Hélio Schwartsman > Um escândalo didático Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carla Lins

    E ainda acham que o Queirozvai aparecer?!

    Responda
  2. Carla Lins

    Com certeza que esse banho maria serádado, assim como das atitudes do seu futuro ministro da "justiça" e entre outros. A equipe de transição presidencial já é uma vergonha, imaginem ao se chegar ao meio do mandato. Em um país realmente sério, a este homem não seria admissível assumir o país. Mais infelizmente estamos no barco da ilusão.

    Responda
  3. Jose Renato Monteiro

    As vezes, errando é que se acerta, sem querer. Que esse episódio sirva para mostrar o repúdio da população, à essa pouca vergonha das assessorias legislativas. A melhor resposta do clã Bolsonaro aos pagadores de impostos, seria a extinção desta fraude . Ninguem é de todo inutil, na melhor das hipóteses, serve de mau exemplo.

    Responda
  4. Marcelo Bonilha

    Acho que temos que começar do zero, ou seja, nas próximas eleições só pode ser candidato quem nunca teve cargo político. Aí sim não vai ter ninguém com esses vícios.

    Responda
  5. Marcelo Bonilha

    Que em 2021 o cenário pessimista do autor não seja o apresentado.

    Responda
  6. RARY RAY APOLINARIO DA SILVA

    Aos defensores cegos de um lado ou de outro, é importante dizer uma coisa: o fato de ter petista ou bolsonarista envolvido em qualquer maracutaia não legitima nenhum dos lados, nem isenta ninguém de qualquer culpa. Votei no Bolsonaro, por acreditar que ele seria melhor que o Haddad. Isso não quer dizer que seus eleitores, como é o meu caso, podem se fazer se cegos perante ilegalidades. Caso seja comprovado qualquer crime cometido, como ocorreu com o Lula, no qual votei, nunca mais terá meu voto.

    Responda
    1. Cristian Silvano

      Aham. Agora senta lá e veja seu mito mitar.

    2. Mariana Albuquerque

      Obrigada pela opinião sensata e coerente. Traz esperança.

    3. Mariana Albuquerque

      Obrigada pela opinião sensata e coerente. Traz esperança.

  7. Ronildo Miranda

    Matéria muito fraca! A Folha já teve em seus quadros jornalistas de excelência, hoje em dia é só uma vasta lembrança.

    Responda
  8. Ronildo Miranda

    Materia muito fraca! A Folha já teve em seus quadros jornalistas de excelência, hoje em dia é só uma vasta lembrança.

    Responda
  9. Rodrigo Cavalcanti

    O primeiro lugar da lista eÂ’ um deputado do PeTe que movimentou 50 milhoes. O PeTe roubou tanto, mas tanto, que isso nem assusta mais. Obque sao 50 milhoes oara um partidobque roubou bilhoes. Se o Flavio B tiver culpa que va para a cadeia. Mas nao me venha esse colunista e os petelentos falar de honestidade. O PeTe eÂ’ o partido que mais desviou dinheiro no mundo. So sabe roubar. Sao sangue ssugas e la drones. Partido dos roubalhadores!

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Não fuja do assunto ! O artigo trata das mutretas da família Bolsonaro. O Bozo, o coiso se elegeu se dizendo diferente; ao ponto de um bando de tontos e desinformados bolsonaretes (como parece ser o seu caso) verem nele um mito (risos !). Comente, pois, esse fato específico ! Ou não consegue uma explicação ?

  10. José Antônio

    Camisas&Amarelas, Patas&Patos e Batedoras&Panelas, Arrependei-vos! O fim está próximo! Primeiro alçaram ao ´pudê`isso que está aí. Agora, o que vem aí. Um bando de trouxas!

    Responda
  11. JOSE JORGE SEEMANN JUNIOR

    Perfeito, e esplêndido comentário. Fecho a conta. Passa a régua.

    Responda
  12. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Faltam 14 dias para a posse.

    Responda
  13. MARCIA GOMES

    Cérebro de ervilha? Só se inflar. Concordo com o colunista: vão deixar a investigação na manga.

    Responda
  14. josé Renato Lima

    Acredito que este comentarista esteja sem assunto para escrever pois este artigo é de uma pobreza extrema dados aos termos repetitivos e sem nenhum bom senso.

    Responda
  15. Alberto Henrique

    Esse é o prato de entrada, o prato principal vem depois.

    Responda
  16. NEWTON ANTONIO FONSECA AMARAL

    O coletivo de deputados seria "deputança" ou "deputaria" ? Resulta em um quase palavrão .O que dizer de uma família de deputados ? Só pode ser chefiada pelo MINTO, não um MIto. Aliás, precisa ter um cérebro de ervilha para considerar um deputado brasileiro mediocre e grosseiro, caricatural de direita, como um "mito".

    Responda
  17. José Elias Aiex Neto

    A questão é que os eleitores sabiam que Bolsonaro pagava o salário da Wal do Açai, que cuidava de sua casa de praia em Angra dos Reis com dinheiro público durante 13 anos. Sabiam também que usava o auxílio-moradia que recebia indevidamente, pois tinha apartamento próprio em Brasilia, para "comer gente". E votaram nele usando um mecanismo de defesa do ego chamado racionalização: "isso não é nada perto do que foi desviado pelo Mensalão e pelo Petrolão. O senso ético dos brasileiros é muito frágil.

    Responda
    1. Carla Lins

      Disse tudo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Parece-me que o excelente comentário do Dr. José Elias Aiex Neto é, também, ótimo diagnóstico psiquiátrico do comentarista Rodrigo Cavalcanti.

    3. Rodrigo Cavalcanti

      Qualquer coisa eÂ’ melhor que o PeTe. Perista so sabe roubar. Ficaram 13 anos e nao entregaram uma obra se quer. Pioraram saude, educacao e seguranca. A unica coisa que fuzeram bem foi roubar. Roubam con extrema eficiencia.

    4. Quintiliano Silva

      E brasileiro tem senso ético?

    5. Quintiliano Silva

      E brasileiro tem senso ético?

  18. José Cardoso

    O PSL tem a chance de mostrar que é diferente do PSDB. O recem eleito senador Bolsonaro renuncia ao mandato e aguarda as investigações sem privilégio de foro. Senão vai virar um Aécio. Laranja poder estraga o saco.

    Responda
    1. GUSTAVO GARCIA

      hahahahahahahahahahahahahahaha...até parece

    2. GUSTAVO GARCIA

      hahahaha. até parece. já viu cachorro largar osso por livre e espontânea vontade?

  19. Alan Moacir Ferraz

    Como é sabido não existe virgem no lupanar. Quanto mais tentarem negar e esconder os malfeitos mais a situação deteriora. Assumam e esclareçam de vez o que todos já sabemos. Mal início para um governo que nem começou...

    Responda
  20. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Por ocasião da segunda grande guerra, lá pelos idos da década de quarenta, o famoso repórter Esso anunciava no radio: ”nada de novo na frente ocidental”. “E La Nave Va”.

    Responda
  21. Herculano JR 70

    Que o poder é corru+pto se sabe ha muito. Tanto q 200 anos atras se criou o estado e direito, pra limitar o poder. Burlado, bem se sabe, por isso vivemos o q vivemos com o estado gigante e intrometido. Mas, assim mesmo, o mundo caminhou, apesar ds poderes,sejam eles do Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, Toffoli, Fux e cia. O q necessario aprender e q o estado, o poder tem q ser pequenos. Ja o banho maria das autoridades é moeda de troca pra mais um auxilio moradia, auxilio iate, ou um aumentinho

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      O poder não é corrupto. Quem corrompe o poder é o homem. .

  22. SERGIO VICENTIN

    Até o poderoso João de Deus já apareceu, mas do Queiroz ninguém viu, ninguém ouviu, pois ele escafedeu-se... Onde está Queiroz, Wally?

    Responda
  23. Serafim dos Anjos Castro Neto

    Tem mutreta nisso com certeza e o articulista conseguiu estabelecer um bom ponto. Óbvio q nada justifica, mas ele esqueceu de dizer q o mesmo Coaf pegou varias movimentações atípicas de auxiliares de deputados da Alerj, sendo o pior caso de um auxiliar de um Ptista q movimentou não 1,2 milhão em suas contas, como esse Queiroz, mas a bagatela de 49 milhões. Então não adianta, falou em corrupção de políticos, o PT sempre lidera.

    Responda
    1. Carla Lins

      Sr Serafim maior e menor grau não se justifica, mas é altamente agravante a quem se diz "honesto" a mais de 54 milhões de brasileiros. É altamente agravante também o fato de ser no Rio, onde o Cabral deixou o RJ falido( ...). Outro fato relevante é a falta de explicações plausíveis a respeito do assessor. Afinal, o assessor estava subordinado ao tal bolsofilho.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Nada justifica, mas está tentando justificar. Está se tratando de famiglia que se elegeu duzendo ser diferente do PT.

    3. Ricardo Borges

      Esse deputado petista se elegeu Presidente com discurso anticorrupção para mudar 'isso daí", assim virando um mito?

  24. João Garcia

    É incrível como políticos que têm teto de vidro agem como se fossem exemplos de moralidade pública. Eu me lembro também do Aécio, que conseguiu me enganar com sua pose.

    Responda
  25. Antônio Carlos de Paula

    A família da mutreta! Sempre viveram da política. Cadê o Queiroz?

    Responda
  26. Diego Reis

    Os eleitores de Bolsonaro e do PT demonstram que a política se tornou uma partida de futebol onde cada um defende sua bandeira sem se importar com os outros. O nosso papel é solicitar esclarecimentos de qualquer um e exigir respeito com a gestão pública.

    Responda
    1. Cláudio Maria Camuzzo Júnior

      A mídia financiada com dinheiro de propaganda oficial do governo é a grande responsável pela futebolizaçao da política, em vez de se preocupar em apurar os fatos de forma isenta.

  27. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

    Se Bolsonaro realmente recebeu dinheiro sujo na forma de cheques nominais depositados na conta de sua esposa, o impeachment seria inevitavel porque não se admitiria que tamanha estupidez ficasse impune.

    Responda
    1. Leticia Ferreira

      Tantas outras "estupidezes" já ficaram impunes...como tantas outras ficarão, tudo depende dos interesses em jogo. A verdade é que o discurso do mito foi propaganda barata para um povo que tende sempre a buscar respostas fáceis e imediatas para tudo. Entretanto, penso que possamos mesmo entrar para a história como o grande Império da estupidez. Basta ver o que estão fazendo agora para imaginar o que será de nós daqui a quatro anos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.