Ilustrada > Olavo de Carvalho tem espada sarcástica, mas faz marxismo do avesso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cristina Carvalho Barboza

    A minha crítica às críticas a Olavo de Carvalho, mesmo a do João Pereira Coutinho, que leu os livros, é não perceber que o complô de esquerdas é mais que óbvio, no caso do assessor de Flávio Bolsonaro chega a ser ridícula a tirania da “Informação”. Os assessores dos deputados petistas movimentaram quarenta milhões atípicos e não se fala nada, nem são investigados.

    Responda
  2. denise teixeira

    Coutinho, como o Reinaldo Azevedo, é um dos poucos verdadeiros conservadores liberais escrevendo no país. Pode-se concordar ou discordar, mas sempre se sente que não estão tentando arregimentar nossa consciência, como acontece entre certos esquerdistas e certos olavistas infantilizados.

    Responda
  3. Hildebrando Teixeira

    Observação: para norte coreanos e chineses não precisa avisar, porque já foram todos "convencidos" pelos seus governos de que vivem em paraísos (exceção de 1 milhão de uigures que ainda estão sendo "educados" nas madrassas marxistas de lá, da mesma forma que os jovens brasileiros estão sendo educados nas madrassas marxistas de cá).

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Madrassa marxista uigur foi a melhor! Hahahahaha, agora entendo porque elegemos Bolsonaro e porque estamos após o quinquagésimo lugar nos rankings de educação!

  4. Hildebrando Teixeira

    No esforço p/ derrubar a narrativa do Olavo, o articulista usa, rebuscadamente, argumentos simplórios como o de que "elites tirânicas marxistas não têm sequer competência de manipular resultados eleitorais a seu favor e que são constantemente derrubadas pelas "massas", ora, faça-me o favor Sr Coutinho, leia a história recente da Venezuela e não se esqueça de avisar o venezuelanos e outros povos pois estão procurando desesperadamente essa "fórmula p/ derrubar tirano marxista" que só você conhece.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Guerra é guerra, inclusive na guerra ideológico-cultural brasileira, onde vale obrigar todos os colaboradores do Jornal a participarem das "batalhas" difamatórias. Placar da guerra até agora: Liberais 7 x Marxistas o.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Hahahahahaha

  6. denise teixeira

    Coutinho acertou em cheio. Parece que o filósofo sucumbiu à mentalidade paranoica que reina em certa extrema-direita americana. Coisas assim à la Alex Jones. Por outro lado, pode ser estratégia de marketing mesmo. Difícil conquistar muitos adeptos escrevendo sobre a Revolução Gloriosa. Espalhar mentiras deslavadas sobre mamadeiras em formatos pouco convencionais dá muito mais público.

    Responda
    1. Rafael Bluhm

      Apenas uma ressalva: ele não é filósofo.

  7. Celso Augusto Coccaro Filho

    Outro articulista de qualidade ímpar, cuja análise beira a perfeição. Efetivamente, a Folha favorece a intelectualidade. Pena que há articulistas presos a interesses repudiados pela imparcialidade jornalística, como aqueles financiados pelo “mercado”, e que se dedicam a instigar medidas economicamente recessivas, sem qualquer abertura a construção dialética de seus argumentos. Ou seja, basta pagar.

    Responda
  8. JULIANO OLIVETTE

    Sim, hoje Olavo de Carvalho faz realmente uma espécie de "marxismo as avessas". Mas ainda não tenho opinião formada se isso faz parte de um "personagem" adaptado aos tempos atuais, ou realmente essa será a nova linha intelectual dele. E realmente, Olavo tem bons escritos no passado, que distou bastante em todos os sentidos do que vem escrevendo.

    Responda
  9. NELSON PRADO ROCCHI

    Essa coisa da grande conspiração comunista que Olavo de Carvalho vê pode ser esperteza retórica dele para angariar adeptos ou uma paranoia genuína dele. Talvez ele seja um João de Deus na política.

    Responda
  10. NELSON PRADO ROCCHI

    Ótimo! por causa do Coutinho, Helio Schwartsman e do Ponde continuo assinando a Folha. Muitos dos aspectos sexuais e familiares que Olavo de Carvalho atribui a conspiração comunista são manifestações tardias do capitalismo com a desintegração da família nuclear, a desmoralização das religiões tradicionais e crescente individualismo. A China que não é comunista mas que O.C. acredita ser, não tolera essas manifestações do capitalismo tardio.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.