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  1. Cloves Oliveira

    O documento já começa mal quando afirma que o aluno tem o direito de aprender. O conhecimento não é uma outorga, é uma conquista. Ninguém tem o direito de aprender nada, apenas o direito à oportunidade de aprender. O resultado, o efeito e as consequências são de inteira responsabilidade do indivíduo. Já é hora dos educadores profissionais se darem conta de que nem todo mundo quer ser educado e que nem todo mundo precisa ser educado para vencer na vida. É a eterna busca pela justiça cósmica.

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  2. Herculano JR 70

    Em pais pobre, aos 12 anos o jovem precisa começar a ser treinado para o trabalho, em escolas profissionais. De preferencia geridas por entidades de empresas. Como ñ pode, devido a lei intrometida, fica na escola inutil ate os 15, as vezes perturbando por falta de motivação. Mas, aos 15 vai trabalhar e se evade da escola devaneadora. Se o medio e uma aberração a universidade é duas aberrações pois prolonda escola inficiente e generalista, mesmo as tecnicas, ate os 25 anos, 28 se medicina.

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  3. Denis Tavares

    Dei uma olhada rápida no documento agora. Só achei do ensino fundamental. Não gostei da manutenção de ensino religioso. Ok, é ensino "religioso e filosofias da vida" (sei lá que são filosofias da vida). Uma pena a manutenção desse tema. Deve ter havido muita pressão para isso. Deveríamos ter mais filosofia (sem esse limitante "da vida") e religião nenhuma. Aprende na igreja. Mas, ok, faz parte. Se a criança aprenderem matemática, português e tomarem o gosto pela leitura, já estará bom.

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    1. Denis Tavares

      Sei que qualquer país da OCDE tem rumo a décadas. Desculpe, não sabia que os comentários deveriam ser feitos só por "especialistas". Olha, um "especialista" também deveria decidir sobre o que devo ou não gostar? Se eu gosto ou não de religião no ensino fundamental? Vc como "especialista" em educação costuma censurar opiniões divergentes usando argumento de autoridade, como fez aqui?

    2. Denilson Alves Vieira

      Denis, o documento não é para palpiteiro. Os especialistas levaram anos construindo, e vem o palpiteiro e diz que "deu uma olhada rápida". Para nós, o importante é saber que, finalmente, traçaram o rumo. Qualquer país OCDE já possui rumo há décadas.

  4. Denis Tavares

    Até onde li, o projeto é racional e segue modelos internacionais de sucesso. Finalmente algo deslancha para benefício da educação neste país.

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  5. Gilmar pereira da silva

    Tenho certeza que aqueles com o mínimo de inteligência não querem que seus filhos tenham compromisso apenas em aprender Português e matemática. Alguém vai nos mais o restante é escolha; ora, tenha Santa paciência.

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  6. Gilmar pereira da silva

    Tenho certeza que aqueles com o mínimo de inteligência não querem que seus filhos tenham compromisso apenas em aprender Português e matemática. Alguém vai nos mais o restante é escolha; ora, tenha Santa paciência.

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