Ruy Castro > Ministérios de 1984 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Genial! É por essas crÃticas inteligentes que eu assino a folha!
Você esqueceu o ministério do Ódio, que mantém a lei e a ordem, funciona num prédio sem janelas, com portas de aço, cheio de ninhos de metralhadoras, fuzil, pau-de-arrara, cheques, e cercado por arme enfarpado e Camisas Amarelas..
Você esqueceu o ministério do Ódio, que mantém a lei e a ordem, funciona num prédio sem janelas, com portas de aço, cheio de ninhos de metralhadoras, fúsil, pau-de-arrara, cheques, e cercado por arme enfarpado e Camisas Amarelas..
Mesmo com tudo o que o Brasil sofreu ultimamente, faz-se aqui entre os comentaristas campanha pela imprevidência: "um governo que ainda nem começou". Teremos só direito de chorar quando ele acabar?
Comparar o terror distópico que Orwell descreve em "1984" com um governo que ainda nem começou é forçar a barra. ” Orwell não estava escrevendo apenas sobre um partido ou governo. Apesar de ter se inspirado nos governos autoritários da Alemanha nazista, Japão e USSR, ele também atacava os métodos de controle da comunicação inglesa. Ele descrevia a função do poder, e a tendência de lÃderes de governo de controlar pensamentos e comportamentos. "O pensamento corrompe a linguagem e vice-versa".
O processo de transição e as intenções do futuro governo vêem a público e nos dão uma noção do que está por vir. A comparação foi perfeita. O fascismo brasileiro foi muito bem apontado no texto.
Que ironia gostosa!
Que bela ironia. Acrescento: o Ministério da Justiça que vai fazer injustiça, o da Defesa, que vai atacar; o da Economia, que vai cortar tudo; o da Ciência, que vai fazer propaganda da nossa conquista espacial; o da Educacão; que vai ensinar a criação; o da Saúde, que vai expulsar médicos; o da Agricultura que vai fazer a reforma agrária na selva; o do Trabaho, que estará desempregado...e cuidando de tudo isso daÃ, ele, o "mito"
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Ministérios de 1984 Voltar
Comente este texto