Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO FLAVIO ARAUJO RODRIGUES

    Lucidez é a essência das palavras de Sérgio. Os donos da neo realidade pos facada nao admitem o livre pensar. Conunismo volta a comer criança e o cálice terá somente vinho branco vencido. Duros tempos virão. Sou pobre, estou frito.

    Responda
  2. Hildebrando Teixeira

    Tem os neoprimitivos e também os neohipó-cri-tas, que agem para desmoralizar quem tem quem crença diferente da sua; colunista consegue ser os dois.

    Responda
  3. amarildo caetano

    Neoprimitivos e neo chatos também, não mudam de opinião nem de assunto.Quem não é da Turim deles é comunista. Tem um tanto de alienação e que quer acreditar até em horóscopo acredita.

    Responda
  4. Mariana Albuquerque

    O problema do texto é que ele cai no próprio comportamento que critica, sendo simplista e preconceituoso. Como jogadora de RPG, e conhecendo vários seguidores dessas teorias de conspiração que não só nunca jogaram mas que odeiam a própria ideia do jogo, me senti ofendida.

    Responda
  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Há cerca de 30 anos há “Time” publicou matéria de capa com esta temática, e com o título “Cry Babies” para definir o cidadão médio norte-americano. Herdamos o modelo, com um acréscimo: ignorantes chorões, ou vice e versa.

    Responda
  6. José Cardoso

    Todos que praticam algum esporte, mesmo que seja simplesmente correr no calçadão, aceitam uma certa hierarquia natural. Há milhares de pessoas com desempenho melhor que o nosso, não importa o quanto pratiquemos. Mas quando se trata de conceitos abstratos muita gente tende a rejeitar qualquer hierarquia: Einstein, Darwin ou qualquer cientista tem suas ideias e eu tenho as minhas!

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Muitas vezes a simplificação atua como mediadora entre os "campos complexos" já superlotados, sobrecarregados com tantas refinadas distinções. Outras vezes, cria um passivo mental que vai se acumulando e se torna tão ostensivo que exclui a capacidade de entendimento. É o neoprimitivismo. Que aliás, nos envolve e nos cerca por todos os lados. /Claudia F.

    Responda
  8. OSWALDO MELO SOUZA FILHO

    Chamar de neoprimitivos aqueles que descrevem um processo fático de hegemonia cultural de esquerda, ocupando com mais vigor, especialmente a partir do período militar, todas as instituições educacionais, sindicais, meios de comunicação, meio artístico, estatais e demais orgãos do estado. Fazer troça desta realidade negando-a é, ou de uma ingenuidade bocó ou uma estratégia natural de quem faz parte do esquema. O mesmo pode-se dizer da realidade internacional hoje, não compreendida pelos esquerdis

    Responda
  9. Gustavo Carvalho

    Só faltou lembrar (como sempre) que esse neoprimitivismo começou a ser forjado nas páginas e blogs da Veja, e que o colunista foi cúmplice deste processo vergonhoso para o jornalismo brasileiro.

    Responda