Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    Que tal providenciar igual oportunidade desde o início do sistema educacional para que mostrar interesse em ser artista; instituir uma política de estado que reconhece a importância da arte na sociedade; trabalhar para abrir áreas de atuação artística com salários decentes em vez de salários indecentemente altas para uma ínfima minoria e ausência de salário para a maioria; e, por fim, acabar com a absurda mercantilização da produção artística.

    Responda
  2. jose Px Silveira

    Belo estudo passadista, pois como tantos outros não serve a nada a não ser como uma mera tentativa de elucidar o que passou. A formação dos artistas, mais do que a de outros seres humanos, com seus consequente sucesso ou não, está sujeita a fatores como perseverança e acaso, sendo que em sua maioria aparecem aqueles fora do radar e não aqueles de que se têm expectativa.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    Talvez isso tenha muito a ver com as pesquisas de J Coleman pra educação, ja mencionado nessa coluna: o nivel do aluno depende do nivel socio economico cultural dos pais. O q garante uma herança cultural de berço em q se inclui uma rede de relacionamentos. O q finalmente da acesso a ambientes favoraveis as manifestações artisticas. E ñ so na arte, mas em tudo.

    Responda