Reinaldo José Lopes > Ministro não pode se dar ao luxo de fingir que não há mudanças climáticas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Diante de um cenário em que não se conhece todas as variáveis é prudente utilizar o princÃpio da precaução. Segundo tal princÃpio é necessário que exista uma associação respeitosa e funcional do homem e a natureza. Não obstante existe uma demanda de ações antecipatórias que prezem pela saúde do homem e dos ecossistemas. Vamos esperar para ver imprimindo um comportamento irresponsável frente ao meio ambiente ou vamos agir com responsabilidade e prudência frente ao desconhecido?
Existem situações em que é melhor estudar as causas para evitar os efeitos. O caso do edifÃcio Joelma é exemplar e hoje muitos incêndios são evitados. Mas no caso de aquecimento global as causas já foram amplamente estudadas e os efeitos são globais, ninguém escapa. Não adianta discutir se o homem é culpado ou não. Tem que agir para evitar o pior. Ao contrário de edifÃcios que existem aos milhares o planeta é um só.
A discussão é se o aquecimento é causado pela ação humana! Ao contrário do que diz o autor deste texto , existem sim centenas de artigos e defensores da idéia de que o homem não tem nada a ver com isso. Eu , como geólogo , e convivendo com estudos cientÃficos comprovando as várias mudanças climáticas ao longo das eras geológicas , também comungo com essa idéia: o homem é ridiculamente pequeno para influir no concerto climático universal
Concordo plenamente...me vem a cabeça uma coisa muito simples que aprendemos na escola...para derreter gelo precisamos de calor...as geleiras da última glaciação não foi derretida por chaminés nem escapamento de carros...ciclos solares pode ser a resposta.
O homem pode ser ridiculamente pequeno, mas suas obras nem sempre são.
Acho inútil discutir a causa do incêndio quando a casa está pegando fogo. Se existem cientistas como você que defendem que o aquecimento global não é causado por humanos, ao menos deveriam admitir que existe sim aquecimento global, e que, embora a causa não seja humana (na sua visão, não na minha), deixar o fogo se alastrar não é nada prudente. Como cientista deveria ao menos se pautar pelo princÃpio da precaução.
Excelente texto! Não consigo acreditar que tem gente que pensa que o aquecimento global não está acontecendo ou que não há influência das ações humanas; quanto mais um ministro do meio ambiente!
Parece que a máxima da oposição prevalece: bolsonarista pensa? gosta de pesquisar? Se a resposta for não eles vão pela resposta mais fácil (não sei! Deixa pra quem pensa, estuda e quando não tiver mais jeito ai já não estaremos mais aqui pra ver).
Parabéns pelo Artigo Reinaldo! Bem coerente e realista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Ministro não pode se dar ao luxo de fingir que não há mudanças climáticas Voltar
Comente este texto