideológico que mais parece ser patológico. A fisionomia dos bolsonaristas discursando com aqueles chavões nacionalistas e moralistas completamente enviesados é, visivelmente, alucinada, tresloucada, ensandecida.
O Wagner gosta mesmo é dos "chavões marxistas e globalistas completamente enviesados e visivelmente, alucinada, tresloucada, ensandecida", que fizeram com que o Brasil entrasse num buraco fundo, financiando ditaduras comunistas, afundando nossa economia, dividindo o Páis e entrando numa espiral de rouboh alucinado das riquezas do PaÃs. Cadê a patologia mesmo?
Ué, visivelmente ideologia. Se a negarem, como sempre fazem os bolsonaristas, é patologia.
E os petistas discursando, sob aquela capa de cinismo, desfaçatez e falta de caráter, é "visivelmente" o quê?
Leio a matéria de Contardo Calligaris, lá está ele, misturando psicologia e polÃtica; claro, para identificar o que tem de errado nos eleitores do Bolsonaro. Leio a coluna do Sérgio Rodrigues e lá vem, semântica e.... POLÃTICA. Será que o pessoal não percebeu que é bom "dar um tempo" nessa coisa de baixar o sarrafo no eleito da direta e parar de tentar colonizar o leitor? Se o mesmo empenho tivesse existido nos últimos anos, a situação não teria desandado como desandou. (MJ)
Baixar o sarrafo também é uma ação que, no salto em altura, diminui o nÃvel de dificuldade imposto ao atleta. O Messias tem, a cada dia, baixado o sarrafo do nÃvel de exigência que, disse, aplicaria aos escolhidos para fazerem parte do seu governo. Baixando o sarrafo desse nÃvel, indo de imaculado para evidência não robusta, o eleito por menos de 40% dos eleitores brasileiros, parece justificar o sarrafo que nele se baixa.
Meu palpite é que o próprio conceito de ideologia pressupõe uma determinada filosofia. A que afirma como verdade absoluta a não existência de uma verdade absoluta. Ou que a verdade última é a contradição, como se depreende da frase. Já para o crente há a verdade e o erro, e esse deve ser erradicado, ou pelo menos neutralizado e subjugado. É para mim o mesmo ponto de vista do habitante de uma cidade antiga em relação aos estrangeiros (bárbaros).
Fora essa ideia de bolsonarismo. É mais um ismo que não serve pra nada. Esse é o problema das esquerdas, estão deslocadas de uma percepção mais realista da sociedade hoje. Mas é difÃcil esperar a esquerda utópica viver na realidade.
Esse é um sério problema educacional no Brasil. A interpretação de texto.
Simplesmente exato!
Não, não estou surpreso. Na verdade este discurso aà desta gente bate com aquele do falso moralismo, ou seja, aquilo que eles combatem na verdade é o que eles mais tem dentro de si, são recalcados, incultos, vis e maus intencionados mesmo.
Nada como acabar com uma ideologia impondo outra. Veja o caso da tal "escola sem partido"... Viva a pluralidade, ancorado no art. 206 da CF/88 !!!
Que lucidez!
Como se Paulo Guedes não estivesse inteiramente mergulhado na Ideologia NEOLiberal...
Texto irretocável!! Bozomions são como crianças com medo dos monstros no armário. Não questionam e nem levantam para abrir a porta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Ideologia, alguém? Voltar
Comente este texto