Joel Pinheiro da Fonseca > Temer entrega o país muito melhor do que o recebeu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns, Joel, pela coragem em escrever um artigo como esse! Contra fatos não há argumentos! E a conclusão é simples assim, como o tÃtulo do artigo já diz. Justiça seja feita a quem pega o paÃs na situação que pegou, com a cabeça a prêmio e ainda assim dá um jeito de fazer o paÃs entrar no rumo em tão pouco tempo.
Eu acho que há limites pra hipocrisia. Se o nobre colunista fizesse uma breve, mas imparcial, leitura dos indicadores econômicos de 2015 a 2018 saberia que a inflação não foi reduzida graças ao empenho da equipe dos sonhos na economia mas devido a uma série de acontecimentos que estavam em trânsito no ano de 2015. Mesmo assim o BC manteve as taxas de juros na estratosfera por mais um ano sem nenhuma necessidade. Enfim, cada um acredita no que quiser.
O PT foi melhor em todos os quesitos Desemprego nulo, criminalidade zero, corrupção inexistente, Petrobrás com lucros fantásticos, as elites (bancos, empreiteiras , montadoras e frigorÃficos) punidas rigorosamente e falindo por causa de prejuÃzos. Fora Temer!!!
Chapa branca.
O primeiro que vi foi Samuel Pessoa e seu escandaloso "Temer foi ponte para o futuro", depois teve o Marcus, acho, e agora o Joel. Não estão errados: Temer é 'obra' deles e há que se defender suas obras. Eles são 'liberais' e sopraram no ouvido do Temer que esse era o caminho.
Mas, é parcial a avaliação que fazem. Uma parte da "promessa" Temer é negligenciada: O 'crescimento'! Viria fácil já que o caminho 'estava batido'. Não veio e a grama do caminho já cresceu de volta... Voltamos aos tempos FH: alunos aplicados, mas sem 'masterpiece'...
Samuel e o Joel elogiam Temer por entregar pontos da agenda liberal. É verdade, a agenda está andando, mas e o 'resultado' disso? Meirelles acertou um monte de coisas, mas foi o mesmo Meirelles que acompanhou o Lula e com o Lula além de se fazer o 'dever de casa' entregou-se crescimento e prosperidade.
Aliás, o PT deve se arrepender amargamente de ter deixado a Dilma tirar o Meirelles do governo. Já imaginaram o quanto poderia ter sido diferente? Ele domina o ofÃcio. Teria dado alertas e contornado muito erro grosseiro. Aliás, será que depois das aventuras de Paulo Guedes não se tornará necessário chamá-lo de novo?
O liberalismo, desde FH, não consegue entregar crescimento (obras primas). Empurra-se a promessa ao próximo governo, quando haverão "condições ideais". Por isso precisa-se de repercussão positiva de suas ações em seus finais. Por isso aparecem esses professores de costumes aveludando a realidade: "Bons alunos eles foram..."
Temer é a "agenda liberal" que foi implantada logo após o afastamento de Dilma. Com Bolsonaro (Guedes) o liberalismo vai ter é uma 'segunda chance' pois, com Temer, 'deu água'. Será que agora vai? ;)
.
P.S: Joel, obrigado pelo espaço e desculpa pelo inflacionamento da sua área de comentários, mas é que eu gosto de escrever 'textão'... rs. Boas Festas e um feliz 2019!
Foi o governo parecido com aquela refeição que você come, paga caro e não sai satisfeito do restaurante. Simples assim. Um governo amorfo, sem cor, sem gosto. Triste um paÃs riquÃssimo como o Brasil passar por esta patifaria na mão destas pessoas, que desde 1985 sugam o Brasil na maior cara dura, sem dó nem piedade.
Chapa Branca.
O primeiro que vi foi Samuel Pessoa e seu escandaloso "Temer foi ponte para o futuro", depois teve outro (não lembro qual...), agora o Joel. Não estão errados: Temer é 'obra' deles e há que se defender suas obras. Mas, é parcial a avaliação. Uma parte da "promessa" Temer não veio: o 'crescimento' (!). Viria fácil já que o caminho 'estava batido'. Não veio! E a grama já cresceu... Voltamos aos tempos FH: alunos aplicados (não é esse o elogio do Joel?), mas sem 'masterpiece'... ;)
o Brasil é uma caixa de problemas. Para o caos que estava o paÃs o governo Temer admita-se teve muitos acertos na economia. Já imaginaram se fosse perdido o controle inflacionário ou permanecesse aquelas taxas de juros escandalosas da era petista. As crÃticas em geral são mais com o fÃgado do que com a razão. Talvez o futuro lhe reserve um pouco de justiça. O que não tem nada a ver com as denúncias que lhe pesam. Ai já é com o Judiciário.
O autor do filme "O Mecanismo" escreveu um artigo em que explicou que o Mecanismo não pode funcionar com um estado falido, daà as medidas que o Temer tomou. Mas ele é engrenagem do Mecanismo, e, algo contraditoriamente, foi por causa disso que não conseguiu entregar a principal reforma após ter sido desmascarado. Acho também que as benesses para o funcionalismo não foram concessão para ver suas boas medidas aprovadas, foram manifestações do DNA do polÃtico.
Artigo lúcido que faz jús ao Presidente Temer neste pouco tempo que ficou no governo. Se não fez mais foi por culpa de um legislativo que só legisla em causa própria e vira as costas ao que realmente interessa ao desenvolvimento do Brasil. Parabéns presidente pelas reformas que conduziu visando a modernização do paÃs em vários aspectos citados.
Enquanto adotarmos o Sistema Presidencialista, esta nação terá crises permanentes. O presidente tem muito poder nas mãos e o Temer -contestado pela midia e esquerda que foi deposta, mostrou isso. Realizou para o BEM o que outros não queriam e podiam com mais facilidade. As EMENDAS PARLAMENTARES, que aparentam reduzir o poder presidencial, são na verdade a moeda de troca para aumentar o seu poder comprando parlamentares desonestos e imorais que buscam seus interesses pessoais e não o bem publico.
Concordo. Apesar de representar o mais atrasado de nossa polÃtica e ter chegado à presidência pelos braços da má polÃtica petista, seu pragmatismo fez muito mais pelo Brasil do que a superficialidade infantil da presidenta anterior.
A inflação caiu bem, a taxa de juros ( Selic ) atingiu o menor nÃvel da história, a reforma trabalhista diminuiu entraves, o desemprego diminuiu um pouco, a inadimplência diminuiu e o PIB que estava negativo voltou a subir. O Brasil de Dilma/PT estava quebrado. Mesmo que os petistas não aceitem a realidade, é evidente que melhorou. E Lula está mofando na cadeia.
Como é bom viver numa democracia, todo mundo é livre para fazer aquilo que lhe convém. Senhor articulista, tenha um pouco mais de respeito pelos leitores desse conceituado Jornal.
Qual o paÃs que o Sr Joel habita. Não é o mesmo que o meu. Não consigo encontrar o paÃs melhor que ele fala. Vou levá-lo para dar um passeio pelos estaleiros do Rio de Janeiro.
o texto parte do pressuposto de que todas as reformas propostas gerarão os resultados esperados. sendo assim todo e qualquer governo pode dizer que deixou o pais melhor. o desemprego não diminuiu, a taxa mantém-se constante e a situação não está pior por causa do tal trabalho intermitente, que gerará um problema enorme na previdencia. a inflação no setor da construção está entre 10 e 20%, ou seja, neste setor, as coisas pioraram e muito. não há como elogiar esse governo. não forcemos a barra.
Ao cidadão Tem er, a lei. Ao presi dente Tem er aplausos. Segu rou o tim ão do paÃs, com sabe doria, e pôs nos trilhos um trem desc arrilhado, pela qua drilha pe tra lha. A hist ória lhe fará ju stiça, como presi dente.
O José Antonio Carmo coloca em todos os comentários que a dÃvida era 85% do PIB. De onde ele tirou isso? Isso tá longe da verdade.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora? Por favor, dados do BIS.
Pelo tÃtulo do artigo é fácil maginar o que teria acontecido ao Brasil caso Dilma tivesse completado o seu mandato. Ainda bem que os eleitores eliminaram pelo voto a incompetente que insistia em se manter na polÃtica brasileira como senadora. Este fato pôs fim ao termo "golpe" , nome dado pelo PT ao impeachment de Dilma. Temer pelo menos não piorou o caos econômico petista que exigirá muito trabalho para se conseguir algum crescimento. Essa sim é uma herança maldita!
Quando ela dava uma porradha. na mesa dizendo NÃO, era NÃO MEsMO! Não como um que está por aÃ, que diz não, mas dois passos adiante, muda de ´´idéia.``
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora? Vc. tem bola de cristal para afirma o que disse sobre Dilma? Foi golpe mesmo! Eu vi o Brasil se arrastando até ao FMI ir implorar empréstimos por suas bancarrotas financeira na Ditadura, Com Sarney, Collor e FHC. Com Lula&Dilma, NÃO! Por favor, NÃO toquem nas reservas(US$ 382 bilhões) internacionais.
Um artigo escandalosamente parcial. Primeiro esquece a conspiração de Temer com o "santo" Aécio e santÃssimo Eduardo Cunha para aprovar pautas bombas para Dilma. Aliás, como o tÃpico de golpistas ele o próprio deveria estar ao lado de Dilma tentando parecer um bom "concelhos". Temer deve seguir para a cadeia assim como Aécio e Cunha e ficar la um bom tempo. A história está aos poucos revelando a verdade sobre Dilma. O maior "defeito" dela era se manter ética em meio a tanto corruptos.
Caro Roberto Gomes: vc é como os outros que se acostumou e se acomodou com o caos.
Fico feliz que a maioria dos comentários sejam positivos ao texto. Realmente espero que o Presidente Temer encontre o lugar de mérito na história do PaÃs.
Fique tranquilo. Já encomendaram um placa de bronze com o nome dele para colocarem na ´Ponte Para O Futuro.`
E o seu é na poeira da História. Primeiro que tem que dar direito de defesa pro homem, segundo que se ele fez algo de errado que pague, e terceiro que uma coisa são os eventuais crimes que ele possa ter cometido e outra o legado da Presidência dele.
O lugar dele é na Papuda. Muito melhor para os empresários, Ele deixou o paÃs..
Excelente artigo, parabéns pela clareza e sutileza nas palavras, a história irá mostrar que o Presidente Temer fez um trabalho dentro daquilo que era possÃvel notável.
Excelente matéria. Estávamos sem responsabilidade fiscal. Todos nós temos atitudes boas e ruins é importante saber reconhecer.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora?
Só pode ser piada.....
Alguém tem que pagar a conta pelos desmandos/descontrole (Lula-Dilma) e alguém também tem que pagar a conta pelo retorno a normalidade econômica. Pior seria o fundo do poço.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora? Vi o Brasil se rastejando até ao FMI ir implorar empréstimos por suas bancarrotas financeiras na ditadura, com Sarney, Collor e FHC. Com Lula&Dilma, NÃO!
Melhor para quem? Desemprego continua em alta. Saúde continua um caos. Reforma trabalhista se mostrando maldosa e desumana, forjada de avanços, mas recheada de retrocessos. Concentração de renda como nunca se viu. Inflação controlada com arrocho salarial e empregos precarizados. Qual o conceito de melhor caro jornalista?
Vc é corajoso em escrever isso. Os petistas vão te perseguir. Cuidado aÃ. Discordo de um fato. A popularidade de Temer era zero. Temer é um fisiológico da velha polÃtica. Temer é um zero a esquerda colocado pelo corrupto Lula para vice do poste Dilma. Temer vale zero. Então, 6 ou 7 % de popularidade é um feito imenso. São 700% de aumento! Graças a quem?!?!? Adivinha...
"colocado pelo corrupto Lula" Quem colocou o Decorativo lá foi o presidencialismo de coalizão(PMDB). Detalhe: Decorativos NÃO mandam em porr. nenhuma em qualquer lugar! Quem o alçou ao ´PUDÊ`foram os Camisas Amarelas."A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora?
Petista não persegue ninguém, a não ser de longe, ou de grupo de escumalha. Coragem pessoal é zero. Este povo coloca, seus complexos e recalques pra fora. Sempre foi assim. Os fins justificam os meios.
Excelente artigo . Isento , realista . A história por certo colocará Temer no bom lugar que ele merece e se não fosse a campanha da mÃdia contra ele em especial a campana da da rede Globo ele seria o candidato natural à reeleição Mas apesar da tentativa de extorsão diária da Globo parece que ela saiu sem nada
Parabéns a Folha e ao comentarista Joel Pinheiro da Fonseca! Um artigo isento e Tecnico sobre os fatos do governo Temer!
Artigo cheio de contradições. Fala em diminuição de desemprego, onde tem isso. Reforma do ensino como algo bom e que irá aumentar o regime integral? Como se propõe diminuir as disciplinas e quer estimular o ensino a distância, precarizando ainda mais a escola pública e os professores? Fala bem da reforma trabalhista porque diminuÃram as ações trabalhistas, a força da precarização e desprotegendo o lado mais fraco. Não, Temer e sua corja de corruptos não deixaram saudades mesmo.
Caro Joel, meus parabéns ! Excelente análise e artigo. É isso mesmo e a história vai confirmar suas palavras .... Agora é triste ver tantos PTralhas ainda ativos (e soltos) nos comentários do texto. Mas deixa estar, logo cairão na real.
Diante do descalabro gerencial e econômico que o Brasil se encontrava, o governo Temer conseguiu sim ser bastante exitoso. Entrega um paÃs estabilizado e bem melhor ao seu sucessor.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora? Por favor, dados do BIS. Descalabro? Como se ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA?(Google: mayor treasuries holders). Vi o brasil no descalabro quando se rastejava indo até ao FMI ir implorar empréstimos por suas bancarrotas financeira na ditadura, noSarney, Collor e FHC. Com Lula&Dilma não!
Se fosse verdade verÃamos melhorias,o trem Maria Fumaça brasil continua descarrilhado.
Pois é, Paolo, o pior cego é aquele que não quer enxergar, não é mesmo?
Parabéns ao colunista, que, além de expressar uma opinião honesta e imparcial, conseguiu sintetizar os principais pontos do "mandato tampão" do Temer!
O que teria sido o governo Temer, frente à opinião pública, se tivesse tido um mÃnimo de simpatia da grande imprensa e sem a sanha persecutória do Procurador Geral da República? Com tanta oposição evitável, posto que injusta e desproporcional, ainda fez muito pelo PaÃs.
É meio estranho ter que falar isso, mas parabéns ao colunista pela honestidade intelectual e por falar a verdade. Absurdo é um jornal desse porte onde apenas ele e mais alguns gatos pingados se dispõe a isso.
Figueiredo, no final do governo Militar disse "Me esqueçam!". O povo está mais preocupado e ansioso pelo governo Bolsonaro prá pensar em Temer. Estão esquecendo dele sem ser instados a isso.
Temer ajudou a construir o desastre econômico, junto com Dilma. Depois cometeu estelionato eleitoral, com polÃticas fora do programa q o elegeu. Que fracassaram. Onde estão os 4% do PIB, q seu ministro disse q era nossa taxa natural de crescimento? Juros e inflação estão baixos pq a economia vai mal, não há mérito nisso. Com ou sem reformas, o teto estoura em 2019/20, pois é inviável. Além de absurdo, deve-se focar no deficit, não no gasto. O trilho de Temer conduz a uma ponte em ruÃnas...
José Antonio, dois anos de queda no PIB, quedas de mais de 3%aa, 12% de desemprego, queda no valor dos salários, aumento da pobreza, aumento da mortalidade infantil, etc., creio q é suficiente para chamar de desastre econômico...
"a construir o desastre econômico," Como se ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA? (No Google: mayor treasuries honders). Desastre econômicos vi quando o Brasil se arrastava até ao FMI ir implorar empréstimos para ´sanar`suas bancarrotas financeiras nas épocas da ditadura, Sarney, Collor e FHC. Com Lula&Dilma, NÃO! "A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%."
Acrescente -se as sanções presidenciais às pautas bombas do Congresso, do Judiciário, etc. Entre créditos e débitos, resta um prestidigitador com uma mala de 500 mil nas de Flores.
Esses escribas patrocinados só falam besteira, e besteira paga pelo nosso bolso. Que corte de gastos é esse que perdoa dÃvidas do Itaú, das teles e muitas outras tretas de que só vamos saber daqui a muitos anos. O Brasil sufocado ansia pela volta do PT.
Professor, bem formado um desastre de gestão, aprovou teto de gastos que ele mesmo rompeu sancionando reajustes, custou caro vencer duas denúncias. Vai na hora certa mais uma decepção. Fez ajuste com o pobre dinheiro do povo brasileiro no aumento dos combustÃveis e energia. Pára com essa decepção. Que trilho que nada. Ele ajudou com Dilma e Lula a nos destrilhar. Quem está botando o paÃs no trilhos é a raça do trabalho informal brasileiro
A reforma trabalhista reduziu os processos trabalhistas pq intimida os trabalhadores.Nem sempre se consegue demostrar uma demanda, mesmo q justa. A reforma pune financeiramente o trabalhador q perde a causa. Quem está desempregado e é pobre, prefere não se arriscar, mesmo tendo razões justas. Há casos em q trabalhadores tiveram parte de suas revindicações reconhecidas, mas tiveram q pagar ao empregador, por conta de outras demandas não reconhecidas pelo tribunal. O colunista acha ótimo.
Não se pode negar que o governo Temer deixa um legado muito positivo, colocando o paÃs no rumo certo. Caminhávamos para o abismo. Ele interrompeu a marcha. O artigo trata de governo, não da pessoa Temer. No campo da ética, deixou a desejar. Também decepcionou ao se deixar levar na corrupção. E irá pagar por isso. Mas não se lhe deve tirar o mérito pelos resultados alcançados.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora após o golpe? ´´Caminhávamos para o abismo.``Tem bola de cristal sobre Dilma? Abismo era quando o Brasil se arrastava para ir ao FMI ir implorar empréstimo para ´sanar`suas bancarrotas financeiras nos perÃodos da ditadura, Sarney, Collor e FHC. Hoje, somos credores do FMI e dos EUA também!(mayor treasuries holders
Tenho certeza que a história reconhecerá os méritos de Michael Temer e essa mesma história colocará Lula e Dilma no seus devidos lugares ,como os maiores demagogos,populistas e corruptos da história do Brasil.
"A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%." Em quanto está agora? ´´Demagogos levaram o Brasil a se arrastar até ao FMI para ir implorar empréstimos para ´sanar`suas bancarrotas financeiras nos perÃodos da ditadura, Sarney, Collor e FHC.C Hoje, somos credores do FMI e dos EUA também!(mayor treasuries hoolders). Por favor, NÃO toquem nas reservas(US$ 382 bilhões)internacionais.
Temer é um daqueles presidentes que não nasceu para ser popular. É parecido com o vigésimo terceiro presidente dos EUA, o desconhecido e impopular Benjamin Harris (1889-1893). Harris tinha o apelido de "iceberg humano", algo que ficaria bem também em Temer. A questão do Temer é curiosa, porque apesar da impopularidade, conseguiu aprovar temas importantes no Congresso, algo que normalmente não acontece com presidentes impopulares. Foi eficiente ao preparar o paÃs para o próximo governo.
Devoto de sua seita econômica, o colunista infla o legado de Temer. E omite q ele participou do desastre promovido por Dilma, q ajudou a eleger e cujo programa defendeu em palanque. Temer reduziu alguns absurdos, como os financianciamentos do BNDES, com os quais compactuou no passado. Já o teto de gastos é absurdo, pois não foca no deficit, q é o q interessa. Juros e inflação estão baixos pelo falta de atividade econômica, não é mérito. Onde os 4% aa do Pib prometidos por Meirelles?
Fico abismada com os textos desse Joel: como um cara tão jovem consegue ter posicionamentos tão caducos...ou são simplesmente elitistas mesmo...Fico mais perplexa ainda da Folha dar espaço pra articulista tão despreparado
Não sei por que, lembrei do mensalão e do Lula no primeiro mandato.
O que é isso Joel! As polÃticas públicas do Temer acertou em cheio arrebentando com os mais necessitados! Você deveria estar questionando é o porque dele ainda não estar preso. Afinal, as malas recheadas de dinheiro todo mundo viu.
O uso do arrebentando com os mais necessitados é aquela velha e surrada narrativa de esquerda. A Dilma, somente ela, é responsável pelo aumento do desemprego e consequente crescimento da pobreza. Tivesse o Temer não controlado a inflação, q na Dilma já ensaiava 10%, a situação dos pobres seria muitÃssimo pior hoje. Não foi um governo perfeito e as pendências jurÃdicas ainda precisam ser provadas, mas foi muito melhor e mais realista o gov Temer do q os gov de Lula-Dilma juntos.
Parabéns ao articulista por reconhecer os fatos, mesmo virando alvo da corrente majoritária anti Temer. De fato, o presidente cumpriu seu papel primordial: entregar um paÃs melhor do que aquele que recebeu.
Texto corajoso e objetivo, baseado em fatos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Temer entrega o país muito melhor do que o recebeu Voltar
Comente este texto