Opinião > O risco da ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vitor Viola

    Na Republica de Platão, mito da caverna, a tirania surge das sombras projetadas tomadas como reais pelos seres que a habitam, reflexo do mundo externo complexo e diversificado, mundo dos cidadãos com toda a suas nuances e diversidades, cidadãos projetados em apenas 2 dimensões. O político que instila ódio ao diferente, ama a tirania, pois se nutre das sombras da mediocridade. Sim, Bolsonaro trabalha por isso.

    Responda
  2. WALTER JOS TRINDADE

    Sou assinante veterano deste jornal, sempre acompanhado a política deste país, este foi o melhor artigo que li até hoje.

    Responda
  3. WALTER JOS TRINDADE

    Sou assinante veterano deste jornal, sempre acompanhado a política deste país, este foi o melhor artigo que li até hoje.

    Responda
    1. José Maria Alves da Silva

      E eu digo que esse foi o maior troféu que eu recebi até hoje.

    2. José Maria Alves da Silva

      E eu digo que esse foi o maior troféu que eu recebi até hoje.

    3. José Maria Alves da Silva

      E eu digo que esse foi o maior troféu que eu recebi até hoje.

  4. Vanderli Gomes Camorim

    Democracia é corolário político da economia de mercado. Nele o governo não interfera. À medida que intervém no seu macanismo a democracia morre lentamente. Não se pode culpar a democracia se as pessoas a trocaram pela intervenção governo na defesa de seus interesses de curto prazo. E esse o motivo pelo qual surgem os grupos de interesses que ao lutar por seus privilegios dão inicio a crises intermináveis. Democracia é diferente do intervencionismo, o socialismo fabiano.

    Responda
  5. Admilson dos Santos Canuto

    Curto e grosso o artigo. Um república de bananas com Supremo e com tudo não pode ser chamada de democracia.

    Responda
  6. João Antonio Telles

    "A cidadania não tem cor, não tem sexo, não tem gênero"? Como um colega professor-doutor universitário pode fazer afirmação? As cidadanias ocorrem "na" e "pela" performatividade de (e embates de poder entre) cores, sexos e gênero, porque tais elementos fazem parte das identidades das pessoas vivendo em sociedade!

    Responda
    1. José Maria Alves da Silva

      0 colega não entendeu. 0 que eu quis dizer é que na democracia verdadeira não se governa a favor de quem tem determinada cor, sexo ou preferência sexual. O objeto do governo é o cidadão conquanto cidadão. Como tal todos temos as mesmas necessidades. O governo pode ser eleito por uma maioria que partilha determinadas características, Mas, na verdadeira democracia, isso não lhe dá o direito de governar para essa maioria, caso contrário não será uma democracia e sim uma "ditadura da maioria".

  7. Alberto Henrique

    Vivi a última ditadura, ditadura? Só se foi pra vocês jornalistas, artistas e políticos, porque pra nós povão,não, se aquilo foi ditadura que volte logo.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    Ainda que eu acho que vivemos em uma democracia, imperfeita sim, mas uma democracia, concordo com a maior parte dos argumentos, pois nos apresenta uma questão para reflexão. Até que ponto temos mesmo uma democracia "representativa", ou seja pode ser tudo menos "representativa". é só olharmos para o nosso Congresso para verificar isso, uma enorme bancada BBB, e agora temos um presidente eleito que visita diariamente quartéis pelo Brasil inteiro, sem jamais ter pisado em uma escola, hostpital..

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      ...ou creche pública. O país tem uma pilha enorme de problemas gravíssimos, enquanto o sr. Bolsonaro fica brincando de chefe dos militares. Como se Defesa fosse o maior de nossos problemas. Uma óbvia inversão de prioridades, que só mostra o desprezo pela população carente.

  9. OSVALDO FERREIRA VALENTE

    Minhas congratulações, meu caro professor. O fatiamento da sociedade é um política que só serve àqueles que pretendem ganhar com a criação de embates absolutamente desnecessários. Dividir para conquistar é uma tática dos aproveitadores. Jogar uma classe contra a outra também é mal bastante cultivado.

    Responda
  10. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    De acordo com os (espantosos) argumentos apresentados, tem-se a impressão de que a "ditadura" é algo trivial, tranquilo, apenas mais um regime como outro qualquer, destino manifesto de nossa pátria e que a democracia, por sua vez, seria uma tragédia criada por alguma entidade misteriosa (talvez globalista) para desestabilizar nossa ditadura. Esta ditadura seria o regime "preferido" pelos "profissionais liberais", "trabalhadores", "donas de casa" e "cidadãos de bem", que sempre votaram por elas.

    Responda
    1. José Maria Alves da Silva

      É isso mesmo! Pelas linhas tortas você entendeu a mensagem principal. Democrata é, sobretudo, aquele que não faz por merecer a ditadura. Como dizia Millôr Fernandes, "democracia é quando eu mando em você, quando você manda em mim é ditadura". Quando o PT mandava era democracia? E agora virou ditadura? Não! O que eu quis dizer é que não era democracia antes e não vai ser agora, entendeu?

  11. Francisco Pessoa

    O discurso de Bolsonaro ligado a uma possível ditadura é uma tolice inventada pelos pe tra...

    Responda
  12. Danilo Dos Santos Teixeira

    Bolsonaro põem em cheque a democracia sim ao querer colocar mais 11 ministros para votar para ele, o problema são os dispositivos democrático q estão em jogo.

    Responda
  13. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    O Zé do Pote não vai deixar a ditadura voltar. Ele defende a democracia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.