Hélio Schwartsman > Por que acreditamos em absurdos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Jerome Dupuir: "Uma minoria que sao os menos esclarecidos, ingenuos e os iliterados acreditam. Pobres que nao teem a quem recorrer ou nao teem situacao financeira que os leve a livros e estudos mais aprofundados da religiao sao os que mais sustentam esse tipo de pessoas " E a maioria letrada na Biblia ou no Tora' ou Alcorao - todos "palavras de Deus" - por exemplo?
Boa pergunta...acho que gostamos de assombrações...eu, por exemplo, assino a Folha de São Paulo.
1. Resposta condicionada ao grau da empatia; 2. Absurdos não passam pela peneira da razão e da lógica.
Concordo. A redução ao absurdo é um método para eliminar contradições de indução. Se algo é absurdo (verdadeiro e falso ao mesmo tempo, logo o absurdo é falso) deve ser descartado como falso.
Será que se fosse um padre, bispo, etc.. o conteúdo do artigo seria o mesmo? Seria um absurdo acreditar no que prega a Igreja católica? Acho que não podemos misturar o comportamento de uma pessoa com a religião que ela segue.
'Existe muito mais entre o céu e a terra, do que pode imaginar sua va'n' filosofia'. Willian Shekspear. O articulista cita personalidades da ciência que desmentem os 'fenomenos'. Mas, é preciso dados concretos, experimentos. Ficam todos no 'achismo'.
Juarez Linhares, fiquei tbém muito impressionado com sua grande sabedoria e sua aula grátis sobre moscas, muito pertinente.
Acredito em qualquer coisa que, repetida fielmente tres vezes, obtem o mesmo resultado. Não acredito naquelas que, repetidas inumeras vezes, obtem resultados parecidos.
PC de Oliveira, você mente ao generalizar q na Europa a idade mÃnima é de 65 anos ou mais. Em muitos paÃses, essa é só a idade para aposentadoria integral. Em vários deles, há a aposentadoria antecipada, com desconto atuarial no benefÃcio. A pessoa se aposenta antes, mas ganha proporcionalmete menos. Essas informações estão no site da OCDE. O princÃpio é o mesmo do fator previdenciário. O fator é mais flexÃvel, inteligente e democrático. Não creio q você entenda.
PCC de Bis-Oliveira, sua falta de educação não permite debate. Mas vale trazer o tema para outros. A pequena economia trazida pela idade mÃnima, dados do governo Temer, mostra q fator previdenciário é equivalente a uma idade mÃnima. Se o desejo é reduzir gastos, seria o caso de mudar o cálculo do fator. Mas sem tirar do aposentado o direito de se aposentar quando quiser, pois o custo não muda para o INSS. Liberais deveriam considerar a idade mÃnima uma intromissão indevida do Estado.
A crença no absurdo se fortalece quando há resultados, positivos ou não, frutos de fé ou não. A resposta à pergunta fica por conta da análise desses resultados, à luz da ciência objetiva atual. Os citados céticos em nenhum momento verificaram o caso João de Abadiânia ao vivo mas basearem-se em imagens fixas ou em vÃdeos. Faltou qualquer rigor cientÃfico. Os casos de Arigó e outros intrigam ainda mais quando observados no momento das operações. Se há a cura, cabe explicá-la.
Felizes as moscas que não sabem que existem.
Eu sei que não existo!
Se considerados os três principais estágios do nosso desenvolvimento, a linguagem, o pensamento mÃtico e o pensamento cientÃfico, convenhamos que este último, mais recente e complexo, está longe de ser a principal referência para a interpretação dos fatos entre a maioria dos humanos. A necessidade de crer é bem maior do que a necessidade que construir um raciocÃnio lógico. Assim caminha a humanidade, acreditando em Deus, milagres, vida após a morte e demônios que dominam o homem. Desde sempre!
ThaÃs, embora possa ser uma explicação "cientÃfica", não veria apenas e tão somente sob este aspecto, visto que há muitas outras implicações, até mesmo as que a ciência ainda não dá conta, na constituição do nosso psiquismo e, por extensão, ou simultaneamente, das formas simbólicas de apreender o mundo...
A explicação cientÃfica é: Crer demanda menos energia do cérebro do que "construir um raciocÃnio lógico". A Economia de energia é uma Lei da FÃsica, a Inércia. Por tudo isso, crer é natural porque gasta menos energia do organismo.
De fato as pessoas acreditam em absurdos. O colunista convenceu-se de que a reforma do RGPS é urgente. De que a idade mÃnima de 60/65 anos é essencial para manter o teto de gastos. Pouco importa que o governo tenha informado que, sozinha, a idade mÃnima economize apenas R$ 20 bi em 5 anos (e quase nada nos próximos 2 anos). Creio q a Folha sequer noticiou isso, li no O Globo. O colunista e a Folha descartam tudo que não confirme suas teses sobre a Previdência e sua fixação com a idade mÃnima.
PC de Oliveira, você mente ao generalizar q na Europa a idade mÃnima é de 65 anos ou mais. Em muitos paÃses, essa é só a idade para aposentadoria integral. Em vários deles, há a aposentadoria antecipada, com desconto atuarial no benefÃcio. A pessoa se aposenta antes, mas ganha proporcionalmente menos. Essas informações estão no site da OCDE. O princÃpio é o mesmo do fator previdenciário. O fator porém é mais flexÃvel, inteligente e democrático. Não creio q você entenda.
Paulo César de Oliveira ao quadrado, se você quisesse debater civilizadamente e não tivesse um QI de ostra, poderia lhe explicar q o fator previdenciário é equivalente a uma idade mÃnima. Tento explicar aos demais. O fator reduz a aposentadoria proporcionalmente ao tempo de sobrevida do aposentado. No final, todas as aposentadorias tem o mesmo custo, q é o de quem se aposenta aos 65 anos e 35 de contribuição. Foi a equivalência q encontrou o governo FHC qdo não conseguiu aprovar a idade mÃnima.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Para corrigir a Previdência pode-se aumentar o valor da contribuição, aumentar a idade mÃnima(as pessoas pagam por mais tempo e recebem por menos tempo) ou reduzir o valor das aposentadorias. Na Europa a idade mini
E isso baseado apenas em falsos raciocÃnios lógicos e cientÃficos pretensamente irrefutáveis. Mas a explicação infelizmente é mais simples do que perscrutar os desÃgnios da fé....
Aitareya Upanishad: "Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo". Ou seja, “Só aquilo que somos tem o poder de curar-nos.“. C G Jung
MagnÃfico!!!!
Felizes das moscas que não sabem que existem.
A questão primeira é a investigação sobre a acusação de abuso sexual. Se comprovada, certamente o "médium" terá de pagar pelo que fez. No que diz respeito às curas espirituais, é preciso ter um olhar mais detido e desapaixonado, seja dos que defendem cegamente a verdade desses eventos espirituais ou daqueles que negam a sua veracidade com igual atitude. O diamante existe, embora seja raro. Não menos verdadeiro é que existem falsos diamantes, o que não invalida a existência da pedra preciosa.
A crença vem antes. Veja todas as invenções, principalmente as tecnológicas - hoje, vende-se que são cientÃficas, não são. Thomas Alva Edson fez milhares de experimentos para chegar à lâmpada elétrica, ou seja, ele tinha fé de que era possÃvel haver a lâmpada antes que ele existisse. O que o ser humano acredita, ele realiza. A fé vem antes.
A intuição e/ou o aprendizado social pode levar à crença/fé e esta é o motor da disposição/motivação para a experimentação que pode possibilitar a resultados satisfatórios dado que a intuição já vem da observação de experiencias vividas e/ou aprendidas socialmente.
A crença no sobrenatural ("absurdos") é algo comum a todas as religiões. Em maior ou menor grau.
Do ponto de vista de um leigo, um remédio produzido após muitas pesquisas num laboratório conceituado ou um preparado homeopático produzido num puxadinho de uma casa não tem tanta diferença assim. Se o primeiro não está dando resultado, tenta-se o segundo. Daà a um médium é um pulo.
Em Gênesis, da BÃblia, está escrito que Deus é imagem e semelhança do Homem. Entretanto, o próprio homem evoluiu ao longo dos séculos tais como Nostradamus Naledi, homo neanderthalensis, homo erectus e homo sapiens. Como o homem evoluiu, Deus também evoluiu? Os egÃpcios dos Faraós criaram a ideia da existência de alma. Unir a evolução divina com a existência de alma originou João de Deus! Os absurdos estão em todos os lugares.
"E o homem, em seu orgulho, criou Deus, à sua imagem e semelhança." (Friedrich Nietzsche)
Luiz, então quando Deus era homo erectus, o homem era a sua imagem e semelhança? A evolução, isso sim, não é um absurdo. Mais absurdo: em um culto evangélico de Belo Horizonte, um pastor, por um movimento de mão, fez uma fila de pessoas, que estavam em pé, caÃrem. Esse milagre é chamado de "Cai Cai do EspÃrito Santo"! João de Deus não está sozinho no absurdo.
Na BÃblia (Gênesis), Deus cria o homem à sua imagem e semelhança, e não o contrário...
Hélio, por que consideramos que tudo aquilo em que não acreditamos sejam absurdos? Muitas coisas que tenho certeza que você considera absurdos estão praticamente demonstradas. Veja a "Division of Perceptual Studies" do Departamento de Psiquiatria da Virginia University. Há coisas interessantÃssimas praticamente comprovadas com estudo de milhares de casos no mundo, e que estão na sua lista de "absurdos".
Entre a opinião de Araguaçu e a do astrônomo Carl Sagan, respeitosamente fico com a do segundo.
"Há três reivindicações na parapsicologia que, na minha opinião, merece estudo sério, (o terceiro dos quais é) que crianças pequenas, por vezes, relatam detalhes de uma vida anterior, que no momento da verificação se revelam precisos e que elas não poderiam ter conhecido de qualquer outra forma que não a reencarnação ". Carl Sagan, sobre o trabalho de Ian Stevenson, fundador da Divisional of Perceptual Studies.
Mandei o link. Está na moderação.
Procure no seu buscador "James Lembrava Tudo Sobre James, Revista Nascente". Nas páginas 16-24 há um artigo que eu traduzi sobre um caso estudado pela Division of Perceptual Studies da Virginia University, sobre um menino que lembrava de sua vida anterior. É um dos 3000 casos semelhantes estudados por esse grupo.
........praticamente comprovadas........kkkkkkkkk. É cada piada. Eu sou praticamente lindo, rico e gostoso, kkkkkkkkkkk se quiser acreditar, vai fundo.
Alguém já viu um médium sueco atendendo em Estocolmo? Há notÃcias um pai de santo dinamarquês recebendo entidades no centro de Copenhague? Alguém já viu um norueguês fazendo operações espirituais em Oslo? Pra tornar a coisa ainda mais interessante, basta lembrar que o espiritismo, criado por um francês, não prosperou na frança.Se existir espÃritos (do bem ou do mal) eles parecem não gostar de pessoas que vivem em paÃses ricos.
Por isso que eles têm famas de chatos. E as narrações de Hamlet são bem esquisitas. Leia Durkheim, e não saia pegando no médium.
Por isso que eles têm famas de chatos.
Oi Paulo, que bom que você saiu do terreno transcendental e veio para o tangÃvel, o campo da construção humana. Aqui eu fico mais à vontade. Essa proposta da Dinamarca é mais um dos atos que a ascensão da direita estupida (desculpe a redundância) tem feito. Mas, eu tento me colocar na posição de um dinamarquês. Um paÃs com 6 milhões de habitantes, extremamente rico e soberano é obrigado a aceitar quem eles não querem?
Oi Ayrton, esses paÃses nórdicos têm seus deuses e espÃritos também além da aurora boreal. Mas veja o quanto eles são bonzinhos: "A Dinamarca pretende alojar os imigrantes menos bem-vindos ao paÃs em um lugar muito pouco acolhedor: uma ilha pequena, de difÃcil acesso, que hoje abriga os laboratórios, estábulos e crematórios de um centro de pesquisas de doenças animais contagiosas." [FSP 4dez18]
Laura, uma pessoa é preconceituosa, quando emite um juÃzo sobre algo, sem antes procurar conhecer esse algo. Eu não posso dizer que odeio sorvete de morango com calda de jiló. Como eu nunca provei esse tipo de sorvete, eu estaria sendo preconceituoso. Já em relação as pessoas que se aproveitam da dor alheia para obter seja lá o que for, eu não tenho preconceito. Eu tenho conceito.
Au au
MATOU A PAU Ayrton !!!!!!..isto não combina com povos mais inteligentes...
Em ciencia, para uma tese ser reconhecida tem como condição essencial que possa ser refutada. Portanto, muito ao contrario do que se acredita, a ciencia acredita em mentiras, ou em meia verdades. Usamos o que sabemos enquanto da resultados e dentro das possibilidades. As leis de Newton cosntruiram o mundo mecanico que vivemos. Ate q veioum Eisnteisn e diss que ela estava errado. Muitas coisas InverossÃmeis o são ate q deixam de ser.
A falseabilidade de Popper não afirma que a ciência acredita em mentiras. Ela aborda o problema da indução: se você observou apenas cisnes brancos até agora não quer dizer que sua conclusão (induzida pela sua observação) admita a existência apenas de cisnes brancos. A falseabilidade deixa a conclusão em aberto até que outra tese venha a modifica-la, o que nem sempre ocorre ou pode demorar séculos para ocorrer. Já a mentira, esta é desonesta e intencionada, não pertence ao ramo da ciência.
As leis de Newton funcionam muito bem em various aspectos macroscópios e são muito usadas e validadas, agora em questões microscópicas atômicas e ultra macroscópicas como galaxias e aglomerações de galaxias é outra historia, então veio Eisnteisn para preencher estas lacunas. Não é a ciência que acredita em mentiras é sim a capacidade de nós humanos de criar uma narrativa de acordo com nossas emoções e conceitos pre estabelecidos. Más é fato que a ciência ainda se corrige e vai se acertando.
Os tais citados, presidentes, ministros do STF, celebridades, polÃticas, nacionais e estrangeiras partilham, ou aproveitam, com Joao de Deus a mesma crença: no poder, seja divino ou secular. Absurdo acreditar que o poder de uns faz a ordem para os outros. Acreditamos em Democracia como poder. Não vamos comparar com o caso Abdelmassih q vendia um serviço legitimo e estuprou mulheres, inconscientes. Como se vê, na medicina, vista como divina, também ha muitos casos bárbaros sexuais ou ñ.
É tão frequentemente as acusações de abusos sexuais contra gurus espirituais que talvez fosse o caso de seus crentes crerem que o poder milagroso deles se manifeste pela genitália. É uma questão de fé também!
Beatriz têm razão. Fui grosseiro e generalista. Me desculpe as pessoas que sofreram com meu infeliz comentário.
Este seu comentário é de um tremendo mau gosto. Reavalie o que escreveu e tente ser respeitoso com as mulheres que sofreram estes abusos.
O desespero leva as pessoas a acreditar em qualquer coisa que as salve. Parabéns ao autor do artigo. Simplesmente correto.
Hélio, milagres e curas aconteciam no Velho e Novo Testamentos unicamente para glorificar a Deus. Mais da metade dos cientistas da Real Sociedade inglesa cria nisso e faziam Ciências e das melhores. Crer é muito mais que um ato tresloucado, cego e sem inteligência. Pensar faz parte da fé cristã. Se as pessoas lessem com mais acuidade Atos 17 (bereanos) não cairiam com tanta facilidade nas mãos de embusteiros seja qual for a religião. Até o presidente seria outro em janeiro.
Sou engenheiro elétrico. Razão é a base fundamental do meu trabalho e da minha vida extremamente racional. Entretanto percebo que alguns seguidores da ciência possui um orgulho inabalável com relação à s conquistas que vimos nos últimos séculos. É um orgulho que cega, pois classifica como absurdo (o que o autor fez) fenômenos que ainda não são explicados com o rigor cientÃfico. Essa classificação é pretensiosa pois vê resultados de trabalhos cientÃficos como verdades absolutas, imutáveis.
Engenheiro eletricista. Engenheiro elétrico tem outro significado.
“Um bom modelo para explicar por que as pessoas acreditam em coisas improváveis é o proposto pelo psicólogo Michael Shermer. Para ele, o cérebro é uma máquina de gerar crenças e, uma vez que elas estão estabelecidas (quase sempre por motivações emocionais), nossa tendência é procurar as evidências que as confirmam e descartar as que as desmentem.” Taà a explicação para o fanatismo petista.
E do fanatismo bolsonarista também, né Amador?
E também da idolatria ao salvador gestado em Juiz de Fora!
E do fanatismo bolsonazista também.
Parabéns Hélio Shwartsman. Simplesmente lúcido.
Sem me aventurar no mérito criminal,que não conheço,para acusar ou defender,manifesto-me aqui,tão-somente,para fornecer as seguintes informações:a ciência não convencional(espÃrita)trabalha com a hipótese da existência de um outro corpo entre o fÃsico e o energético(invisÃvel)que é o EspÃrito,chamado PerispÃrito.É sobre este corpo que se dão as cirurgias espirituais.Por outro lado,a natureza de médium independe de sua condição moral e menos ainda de o ser espÃrita.Que Deus nos ilumine a todos!
Edilson, sob essa perspectiva, psicologia também não é ciência, mas crença. Caso a caso, não são fenômenos reprodutÃveis ou falseáveis, como a ciência analisa. As ciências não essencialmente fÃsicas têm alto grau de variabilidade, de discrepâncias quanto a resultados. Também a Economia não é falseável, pois a dimensão e variação das circunstâncias não permitem acertar o resultado de qualquer experiência, levando-a a ser um risco, a cada "procedimento" ou "polÃtica" adotado.
espiritismo não é cientÃfico. é baseado em dogmas e crenças. ciência se faz por comparação entre modelo e resultados empÃricos reprodutÃveis a partir de condições pré estabelecidas. métodos mágicos não são reprodutÃveis, dependem do dom mediúnico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que acreditamos em absurdos? Voltar
Comente este texto