Opinião > O tamanho do Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Renato Barros

    Sempre tento fazer reflexão racional entre o desenvolvimento nacional e a reforma da previdência, mas ainda não consegui concluir qual a relação entre reforma da previdência e desenvolvimento do Brasil. Mais de 80% dos beneficiários da previdência recebe um salário mínimo; a arrecadação dá previdência não é vinculada e o dinheiro é usado para outras tantas coisas, em um Brasil com elevado nível de corrupção e desvio de dinheiro público. Penso que a realidade não é “ou não quer ser” desvelada.

    Responda
    1. José Cardoso

      As despesas previdenciárias são mais de 50% da arrecadação federal, ou 600 bi. O déficit do orçamento federal é de 500 bi. Esse déficit é coberto com a poupança anual de indivíduos e empresas que gastam menos que ganham, aplicando essa poupança em (novos) títulos públicos. Sem o déficit, essa poupança teria que encontrar atividades produtivas (investimentos) para conseguir algum retorno, promovendo o crescimento.

  2. Cloves Oliveira

    O leque de companhias estrangeiras operando em qualquer país é dinâmico e muda de acordo com a conveniência e fatores fortuitos. No momento, um grande número de companhias estrangeiras procura sair da China porque com a guerra comercial entre China e EUA, a China perde em competitividade para países como Vietnã e Filipinas. Para o Brasil a ideia de oferecer mão de obra barata não é positiva. Deveríamos atrair negócios pela produtividade e especialização da mão de obra, entre outros fatores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.