Hélio Schwartsman > Vergonha de ser brasileiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os atuais artigos de Hélio é que me fazem ter vergonha de ser brasileiro, pois ele mudou sua forma de expressar, que virou ofensiva com seus leitores, por sua razão ideológica. Ter vergonha de eleger Bolsonaro ? Vergonha teria se fosse permitir a volta do PT ao poder.
Captei um sentimento de vira-latas no articulista. Vergonha de ser brasileiro por que um membro do STF age mal? O Brasil é bem maior que isso. Pergunte a um estadunidense se sente vergonhar de ser estadunidense pelas bravatas de Trump, nada a ver. Quem deve se envergonhar é Trump e seu governo. Vamos deixar o complexo de lado, por favor.
O problema do Schwartsman é o linguajar que ele usa. Tenta ser prolixo para meia dúzia dos que conseguem ler o que escreve mas se usasse um linguajar com menos prolixo seria melhor entendido no besteirol que escreve.
O articulista discorre com o brilhantismo que lhe é habitual,mas,talvez por falta de espaço, não apontou soluções.Eu ouso o fazer:o passado não registra nada semelhante,por isso penso,que o presente está a indicar para o futuro uma nova composição do STF, com mandato determinado e eleita.Restará definir como e com quem se formará o colégio eleitoral.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Se no futuro o ocorrido no voo com o ministro e o advogado for lembrado, a história, decerto, irá decretar que a atitude do ministro foi arrogante, algo que caracteriza "abuso de autoridade". Bem vindo a República de banana mais bananeira de todas. Sim, temos que ter vergonha de ser brasileiros. E o supremo nos envergonha , tanto quanto a classe polÃtica.
Parabéns jornalista Hélio,exatamente o que esta acontecendo.
Na realidade, a reação do Min. Lewandowiski é que foi destemperada e encerra abuso de poder ao dar voz de prisão a alguém - que refletindo a opinião da maioria dos brasileiros - externou um sentimento de vergonha com o que vem ocorrendo no STF
Nesta terra de espalhafatos é comum sentir "vergonha de ser brasileiro", principalmente o andar de cima. Não sentem constrangimento com a desigualdade desumana; alguns até sentem saudade da escravidão; tanto é que tem polÃtico dizendo por aà que ela nunca existiu... Mas isso não é vergonhoso aqui nesta colônia provinciana extrativista...
Que texto ruim! Mas concordo que o cara quis aparecer e a atitude do juiz foi ri&di&cu&la. E a defesa do Lewandowski uma piada. Ele atacou a instituição e não o juiz. E segundo o artigo 140 do cp não cabe crime de injúria contra a mesma.
Os dois são ridÃculos! Um quis aparecer e foi grosseiro e mal educado e o outro ( juiz medÃocre) deu uma "carteirada". Patético!
Tenho orgulho desse texto que diz exatamente o que penso.
O ministro está certo. Essa classe média precisa aprender que a luta polÃtica deve ser dirigida contra o sistema e não contra pessoas. Todos têm o direito de discordar das decisões do STF, mas o ministro tem tb tem o direito de viajar sem ser incomodado. Até eu, que não sou nada, se eu for agredido verbalmente no avião, vou chamar quem? A pf. É melhor fazer um b.o. logo e acabar com o furdunço sob a proteção da lei.
O advogado não cometeu nenhum ilÃcito. Ter vergonha de algo? Não é ilÃcito! Quando Lula disse que o STF era acovardado, todos, sem exceção, se calaram num silêncio obediente ! Lula tinha imunidade para dizer que a nossa Corte era acovardada? Ser uma pessoa pública tem esse ônus: ser cobrada em qualquer local. As autoridades deveriam saber que os brasileiros estão cansados de tudo que ocorreu e ocorre nesse paupérrimo paÃs.
Tiago: conversa privada ou não foi um menoscabo para a Corte Suprema.
Neli, Lula disse isso em uma conversa privada, vazada ilegalmente para fins polÃticos.
4-O latrocida mata uma pessoa para roubar. O Ban dido do Erário mata, indiretamente, milhares de brasileiros, inclusive moralmente.Aqueles que praticaram ilÃcito contra a Administração Pública devem ser julgados com o rigor da interpretação constitucional, porque descumpriram princÃpios fundamentais ali inseridos.Desrespeitaram os princÃpios da legalidade, da moralidade e até o princÃpio basilar do Estado de Direito.Data vênia.
3-O STF faz um relevante trabalho em prol do Brasil: os julgamentos do Mensalão.O STF faz a limpeza do Brasil, contra os Piratas que fizeram butim no erário, prossegue via Lava-jato.A Corte deve ser respeitada! Algumas decisões são equivocadas.Interpretar o inciso que deu cidadania para os ban didos comuns ao pé da letra, literalmente, não precisaria ter uma Corte .Bastaria um programa de computador ou primeiranista de Direito.
As autoridades deveriam saber que os brasileiros estão cansados de tudo que ocorreu e ocorre nesse paupérrimo paÃs. Não se pode esquecer que a Constituição Nacional, de 1988, deu cidadania para ban didos comuns e de lá para cá constitucionalizou o aforismo: o cri me compensa. Quando Rui Barbosa disse que o honesto tinha vergonha de ser honesto...falou naquele presente mirando aqui e agora: o honesto tem vergonha de ser honesto.
problema dele (Acioli) se tem vergonha de ser brasileiro. Eu não tenho. Sou orgulhoso do meu PaÃs, que é único apesar de todas as mazelas. Corrupção, privilégios, etc..., não é somente no Brasil que ocorre. Esse advogado queria aparece e conseguiu. Se quer protestar é só fazer "panelaço" nas ruas, como fizeram no impeachment. Agredir com palavras um Ministro do STF num momento de vulnerabilidade é uma total falta de educação, sendo que poderia ter instigado uma reação em cadeia no vôo.
Eu tenho vergonha da falta de saneamento; do analfabetismo funcional; da saúde pública falida; de 55 mil assassinatos por ano e da corrupção institucionalidade. Temos, a salvar, a liberdade de expressão.
Se ofender uma pessoa em público (no caso agente público) e constrange-la deste jeito não é desacato, então desconheço o sentido do termo. Não se pode confundir direito de expressão, com o direito de dizer o que bem entende em qualquer lugar que seja. Foi um exemplo soberbo de incivilidade do advogado.
quem não quer ser cobrado, não seja pessoa pública.
Crime de desacato nem devia existir. E incivilidade é aumentar seu próprio salário num valor que supera duas vezes o salário médio do brasileiro. O ministro escutou foi pouco.
O agressor é um advogado e tem vergonha do STF. Apesar da grosseria, à evidencia, trata-se de opinião idêntica à de diversos brasileiros. No caso, parece mais uma nova versão do "sabe com quem está falando", pois certamente a PF atenderia o Sr. Ministro e desconsideraria a outra parte. Fatos vergonhosos e inúteis, e a defesa do STF, alegada pelo representante do ofendido, em nada dignificou o Supremo Tribunal Federal.
Roupas e tênis importados, comprados por debaixo dos panos. De contrabando. O contrabando acaba com o meu PaÃs.
Vergonha de ser Brasileiro, eu só senti uma vez. Quando vi uma pessoa bem-vestida dos pés à cabeça, com roupas e tênis importados, sem nota fiscal nem nada. Fiquei muito chateado. Mas passou. E La Nave Va.
A Corte Suprema dos Estados Unidos, composta de nove juÃzes, "é um mundo secreto" e a brasileira é um reality-show'. A Corte Suprema tem uma aversão à exposição pública. Assim nos Estados Unidos a decisão da Suprema Corte não se discute. Cumpre-se! Aqui a mÃdia e a ignorância do cidadão fazem o resto! Um prato cheio para matérias que levam o cidadão confundir as atribuições, origem e qualificações dos ocupantes dos STF com os dos polÃticos dos três poderes da República.
O homem foi corretÃssimo do ponto de vista legal: perturbações a bordo de aeronaves são da alçada da PF...
O comportamento do ministro é exatamente o que se espera de um Poder Judiciário que nos envergonha, além de nos esfolar. Eles transformam o crime de irresponsabilidade fiscal em direito através de canetada para encher os próprios bolsos. São cÃnicos e arrogantes ao se justificarem dizendo que não estão fazendo nada ilegal. Raça de vÃboras.
Lorde Ingles? De um pais que viveu tambem e financiou pira+taria! Ora! Ñ tem ninguem melhor que nós! Ha momentos melhores que se diluem no tempo.
Vergonha? Eu ñ! Esse sentimento e comparativo: se todo mundo anda pelado ñ se tem vergonha de estar. La fora, se o poder hoje está melhorzinho o passado ñ recomenda. Por isso o dividiram em tres. Tenho o orgulho de estar assistindo o desmoronamento do poder judiciario, os outros dois ja estavam, que se diz dono da moral, que estava acima dos outros individuos pra julgar, q se mantem pelo merito, ñ pode rodar por voto, conhecedor da lei. Nada! Gente comum. Ñ pode julgar nem ganhar 40 mil/mes.
Perfeito!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vergonha de ser brasileiro Voltar
Comente este texto